gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 15 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

Zona Sul
12.ª Jornada
Assomada 19 – 45 Gil Eanes
14.ª Jornada
CS Madeira 21 - 25 Madeira SAD
AC. Coimbra 19 - 45 Passos Manuel
Gil Eanes 34 - 14 Porto Salvo
SIR 1.º Maio 24 - 29 Assomada
Juventude Lis 19 - 23 João Barros

Zona Norte
20.ª Jornada
Colégio Gaia 27 – 24 Alavarium
21.ª Jornada
Salgueiros 08 25 - 34 Académico FC
São Bernardo 28 - 26 CA Leça
CD Palmilheira 23 - 33 Colégio Gaia
Alavarium 34 - 25 Alpendorada
Santa Joana 25 - 33 Juventude Mar
Maiastars 35 – 20 Almeida Garrett

Esta jornada teve 4 jogos bastante importantes, sobre os quais incidirá a nossa crónica de hoje, dois a Norte e dois a Sul.

O grande jogo da jornada a Norte colocou frente a frente as duas melhores equipa desta Zona, com o Colégio de Gaia a receber o Alavarium. O Colégio é a única equipa desta Zona que ainda não perdeu e o Alavarium apenas perdeu contra a equipa de Paula Castro. Foi um jogo muito estranho. O Alavarium esmagou o Colégio na primeira parte, com uma Filipa Fontes a jogar e a fazer jogar. A 20 minutos do final do jogo, o Alavarium vencia escandalosamente por 6 golos de vantagem mas a partir daí, pararam de jogar e o Colégio de Gaia com a mudança do sistema defensivo e com um ritmo de jogo muito mais elevado começou a sua cavalgada e deu a volta a um jogo que parecia sentenciado mas que o acreditar das jogadoras de Gaia provou que não. Destaque para o regresso da esquerdina Vanessa Silva que jogava em Espanha e que é uma mais valia para o nosso campeonato e para mais uma exibição muito bem conseguida por Maria Domingues. A grande desilusão foi Cláudia Correia que simplesmente esteve desaparecida em campo.

O outro grande jogo, este com carácter mais decisivo já que as duas equipas lutavam ombro a ombro pela classificação, foi o Santa Joana – Juve Mar. O equilíbrio foi a nota dominante durante toda a primeira parte com Viviana Rebelo e Mariana Regadas a equilibrarem quase sozinhas o jogo, perante um melhor colectivo da Juve Mar. Mas, na segunda parte, muita desconcentração da equipa da Maia e uma Teresa Santos a fazer uma das melhores exibições da época permitiu que o resultado se avolumasse, ainda mais depois da desqualificação de Viviana Rebelo. A Juve Mar deu um pontapé na crise, perante um Santa Joana que continua a defender pouco e onde a atacar depende cada vez mais de duas jogadoras. Apesar de continuarem na luta pela fase final, o Santa Joana é a equipa com o calendário mais difícil e a jogarem como o têm feito não terão qualquer hipótese de atingir a fase final. Quanto à Juve Mar, o jogo no Académico do Porto deverá ser decisivo para poderem ser a 4ª equipa do Norte na fase final.

A Sul, as duas equipas que estão a lutar pelo 4º lugar (Juve Lis e Sports Madeira) fizeram 2 bons jogos e o Sports Madeira esteve mesmo perto de fazer uma grande surpresa. No derby madeirense, o Sports Madeira fez uma primeira parte quase perfeita, perante um Madeira Sad que parecia ainda estar a gozar da vitória na Supertaça. Mas perante esta jovem e irreverente equipa do Sports Madeira isso é muito perigoso mesmo sem jogar com uma das suas melhores jogadoras: Catarina Ascenção. Foi um Madeira Sad com uma atitude inacreditável na primeira parte e que só conseguiu marcar 6 golos perante uma das equipas que melhor ataca mas que está longe de ser uma boa defesa. Na segunda parte, perante o escândalo que estava a acontecer, as jogadoras da SAD vieram dispostas a jogar a outro ritmo e conseguiram mesmo dar a volta ao marcador e impedir a surpresa, com as suas duas pontas, Cláudia Aguiar e Andreia Andrade a comandarem a recuperação. Mas a grande conclusão deste jogo é que este Sports Madeira vai mesmo lutar até ao último jogo pelo apuramento e se defenderem como neste fim-de-semana podem mesmo ir ganhar a Leiria.

Por falar em Leiria, houve derby entre a Juventude Lis e o Colégio João de Barros. E, como já vem sendo hábito, o Colégio João de Barros nunca triunfa com facilidade em jogos que têm sempre poucos golos com ambas as equipas a saber de cor e salteado os esquemas ofensivos das adversárias. Até perto do final da primeira parte, o equilíbrio foi a nota dominante, mas quando Maria Pereira começou a descobrir o caminho da baliza adversária, o Colégio começou a adiantar-se no marcador. A segunda parte foi semelhante, com destaque para Bárbara Teixeira que fez uma excelente exibição e impediu a aproximação de uma Juve Lis sempre batalhadora e em que Gizelle Carvalho continua a mostrar as suas qualidades defensivas e em que Rita Chaves e Diana Pereira são as mais acutilantes em termos de ataque.

Com estes resultados, tudo aponta para que o dia 13 de Fevereiro venha mesmo a ser o dia de todas as decisões nesse escaldante Juve Lis – Sports Madeira.

Críticos Femininos

32 comentários:

Anónimo disse...

Caro Banhadas:
Acompanho sempre as vossas cronicas, que são muito proprias e sempre as respeitarei. No entanto, terei que ir ao encontro de muitos, aqueles que afirmam que as vossas cronicas, na grande maioria das vezes, são só para criticar negativamente. Entendo que se dê maior destaque as equipas que lutam pela fase final, com toda a lógica, mas se em outras vezes se criticou as equipas mais de baixo, penso que falharam nas duas últimas crónicas semanais. Senão vejamos, o que se tem passado para os lados de S.Bernardo, que tem uma equipa que foi sempre criticada pelos senhores e que neste ano de 2011, fez 3 jogos bem interessantes. Vitória sobre o Santa Isabel, uma derrota enganadora no Académico e com a equipa desfalcada de 3 jogadoras importantes, com os dois apitadores a ajudarem a Mestre Estriga e nesta última jornada a vitória sobre o CALE. Se isto não merece algum destaque, gostaria que me dissessem o que merece.

Anónimo disse...

São Bernardo faz boas exibições??? Não sei que jogos anda a ver, mas da pena ver aquela equipa a jogar, para não falar da maneira agressiva (no maus sentido) que defendem.
Quando fala do jogo do academico, acho que não viu o mesmo jogo que toda a gente no pavilhão!
Quem são já as equipas qualificadas para a fase final? ou quantas vitorias faltam as equipas para garantir a passagem?

Anónimo disse...

Emoção ao rubro na zona norte? Viu-se na Supertaça...ou só fui eu que vi...essa é uma zona do Campeonato Portugues de andebol feminino altamente nivelada por BAIXO...pavilhões cheios , resultados alguns até nivelados mas quanto a qualidade ...As equipas da fase final deviam de ser as 5 primeiras classificadas do sul, mais as 3 primeiras do norte e no final estas equipas da zona norte seriam certamente as 3 ultimas classificadas... Têm duvidas??? Deixem-se de tretas e façam um campeonato reginonal na zona norte para manter os pavilhões cheios...viva o andebol da zona sul...obrigada

a Maria do sul

Anónimo disse...

No Colégio de Gaia é de destacar a grande época que a Andreia Ramos está a fazer, mesmo a treinar muito pouco. Ontem, contra o Alavarium, foi ela novamente a carregar o piano e a levar a sua equipa á victória. Parabéns.

Anónimo disse...

Se for preciso alterar os Regulamentos no que concerne ao numero de equipas para a fase final para o Académico estar presente o Sequeira trata disso segundo dizem, para compensar o esforço do grupo do académico na avaliação dos árbitros.
Está tudo tratado como no tempo dos regulamentos do LS.
Enfim assim vai o andebol português de portugal!!!

Anónimo disse...

tenho que dizer ao anonimo das 18:05, para manter a calma, está muito nervoso... ja durante o jogo me pareceu um pouco, alias ele ate estava na bancada a comandar a equipa...

alias os arbitros foram tao maus para a sua equipa,que aos 10 min tirou logo a ponta direita, porque o arbitro perdoou lhe a expulsao de tanta porrada que ela dava, tanto que a 3ª ou 4ª chapada ou cotovelada que ela deu, ele mandou o adjunto tirar a sua ponta...

pode é dizer que, se a sua equipa tivesse sempre a claque que teve no jogo do academico, ai sim, podiam tentar ganhar alguma coisinha,assim nao... pareciam doentes,debroçados sobre os ferros a insultar e a condicionar a arbitragem... tanto que enervaram a equipa do académico e ate chegaram a empatar...mas nada que se resolvesse com um pouco de experiência da equipa do Académico.

Anónimo disse...

Quando a sobranceria se apodera dos elementos de um grupo de amigas, o futuro estará traçado.....

Anónimo disse...

A delegação de Costa Cabral que vai fazer filmagens sobre a actuação das duplas de árbitros, decisões e tomadas de decisões, acertadas, erradas o que é normal num jogo e comentando por método intuitivo/empírico as decisões dos árbitros, dos elementos presentes e alguns certificados como “peritos”? Quantas vezes leram as regras do JOGO e sua aplicação integrada no jogo. Se calhar não é importante! Digo eu.
observador

Jorge Almeida disse...

À Maria do Sul,

quem dera que, na Zona Sul, estivessem só as 5 equipas que estão nos 5 primeiros lugares.

Realmente, actualmente, nenhuma equipa do Norte consegue bater as 3ªs classificadas do Sul.

Mas uma zona só se pode analisar por todo o conjunto das equipas que a compõem.

O que diz acercas do nível das restantes 5 equipas, as que estão do 6º ao último?

Isto sem falar que as 3 últimas nem ao último da Zona Norte ganhavam ...

Será que o pessoal do Sul já se esqueceu de quem é que eliminou o Passos Manuel da Taça de Portugal da época passada, no único confronto que houve entre equipas das 2 zonas que não se apuraram para a fase final? E, ainda por cima, num feriado situado a uma 5ª feira, em Lisboa, após fazer 350 km? E em que lugar é que ficaram ambas as equipas nas respectivas zonas na 1ª fase da PO09 da época passada?

É que a Zona Sul é de extremos: Tem as melhores equipas de todo o campeonato nacional, mas, ao mesmo tempo, também tem as piores equipas de todo o campeonato nacional.

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

Off-topic:

Novo texto do Professor Miguel Ribeiro acerca das causas da "CAUSAS DA DECADÊNCIA DO ANDEBOL PORTUGUÊS".

Link:

http://sites.google.com/site/soandebol/

anonimo disse...

realmente podiam falar de outros jogos... falam sempre dos mesmos clubes...

anonimo disse...

realmente podiam falar de outros jogos... falam sempre dos mesmos clubes...

anonimo disse...

não é so a andreia ramos que treina pouco no colegio... ao que se sabe, maria domingues também pouco treina... e está a subir de nível, pena não dar para ver mais porque esta encostada na ponta e pouco pode fazer... e sim, andreia ramos está a fazer uma excelente época, não só a nivel ofensivo como defensivo, mas as opções de paula castro são sempre duvidosas, muitas vezes parece que para ajudar o adversario... mas continuem meninas... Este dá gosto ver vos jogar

um admirador

Anónimo disse...

Quando a inveja é tanta, e não se consegue encontrar argumentos plausiveis para contrariar a superioridade da equipa da Costa Cabral este ano, parte-se para a violencia das palavras e as desculpas esfarrapadas...

o academico tem 4 derrotas:
Alavarium casa e fora
colegio em casa
e juv mar fora, num roubo descomunal

desde o 1º jogo da epoca, que se poe em causa todo o trabalho efectuado no Academico, e ninguem lhes reconhece o merito, ou é por causa de viagens, ou é por aliciamentos, ou é as arbitragens...
curioso, e tocando neste ponto, ninguem falou nos casos possivelmente mais graves da epoca... Juv Mar - Academico, em que ROUBAM e repito ROUBAM um golo ao academico o que permitiu a vitoria do Juv mar, e a ESCANDALOSA ARBITRAGEM do Alavarium - Academico... em que um inicio de 2 parte (eu recordo, 6-0, com exclusoes e livres de 7m para um lado, e "SIGA A RUSGA" para o outro lado )DEMOLIDOR POR PARTE DA DUPLA DE ARBITRAGEM permitiu a viragem de jogo para as jogadores aveirenses...

Reconheçam merito ao Academico do Porto e deixem de dores de cotovelo e comentarios facciosos.

saudaçoes de um admirador do andebol

Anónimo disse...

Já viram como são as meninas do Académico do Porto? Dizem que só as acusam de ser favorecidos e vêm logo com desculpas para metade das derrotas com tretas da arbitragem?

Onde está a coerência?...

Anónimo disse...

Tem sorte o AFC porque que não se fala da integração de jogadoras da formação dos clubes nas seniores, bem como das condições que são dadas á formação.
Já para não falar das condições "obrigatórias" que a FAP impõe para que se possa ter uma equipa de séniores....
E por falar nisso:
Será que a FAP vai alguma vez dizer quem cumpre, ou não, com essas condições?
Está tudo controlado.....

Anónimo disse...

18 de Janeiro de 2011 22:52
Oh.. João
vc até nem gosta de andebol e do desporto em geral e poe-se agora a defender o academico a proposito de quê? jogos particulares de bastidores? tanta coisa que pode ser o AFC está bem estruturado, varios atletas a trabalhar para a especialista no treino, prevenção das lesões e cruzados e outras actividades que não vou contar.
Uma dirigente que é directora técnica das selecções femininas refiro-me a Paulo moreira ,que mais que lhe conte e diga?
O AFC é o maior clube do Mundo, por metro quadrado, com mais doutorados, mestrados e licenciados, alguns nem querem mas as facilidades são tantas...
Uma maravilha e considera que estão a ser prejudicados!
Tá bem tá...

Anónimo disse...

Ao Sr. Jorge Almeida

Na ultima epoca em que ouve 1ªe2ª divisao 2007/2008 o Porto salvo Equipa da 2ª foi Ganhar fora à tão maravilhosa equipa do Santa joana,levou inclusive so 9 atletas e qd chegou ao pavilhao ja se gritava vitoria para o St.joana. Resta dizer que ganhou por uma margem de 6 golos, apos estar a perder 7-0. À pessoas com a memoria mto curta, ou por outra defendem a zona Norte com unhas e dentes, mas so quando convem.
Pergunto? O ano passado quais foram os Primeiros 5Classificados do Campeonato Nacional? Eram da zona Norte com toda a certeza!

Anónimo disse...

As meninas do Académico é vê-las ao Sábado à noite seja por Porto ou Braga é o que cá chamamos pppppiiiiiiiiiiii e vinho verde...

Deviam ter vergonha das figurinhas que fazem...

Isso é que é preocupante porque pra sociedade passam uma imagem decadente e dessinteressante

Anónimo disse...

E que tal falarem de outra coisa sem ser o Académico do Porto??? É que já se está a tornar ridículo! Já se fala do que as atletas fazem ao fim-de-semana e tudo!!Não me digam que agora seguem-nas para saberem em que distrito é que elas saem e o que fazem ou deixam de fazer??? Get a LIFE!!!!!!!

Anónimo disse...

Ora bem... isto deixou de ter qualquer sentido e qualquer interesse... é VERGONHOSO permitir comentários como os que se vêm acima...com a vida pessoal de cada um, ninguém tem nada que meter o nariz...cada um sabe de si, e o IMPORTANTE É ELAS CORRESPONDEREM DENTRO DO CAMPO...e é o que se tem verificado, e é isso que tem causado muitos arrepios e dores a certas pessoas...

o Académico e as suas meninas agradecem todo o apoio e "AMOR" dado por vocês, e CONVIDA A TODOS VÓS a aparecerem no dia 29 de Janeiro no PAVILHÃO LIMA e todos festejarmos o apuramento para a fase final...

o convite estende-se a todos os restantes treinadores, inclusive o do CALE, sim esse, por ter marcado presença no JUV MAR - Academico, juntamente com a sua companheira de clube, e festejarem golo a golo do Juv Mar...que bonito foi de se ver...

quanto aos comentadores sem escrúpulos, apareçam na mesma e venham pôr a conversa em dia, mas cara a cara...isto assim perde sentido...um bem haja a todos vós e...FORÇA MENINAS DO ACADÉMICO, CONTINUAÇÃO DE UM EXCELENTE TRABALHO...Sra Luisa não ligue a estes todos comentários, todos nós temos nossos defeitos e ninguem é perfeito...no entanto quando se dá tudo pelo clube, ninguem poderá chamar atenção de nada...

Não se esqueçam, 29 JANEIRO, PAVILHÃO LIMA...e tragam o vinho verde...

Anónimo disse...

tou a espera que publiquem o meu ultimo comentario....

Anónimo disse...

isto é bom de mais para ser verdade.. primeiro critica-se a equipa do afc em campo, nao percebo o porquê, visto que as vitorias que elas têm conseguido nao serem por diferenças pequenas, mas sim grandes goleadas, logo nao vejo como é que se pode chamar a equipa de arbitragem ao barulho, porque se tivessem a ser beneficiadas desta maneira, estaria aos olhos de todos.. agora fala-se da vida privada das atletas? na minha humilde opiniao, quem dera a todas as equipas poderem ir para o porto, para braga, para o algarve, ou mesmo para a china abanar o capacete e mesmo assim apresentar os resultados que o afc tem apresentado.. um conselho a quem nao tem mais nada que fazer do que criticar este clube do porto, reabasteçam-se de konpensan e de rennie porque essa azia faz vos mal e habituem-se à ideia de que o afc vai passar à proxima fase..

Anónimo disse...

Em relação à competitividade, entre as equipas da zona norte e zona sul,
deixo aqui alguns resultados sintomáticos do equilibrio entre as equipas na Fase Final de Séniores femininos época 2009/10:

1ª Jornada: C.J.Barros-Alavarium 36-13

2ª Jornada: Alavarium-Madeira Sad 14-29;Gil Eanes-J.Mar 38-23

3ª Jornada: J.Lis-Alavarium 23-14; Madeira SAD- Sta Joana 39-24; Juv Mar-João de Barros 18-27; Col Gaia-Gil Eanes 26-34

4ª Jornada: J.Barros-Col Gaia 32-17;

5ª Jornada: Sta JOana-Gil Eanes 18-45;

6ª Jornada: Alavarium-Gil Eanes 13-33; Joao de barros-santa joana 34-19

7ª Jornada: Madeira Sad-Juv Mar 41-14;

8ª Jornada: Alavarium-Joao de Barros 18-38; Madeira SAD-Col Gaia 33-17

9ª Jornada: Madeira SAD-Alavarium 43-12;Juv Mar-Gil Eanes 19-45

10ª Jornada: Sta Joana-Madeira SAD 19-33; João de Barros-Juv Mar 38-18

11ª Jornada: Juve Mar-Juve Lis 23-37;

12ª Jornada: Gil Eanes-Sta Joana 39-20

13ª Jornada: Gil Eanes-Alavarium 37-18

14ª Jornada: Juv Mar-Madeira SAD 14-37

Parece que o Sr. Jorge Almeida come muito queijo...

Anónimo disse...

Srº Jorge Almeida continua a não ter argumentos para falar comigo ( Maria do Sul). Infelismente nem o srº, nem ninguem da liga dos campeoões da zona norte. Não podemos nivelar as coisas pelos ultimos classificados, ai realmente são todos muito maus. Se não percebeu, eu estava a falar da "elite " do andebol feminino e essa, com todo o respeito pela professora Paula Marisa do colégio de Gaia ( a unica ainda consegue fazer alguma coisa...), todas as equipas do norte são inferiores às 5 primeiras classificadas do sul...viva o sul ( leiria, Algarve e Madeira)

Saudações andebolisticas
Atentamente,
Maria do sul

Anónimo disse...

Caro Anónimo de 20 de janeiro 14:18

Quanto ao seu comentario apenas tenho uma questão:

Como posso falar consigo cara a cara se não sei quem voce é?

Anónimo disse...

Para o Banhadas,
Esta semana não há análise à PO09 ???
Será para esconder a vitória do João de Barros sobre o Gil Eanes ???

Anónimo disse...

Aceitem o convite: Vamos levar o vinho verde, porque o resto já lá está!

Anónimo disse...

Leiria é bem mais Norte do que Sul...já dividiram o país em 2?

Anónimo disse...

Mas Leiria é mais perto de Lisboa do que do Porto...mas é mais Norte do que Sul.

Anónimo disse...

..mas cuidado ...tenham cuidado a entrar...as portas sao estreitas...pelo menos para alguns..entao no fim ainda serão mais estreitas....mas se tiverem vergonha de entrar, ficam ca fora... o ACADEMICO e amigo e tem la os envidraçados

Anónimo disse...

Mais uma vez comento a dizer o mesmo! Podiam-me esclarecer se esta seman nao há mesmo cronica?
O Joao de Barros em grande... onde ja nao podem dizer que é um eterno terceiro... é por isso que nao publicam nada??