gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Começou Oficialmente a Época. Mas mais uma vez cheia de Nuvens …

No passado fim-de-semana, iniciou-se verdadeiramente a nova Época Oficial, com a realização da 1.ª jornada da principal prova do Calendário Nacional (PO01), e com a disputa da PO24, em Femininos. Mas foi um regresso cheio de problemas e casos, com origem numa entidade que possui um staff profissional de grande número, mas em que os erros continuam a existir e numa quantidade apreciável. Mas não é só o Staff Profissional, existem pessoas com mais responsabilidades que permitem este estado. Senão vejamos:

PO01 – Começou, sem definição nem esclarecimento, se vai ou não existir delegados em todos os jogos. Começou com a transmissão de jogos através da FAP TV, que estamos de acordo desde que a medida seja estendida a outras categorias.

Agora é lamentável que não existia um critério definido para dias e horas das transmissões, e se realizem transmissões em simultâneo com outros jogos da mesma prova, prejudicando Sponsors, os outros clubes, as medições de audiência, em suma prejudicando gravemente a modalidade e afastando cada vez mais os adeptos dos pavilhões.

Através do comunicado Oficial n.º 26 de 09-09-11, mas em noticia apenas publicada em 12-09-11, procede á alteração de duas jornadas da prova, dando como justificação o sorteio realizado para os grupos de apuramento para o Play Off do Mundial de 2013. Estranha-se só agora os serviços da FAP, terem verificado a incompatibilidade das datas, pois este sorteio realizou-se no dia 03-07-11,e já na altura a EHF, indicou as datas das jornadas, porque será que se demorou mais de dois meses para verificar esta incompatibilidade? É inadmissível…

Na disciplina, mais uma vez se publica a lista das sanções que transitaram da época passada, apenas no dia 06-09-11, com torneios Oficiais já realizados e com os primeiros jogos do Calendário Nacional a efectuarem-se em 10-09-11. Lamenta-se este atraso que no nosso entender é grave. Questionando-se, o que se faz na FAP…e quem faz o quê…

PO02 – Um Campeonato em que foi divulgada, a participação da Selecção Nacional de Juniores “B”, na Zona Norte, sendo o sorteio efectuado como tal. O Regulamento da prova e presume-se que a maior parte das pessoas ligadas à modalidade desconhece este projecto, não só em termos desportivos, como em termos financeiros e quais os objectivos a que a Federação de propõe atingir. Mas atingindo foros de “escândalo”, no calendário da Prova, surge uma nova equipa chamada “Resende Andebol”, meus senhores como é possível, mais uma barbaridade praticada por esta Federação.

PO04 – Mais uma vez se permite, que um Clube pertencente à Associação de Andebol do Porto (FC Porto) dispute os seus jogos na condição de visitado no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade em Resende, que pertence à jurisdição da Associação de Andebol de Viseu, nós perguntamos como é isto possível, quem pagará o excesso de despesas aos clubes visitantes da Associação de Andebol do Porto, por exemplo….

PO09 Sobre esta prova, basta referir o escândalo da forma de disputa, pois tudo o resto é surreal, ninguém sabe quem são os “padrinhos” desta fórmula de disputa.

Mais uma época, que para as principais equipas do Escalão de Seniores termina em 12-05-10, que vão fazer os Clubes nos meses de Junho e Julho? Pois até ao momento ainda não foi divulgado qualquer Calendário das actividades das diversas Selecções Nacionais.

Regulamentos – Publicam-se diversas alterações regulamentares, onde algumas são inócuas ou feitas à medida, e maior parte das vezes mal feitas e com erros graves, conforma já por nós denunciado. Ver por exemplo o caso dos Regulamentos da PO01, PO20 e PO22, relativamente á participação das equipas Portuguesas nas competições Europeias na vertente Masculina na época 2012 / 2013 (Próxima época).

Por último temos a ArbitragemVoltamos a repetir, mais uma vez com atrasas significativos na liquidação de verbas relativas à época passada. Depois apenas foram publicados provisoriamente as listagens dos quadros de Arbitragem (Circular n.º 8), mas, apenas divulgado no portal da FAP em 09-09-11, ou seja obviamente tarde, mas mesmo assim incompletas, não existe nenhuma definição de categorias, será assim?

Depois não digam que a FAP, não se coloca jeito, para ser criticada pela negativa.

O Analista

22 comentários:

Anónimo disse...

LOLOLOLOLOL O Andebol é uma risada! LOLOLOLOL

Anónimo disse...

mais nada. a federação anda a comer grilos a mt tempo, uns tachistas

Anónimo disse...

Isto mais parece um circo e vocês são uns palhaços! No Vólei não há nada disto! Nem no Basquet que eu saiba! lololol Gosto de acompanhar uma modalidade que tantos anos pratiquei mas isto chegou a um cúmulo que mais parece o Cardinalli! Federação Portuguesa Cardinalli de Andebol! lolol

Anónimo disse...

Meu deus, ao que isto chegou, eras a primeira modalidade amadora, mas desde que resolveram, que a modalidade deveria ser, do quero posso e mando, e quem não está acordo comigo está contra mim, e os gajos da liga são uns malandros, e desde que alguns decidiram que deveriam ser os donos para garantir uma reforma, é ver a modalidade a descer nos rankings, é os árbitros a irem-se embora, é acabar com os cronometristas, é o fartar vilanagem, para aonde vais andebol da minha alma, como eu gostaria de saber

Anónimo disse...

É exigível uma postura clara da FAP que é o mesmo que dizer dos elementos que a dirigem (aonde se podem incluir outros "menores" mas que sabem lançar o fogo com real categoria).

Não é meu hábito apoiar o "Banhadas" mas, desta vez, tenho que dar o braço a torcer.
O Analista foca alguns pormenores dignos de realce.
E, desta feita, concordo com o muito falado "a FAP põe-se a jeito...".

Há várias situações que relegam o andebol para um sub-nível pavoroso.

Mas não me digam que isto é inocente.
Não! Antes pelo contrário. Bem intencional.

Há muitas divisões dentro da FAP.
Desde quando se vê um Conselho de Arbitragem com os patins postos debaixo dos pés, só porque o senhor presidente da Federação resolveu criar anti-corpos com os homens do CA?

Não estará na hora do senhor presidente da FAP adquirir um bilhete, só de ida, lá para o norte?
Faça isso e deixe trabalhar quem gosta do andebol.

Anónimo disse...

Resende andebol? Eu sugeria aspirantes a jogadores do fcporto! è caso pra dizer CARAGO! A federação é quase nossa!

Anónimo disse...

Para já a grande noticia para quem gosta da modalidade. Porto-ABC vai dar no Portocanal
Parabens a quem conseguiu

Adepto Atento disse...

Registo Disciplinar - Comunicado Oficial nº 02 Época 2011/2012 - 13/09/2011

Verifiquem o registo disciplinar... Lembro-me que houve fim de semana passado 3 agressões do mais violento que já vi nos últimos anos. E os agressores / assassinos nem castigo levaram. Alguém me pode explicar isto? Será que o andebol se transformou numa modalidade tipo boxe ou fight combat?

Adepto Atento

João Rola disse...

Para quem realmente gosta de andebol começa a já nem apetecer comentar o quer que seja.
Neste circo da FPA já vale tudo pelo que se calhar o melhor é mesmo ignora-los e passarmos apenas a acompanhar a modalidade na europa.
A FPA acaba de dar uma excelente acção de formação a todos os jovens atletas que acompanharam a jornada pela televisão, uma nova regra passa a vigorar, a obrigatoriedade de praticar jogo violento e falta de respeito pela integridade física do adversário.
Quem a violar passa a ser punido com jogos de suspensão, pelo que se aconcelha os jovens a passarem a jogar com uma soqueira numa das mãos.

P.S.- Já sei que os habituais defensores da FPA, ou devo chama-los de funcionários, vão argumentar que a FPA não tem culpa porque os senhores àrbitos é que não cumpriram a sua função.

Anónimo disse...

Mais uma banhada e a gozar com todas as pessoas honestas que andam no andebol: referente a equipas A e B foi colocado no site da FAP: "De acordo com o Artª. 1º do Subtítulo 4 do Titulo 11 do Regulamento Geral da
Federação de Andebol de Portugal e Associações, os Clubes Participantes nas
Competicões Nacionais Fixas, Competições Nacionais não Fixas, com ou sem
requisitos, terão que enviar para a Federação (via fax ou email) as listagens de
cada uma das equipas (nome dos atletas e cipas) obrigatoriamente até 20
de Setembro de 2011.". Só que os sorteios já foram: Maia A e Maia B, na PO9, Garrett A e Garret B; Cale A e Cale B, nos juvenis femininos, ABC´s, etc, etc...ridicula esta federação que se presta a estes papeis de vilanagem e serventia...

Anónimo disse...

A balbúrdia não é só essa!
Vejam só! Há um clube de uma associação importante que entende que as atletas são sua (deles) propriedade, logo, qualquer saída, seja porque razão for, só pagando! No entanto, esquecem-se de cumprir os regulamentos, inscrevendo, sem autorização das mesmas ou dos pais, atletas que, já não jogam hà dois anos, inscrevendo outras que, sabendo de antemão que, vão sair, mesmo pagando, tudo isto com a conivência da FAP. Esse mesmo clube, deve estar esquecido que, na época passada, com a interferência de um pseudo-treinador, desviou atletas de um clube vizinho e algumas dessas atletas, como não podiam pagar a transferência, até jogaram falsificadas. É por este motivo que o andebol, está como está!

Anónimo disse...

Caro João Rola
Esta Federação não interessa.
A maioria dos trabalhadores (eu disse trabalhadores) são gente honesta e tem ali um local de trabalho como qualquer outro.
O grande problema é, a meu ver, os parasitas que como se sabe ocupam os lugares de topo da orgânica federativa.
Convém, para nosso bem, nem pensarmos em algumas realidades que encontramos na Calçada da Ajuda.
Um exemplo apenas: tendo a FAP uma secção cuja única finalidade é tratar da contabilidade e tesouraria, por que motivo surgem, por fora mas com muita força lá dentro, empresas de contabilidade que trabalham em regime de avença?
O que faz a D. Teresa que é, ao que parece, chefe da Contabilidade lá do sítio?

Vá lá, mais um exemplo e prometo calar-me: o que fazem dois juristas nos quadros federativos?
Refiro-me, como se sabe, a Miguel Fernandes e a Lúcio Correia.
Não questiono a capacidade dos mesmos mas será, de todo, necessário dois juristas?
Se considerarmos, e temos que considerar, os altos vencimentos que estes dois funcionários auferem, parte do orçamento pesa e, naturalmente, falta para outros lados.

Já agora, caro João Rola, saibamos perceber o porquê da separação e da "raivinha de dentes" entre a direcção da FAP e o Conselho de Arbitragem.
Henrique Torrinha, ilustre (?) presidente da FAP, amuou e quem o conhece sabe que quando ele amua está tudo lixado.

Cumprimentos
Jack o Estripador

Anónimo disse...

é preciso tirar estes senhores do poleiro, a cada ano q passa eles tem menos respeito pelas pessoas, esta do resende andebol é inacreditavel

Anónimo disse...

Qual é o espanto do Resende Clube?
Toda a gente sabe que não se trata de nenhum novo clube nas sim a selecção Juniores que tem o seu projecto de formação sediado em Resende.
Quando se fala daquilo que não se sabe ou percebe mais vale estar calado.
O Banhadas seria mais credivel se apresentasse propostas e soluções e deixar a posição de mal dizer, mais parecendo os deputados do PCP ou BE.
Não é a FAP que se põe a jeito, o Banhadas é que não merece qualquer credibilidade.

Anónimo disse...

A FAP antes FPA criou um modelo de gestão assente em principios pouco claros e como tal foi promovendo algumas pessoas como o exemplo narrado (Dª Teresa) que ganham ordenados chorudos sem qualquer competência para os auferirem. Digamos que é uma coutada com interesses bem definidos,resta a esperança que um dia tudo seja verificado e os culpados devidamente julgados. As Associações foram espoliadas de verbas necessárias ao desenvolvimento com o argumento das provas serem geridas pela FAP .Agora que tudo voltou ao principio e as Associações organizam montes de provas o dinheiro fica na FAP.

João Rola disse...

Relativamnete ao meu comentário especificamenet à expressão "trabalhadores" é óbvio que estava a ironizar querendo referir-me aos tais parasitas que por lá vegetam. Bem sei que na FPA existe gente trabalhadora mas esses são a tal raia miúda.
Já agora para o comentador das 20:26 que ficou tão indigando sobre o Resende Clube deixe que lhe diga que é mais uma trapalhada monumental da FPA.
O senhor devia ficar indignado com varias trapalhadas que envolveram a sua criação como exemplo o facto de integar jogadores que na mesma época desportiva vão disputar dois campeonatos diferentes,segunda e primeira divisão de Juvenis, e como se isso não bastasse por dois clubles diferentes.
O que acha disto? Onde fica a verdade desportiva?

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Qual é o espanto do Resende Clube?

14 de Setembro de 2011 20:26

É ESPANTOSO COMO ESTE RAPAZ SE PÕE A JETIO A DEFENDER O QUE NÃO SE PODE DEFENDER Á LUZ DOS REGULAMENTOS DA FAP, APROVA DOS, NO SORTEIO E OS PRESENTES FORAM INFORMADOS QUE A SELECÇÃO NACIONAL SUB 21 IRIA JOGAR PARA AMADORECER AS IDEIAS COM VISTA Á COMPETIÇÃO INTERNACIONAL, louvável mas discutível o modo como fizeram afinal é um grupo de amigos do andebol, visto que a maioria dos Atletas convidados não aceitarem participar.
DE FACTO AFINAL JÁ NÃO É A SELECÇÃO NACIONAL MAS SIM O "RESENDE CLUBE"!!!!
Sem formação? para poder inscrever-se sem taxas? a pagar com os restantes clubes e tudo legal! Legalíssimo!
São coisas do matarruano de Rio Maior...
Não te ponhas atento Torrinha que um dia vais passar pelo IDP para explicares ao Baganha ests habilidades grosseiras do desporto associativo.

Anónimo disse...

Podem me dizer qula o Clube a disputar o cAMpeonato da P01 que tem atletas inscritos que não podem jogar pela selecção nacional o que contraria os regulamentos que só permitem 2.
Já faz lembrar há anos no tempo do Luis santos que o ABC foi campeão com 3 atLEtas inscritos que não podiam jogar pela selecção nacionaL. Não podem mas se o presidente diz sim!, é porque podem.
GRANDE MAROSCA... NOS REGULAMENTOS...

Anónimo disse...

Já analisaram onde estará a VERDADE DESPORTIVA no feminino, que tanta gente aclamava aqui (mas agora estão todos "em silêncio" porque o pseudo sorteio das bolas frias, deu-lhes o que queriam, quando houve sorteio, pois o Grupo do Gil Eanes já estava pré-definido), de ter 2 clubes da Madeira no mesmo grupo, sendo uma deles accionista da outra (sim o Sports Madeira é accionista da SAD).
E porque optaram pelos 2 cabeças de série, quando em 2 grupos só existe 1 (grupos do Gil Eanes e Madeira SAD). Não acham que a "aldrabice"é demasiado visível?

Porque será que o Grupo do Gil Eanes, foi pré-definido? Por questões geográficas? se fosse faziam-no em todos os Grupos. Não será para colocar o Porto Salvo (da selecionadora nacional), na PO09???
Então e o JAC onde fica? conhecem o Resende Andebol? Para o próximo ano teremos a Selecção na PO09 (quantas jogadoras terá lá o JAC? será compatível? Terei dado algumas respostas?
Geografico: Col. joão de Barros, Juv. Lis, S. Bernardo e o inevitável ALAVARIUM (claro, mas não poderia ser, porque poria em risco a sua qualificação. Não digo que fosse impossível, mas poria em risco) Então o o Sr. Vice Presidente da Federação com o mesmo nome do treinador do Alavarium......

Não acham que é demasiado VISÍVEL, TRANSPARENTE, a forma como o Feminino está a ser gerido.

Prof. Luisa Estriga (apurada para a fase final da época passada sem requisitos). Foi vista em todas as acções de formação onde estava o Sr. Henrique Torrinha, sempre, sempre ao seu lado. ONDE ESTÁ A DITA PROFESSORA ACTUALMENTE A TRABALHAR?


Pagar 500, ou 600 ou 700 euros por jogo, não é rigorosamente nada, para os FAVORES, que recebem da FAP.

Muito mais se poderia dizer e sugiro ao próprio Banhadas que divulgue as situações todas que conhece, pois conhece-as todas, pois no dia-a-dia contam-nas em público, falta é assumi-las e divulgá-las, em em vez de estarem em LUTO, e serem coniventes com as situações ( e se estão é por que V. interessa também).

Anónimo disse...

Já analisaram onde estará a VERDADE DESPORTIVA no feminino, que tanta gente aclamava aqui (mas agora estão todos "em silêncio" porque o pseudo sorteio das bolas frias, deu-lhes o que queriam, quando houve sorteio, pois o Grupo do Gil Eanes já estava pré-definido), de ter 2 clubes da Madeira no mesmo grupo, sendo uma deles accionista da outra (sim o Sports Madeira é accionista da SAD).
E porque optaram pelos 2 cabeças de série, quando em 2 grupos só existe 1 (grupos do Gil Eanes e Madeira SAD). Não acham que a "aldrabice"é demasiado visível?

Porque será que o Grupo do Gil Eanes, foi pré-definido? Por questões geográficas? se fosse faziam-no em todos os Grupos. Não será para colocar o Porto Salvo (da selecionadora nacional), na PO09???
Então e o JAC onde fica? conhecem o Resende Andebol? Para o próximo ano teremos a Selecção na PO09 (quantas jogadoras terá lá o JAC? será compatível? Terei dado algumas respostas?
Geografico: Col. joão de Barros, Juv. Lis, S. Bernardo e o inevitável ALAVARIUM (claro, mas não poderia ser, porque poria em risco a sua qualificação. Não digo que fosse impossível, mas poria em risco) Então o o Sr. Vice Presidente da Federação com o mesmo nome do treinador do Alavarium......

Não acham que é demasiado VISÍVEL, TRANSPARENTE, a forma como o Feminino está a ser gerido.

Prof. Luisa Estriga (apurada para a fase final da época passada sem requisitos). Foi vista em todas as acções de formação onde estava o Sr. Henrique Torrinha, sempre, sempre ao seu lado. ONDE ESTÁ A DITA PROFESSORA ACTUALMENTE A TRABALHAR?


Pagar 500, ou 600 ou 700 euros por jogo, não é rigorosamente nada, para os FAVORES, que recebem da FAP.

Muito mais se poderia dizer e sugiro ao próprio Banhadas que divulgue as situações todas que conhece, pois conhece-as todas, pois no dia-a-dia contam-nas em público, falta é assumi-las e divulgá-las, em em vez de estarem em LUTO, e serem coniventes com as situações ( e se estão é por que V. interessa também).

Anónimo disse...

ah coisas realmente, esse idiota que vem defender a fap no caso resende andebol. mas não parece evidente. se um dia a federação por exemplo se deslocar para a sede do FC Porto e que passara a chamar-se ferderação de andebol do porto e de portugal, voçê dirá: " e qual é o problema? toda a gente sabe que é Torrinha e o resto da equipa".

Anónimo disse...

Como facilmente se percebe, a Luisa Estriga é mais um peso morto no andebol português.
Entregou o NIB à Federação, vai fazendo umas coisas, é treinadora da Selecção Feminina de Andebol
da Universidade do Porto de onde faz parte dos quadros.

Completamente desfasada da verdade andebolística nacional, pagam-lhe para escrever e dizer umas coisas, a maioria sem nexo.

O que há para dizer sobre Luisa Estriga mas ... não tenho tempo!

Cumprimentos
Lost in Space