gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 15 de outubro de 2011

Bola No Ângulo – Crónica V

Esta semana 

Como adepto do andebol nacional foi com felicidade que vi o Sporting ganhar ao F.C Porto na jornada passada (polémicas à parte), que vi a Académica de S. Mamede vencer o ABC em Juniores, que vejo o Águas Santas no topo da classificação do Andebol 1 e o Benfica no topo da Next21. Ainda que a competição vá no início, é bom registar inversões práticas à teoria. São estas surpresas que aumentam o interesse das provas. O jogo Águas Santas x Sporting desta jornada terá condimentos interessantes.

Uma excelente notícia que recebi esta semana foi a informação sobre a organização do campeonato nacional de minis da Associação do Porto. O modelo desta competição aproxima-se em alguns pontos do modelo que defendi na primeira crónica. Haverá um regulamento técnico que impõe a obrigatoriedade de utilização de todos os jogadores inscritos ao jogo e de três sistemas defensivos: hxh, 3:3 e um outro à escolha.

A Associação de Andebol do Porto dá assim provas de competência e seria positivo para a modalidade que as restantes associações adoptassem este modelo.

Fica a faltar um modelo mais informal com jornadas concentradas onde cada equipa disputasse vários jogos. Uma vez que as equipas se deslocam alguns quilómetros para jogar, é mais interessante que disputem três ou quatro jogos do que apenas um jogo (quarenta minutos de duração). Este, aliás, é o modelo aplicado em França. Seria produtivo talvez, aproveitando o facto de as distâncias não serem longas e de criar uma maior sinergia na região, um campeonato inter-regional que incluísse as equipas do Distrito de Braga e Porto. Talvez para o ano isso seja possível. 

Renato Miranda

16 comentários:

Anónimo disse...

Tanto quanto sei, em Braga, os Minis jogam andebol de cinco (3 campos simultâneos), onde os sistemas defensivos não existem, porque não é necessário criar limitações, pois elas são inerentes ao próprio figurino. A partir de Fevereiro passa a andebol de sete, jogando na mesma em concentração. A competição esta alicerçada em concentrações de 4 equipas, que no espaço de 2/3 horas jogam todas contra todas. Este é o modelo que eu gostava de ver implementado no meu distrito. Mas Braga é a única associação que se dá ao luxo de se borrifar para os regulamentos da FAP. Vejam outro caso: informaram-me no ABC, quando lá fomos jogar, que o Presidente da AAB se prepara para na próxima época retirar todas as equipas de juvenis da competição nacional, porque discorda do formato proposto, organizando apenas um campeonato Regional. Vou sugerir ao meu clube que se inscreva neste campeonato, pois será forte e sem grandes despesas para nós. Será que a AAB pode fazer isso? Se esta Associação fizer isso qualquer clube de outra associação se pode inscrever nesta prova? Gostava que deixassem aqui respostas a estas perguntas.

Anónimo disse...

Caro
Renato Miranda
estar de acordo com "Haverá um regulamento técnico que impõe a obrigatoriedade de utilização de todos os jogadores inscritos ao jogo e de três sistemas defensivos: hxh, 3:3 e um outro à escolha", é desconhecer que em 1989 um senho do andebol internacional Tomialovic apresentou no curso de treinadores de Beograd a forma pedagógica de abordar o andebol nos escalões de base e não consta do que diz HXH e por este caminho já vão 21 anos de erros porque quem aplica como abordagem nodo sistema HXH? se é u se pode chama e sistema de jogo colectivo, mas enfim.. a AAB está muito mais perto do sistema correto campos reduzidos(A5) e jogo livre no ataque e na defesa 4X0 com 3 períodos de jogo- Quem joga o HXH não entendeu ainda a "Lógica do jogo de andebol", e portanto seria necessário reciclar a sua formação de base.
Deixa as crianças jogar com alegria e prazer de jogar jogando.
Quem sabe educa, quem não sabe ensina!
ADC

Anónimo disse...

Oh sr. ADC expique lá melhor a sua opinião, sem erros e abreviaturas por favor!! Vai-me dizer que não se deve fazer HxH e defesas abertas nos minis e infantis?? Aprendem melhor a "Lógica do jogo de andebol as equipas que defendem 6:0 em minis, com 2 ou 3 matulões no meio e um na baliza, a deixarem 5 metros de ângulo em cada ponta porque esses treinadores "ILUMINADOS" sabem que os pontas não conseguem fazer golos... Aí sim, aprende-se a defender e a atacar,é??

Anónimo disse...

100% de acordo com o adc

pena ter utilizado um exemplo tão antigo (o que não o torna inválido...)..


para si ADC acrescento:

quem sabe educa, quem nao sabe ensina, e quem quer educar ou ensinar devia estar actualizado

Anónimo disse...

100% de acordo com o adc

pena ter utilizado um exemplo tão antigo (o que não o torna inválido...)..


para si ADC acrescento:

quem sabe educa, quem nao sabe ensina, e quem quer educar ou ensinar devia estar actualizado

Álvaro de Campos disse...

Caro ADC

Não sendo defensor do autor da crónica, nem querendo entrar em grandes considerações ou diálogos vazios pois o delay da resposta é sempre grande, eu diria que se há algum exemplo que é actual e vale a pena seguir é o francês. E por lá joga-se H:H em percentagem maior do tempo e zona (sistema livre) em percentagem menor do tempo. Quanto à "lógica do jogo de andebol" ela é a de exploração dos espaços e se estes forem muito pequenos numa fase inicial e sua exploração é muito reduzida e ineficiente. Deste modo justifica-se a existencia da defesa H:H, cabendo aos treinadores adaptar a sua profundidade e forma de organização.
Não querendo adiantar mais, julgo que o conhecimento tem evoluído e quem ensina tem tido um papel determinante nessa evolução, quer seja um ensino no campo (treino) quer seja um ensino na formação de treinadores e outros agentes desportivos.

AdC
Álvaro de Campos
(para não criar confusão)

Anónimo disse...

Que vergonha, o andebol tem uma jovem tão talentosa e não há uma unica referencia neste blog, o mesmo digo do site da federação!

Patrícia Rodrigues - ANDEBOL
Nomeada para DESPORTISTA DO ANO - JOVEM PROMESSA 2011!

http://www.cdp.pt/desportista-ano/jovem-promessa/9851-patricia-rodrigues-andebol.html

Se estiverem interessados em votar na Patrícia, enviem a frase abaixo descrita para o email cdp@cdp.pt

VOTO NA PATRÍCIA EMÍDIO RODRIGUES PARA DESPORTISTA DO ANO - JOVEM PROMESSA 2011.

Anónimo disse...

ANÓNIMO
15 de Outubro de 2011 14:27

Vai uma grande confusão da analise sobre a construção do jogo de andebol, do caro amigo sobre o que disse ou quis dizer e não consegui entender? tambem não admira afinal se todos soubessemos o mesmo escusavamos de falar e jogar, estava tudo esclarecido.

Pergunto ao caro amigo, qual o sistema base do jogo de andebol??? sabe, não sabe tem duvidas eu sei lá...
Vou tentar explicar,
Defesa:
6X0 com as variaveis própria da evolução do jogo, 5X1, 4X2, 3X2X1 etc..
Ataque:
3X3 com a seguinte variavel, 2X4

SIMPLES NÃO É?

HÁ DUAS FORMAS OFICIAIS DE JOGAR O ANDEBOL:
-A5(EM CAMPOS REDUZIDOS)
A7-JOGO FORMAL
FÁCIL NÃO É... PORQUE TANTA CONFUSÃO DE COMENTARIOS???

SE QUISER ALGUMA EXPLICAÇÃO ACESSÓRIA NO PLANO PRATICO E TEORICO ENVIE O SEU PEDIDO PARA O EMAIL:

ANDEBOL17@HOTMAIL.COM,

SE FOR ALGUM CLUBE VAMOS AO TREINO EXPLICAR AOS TREINADORES E ACESSORES TÉCNICOS COM DETALHE, informação actualizada e em vigor em paises como Suecia, Alemanha, França, Dinamarca, Islandia, Espanha, Croacia, Eslovenia,Servia.
Estive presente nuam massificação de andebo l de centens de equipas na Suecia-Estocolmo andebol de Base(A5) em campos reduzidos
e o sistema utilizado na defesa:
4X1 e no ataque 2X2(ataque livre). A miudagem andava muito contente e interessada!..

ADC

Anónimo disse...

Álvaro de Campos
(para não criar confusão)
15 de Outubro de 2011 18:50

Não disse quase nada, mas foi esforçado caro Alvaro de Campos, mas estas metodologias e pedagogicas dos desportos colectivos evoluiram muito em varios países e portanto nada de inventar mas estar actualizado e
atento.
Dsiponivel para dar um curos de fromação no clube ou nuam visita ao meu local de trabalho, escreva p.f. andebol17@hotmail.com. A coisa é simples e eficaz so jovens agradecem...
ADC

Anónimo disse...

caro Renato Miranda
Um bom blog do prof. Lucas para tirar duvidas sobre as metodologias no andebol de base.
http://pedagogiadohandebol.wordpress.com/
abraço
adc

Anónimo disse...

O senhor ADC o que deveria fazer primeiro era aprender aquilo que é básico. O seu comentário é o espelho da sua formação. Quando se fala de um sistema defensivo escrevemos por exemplo 6:0 e NUNCA 6x0 porque isso seria o mesmo que dizer seis contra zero.
Espero que vá para Espanha, França, Islandia etc.....e espalhe por lá a sua ignorancia, pode ser aque assim Portugal algum dia possa ganhar a esses países. Leve também o Torrinha e a sua equipa e então tenho a certeza que iremos melhorar.

Anónimo disse...

16 de Outubro de 2011 13:24
anónimo
Caro amigo vc é mesmo uma anedota entao deve dizer 6:0 e nao 6X0 e porque não 1X6X1 não estamos a falar de Andebol de Sete.. e deixamos o guarda redes fora do sistema.
Coisa de detalhes que passam por cima da sua ignorância factual mas real.
Ms vale apena pregar aso peixinhos como fez o Stº Antonio nos seus sermões muito conhecidos.
Mas que o caro amigo é ousada, é? mas não se safa com tanta duvida.~
Mas deixe isso e se aplicarmos no Andebol de 5(formação de base o ssitema dos suecos 1X4X1 ? não gsota, podera é muit areai para a sua camioneta.
Mande o seu pedido de esclarecimentos para o email do senhor e vai ter uma aulas de graça.
Bom jogo hoje á tarde Aguas Santas-Sporting, defesa do Sporting yugoslava 1X3X2X1, ataque 1X3X3, voce diria 3:2:1 ou 3:3 risada na sala.
abraço
ADC

Anónimo disse...

Nao entendo o comentário das 13.24: será que para expressarmos a nossa opinião temos que recorrer ao insulto? Já reparou que não é essa a filosofia que norteia esta discussão? Não se sente a mais por acaso?
Também discordo e muitas das opiniões de ADC, mas porque discordo devo partir para o insulto?
É pá, demita-se de opinar por favor!
Carlos Sousa

Anónimo disse...

Ainda que fora do contexto gostava que alguém me explicasse como se pode fazer formação em clubes, sito o caso do Aguas Santas, em que se trabalham equipas (Infantis,Iniciados e Juvenis)no Juniores a situação é inversa, com 25 e mais atletas treinando, 1,30h em meio campo(mais de 75% do tempo semanal total).
Isto é um completo disparate, diria mesmo um embuste,que só pode ter como justificação aspectos financeiros.
Que raio de formação é esta?
O objectivo só pode ser o de diminuir a taxa de obesidade dos jovens porque melhorar as suas performances é que não é.

Anónimo disse...

"Quem tem luz própria, incomoda quem vive na escuridão do conhecimento"

Anónimo disse...

O amigo ADC pode dizer o que quiser. Pode escrever como quiser. Não vai é passar a ter razão.