gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Crónica Intermédia de Fim de Semana – 28 – 2011 / 2012 - I

Esta crónica relativa á PO01.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final

Grupo “A”
4.ª Jornada
FC Porto 24 – 22 Benfica
ABC 19 – 22 Sporting
Madeira SAD 28 – 20 Águas Santas

Mais uma jornada, com grandes jogos, começando com mais um clássico da modalidade o FC Porto / Benfica, que terminou com a vitória do FC Porto, seguindo-se um não menos emocionante ABC / Sporting, que terminou com a vitória do Sporting, num jogo com duas partes distintas, nos primeiros 30 minutos, o ABC com uma excelente dinâmica defensiva, chegou ao comandou o marcador, aos 21 minutos tinha uma vantagem de 6 golos (10-4), para depois permitir ao adversário o inicio de uma recuperação que lhe permitiu atingir o intervalo, a perder por um diferencial de 4 golos (13-9). Nos segundos 30 minutos com o seu guarda-redes Hugo Figueira (mais uma vez) em grande plano, o Sporting iguala o marcador a 16 golos aos 46 minutos, para após nova igualdade a 17 golos, assumir em definitivo o comando do marcador aos 51 minutos (18-17). No Sporting além do já referido Hugo Laurentino (50% eficácia), um destaque para o jovem Pedro Portela (5 golos) e para Bruno Moreira (6 golos), a conformar a sua nítida subida de forma. No ABC, destaca-se a organização defensiva nos primeiros 30 minutos, e José P. Coelho (8 golos), que com sua habitual eficácia na marcação de 7 metros, foi o seu marcador de serviço. Na Madeira a equipa insular, venceu o Águas Santas, que não pode estar dependente de um ou outro jogador. Os madeirenses comandaram sempre o marcador, apesar do equilíbrio verificado no marcador até cerca dos 18 minutos, quando o resultado se cifrava em 7-6 a favor dos locais, após este período a superioridade dos locais foi-se materializando, atingindo o intervalo na frente do marcador (12-7). DE referir neste período que o guarda redes António Campos do Águas Santas apenas tinha efectuado 3 defesas (19% eficácia), tendo efectuado a primeira apenas cerca dos 8 minutos, enquanto Telmo Ferreira do Madeira SAD, atingia os 50 % de eficácia. No segundo período, a equipa nortenha enceta uma ligeira recuperação que dura até aos 39 minutos (16-13), derivada da melhoria de eficácia de António Campos e do golos marcados por Pedro Cruz (11 golos no total), mas a partir deste momento a diferença do marcador foi-se acentuando atingindo os 10 golos, por algumas vez a última das quais aos 58 minutos (28-18). Destaque ainda para João Ferraz (7 golos) no Madeira SAD. A Classificação após esta jornada ficou assim ordenada, 1.º FC Porto (42 pontos), 2.º Madeira SAD (37 pontos), 3.º Sporting e Benfica (36 pontos), 5.º Águas Santas (32 pontos), 6.º ABC (31 pontos).

FC Porto 24 – 22 Benfica

Jogo disputado num pavilhão com uma excelente moldura humana, entre duas equipas que proporcionaram um bom espectáculo. O equilíbrio foi uma constante durante quase todo o encontro, com as defesas a efectuaram um magnifico trabalho, e com os guarda redes em bom plano. O intervalo chegou com o Benfica no comando do marcador (11-10), diga-se foi a única vez que esteve na frente do marcador. No segundo período o equilíbrio manteve-se até perto 48 minutos, quando se registou a última igualdade (18-18), sendo na nossa opinião este o momento decisivo do jogo, quando o técnico do Benfica, substitui Ricardo Candeias na baliza, fazendo entrar João Ferreirinho que não possui ritmo de jogo, aliás na nossa opinião foi difícil compreender a gestão que foi efectuada do plantel da equipa do Benfica. No FC Porto com Hugo Laurentino em grande plano, sendo para nós a figura do encontro, e Pedro Spínola (6 golos) que juntamente com Gilberto Duarte (5 golos) e Wilson Davyes (4 golos) estiveram em grande plano no FC Porto. No Benfica Carlos Carneiro (7 golos) foi o marcador de serviço, mas Inácio do Carmo esteve muito bem, e apesar de ter marcado 5 golos David Tavares não esteve nos seus dias. Uma referencia especial para dois atletas que pela experiencia que possuem, pelo carisma que representam junto dos mais jovens, deveriam ter um comportamento desportivo mais saudável, evitando o espectáculo de atitudes simuladas para enganar os árbitros, estamos a referir-nos a Ricardo Costa no FC Porto e a Carlos Carneiro no Benfica. Dirigiu o encontro, numa nomeação de risco a dupla internacional de Leiria Daniel Martins / Roberto Martins, que não se compreendeu muito bem, pois foi esta dupla que efectuo o jogo da primeira fase entre estas equipas no mesmo pavilhão. Não esteve bem pois na aplicação da Sanção Progressiva não teve um critério definido, no entanto esteve bem no Cartão Vermelho aplicado a Ricardo Moreira, e o critério nas Faltas do Atacante em especial sem bola, não existiu.

Grupo “B”
4.ª Jornada
SC Horta 33 – 27 AC Fafe (21H00)
São Bernardo 29 – 30 Belenenses
Xico Andebol 32 – 29 Ismai

Um encontro nesta jornada despertava (no nosso entender) o maior interesse da jornada por envolver duas das quatro equipas que neste momento se apresentam como as que maiores possibilidades de descer de divisão, o Xico Andebol / Ismai, venceu a equipa de Guimarães, num jogo em que mais uma vez a equipa da Maia, realiza uns razoáveis 30 minutos iniciais e depois não consegue manter o mesmo ritmo. Na Horta os locais cumpriram o calendário e venceram a equipa de Fafe, num encontro em que comandaram quase sempre o marcador, e tiveram em Nelson Pina (11 golos) o seu marcador de serviço. Em Aveiro, a equipa local que se encontrava na frente do marcador a escassos minutos do fim de jogo, acaba por perder pela diferença mínima. Num jogo que terminou com relatório disciplinar pois verificaram-se duas desqualificações. De destacar no Belenenses, Belone Moreira (12 golos), foi o marcador de serviço e nos aveirenses Tiago Gonçalves (10 golos) e João Vilar (8 golos), foram as principais figuras dos locais. A Classificação ficou assim ordenada, 1.º SC Horta e Belenenses (31 pontos), 3.º Xico Andebol (25 pontos), 4.º AC Fafe (22 pontos), 5.º Ismai (21 pontos), 6.º São Bernardo (20 pontos).

O Banhadas Andebol

20 comentários:

Anónimo disse...

é lá será que o Benfica não tem de arranjar outro treineiro, afinal o problema não era do josé antónio, existem madonas na equipa, começo a ficar desiludido, nem a jogar contra 4 de campo marcamos. embora me custe mas como não sou doente dou os meus parabens aos vencedores do jogo, pois foram mais inteligentes

Anónimo disse...

Luís Santos, antigo presidente da Federação de Andebol de Portugal, onde esteve 21 anos, foi ontem, no auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, agraciado pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, com o Colar de Honra de Mérito Desportivo.
Banhadas: há coisa que por muito que custem devem ser publicadas. Não fui adepto do Luís Santos, contudo, ignora o reconhecimento que teve a nível internacional (1º para um Português, apesar de muitos candidatos já terem passado por lá sem sucesso, inclusive figuras de proa da vida nacional)bem como o colar que agora recebeu das mãos do Governo, é de um mau gosto profundo. A crítica, discordância, oposição a este ou aquele projeto, é, na maioria das vezes saudável. Ódios são lamentáveis! Com esta atitude, o Banhadas (administração) mostra não ter craveira intelectual, nem moral para exercer magistratura, positiva ou negativa, sobre o andebol. Com esta postura o Banhadas deixa antever capacidade para tudo destruir, mas para além disso apenas emerge um vazio total! Assim vocês são os principais promotores do luto que carregam de forma tão intranquila!

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Fiquei de queixo caído quando li a notícia publicada no seguinte link:

http://expresso.sapo.pt/andebol-luis-santos-quer-regresso-de-donner-a-selecao-e-saida-de-olson=f718207

Só para adoçar, o título é: "Andebol: Luís Santos quer regresso de Donner à seleção e saída de Olson"

Longe de mim por em causa o valor de Donner e de Olson como treinadores; mas, para quem tem um bocadinho de memória, de coisas que aconteceram de há 20 anos para cá, esta é de deixar a boca aberta!!!

Até fui ver o calendário, não fosse uma notícia do 1º de Abril ...

Anónimo disse...

ó banhadas ignorar o sr. LS é crime de lesa andebol, então o sr. só fez bem até lhe dão medalhas, mas elel nunca disse o que se passou no japão como Donner e com a selecção, pois não e tambem nunca disse porque queria o HT na presidência, pois não, é pá tenham juizo.

Anónimo disse...

Sou um simples simpatizante do Aguas Santas nem sócio sou talvez por comodismo .
Aprendi contudo a ver e a gostar de andebol ali .
O Aguas fez uma grande 1ª fase e agora como na época anterior não ganha a ninguem .
Os jogadores estão de rastos e mal preparados o treinador parece um zumbi....

Anónimo disse...

A direcção do Benfica só tem de tomar uma única actitude:
VARRER TODA A ESTRUTURA DA EQUIPA SÉNIOR PORTA FORA INCLUINDO OS PRINCIPAIS JOGADORES TITULARES.
Com as condições que lhes foram proporcionadas deviam ter vergonha na cara mas isso é pedir de mais a gente tão pouco profissional.

Anónimo disse...

Então não dizem nada da arbitragem do Porto-Benfica. Os arautos da verdade ficaram calados perante a tentativa de assalto ao resultado. Acho até que a gravação desse jogo e servirem-se dela como modelo de roubar uma equipa. Foi escandaloso a diferença de critérios dos srs. àrbitros que tudo fizeram para o Benfica ganhar.Disciplina só para um lado(muito bem a desqualificação do RMoreira) então e o Carneiro que simula toques na cara (ninguém o informou da transmissão tv) e até termina o jogo em salto com o cotovelo sobre um adversário(sem punição). 1 L7mts para o Porto em 60 mts e 5 para o Benfica por faltas e situações semelhantes.Defesas a defender dentro e falta dos 9mts(para o Porto) falta nos 8 mts (L7 para o Benfica) são decerto novas orientações do Major.Todos sabemos que o grande Benfica tem de justificar o investimento que triplica o do Porto,mas....quando tiverem um técnico com coragem para encostar alguns crónicos,não é José António. Grande jogo do Inácio.Foi de raiva???Madeirs SAD vais ver a seguir o que te acontece com a arbitragem.

Anónimo disse...

Claro desta vez a SAD Madeira não se queixa da arbitragem. Os da casa apitaram e com a sua habilidade habitual foram preparando o resultado final.8 exclusões + 1 Desqualificação contra 3 exclusões da SAD. 4 7mts para a SAD -0 para o Aguas. Enfim aspetos que dão para entender o desnível no resultado. Como é hábito...

Anónimo disse...

Mas a final o que se passou na Madeira com o Aguas Santas?
Ao consultar o boletim de jogo parece que existiu uma "batalha campal"? Pelo menos para o lado de Aguas Santas.
Pedro Cruz vermelho directo, hoje ao consultar os registos disciplinares 2 jogos outros atletas de rastos ( os tais 8 ) que sempre o treinado somente apostou, que se passa o treinador já não têm mão na equipa? E agora?
Pois já entendi agora os Directores somente pedem que o campeonato acabe depressa pois a possível "humilhação" desportiva vai continuar....
Vou ter alguma dificuldade em ver os próximos jogos mas lá estarei para "tentar" a ter a mesma crença e vontade de apoiar estes jogadores, repito os jogadores....
....

Anónimo disse...

eh eh o Joca de bestial a besta, é normal prof., é o modo de ser dos adeptos e directores do águas santas... não se preocupe porque depois do trabalho feito, facilmente terá novos desafios, enquanto estes adeptos continuarão a ser adeptos, nada mais. felicidades Joca

Anónimo disse...

O Joca vai de sopa do Águas Santas, por isso é que aquilo vai para lá uma farra do catano...

Anónimo disse...

Engraçado quando o treinador do Aguas andou no topo da classificação com os seus 9 jogadores base mais os 2 pontas juniores a servirem de ajuda , por aqui os socios e simpatizantes ninguém os aturava era so vivas atletica.
De repente a direcção renova com os tais 9 jogadore base e não renova com o tecnico e tudo passa a ser culpa do treinador Jorge Borges, tenham noção da realidade.

O Campeonato do aguas é entre o 4 e o 6 lugar, fazer uma primeira fase como a que fizeram é so de agradecer aos seus jogadores e treinador. Agora e com pouca força animica resta lutar pelo melhor lugar possivel. Se existem maus comportamentos no aguas esses começam nos dirigentes, é so ver a fugura que fazem no banco. Também parece que o Aguas esta a ser levemente penalizado pelos arbitros nesta fase final, Ex: Drgão, Benfica e agora SAD.

Anónimo disse...

Visto daqui de Braga , não é surpresa o trabalho do Joca....
Aqui toda a gente do andebol sabia que era muito fraquinho .
Apesar se em 2 anos ter tido um 7 base forte , os finais de época são um desastre .
Se tivesse vergonha e até porque já sabe o que o espera demitia-se .

Anónimo disse...

Aos aficionados do Águas Santas:
Não tenham memória curta, O Águas perdeu o 1º jogo com o Sporting justamente, perdeu no FCPorto por um erro arbitral ao não marcar um 7metros na parte final do jogo com o AS a perder por 1, sobre o Jorge Sousa do tamanho da Torre dos Clérigos. Perdeu por 1 com o Benfica após uma arbitragem desastrosa onde o banco do Benfica condicionou os árbitros e um jogador do Benfica vizinho dos árbitros Bracarenses até os ameaçou fisicamente quando se encontrassem em Braga ( o que levou a k ficasse em campo sem qualquer sanção por medo ). Agora perdeu na Madeira, não me pronuncio porque não vi. Isto não é arrastar-se como estão a dizer.
Atendendo à diferença de orçamentos devem é enaltecer a grande classificação do Águas na
1ª fase do Campeonato, agora estão a lutar com muita dignidade atendendo à atitude da Direcção que dispensou o técnico que contribuiu para esta grande temporada com a melhor classificação de sempre do AS, com um orçamento inferior a FCP,SCP,SLB,Madeira,Horta e se calhar ainda a outras. Mais se comparado com épocas em que o AS tinha o maior orçamento de Portugal e nada conseguiu, excepto uma Taça de Portugal...
Respeito por quem fez um trabalho sério, é o que peço para os jogadores e principalmente para o Prof. Jorge Borges que caso não saibam já foi Campeão Nacional por mais do que um clube.
O acaso quando muito acontece uma vez...
A bem da verdade e da justiça,
FM

Anónimo disse...

Jà aqui escrevi que o Borges foi corrido do Aguas porque não é e nunca foi um "beija cús" comoa os dirigentes do Agaus tanto gostam. O homem limitou-se sempre apenas e só em fazer o seu trabalho.
Após saber que não ficava,como é òbvio o ambiente tornou-se do pior.
Infelizmente no Aguas quandno se ganha todos são herois quando se perde até se deixa de cumprimentar os jogadores, fazem-se reuniões ameaças, apontam-se culpados, etc. Esta política é transversal a vários escalões, comportamentos de quem pensa que percebe muito do assunto mas está completamente de enganada.

Anónimo disse...

Estes arbitros arrogantes e corruptos da madeira jà devem de estar cansados de roubar os azuis porto e belenenses,viraram-se agora para o preto do aguas mas pode ser que quando vierem ca a cima sejam vocês a ficarem negros.
Viva o Aguas.

Anónimo disse...

Mal vai o xico quando precisa de um junior para resolver. É todos os anos a mesma coisa, todos saem,nova equipa (o que se pode arranjar. O treinador tem que fazer milagres, assim não, sem estabilidade não há milagres, é um sufoco, e o que faz a direção? Qual o futuro se é que o tem?

Anónimo disse...

O Srº Pedro Cruz tem tanto de bom jogador como de mal educado...Não houve nada Madeira, apenas uma equipa a jogar bom andebol e outra que ainda não conseguiu vencer nesta fase final e a criticar tudo e todos porque não jogou nada e queria vencer à força... Aguas Santas desiludiu e muito... O Pedro Cruz não pode fazer o que fez ( pontapé na garrafa a fazer birra)... Sabia o sr que estavam la muitos jovens jogadores que o foram ver porque o consideram um dos melhores atletas em Portugal??? As atitudes ficam com quem as pratica!!! Foi um mau exemplo!!!

Anónimo disse...

Nesta discussão sobre o Àguas Santas ,uma peça está a faltar ...
Para além do treinador que é mesmo mau , para além da estupidez do Pedro Cruz ,para além das arbitragens , não se pode branquear a época VERGONHOSA do Eduardo Salgado que nada têm feito para ajudar os colegas e a equipe .
Pode ser que o JOCA e o NINI fiquem por Braga na proxima Època .

Anónimo disse...

Amigo da Madeira das 19:45 de 13 de Abril.
Não sei o k se passou com o pedro Cruz porque não vi, mas pelo k me disse não foi pior do k vi o Carlos Carneiro fazer por diversas vezes e nunca foi sancionado por essas atitudes. Daí k há dois pesos e duas medidas. Quanto ao Pedro Cruz ser um dos melhores jogadores do campeonato, tambem aí há dois pesos e duas medidas porque não é convocado para a selecção nacional??? João Lopes em contrapartida quase não joga no Benfica e tem lugar cativo?????
FM