gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Crónica Intermédia No Feminino – 20 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
14.ª Jornada
CS Madeira 19 - 33 Madeira SAD
Alavarium 32 - 38 Colégio Gaia
Juventude Lis 27 - 18 CA Leça
João Barros 17 - 22 Gil Eanes
JAC - Alcanena 23 - 25 Maiastars "B"

No principal jogo da jornada, o Gil Eanes foi vencer ao reduto do Colégio João de Barros. A equipa de Lagos esteve sempre no comando da partida, com uma vantagem sempre a rondar os 3, 4 golos. Mas na segunda parte, a equipa da casa, conseguiu colar-se no marcador, mas foi sol de pouca dura já que as bicampeãs nacionais arrancaram de novo e venceram categoricamente. A equipa de Paulo Félix está num claro mau momento de forma, com algumas jogadoras em claro sub-rendimento e onde mais se nota isso é na completa ineficácia ofensiva. Uma equipa que quer ser campeã nacional não pode ter atletas a treinar uma vez por semana e se algum dia o Colégio João de Barros quiser ser campeão nacional terá que convencer as suas jogadoras disso. A única jogadora que esteve ao seu nível foi a Guarda-redes regressada Bárbara Teixeira. Quanto ao Gil Eanes, João Florêncio vai provando ser o melhor treinador do campeonato e conseguindo colocar a equipa, uma vez mais, na rota do título. Nota-se que a equipa rema toda para o mesmo lado e tem uma Ana Seabra que este ano merece ganhar o título de melhor jogadora do campeonato. E não podemos esquecer uma das jogadoras menos mediáticas do plantel mas uma das mais decisivas, a Guarda-redes Carla Pedro.

Em Leiria, assistimos a um domínio claro da Juve Lis perante o Cale. Moralizadas pela vitória diante do Colégio João de Barros, a equipa de Leiria esteve sempre bem na frente do marcador e já tinha o jogo sentenciado ao intervalo, através de uma excelente defesa e da jovem Ana Gante que mostrou todo o seu poder de fogo. Além disso, Ana Calhelhas foi sempre uma arma letal no contra-ataque. A equipa de Leça parece longe da boa forma que já evidenciou neste campeonato e começa a revelar fragilidades que podem ser fatais, sobretudo quando Ana Paula Costa não desequilibra. Defensivamente, o Cale até conseguiu encontrar soluções para travar as leirienses mas o número elevado de falhas técnicas nunca deixou que a equipa discutisse o jogo.

Em Aveiro, defrontaram-se as duas equipas desilusão do campeonato. O Alavarium esteve a vencer por 7 golos e acabou por perder. A equipa de Aveiro defensivamente tem estado a milhas do ano passado e as suas guarda-redes uma sombra do que já fizeram no passado. Na segunda parte, nunca conseguiram encontrar soluções para parar Helena Soares e torna-se incompreensível como uma equipa que bate o pé aos melhores, com as outras equipas rende tão pouco. O Colégio de Gaia fez uma fantástica segunda parte, lideradas por Fernanda Carvalho que continua a ser um verdadeiro relógio suíço. Com esta vitória, o Colégio de Gaia afasta-se definitivamente dos lugares de descida e é o grande candidato a repetir o 6º lugar da época passada. Numa semana, o Colégio de Gaia passou do Inferno ao Céu.

O derby madeirense não teve história. O Sports Madeira nunca conseguiu ter argumentos para ultrapassar o alto muro da Sad e só, a espaços, Mónica Soares ia encontrando o caminho da baliza mas, mesmo assim, com muitos remates falhados pelo caminho. As jovens do Sports mostraram-se sempre algo incomodadas com a agressividade defensiva da Sad cuja diferença física é incomparável. Na Sad começa já a ser repetitivo destacar Cláudia Aguiar mas a sua eficiência e velocidade no contra-ataque são um autêntico abre-latas das defesas adversárias. A jovem Catarina Ascensão parece estar a subir de forma e fez um excelente jogo contra a sua ex-equipa. A equipa de Duarte Freitas está claramente em crescendo e não restam dúvidas que o campeonato se vai decidir no dia 19 de Maio, em Lagos, quando se defrontarem os dois únicos candidatos ao título.

Finalmente, num duelo para a sobrevivência, o Maiastars praticamente assegurou esse passaporte ao vencer em Alcanena. A formação da Maia tem tido a grande virtude de saber gerir finais de partida equilibrados e conseguir quase sempre vencer nessas circunstâncias. Neste encontro Renata Pereira esteve em destaque não apenas pelos golos mas pela clarividência das suas opções e, uma vez mais, a sua baliza esteve excelentemente bem guardada. Quanto ao Jac, as suas rematadoras estiveram claramente desinspiradas e no estilo de jogo desta jovem equipa isso é um enorme problema e apenas Vera Gorjão teve boa eficácia de 1ª linha. O Jac continua a lutar pela permanência e acreditamos que o seu jogo em casa diante do Cale pode ser decisivo para isso.

Críticos Femininos

11 comentários:

Anónimo disse...

É triste perceber que estas crónicas são CLARAMENTE tendenciosas e não reflectem em nada o que se passou nos "terrenos de jogo". A crónica do Gil/Joao de Barros não está de acordo com a realidade e tão pouco está a da Madeira...
Mas enquanto as pessoas fizerem as coisas com base em amizades e interesses, nem esta crónica, nem o andebol andam para a frente!!

Anónimo disse...

Extraordinário, o comentário do anónimo das 9:49, porque não diz antes que crónica não está como lhe interessava, ou será quie você tem o dom da obuicuidade, estava em pombal e na madeira em simultaneo, pois segundo o que diz a crónica não reflete o que se passou neste jogos, como é que sabe, é ominpresente, então dou-lhe os meus parabens. Parabesn dou a estas crónicas que são uma lufada de ar fresco na modalidade, e em especial no feminino, pois demonstram que não devem favores a ninguem,e não precisam de crónicas bajuladoras. obrigado banhadas continuem

Anónimo disse...

Há muita coisa que é tendenciosa e não são as crónicas do Banhadas...

Anónimo disse...

Estive em Pombal e falei com 2 pessoas que viram o jogo na Madeira e que nem têm nada a ver uma com a outra e o que me disseram, coincide!!!
Lufadas de ar fresco...só no Pinhal de Leiria...aqui é smepre mais do mesmo!!!

Anónimo disse...

O Colégio João de Barros anda afastado da realidade e foi o único clube a ficar isolado na reunião de clubes que decorreu na Segunda-feira.

Apenas o CJB não se juntou ao consenso que, após um debate muito construtivo, determinou que o campeonato na próxima época vai ter 12 equipas, com um playoff com 8 clubes (eliminatórias à melhor de 3 jogos) e cujas 2 equipas a mais no campeonato resultarão de uma luiguilha entre o último da PO9 e o 2º,3º e 4º da PO10.

Foi pena 11 clubes terem dado as mãos para mostrar a força do feminino em contraponto com o masculino e o CJB ter ficado de fora. Mas o clube também parece querer ficar de fora de tudo quando as suas melhores atletas não treinam praticamente...

Anónimo disse...

Fui um dos dirigentes que estive na reunião de Leiria e queria deixar os parabéns a quatro entidades: FAP pela enorme abertura manifestada ao ouvir os agentes sobre vários temas e em ver um presidente falar olhos nos olhos com as pessoas, assumir os problemas da federação e preocupar-se verdadeiramente com o andebol feminino.
Depois queria dar os parabéns ao Madeira Sad, Sports Madeira e Colégio de Gaia que claramente fizeram um esforço de aproximação ao desejo da maioria, de forma a criar condições para surgir daquela reunião a posição forte ficando apenas o CJB desalinhado.

Eram mais destas Segundas-feiras que precisava o andebol português.

Anónimo disse...

Não consigo entender como a juventude desportiva do lis faz um belíssimo jogo contra o colégio joão de barros e logo a seguir com o cale faz um péssimo jogo, apesar de ter vencido o encontro.

Anónimo disse...

Em aveiro esperava se uma ajuda do divino espirito santo do norte mas saíu furado.
Colegio com grande personalidade.

Anónimo disse...

"Fui um dos dirigentes que estive na reunião de Leiria e queria deixar os parabéns a quatro entidades: FAP pela enorme abertura manifestada ao ouvir os agentes sobre vários temas e em ver um presidente falar olhos nos olhos com as pessoas, assumir os problemas da federação e preocupar-se verdadeiramente com o andebol feminino.
Depois queria dar os parabéns ao Madeira Sad, Sports Madeira e Colégio de Gaia que claramente fizeram um esforço de aproximação ao desejo da maioria, de forma a criar condições para surgir daquela reunião a posição forte ficando apenas o CJB desalinhado.

Eram mais destas Segundas-feiras que precisava o andebol português."


O caro amigo, se esteve na reunião, deveria ou ter chegado muito atrasado ou então cansado da viagem.
O que ouvi, foi que o Colégio João de Barros, tinha opinião, diferente da maioria, mas relembro-o, porque de facto esteve muito distraído, que o representante do Colégio de Gaia, queria reduzir para 8 equipas (mas isso já todos o conhecemos e sabemos porquê) continuando a testar a paciência da nova Federação, que nada tem de velhos hábitos.
Querendo criar rupturas, pois foi um dos dinamizadores do voto da sua Associação na lista que não ganhou, e mantendo o seu feudo como sempre o fez e lhe permitiram. Esta reunião tinha como objectivo, penso eu, falar do FUTURO, na próxima época, dos planeamentos, da organização.
Outro representante preocupado foi o "anfitrião" Juventude Desportiva do Lis, pois lá saberá melhor do que nós, como foi no PASSADO e como poderá ser o FUTURO.

Será que vamos ter no Campeonato Nacional de Juniores? Será que vamos conseguir trazer de volta as centenas de jogadoras que abandonaram a modalidade na época que decorre? Será que o antigo Presidente Henrique Torrinha, consegue finalmente analisar o mal que fez ao Feminino, para "dar uma mão" aos amigos Tormenta e Célia Afra? Será que com tudo isto o Andebol Feminino progrediu?

Mas estou de acordo consigo, era definitivamente de muitas mais segundas feiras dessas que o Andebol Feminino precisa, mas com gente que queira levar o Andebol Feminino para a FRENTE.

Joaquim Modesto

Anónimo disse...

Vi o jogo Sports Madeira com o Gil e gostei da postura das jogadoras que só por mero acaso não venceram. Entretanto, fui alertado para ir ver o Sports/Madeira SAD que seria desta que o sports ganhava, principalmente pelo facto da SAD estar desfalcada de jogadoras fundamentais. Foi um total fracaço. Pergunto o que anda ali a fazer aquele treinador e os dirigentes do sports?

Anónimo disse...

Será que a modalidade foi abandonda por "centenas" de jovens só esta época e só porque não há juniores?
Será que nas épocas anteriores não aconteceram abandonos, mesmo havendo júniores?
Alguem se pergunta do porquê desses abandonos?
Quantos clubes tinham 14 jogadoras júniores inscritas e a jogar?
Qual é o aumento de qualidade proporcionado pela existência de escalão de júniores?
Será que se justifica gastar dinheiro só para que as juvenis possam fazer dois jogos por semana em vez de um?