gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

IHF – Alterações às Regras - I

 HAVERÁ EM 2015 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS DE JOGO? 
Dando continuidade ao artigo que publicamos em 24-09-14, hoje falaremos sobre mais algumas possíveis alterações e que já são faladas em alguns círculos, conforme o que vamos lendo. Sendo normal, que se registem pequenos ajustamentos às Regras de Jogo em 2015, porque decorreu o período de cinco anos que a IHF sempre fez cumprir, no entanto algumas das situações que aqui focamos temos fortes dúvidas na sua implementação, face ao “conservadorismo” de que a IHF neste aspeto possui. No entanto é muito possível que surjam alguns pequenos ajustamentos.
 
No entanto conforme já dissemos, a proximidade de uma nova edição dos Jogos Olímpicos (Brasil 2016), seja bastante limitativa.
 
Conforme dissemos a própria IHF, tem efetuado diversas consultas, antecipando algumas possíveis alterações nas Regras de jogo. Iremos falar sobre os Time OUT’s de equipa que se encontram consignados na Regra 2:10, e está complementada no Esclarecimento n.º3).
 
As Regras de jogo apenas preveem a existência de dois (2) pedidos do chamado Time OUT de equipa (o vulgar minuto), mas dá a possibilidade de as Federações legislarem o uso de três (3), é algo que é opcional, desde que sejam usados diversos pressupostos, tais como: 

  • Dois (2) pedidos de Time OUT de equipa no máximo em cada tempo de jogo (exceto nos prolongamentos);
  • Deve existir entre cada pedido, pelo menos uma mudança de posse de bola;
  • Só pode haver um pedido e Time OUT nos últimos 5 minutos de cada encontro.
A IHF está analisando o fim destas restrições, e permitir que as equipas usem os seus Time OUT’s quando entenderem. Em especial está a analisar a restrição de apenas um Time OUT nos últimos 5 minutos do encontro. Seria uma forma, de as equipas reservarem os pedidos que podem usar em cada meio tempo, para serem usados normalmente nos momentos chave dos jogos
 
No entanto não nos podemos esquecer de alguns aspetos menos positivos, como seria tornar os minutos finais de muitos jogos em momentos de tédio e até fastidiosos, para quem está assistir, com quatro (4) pedidos de Time OUT, por exemplo nos últimos 90 segundos de jogo, além daqueles treinadores que estando ganhar de forma confortável resolvem inopinadamente solicitar um Time OUT, nos últimos segundos de jogo. 
 
Uma outra mudança possível diz respeito ao tamanho das bolas conforme o que se encontra previsto na Regra 3:2, no que diz respeito ao género Feminino. 
 
Este é um tema que já é bastante debatido á algum tempo, porque segundo os especialistas proporcionalmente a bola de andebol é muito maior para o feminino do que para o masculino. 
 
Dizendo de uma forma mais técnica, a relação entre a circunferência da bola n.º 2 da IHF, e o tamanho da mão de uma jogadora, em média é muito maior do que a relação existente entre a circunferência da bola n.º 3 da IHF, e o tamanho da mão de um jogador, em média. 
 
Não seria surpresa que isto viesse a acontecer, mas certamente que teriam de mexer no tamanho da bola nos escalões inferiores.
(Fonte Mundo Handball e outros)

Hoje falamos apenas em mais estas duas situações, mas existem mais hipóteses que iremos descrevendo nos próximos artigos sobre o tema.
 
O Regras

1 comentário:

Anónimo disse...

Então querido especialistas não se pronunciam tê aqui um bom tema, até aos os senhores Dr.s da arbitragem