gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 11 de outubro de 2014

Crónica de Fim-de-semana – 05 – 2014 / 2015 – I

Mais uma crónica da PO01, que será iniciada antecipadamente pela disputa de jogos antecipados, face ao início da presença de equipas portuguesas nas Competições Europeias.
 
Desta vez limitamo-nos a referir a existência de estatísticas que está época encontram-se disponíveis, através de um banner (Match Center) criado no próprio sítio da FAP. 
 
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
 
Resultados
5.ª Jornada

Dia 07-10-14
SC Horta 27 – 27 Sporting
Dia 11-10-14
Passos Manuel 34 - 24 Santo Tirso
Ismai 25 - 25 Madeira SAD
ABC 23 - 26 FC Porto

Belenenses 24 - 32 Benfica 
Águas Santas 32 - 19 Xico Andebol
6 ª Jornada
Dia 08-10-14

FC Porto 32 - 21 Ismai 
 
Iniciamos esta crónica pelo jogo antecipado da 5.ª Jornada, o SC Horta / Sporting, devido a que no próximo fim-de-semana a equipa lisboeta inicia a sua participação da EHF CUP. Felizmente desta vez existe uma justificação normal para a alteração dos jogos da jornada. Mas em termos de nomeações verifica-se que já não estiveram nomeadas todas as duplas Internacionais, para a disputa dos jogos que se realizaram. No jogo antecipado e já referido tivemos, na nossa opinião a primeira grande surpresa da época, com a igualdade que o SC Horta obteve diante os favoritos do Sporting. No jogo sempre de grande equilíbrio, como prova o andamento do resultado, com os insulares a adiantarem-se aos 16 minutos (10-9), pata terminarem o primeiro período na frente do marcador por 16-14. No segundo período os lisboetas com uma excelente entrada corrigindo diversos aspetos de jogo em especial defensivos, fizeram um parcial de 4-0, com o SC Horta a estar cerca de 10 minutos sem marcar passando para a frente do marcador e aos 39 minutos já vencia por 18-16, continuando a comandar o marcador até cerca dos 58 minutos, quando vencia por 27-25, mas dois minutos infernais dos insulares onde a experiência do “veteraníssimo” Yuriy Kostetskyy, veio ao de cima marcado dois golos, com o sporting neste período a sofrer uma falha técnica e uma exclusão. A equipa do Sporting, não teve qualquer descanso e nem sequer utilizou os seus mais jovens jogadores com Pedro Spínola a ter uma atuação muito limitada no tempo em campo, a acrescentar a tudo isto a sua eficácia nos livres de 7 metros tem de ser muito mais elevada (3 em 6) enquanto no SC Horta a sua eficácia foi de 7 em 7 e todos concretizados pelo “veteraníssimo” jogador. Técnica foi um jogo pobre pois terminar com 36 falhas técnicas é muito mau para qualquer das equipas. Destaque para os 10 golos de Yuriy ( 7 de 7 metros), e para o Sportinguista Pedro Solha com 8 golos. Realizou-se ainda um jogo antecipado da 6.ª Jornada o FC Porto / Ismai, que terminou com a vitória do FC Porto. Apenas no fim-de-semana, se deu por terminada a jornada, e logo com dois encontros aliciantes, dois verdadeiros clássicos da modalidade, para todos os amantes da modalidade, o ABC / FC Porto, que terminou com a do FC Porto, e o Belenenses / Benfica, que após a excelente replicada dada pela equipa do Restelo diante o Sporting na jornada anterior, registava-se agora a curiosidade de se confirmar a sua nítida subida de rendimento, bem como estava a integração dos seus novos reforços vindos de Angola. No entanto após os minutos iniciais em tivemos um jogo equilibrado, o Benfica assumiu o comando do jogo para não mais o largar, tingindo-se o intervalo com a equipa do Benfica na frente do marcador já com um diferencial de 6 golos 19-13. Nos segundos 30 minutos tivemos mais do mesmo, com a equipa do Restelo sem soluções em especial no ataque, e com os encarnados a confirmarem a sua total superioridade, permitindo uma total gestão do plantel por parte do seu técnico. No Belenenses, Carlos Siqueira com 7 golos foi o melhor marcador da equipa e do jogo, enquanto António Areia com 6 golos, foi o melhor marcador da equipa encarnada. Os reforços Angolanos demonstraram que ainda não se encontram completamente adaptados embora o seu potencial não esteja em dúvida nomeadamente Evaldo Ferreira. Na Maia disputou-se o Ismai / Madeira SAD, com a equipa insular a obter mais um excelente resultado para as suas aspirações, foi um encontro disputado com total equilíbrio entre as duas equipas, embora a equipa do Ismai, desse mostras de alguma fadiga, mesmo assim a sua forma de jogar, onde António Ventura foi mais uma vez preponderante, atingiu-se o intervalo com os maiatos na frente do marcador por 2 golos 15-13. Nos segundos 30 minutos e como é apanágio das equipas Paulo Fidalgo, o Madeira SAD teve uma excelente reação que o levou até ao comando do marcador, para o Ismai ter igualmente uma boa reação e cerca de 2 minutos do fim estava na frente do marcador, através de António Ventura, mas o Madeira SAD ainda consegue o empate através da conversão de um livre de 7 metros cerca dos 59 minutos por Daniel Santos. No Ismai além de António Ventura uma referência para Miguel Pereira que obteve igual número de golos (5). Além do excelente trabalho defensivo uma referência para o central Nuno Silva também com 5 golos. Em Águas Santas, no Águas Santas / Xico Andebol, tivemos um jogo de sentido único, onde a emoção praticamente nunca existiu, tal a superioridade demonstrada pela equipa visitada. Superioridade que já se manifestava no resultado que se verificava ao intervalo com os da casa a vencerem por uns esclarecedores 16-9. Até ao final do encontro nada digno de registo se verificou, conforme o demonstra o resultado final, continuando o Xico Andebol a ser a única equipa até ao momento a somente registar derrotas. Neste encontro mais uma vez se destaca nos maiatos Pedro Cruz com 10 golos e melhor marcador do encontro, e o jovem guarda-redes João Moniz com 39% de eficácia, não referimos Telmo Ferreira, apenas pelo pouco tempo que esteve em campo e que nesse pouco tempo teve 80% de eficácia. Xico Andebol uma referência para o jovem João Santos com 5 golos. No outro jogo da jornada o Passos Manuel / G. Santo Tirso, os liceais do Passos Manuel não sentiram qualquer dificuldade em levar de vencida a equipa tirsense, que após a sua vitória na jornada anterior poderia tentar criar mais dificuldades, o que não fez pois os lisboetas contando com Belone Moreira e Pedro Sequeira em dia sim não deram hipóteses aos neo divisionários e construíram um resultado onde o diferencial registado, espelha bem o que se passou em campo. Conforme já dissemos Belone Moreira com 9 golos e Pedro sequeira com 7 golos, bem acompanhados pelos guarda-redes Ângelo Monteiro (60% eficácia) e Miguel Espinha (43% eficácia) foram as principais figuras do Passos Manuel. Enquanto G. Santo Tirso destacamos Bernardo Gomes com 9 golos. Classificação ficou assim Ordenada: 1.º FC Porto (18 pontos, + 1 jogo), 2.º Sporting (14 pontos), 3.º Benfica (13 pontos), 4.º ABC (12 pontos), 5.º Madeira SAD, Águas Santas e SC Horta (10 pontos), 8.º Passos Manuel e Ismai (+ 1 jogo) (9 pontos), 10.º Belenenses e Santo Tirso (7 pontos), 12.º Xico Andebol (5 pontos).

FC Porto 32 – 21 Ismai

Jogo disputado no Dragão Caixa, sem a afluência de público que é normal, mas entende-se, que diz respeito á 6.ª Jornada da prova, sendo portanto uma antecipação que se entende perfeitamente face á entrada em breve do FC Porto na EHF CUP. A vitória do FC Porto não sofre qualquer contestação tal a superioridade normal e esperada, comandado com maior ou menor dificuldade o marcador durante quase a totalidade do encontro. O que não se esperaria era a forma apática da equipa do FC Porto em especial no primeiros 30 minutos com diversas falhas técnicas, maus passes, e com as transições defesa ataque a serem feitas com demasiada precipitação, isto permitiu a uma equipa como o Ismai, que se viu tem princípios de jogo, mas falha redondamente na sua 1.ª linha, cujo aproveitamento foi quase nulo em termos práticos, e onde a grande maioria das vezes as tentativas de colocação da bola nos 6 metros, era pura e simplesmente perdida a favor do seu adversário. No entanto o FC Porto apenas nos 5 minutos finais do 1.º Tempo conseguiu colocar o seu adversário a uma distância considerável e terminar este período de jogo com 5 golos de vantagem (15-10). No 2.º tempo uma excelente entrada da equipa da casa, que se apresentou com uma grande melhoria no seu jogo, em especial na eficácia defensiva, permitindo ataques mais rápidos e com maior eficácia, chegou a um diferencial de 7 golos aos 34 minutos (18-11), no entanto uma boa reação da equipa do Ismai levou a que o diferencial fosse apenas de 3 golos aos 42 minutos, no entanto a partir deste momento o FC Porto começa a fazer valer os seus valores e com uma grande melhoria coletiva, rapidamente coloca novamente a diferença nos 7 golos (25-18) aos 50 minutos, com a equipa do Ismai a acusar uma nítida quebra física e anímica no nosso entender, permitindo que o diferencial aos 59 minutos de jogo chagasse aos 12 golos (32-20). No FC Porto, apesar de Ricardo Moreira ser o seu melhor marcador com 7 golos, na nossa opinião em termos de jogador campo temos de destacar o cubano Daymaro Salina 5 golos e Gilberto Duarte igualmente com 5 golos, além das referências que se começam a tornar rotineiras aos dois guarda-redes, Hugo Laurentino (45% de eficácia) e Alfredo Quintana (44% de eficácia). No Ismai, o destaque vai todo para o central António Ventura (5 golos), pelo que jogou e pelo que fez jogar, e apesar de a sua eficácia ser apenas de 29%, deve-se por imperativo da honestidade de chamar a atenção para o trabalho positivo desenvolvido por Manuel Borges na baliza do Ismai. O Jogo foi dirigido pela dupla bracarense composta por Alberto Alves e Jorge Fernandes que estiveram com um critério disciplinar apertado e com uma boa aplicação da falta do atacante, não podem cometer o erro de deixar um atleta que sofre a 3 exclusão, e só lhe é mostrado o cartão vermelho depois do atleta abandonar a zona de jogo, a isto chamasse falta de atenção completa e inadmissível, juntamos a esta critica o delegado ao jogo que permitiu que tudo isto se passasse, sem nenhuma intervenção visível.

ABC 23 – 26 FC Porto

Encontro disputado num dos pavilhões míticos do andebol, português, mas que não continha a moldura humana, a que nos habitou em outros jogos dos chamados clássicos da modalidade. Enquanto na equipa do ABC, se continuou a verificar-se a ausência de Ricardo Pesqueira, mas verificaram-se os regressos de Hugo Rocha e de Nuno Rebelo, no FC Porto continuou a verificar-se a ausência de João Ferraz. O ABC, apresentou-se sempre com um sistema defensivo bastante agressivo no bom sentido, criou alguns problemas ao sistema atacante do FC Porto, de tal forma que obrigou o técnico portista a solicitar o seu primeiro time OUT aos cerca de 3 minutos, quando perdia por 4-1. Os bracarenses que chegaram a desfrutar de uma vantagem de 4 golos nos 30 minutos iniciais quando aos cerca de 7 minutos de jogo venciam por 6-2, foram perdendo “gaz”, e após a mudança de guarda-redes na baliza do FC Porto, com a entrada de Hugo Laurentino, ainda antes dos primeiros 15 minutos, tudo mudou, com o ABC a ter uma “branca” de cerca de 9 minutos em sofreu um parcial de 5-0, entre os cerca de 15 até aos 24 minutos, permitindo que a radical mudança no marcador passando a perder por 2 golos de diferença 12-10, diferença que seria a mesma ao intervalo 13-11, a favor da equipa visitante. Nos segundos 30 minutos não se verificaram grandes diferenças, novamente uma excelente entrada dos minhotos que foram equilibrando o marcador até aos 43 minutos quando o FC Porto vencia pela diferença mínima 19-18, para se verificar nova “branca” na equipa minhota permitindo que a equipa do FC Porto passasse a vencer por 4 golos de vantagem 22-18 aos 47 minutos, nova reação da equipa do ABC que se traduziu em nova diferença mínima aos 55 minutos de jogo 24-23 para o FC Porto, que foi a única equipa a concretizar nos últimos 5 minutos, sofrendo neste período uma sanção disciplinar de 2 minutos ao banco. Foi um encontro em que as defesas se superiorizaram nitidamente aos ataques, que demonstraram pouca eficácia, e várias foram as situações de contra-ataque para um e outro lado. Na nossa opinião Hugo Laurentino, provou mais uma vez que é um dos melhores guarda-redes portugueses, e esteve muito bem sendo o obreiro da vitória do FC Porto, enquanto do outro lado Humberto Gomes também produza exibição agradável. No ABC destaque para o jogo de Pedro Seabra Marques não a jogar e afazer jogar como a concretizar (5 golos), e ainda de saudar a tranquilidade de Tomás Albuquerque na marcação dos livres de 7 metros, João Paulo Pinto apesar de ser o melhor marcador da sua equipa (6 golos), esteve demasiado precipitado na nossa opinião. Na equipa do FC Porto, além da referência que já fizemos, não nos podemos esquecer de Gilberto Duarte e de Ricardo Moreira ambos com 6 golos, mas sobretudo da exibição do cubano Yoel Morales (4 golos), e de Nuno Roque (5 golos) numa exibição toda ela de sacrifício pela equipa. Dirigiu o encontro a dupla lisboeta constituída por António Trinca e Tiago Monteiro, que tiveram um critério disciplinar demasiado apertado, que os levou a cometer excessos, como a desqualificação do cubano Alexis Borges e a exclusão em simultâneo de Nuno Grilo, numa situação toda ela provocada por uma intervenção menos ortodoxa do guarda-redes Humberto Gomes, tiveram intervenção muito precipitada nos livre de 7 metros na fazendo distinção do que é uma verdadeira violação da área de baliza. Na nossa opinião tem condições para produzir melhor trabalho.
 
O Banhadas Andebol

61 comentários:

Anónimo disse...

Estive a acompanhar jogo tal como vocês acabei de ler o vosso texto e o da Federação e meu deus quem foi que escreveu para a vederação até 8 golos ao pedro spinola a até fala numa igualded de 27-28, mas este de alguém profissional ou estã a briincar comigo, retifiquem que só vos fica bem

o Adepto

Anónimo disse...

Pela estatística foram 22 faltas técnicas e não 36. 13 para o Horta e 9 Sporting. Foi um bom jogo de andebol.
A FPA deveria corrigir o resultado na sua crônica é pedir desculpa ao clube lesado.

Anónimo disse...

Ao adepto das 00:08. Como é que é possível que esteja a criticar o que os outros escreveram quando o seu texto está cheio de gralhas. Embora deva existir uma verificação do que se escreve, às vezes as pessoas estão cansadas e deixam passar alguns erros.

Anónimo disse...

é possivel que com a pressa se cometam erros, mas a verdade é os mesmos hoje ainda estão na noticia da federação, e o banhadas tem razão pois no local das estaitisticas é claro 19 falhas para o horta e 16 para o sporting e não digo mais , apenas saudo a paciência de quem escreve sobre a modalidade.

Anónimo disse...

Qual é o motivo deste jogo do porto de hoje ser antecipado? Competiçoes europeias??

Raul disse...

Qual é o motivo deste jogo do porto ser antecipado?? Competições europeias?

Carlandrade disse...

Qual o motivo deste jogo do porto ser sido antecipado? Competiçoes europeias? quando jogam?

Carlandrade disse...

Qual o motivo deste jogo do porto ser sido antecipado? Competiçoes europeias? quando jogam?

Carlandrade disse...

Qual o motivo deste jogo do porto ser sido antecipado? Competiçoes europeias? quando jogam?

Carlandrade disse...

Qual o motivo deste jogo do porto ser sido antecipado? Competiçoes europeias? quando jogam?

Anónimo disse...

Gostava de comentar a estatística do jogo Benfica-Passos Manuel.
Estive a ver o jogo e a fazer a estatística do mesmo. Comparei com a estatística da federação e notei algumas grandes diferenças.
No jogo o Passos iniciou com o Miguel Ferreira na baliza e que fez 10 defesas e se manteve até ao intervalo, na estatística o atleta nem sequer jogou.
O Passos teve 17 falhas técnicas e o Benfica 15, na estatística o Passos tem uma falha e o Benfica tem 7.
O Álamo tem 3 defesas quando na realidade defendeu a 1ªparte e fez 11 defesas.
Pergunto como pode haver uma estatística como a que é apresentada pelo Master Center?
Qual a sua fiabilidade?
Quando temos a responsabilidade de uma tarefa temos que procurar que ela seja feita com rigor e credibilidade.
Gostaria que esta critica fosse um alerta para um melhor desempenho.

Anónimo disse...

Criterio apertado é favor, exageradamente apertado. Mas justifica-se perfeitamente pela presença do observador. É pena é que uma dupla tenha que moldar a forma de arbitrar para ter "boas notas". Os outros que aprendam como as coisas se fazem

Anónimo disse...

Os árbitros estiveram mal foi a mostrar o cartão o que já nem era preciso pq o jogador se encaminhou de forma desportiva para a bancada aquilo foi só uma rábula.

Agora o que o banhadas devia era criticar o critério de 7metros na violação da área por parte do defensor e nas situações em que o defensor impede o atacante do rematar aos 6 metros (vide segunda exclusão a Salina.)

Anónimo disse...

A secção que mais títulos deu e prestigio ao clube, está ao abandono. Como o ano passado houve uns milagres e, até se podia ter sido campeão nacional, agora desisnvestiu-se! Então não era de apostar um pouco mais, sem ser preciso loucuras? No sábado temos jogo europeu e se calhar, esta espremida equipa de oito jogadores, vai começar a acusar o esforço. omo vai ser a meio da época? O ano passado ainda havia, dois centrais e o pivot defensivo, era de outro ritmo a sair. Que adianta ir buscar Spínola se ele pouco joga? E quem faz o lugar de ponta ou lateral á direita?

Anónimo disse...

Fraquissimos os pivots do ismai como e possivel jogarem na divisao principal deve ser por causa do treinador ser empregado do Porto

Anónimo disse...

O Sporting faz lembrar a D. Inércia. Nada fez para mudar ou sequer tentar mudar. Saíu João Antunes no auge como melhor pivot defensivo, colmatando-se por Bosko em tempos Lateral. Perdeu em diferença de idades e capacidade de pressão. Tendo um plantel muito curto, quando a equipa está sobrecarregada esse factor de defender, contra-atacando explosivamente vem ao de cima. Perdeu Nuno que como todos os jovens do clube nada evoluíram. Dá que pensar o porquê da saída! Quem teve a culpa? Neste caso dá que pensar pois o titular Fábio é bom mas, a espaços e nunca regularmente, para além de lento. O jogo é muito canalizado quando em contra, pelas pontas mas, elas já demonstram cansaço evidente. Portela e Solha também deixam entrar muito golo porque não compensam, sobretudo Solha. O número de livres de sete metros começa a sêr igualmente baixo em percentagem. De novo só a aquisição de Spínola para a esquerda onde Portela, joga só á ponta. No ano passado o ex-júnior Sérgio, fazia de suplente ás duas pontas e, era visível a inadequação á direita. Onde anda o Sérgio de outros tempos, que me lembre, o melhor marcador do European sub-19 como ponta á esquerda? Onde anda o junior melhor marcador de várias épocas? Parece que, joga a medo e retraído. Alguma lesão? Num sistema de contra-ataque devia produzir muito mais mas, nem lhe chegam bolas. Igualmente a ganhar a continuidade de Candeias que, já vai tendo médias incríveis. Benfica e Porto devem pensar que não é o mesmo. Para quê quatro pivot´s? Quando dois nada jogam? Um deles o Diogo Godinho nunca devia têr saído. Outro o ponta direito Pinto dizem sêr dextro. Já agora porque não voltou João Paulo Pinto que, até está a fazer médias altas em golos? Já anteriormente tinha feito o mesmo no São Bernardo. A agravar Seabra está muito bem no ABC, quando poderia estar aqui. A verdade é que o ano passado, tudo correu bem mas, foi visível que a direcção nem esperava isso! Sobretudo na Europa...
No banco está agora uma sra. mas, o ambiente em redor parece bom. Há que analisar e resolver! A inércia leva á morte da modalidade!!!
NMFS

Anónimo disse...

Cheira-me que o FCPorto nada ficou a perder com as saídas de Wilson e pivot. Nuno Roque está bem e dá até mais vida! Boa contratação.

Anónimo disse...

Vi isto e acho no mínimo RIDÍCULO!!!!

"Anónimo Anónimo disse...
Fraquissimos os pivots do ismai como e possivel jogarem na divisao principal deve ser por causa do treinador ser empregado do Porto

9 de Outubro de 2014 às 17:29"

Não sou do Ismai, nem do FCP, vi o jogo e fiquei muito surpreendi com o Rúben do ISMAI... Grande pivot que este jovem se tornou... O ano passado no porto b não era nada de especial mas o salto para o Ismai produziu claramente resultados... Muito forte, com uma boa receção e a ganhar muito bem a posição... Não sei se reparou mas sacou algumas exclusões aos defensores azuis e brancos e fartou-se de faturar... O Leitão ainda é muito novo, mas claramente um futuro pivot de grande nível.

Do seu comentário só posso depreender uma coisa, ou você era pivot no Ismai e foi dispensado/encostado ou é pai/familiar/chegado a um atleta que foi dispensado/encostado. E deve pensar que consegue influenciar decisões a alguém, eventualmente a quem não viu o jogo.

Porque não reconhecer qualidade àqueles dois pivots é sem sombra de dúvidas uma atrocidade!!!!!

Anónimo disse...

o sporting precisa de uma rectaguarda forte para continuar a lutar pelo título.mas como é possível ter uma senhora como directora que no dominio do andebol é somente uma adepta e o seu lugar é na bancada.

Anónimo disse...

Por acaso até joguei no Ismai e já joguei contra os dois mas só lhe proponho uma questão se os Pivots são assim tão bons porque jogam no Ismai um clube que joga para não descer que nem clube propriamente dito e que e orientado por um treinador assalariado de outro clube que e dirigido por uma associação de estudantes não brinque comigo o único jogador bom mesmo e aquele que não foi emprestado ou melhor veio em sentido contrário do Ismai para o Porto seu nome Miguel Martins o resto veja onde eles estão se quiser Tb lhe digo Qt ganham no Avanca no Águas no Ismai ,e não me venha com a história da idade senão eu digo lhe Tb quais os jogadores que com a idade deles jogavam a outro nível percebe
Para terminar vou lhe repetir são jogadores de qualidade mediana não são maus agora não são o que vc pensa com toda a certeza.

Anónimo disse...

O mal do andebol do Sporting não é da senhora que é mais uma adepta. Ainda o ano passado o tal comandante Vicente Moura disse o que disse. Já tivemos um almirante que, nem um barco a remos sabia tripular e, foi presidente da republica. Se conhecer algum jogador do clube ele o dirá. Vão continuar com a conversa de que se pode vencer isto ou aquilo. Tretas. Se houve tanta procura a atletas do Sporting isso só mostra que o mal está em toda a coordenação e no treinador. Este senhor trata uns duma maneira e outros doutra. Não é capaz de estar sereno e decidir com genialidade, por isso só o Sporting o quer. Se o Sporting apesar de não pagar á maluca não pagasse a horas, queria ver a debandada. Ganhou algo em juniores porque teve boas equipas e grandes jogadores. Não formou nenhum, um único. Dos já consagrados não fez nenhum evoluír. O que tem valido é a dedicação de jogadores que se unem e fora de campo são amigos. Maioria penso eu.

Anónimo disse...

Tenho vindo a observar este esgrimir de opinioes sobre dois jovens jogadores que bem conheço e que neste caso jogam pelo Ismai,o Ruben e o Leitão,e entao e assim,sao dois bons jogadores com caracteristicas diferentes ,neste momento nao os vejo com qualidade nem arcaboiço para o FC Porto como tal rodam no Ismai,resumindo na minha opiniao sao jogadores que com toda a certeza vao fazer carreira na Divisao 1 mas em clubes de qualidade media baixa,porque se virmos bem as coisas temos Porto Benfica e Sporting e depois temos os outros os tais clubes de media e baixa dimensao tal como o nosso Andebol é na Europa

Anónimo disse...

Esta visto que e mais do mesmo F C PORTO campeao e os outros a olharem para descer GINASIO STO TIRSO XICO .Meus amigos nao pensem que sou do PORTO sou socio do S L BENFICA enquanto nao tivermos a mentalidade ganhadora de jogos em vez dos muitos euros nao vamos a lado nenhum no PORTO nao se ganha metade do que no BENFICA e vao 6 seguidos ou 7 e nos a ver tirem as ovelhas negras em vez de as aplaudirem130

Anónimo disse...

Depende dos termos de comparação do nosso andebol. Estamos na média competitiva de todo a Europa, mas de baixa dimensão ( abaixo) do centro da Europa do andebol, embora no nosso cantinho discute-se muito com muito ruído, com os normais poderes e 3/4 clubes a dominar a competição. A duvida que fica é se este domínio contribui para o desenvolvimento da modalidade ou o atrofiar, com dezenas e centenas de palestras, workshops, etc.


Quanto aos jogadores de fim de formação nos grandes clubes diria que é preocupante e triste para a modalidade. Como se disse, apenas um pequeno número de jogadores chegam aos seniores dos maiores clubes. Haverão diversos motivos. É verdade não há espaço para todos, todos os que esses clubes receberam e foram "buscar". Quanto aos critérios de escolha será outro tema, onde se junta a gestão, a dita ciência exacta e opções próprias.

É como um carrossel entre os clubes maiores e uns mais pequenos, de onde chegam jogadores e para onde se dispensa ou se empresta. Benfica,
Camões, Passos Manuel....Porto, Carvalhos, Ismai...e perdem-se alguns bons jogadores.



Anónimo disse...

O Xico é soma e segue, rumo á segunda divisão, rumo ao abismo...

Anónimo disse...

Para a figura que andam a fazer mais valia fecharem a porta, assim poupavam se de apanhar grandes cabazadas.para que a subida de divisao??
Xico de Holanda, quem te viu e quem te vê!!!
Quem não tem dinheiro não tem vicios, fechem a porta.

Anónimo disse...

ontem ficou visível a qualidade da dupla que esteve presente no ABC/FCP. a espalhar magia na 2ª e 1ª divisão. relembro jogos do ano passado em que me perguntava o porquê de estes senhores andarem a passear nos pavilhões feitos galinhas ou mesmos pavões...muito fracos, e quando se veêm apertados em pavilhões cheios melhor ainda é a festa.. começa tudo a tremer... pronto vocês valem O!

Anónimo disse...

Inacreditável a arbitragem do AB C-Porto, se quiserem retirar pontos ao Porto façam-no na secretaria porque ao vivo e a cores é muito descarado. Esta dupla vinha claramente com missão e só não consegui porque de facto o GR do Porto não ajudou e defendeu muito.Vergonhosas desqualificações,então pancada ou encaixe no braço frontal é desqualificação e o que se passou com um jogador de costas no chão é desqualificação então e o último ataque do Porto o que essa espécie de jogador que só se empenha nos jogos com o FCP chamado Nuno Grilo fez ao pivot do porto com o cotovelo é o quê.Vejam as imagens, é vergonhoso, esse jogador tem de ser recebido de igual forma porque é já intragável a sua pustura nos jogos com o Porto, Também foi mandado embora do Benfica e não vejo o mesmo nesses jogos. O que faz o delegado??? OOOOO só olham para um banco ? à moda do chefe,quem diria chefe do Fernando Himberto, Manuel Conceição, até dá pena. Tenham vergonha.

Anónimo disse...

O Xico é soma e segue, rumo á segunda divisão, rumo ao abismo...

Anónimo disse...

No jogo ABC x Porto houve realmente uma arbitragem fraca. Não lhe chamarei tendenciosa, apenas fraca.
O que tem feito a maioria dos delegados? Uma vergonha ou pouco menos.
Se é para fazer figura de corpo presente, não vale a pena lá estarem.
Porque será que os delegados menos maus não são nomeados com tanta frequência como os outros?

Anónimo disse...

xico volta a perder,a perca de peças fundamentais, Daniel,Nuno Silva e o guarda-redes ricardo, acrescentando ainda os reforços desatrosos principalmente do guarda-redes umberto que nada de positivo tem trazido ao clube, tornando-se um foco de desestabilização.espera-se que haja o bom senso da direção retificar rapidamente os erros de casting, sob pena de transformar aquela equipa nos bombos da festa do campeonato.

Anónimo disse...

Anónimo 12 de Outubro de 2014 às 15:29:
Se se está a referir ao cartão vermelho ao Landim, como é possível dizer que o encaixe do braço foi frontal quando as imagens são claríssimas quanto a isso. O atleta puxou o braço por trás e sendo isso uma situação perigosissima, justifica-se o cartão vermelho.
Em relação ao Nuno Grilo, creio que deveria ter mais atenção aos jogos do ABC e em particular às boas exibições do atleta em questão. Quem sabe se não volta a ter umas surpresas nos jogos contra nós...
De qualquer forma, parabéns, foi um justo vencedor!

Anónimo disse...

ao comentário das 20,44...

landim puchou o braço por tras,bem só se foi na sua tv porque na minha o Landim está claramente de frente para o jogador que faz salto em penetração, quanto ao jogador ir fazer surpresa contra nós ???? é o vosso campeonato, se quiser fazer um comentário sério faça-o comentando o lance que fiz referência ou esse não viu bem???
se quiser falo-lhe ainda do ambiente que criam junto aos bancos adversários no Sá Leite em que nem a TV consegue mostrar face às circunstâncias daquela zona. Mas digo-lhe que a pressão e atitudes sobre os árbitros é demais conhecida e nem o ar angelical do Resende consegue disfarçar, sim porque ele sabe muito....

Anónimo disse...

O xico o que tem de fazer e fechar para balanço, pois não tem Direcção não tem apoios não tem plantel não tem formação um verdadeiro desastre.

Anónimo disse...

Anónimo de 12 de Outubro de 2014 às 21:41:
Na sua televisão o Landim está de frente para o jogador, no entanto, se deixar a imagem correr um pouco irá verificar que com a penetração do jogador do ABC, o Landim acaba por lhe puxar o braço por trás. É mesmo uma questão de ver todo o lance ;)
Quanto ao comentário sério, não tenho problemas em admitir um possível vermelho ao jogador do ABC, sabe que por cá nos sabemos ver andebol...e para os dois lados! Mas se me pede para comentar esse vermelho ao jogador do ABC Nuno Grilo, peço-lhe eu para comentar as constantes agressões do Nuno Gonçalves ao Seabra...Amigo, não seja tendencioso!
Quanto à surpresa, vejo que tem a memória curta. Oxalá o relembremos rapidamente do nosso valor ;)
Mais uma vez, os meus parabéns pela vitória, mas peço-lhe que saiba ver o jogo sem ser tendencioso!

Anónimo disse...

Ao anónimo de 12 de Outubro 15:29...
Se estiver atento e conseguir a gravação do jogo veja o que o Daymaro fez ao Nuno Grilo na 1ª parte.... Vermelho.... O problema é que os meninos do porto ficam todos chateadinhos quando quando as defesas contrárias começam a fazer o que eles fazem.... Veja as imagens...

Anónimo disse...

Como é possível que no ISMAI insistam no Carvalhais que faz tanta asneira, será que é obrigatório ele jogar sempre?
Porque não rodam com o Éber que é um jogador mais experiente?
O lateral direito P.P é um jogador que faz sempre as mesmas jogadas, para o central ou para o lateral e de vez em quando joga com o ponta esquerda. Falta rematadar dos 9 metros e ter mais força no remate.
O ponta direito Miguel Pereira tem estado bem, no entanto não corre para um contra ataque e apesar de muitas asneiras durante o jogo nunca sai, porquê não têm outro ponta direito?.
Os Pivots têm estado bem, claro que ainda têm muito que melhorar, mas só com tempo de jogo é que isso pode acontecer.
O mesmo não acontece com os suplentes que não têm tido hipótese alguma de tempo de jogo.
Rodem os jogadores e deiam oportunidades aos outros para poder dar o contributo à equipa.
Porquê deixar a equipa perder o ritmo porque físicamente não aguentam?
Têm os jogadores no banco para quê?
Para os desmoralizar e claro quando entram não podem estar com a mesma força animíca.

Anónimo disse...

Anónimo de 12 de Outubro de 2014 às 21:41:
Para encerrar o contato dir-lhe-ei que discordo em absoluto da
apreciação do lance do Lindim. Para existir razão para DESQ. o jogador tem de puxar-lhe o braço por trás. Não é esta a configuração do lance ,se assim fosse muitos vermelhos seriam dados em ocasiões semelhantes. Depois comparar a altura/envergadura de Gonçalves com Seabra só pode ser a brincar, quem percebe minimamente do jogo de andebol conhece as características do Seabra(penetração) logo sujeito a contato por jogadores de maior peso,altura e envergadura. Deixe lá o miúdo que está a dar os primeiros passos. Desejo ardentemente que o ABC seja o mesmo ABC dos jogos com o Porto, mas sempre lhe digo, duvido ...
Até sempre

Anónimo disse...

Este santo Tirso, tá tão fraquinho.
Acho mesmo que aqueles que vieram cá dizer que o luis santos ia estragar o andebol em santo tirso, têm alguma razão, embora desconheça. No entanto o resultados e refriro até agora, são bastante tristonhos.

Anónimo disse...

O mal do Xico é desses orelhudos que vêm aqui para o banhadas dar bitaites, e não os vejo a fazer nada. Estes ex não sei quê, se tivessem no seu tempo feito alguma coisa de util não tinham deixado o anterior clube ir à ruina. Tenho acompanhado o esforço que a actual direção tem feito, e é de louvar o empenho que têm tido, que contra tudo e todos têm mantido o clube de portas abertas aos muitos miudos que lá praticam o Andebol, e fechado a porta aos Abutres que sonham que o Clube um dia vá fechar portas com aquela direção. Tenham vergonha na cara e façam algo util pela vossa cidade.

Anónimo disse...

Como guimaraes é ao lado de santo tirso, podem já os dois clubes fazer as malas de regresso à 2ª divisão.
Fica 2 em 1, é mais barato. Esperto que fiquem pela 2ª não queiram andar mais para trás.

Anónimo disse...

O Outro , o da Casa das Apostas e tinha apostado tudo como dizia ....a esta hora estava RICO .
Vais ser candidato ao titulo vais......

Anónimo disse...

Meu caro, o Xico não tem condiçoes para ter a porta aberta, logo o melhor que tem a fazer é fechar a porta. A camara local pouco ou nada apoia comparando com outras camaras de outras localidades, apoios ou patrocinios nada de nada, ainda por cima a ser o bombo da festa nos seniores...

Anónimo disse...

Miguel Pereira, Nuno Carvalhais, nunca saem porque assim como o treinador vêem do Porto. Os outros atletas ficam só para 2º ou 3º plano mesmo tendo qualidades que não podem demonstrar porque não lhes é dada oportunidade.
É este o andebol que temos em Portugal.
Vive-se de cunhas.

Anónimo disse...

Miguel Pereira, Nuno Carvalhais, nunca saem porque assim como o treinador vêem do Porto. Os outros atletas ficam só para 2º ou 3º plano mesmo tendo qualidades que não podem demonstrar porque não lhes é dada oportunidade.
É este o andebol que temos em Portugal.
Vive-se de cunhas.

Anónimo disse...

No ISMAI ACONTECE O QUE TODOS SABEM... OS JOGADORES DO PORTO TÊM QUE JOGAR SEMPRE...,mas na realidade a culpa é do presidente que permite todas estas trapalhadas,o treinador faz o que lhe mandam.

Anónimo disse...

No ISMAI ACONTECE O QUE TODOS SABEM... OS JOGADORES DO PORTO TÊM QUE JOGAR SEMPRE...,mas na realidade a culpa é do presidente que permite todas estas trapalhadas,o treinador faz o que lhe mandam.

Anónimo disse...

O Luis Santos está a fazer um trabalho sensacional no Ginásio.
o homem chegou viu e venceu, virou tudo do avesso desde os minis até aos juniores, e agora pia fininho e anda tudo nos eixos.
Falta saber quanto tempo o homem vai durar mas lá que puxou dos galões é bem certo.

Anónimo disse...

Quanto ao ISMAE, embora eu não tenha visto, até ao momento, qualquer jogo da equipa, parece-me abusivo misturar o Miguel Pereira com o Carvalhais. Duas perguntas:
são ambos jogadores emprestados pelo FCPorto?
houve algum jogo em que o Miguel Pereira não tenha sido o melhor marcador da equipa? (repare-se que estamos a falar de um ponta)

Anónimo disse...

Bom esta semana mais uma goleada para o XICO .APAREÇAM nos treinos e vejam como aos atletas infelizmentente nem lhez dizem como defender ou atacar vejo somente uma jogada fraquissimo treinadoe isto nao e a 2 divisao nem os miudos perder sim mas com dignidade .Esta pior que no tempo do VITOR que tanto falaram respeitem bem alto isto e o XICO

Anónimo disse...

Todos jogos fossem como o ABC-Porto e o andebol progredia!!!
Ganhou quem jogou um pouquinho melhor. Pena o pavilhão apesar de muito bem composto não estar esgotado. A arbitragem esteve mal na desqualificação ao pivot portista, embora no pav. me parecesse agressão disfarçada. Bem expulsos seriam Salino e Grilo. Quem apita deve ter coragem de por na rua quem leva cotovelos na perpendicular, assim como deve admoestar quem finge. Vi o jogo no pav. e depois na Tv. Melhores? Nuno Roque e Pedro Seabra. Piores? Salino e Humberto Gomes.

Anónimo disse...

O que se passa no I.S.M.A.I. é deplorável! Como pode haver pureza num des porto quando dois terços dos jogadores dum oponente passaram ou estão emprestados a outro clube? Ainda há o treinador... em tempos adjunto do treinador adversário! Eu disse adversário? Desculpem-me! Depois há a enorme promiscuidade entre quem dirige e, está tudo bem escrito. Ganhou o melhor mas... que fica mal... fica! Pobre andebol de Portugal. Muito pobre. Já agora o que faz o tal Canal Porto com euforias e comentários tendenciosos? O clube do futebol da cidade do Porto que, arranje e pague um canal. Mas tal como no des porto, na política na Maia, há igualmente quem se baixe e preste vassalagem ao Porto (cidade). E eu que pensava que era só o Aguas Santas...
Desculpem-me!

Anónimo disse...

Depois de ter notado que os adeptos do porto no nosso pavilhão, davam pra contar pelos dedos, pergunto:
- Porque fazem tanto alarido os da rua escura, com a arbitragem?
- O n.24 do porto-frutaria de esquina passa o jogo todo a mandar-se ao chão e contra quem o defende, mas cái sempre com os olhos no árbitro. Porquê?
- Pesando trinta quilos mal medidos agarrou-se ao Tavares e fez-se de vitima! Porquê?
_ O sr. Magalhães é dono do andebol em Portugal?
_ O treinador do porto-frutaria está autorizado a falar para arbitragens á vontade?
- Foram mal-tratados aqui em Braga?

Está bom de ver quem vai vencer este campeonato. Há sempre pressão enorme e, é claro que há os que se encolhem. Eles estão habituados a tudo fazerem no pavilhão das antas-dragão. Por enquanto aqui mandamos nós e a direção do clube, não andamos como outros a mendigar! Perdemos e não nos desculpamos apenas, perdemos com muita honra. E não precisamos de jogadores emprestados por eles.

Anónimo disse...

NAO SEI SE O CARO COLEGA NAO PRECISA DE NINGUEM OU ELES NAO EMPRESTAM POR QUE VOCES SO TEM REFUGO DA SEGUNDA CIRCULAR MAS FIQUEM CONTENTES LA VAO GOLEAR O XICO VOSSO RIVAL PARA AFASTAR AS MAGOAS

Anónimo disse...

O anónimo de 14 de Outubro das 15h26 já se esqueceu como é que o Pesqueira foi parar a braga,lol.

Anónimo disse...

É só com o Porto ? O Benfica não trabalha da mesma forma ?

Embora se queira fazer parecer que quem acompanha o Andebol em geral percebe e vê pouco, e os comentários menos adequados até ajudam, existem jogadores que fazem a diferença, mas outros só os senhores coordenadores e treinadores alcançam a qualidade.


É pena.

Anónimo disse...

Malta de santo tirso, o v/ treinador e pelos vistos cordenador do andebol. profº santos, vais rebentar com o andebol. Abram bem os olhos e deixem de vir dizer que está a fazer um excelente trabalho, os resultados são zero. Ele só quer uma coisa é o ordenado xurudo que o ginasio de santo tirso lhe paga. Estejam atentos.

Anónimo disse...

O Porto se calhar até tem o melhor time mas toda a pressão que sempre fazem sobre a arbitragem dá que pensar. Este ano aquilo são pelo menos duas equipas e a mais fraca nem descia. Deixem os outros respirar e tratem o Obradovicio que ele anda com a tensão muito alta. Isto não é o futebol onde o Porto controla tudo e todos. Fora!

Anónimo disse...

Nesta guerra entre ABC e Porto vem ao de cima a tradição de antigos play-off. No entanto começa a notar-se que com as idas á europa o segundo vai tendo mais público. Há depois o caso dos três "grandes" que estão a fazer despesas incríveis para um andebol de pav. vazio. O Porto e Benfica julgo que deviam pensar mais e veja-se que com tanto jogador a não ida á champions põe o Porto em apuros. No Benfica o dinheiro gasto nada condiz com resultados. ABC e Sporting clubes de tradição estão a ser realistas.

Anónimo disse...

PARABENS MAIS UMA VEZ PEDRO CARVALHO QUE ELEVA O NOME BEM ALTO DE PORTUGAL BEM COMO DO NOSSO XICO.EMBORA ESTEJA SEMPRE UM TRISTE NA BANCADA COM OS BRAÇOS ABERTOS A MANDAR ACENOS PARA O TRISTE QUE VOS COMANDA PARA ENTRAR O HUMBERTO QUE OS DOIS FORAM BUSCAR AZAR DOS AZARES CORRE SEMPRE PIOR ENTRA PEDRO CARVALHO BEM HAJAS E NAO TE RODEIA TANTA FALSIDADE NA SELECÇAO COMO NO XICO SEI DO QUE FALO BOA SORTE PARA TI POIS TRABALHAS PARA ISSO



Anónimo disse...

Todos opinam e ainda bem, porque somos livres. Penso que o Porto ganhou bem e não houve influência de arbitragem. Igualmente para esse jogo não foi feita uma boa nomeação. O A.B.C.-U.M. só joga bem contra os ditos grandes. Vai tentar o quê? Quarto, quinto ou sexto lugar? O habitual. Em tempos, há muito tempo andaram no cume da Europa e, tinham equipa de sonho. E treinador recordista e modificador. Se me perdoam tambem mexiam bem os "exteriores" do jogo. Todos sabemos como era o acompanhamento de arbitragens em jogos internacionais. Vá lá, ovos estreladinhos, já se esqueceram o peso da associação a que pertencem nos apitos? Muitos dos títulos na formação e, isto á pouco tempo foram conseguidos como? Querem que vos explique? As finais eram sempre ABC-Francisco de Holanda, agora Xico andebol. É só para avivar-vos a memória! Quanto ao Nuno Grilo é natural que, tenha um complexo por sentir que, este ano não festejará o título de campeão nacional. Dediquem-se ao andebol escolar... Sff!