gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Torneios de Selecções Regionais (Masculinos e Femininos) - I

No seguimento do efectuado na época anterior onde a Federação reactivou as provas de Selecções Regionais, quer em Masculinos, quer em Femininos, provas que chegaram a ser por PO30 e PO31, mas com novo formato (que na nossa opinião bastante melhor que o anterior) estas designações deixaram de existir, e como tal também não as usaremos.

Serão provas onde teremos de sempre de louvar o esforço que alguns vão ter de fazer incluindo sacrifícios pessoais, para acompanhar os seus jovens, e para que os mesmos tenham as condições mínimas, tanta de alimentação como de descanso e até de competição. Pois se não se registarem candidaturas á organização das diversas Fases, cada Associação será responsável pela sua Seleção (pelo menos em termos de alimentação, já que os CO’s N.º 36 e 37 desta época, são omissos em alojamento, que se existir ninguém sabe de quem é a responsabilidade), com excepão das Selecções das Regiões Autónomas, que será sempre da responsabilidade da Federação.

Torneio Seleções Regionais Masculinas - Prova destinada a atletas nascidos em 2002 e 2003.

Participam em princípio – Algarve, Aveiro, Braga, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Setúbal, Vila Real (*), Viseu/Guarda, num total de 11 de Associações mas com duas Associações a formarem uma única equipa o que dará um total de 10 equipas. Verifica-se assim uma diminuição do número de participantes, que deve ser preocupante, pois passamos de 14 na Época anterior para apenas 10 equipas, ou seja uma diminuição de cerca de 29%, que deverá levar os dirigentes da Federação a meditar, no mínimo. Desapareceram as Associações de Beja, Évora, Santarém e da União dos Açores.

(*) – Segundo a FAP, aceites a título de excepção, não se entende porquê? Havia Limites ou pressupostos de inscrição, que são desconhecidos?

Sistema competitivo.

A Prova será dividida em 3 fases:

1.ª Fase – 3 Zonas (1 zonas com 4 equipas e 2 zonas 3 equipas), jogando no sistema de TxT a 1 volta, apurando-se o 1.º Classificado de cada Zona para a Fase Final, o 2.º da zona com 1 (4 equipas), fica igualmente apurado para a Fase Final. As restantes equipas ficam apurados para uma Fase Intermédia.

Zona 1 – n.º 1 Braga (*), n.º 2 Porto, n.º 3 Viseu/Guarda, N.º 4 Vila Real;
Zona 2 – n.º 1 Madeira (*), n.º 2 Aveiro, n.º 3 Leiria;
Zona 3 – n.º 1 Lisboa (*), n.º 2 Algarve, n.º 3 Setúbal;

Na nossa opinião zonas constituídas para minimizar custos, mas mesmo assim haverá zonas que são bastante dispendiosas, como por exemplo a zona 3.

(*) Cabeças de série (classificação da época 2016/2017) - Isto diz a Federação, e nós perguntamos para que servem? Nada é dito no Comunicado de divulgação dos dados essenciais da prova.

Esta Fase será disputa em 06 e 07-01-18, o que dará origem a 3 concentrações.

Fase intermédia – Disputada em apenas 2 zonas de 3 equipas, que jogam no sistema de TxT a 1 volta, apurando-se o 1.º Classificado de cada zona para a Fase Final.

Estranho que a FAP não tenha divulgado, quais as zonas da 1.ª Fase que constituirão as zonas nesta fase intermédia, ou será que vai haver sorteio, este era um ponto que deveria ser completamente esclarecido.

Esta Fase será disputa em 17 e 18-02-18, o que dará origem a 2 concentrações.

Fase Final – Participam as 6 equipas apuradas quer na 1.ª Fase quer na Fase Intermédia, que numa 1.ª Fase serão agrupadas em 2 zonas de 3 equipas, jogando TxT a 1 volta, com os 1.º e 2.º classificados de cada zona, a disputarem as 1/2 Final, enquanto os 3.º Classificados farão um jogo de definição do 5.º e 6.º Lugar.

Esta Fase será disputa em 18 a 20-05-18, o que dará origem a 1 concentração.

Apesar do CO ser omisso, pensamos que estas zonas serão sorteadas, pois não existe razão para ser de outro modo.

A prova dará origem a um total de 6 concentrações, será que vai haver candidaturas para todas? Duvidamos, e neste caso, o local será sorteado, com os pavilhões a serem da responsabilidade da Associação sorteada, mas alimentação da responsabilidade de cada participante, e nós voltamos a perguntar e o alojamento se houver necessidade do mesmo de quem é a responsabilidade?

Iremos elaborar artigo semelhante para a prova Feminina. 

O Formador

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