gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Crónica de Fim-de-semana, No Feminino – 12 – 2017 / 2018

Mais uma crónica de fim-de-semana exclusivamente dedicada ao Feminino (PO09), que teve a disputa de uma jornada dupla.

Depois das nossas referências às poucas transmissões da Andebol TV desta prova, este fim-de-semana tivemos a transmissão de um jogo por jornada, o que se saúda efusivamente, pela raridade da situação.

Continuamos e continuaremos a referir o assunto das estatísticas (na esperança de que alguém nos leia e faça algo de positivo), pelo respeito que nos merece o Andebol e em especial o Feminino, por vezes tal mal tratado, a nível da FAP, a verdade é que as mesmas existem ás vezes em http://po09.videobserver.com/pt/ , como a FAP já nos habitou a este ruido de fundo que por vezes cria problemas de audição, nós achamos estranho o silencio da Federação sobre o assunto. O Blog não têm de ser informado, os adeptos da modalidade é que têm de ser devidamente informados e é para isso que nós tentamos contribuir. Referimos para os interessados que as mesmas não são em tempo real, mas mesmo assim só temos de agradecer a quem as faz, é a nossa obrigação.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
6.ª Jornada
Dia 08-12-17
CA Leça - Alavarium (17H00)
8.ª Jornada
Dia 07-01-18
SIR 1.º Maio/CJB - Alavarium (17H00)
9.ª Jornada
Dia 10-12-17
Alavarium - Juventude Lis (18H00)
10.ª Jornada
Dia 02-12-17
Santa Joana 21 - 31 SIR 1.º Maio/CJB
CS Madeira 19 - 29 Alavarium
Assomada 32 - 17 CA Leça
Colégio Gaia 34 - 11 Juventude Lis
Madeira SAD 27 - 14 Académico FC
JAC-Alcanena 27 - 32 Maiastars
11.º Jornada
Dia 01-12-17
CA Leça 21 - 26 JAC-Alcanena
CS Madeira 29 - 21 Académico FC
Dia 03-12-17
Santa Joana 18 – 35 Juventude Lis
Madeira SAD 26 - 25 Alavarium
Colégio Gaia 20 - 19 SIR 1.º Maio/CJB
Maiastars 28 - 26 Assomada

Continua a irregularidade a existir nesta prova, felizmente este fim-de-semana onde disputou uma jornada dupla, com as mesmas a serem disputadas na integra, o que desde já se saúda. Foi uma jornada que teve alguns resultados que nos surpreenderam, alguns não pela vitória das equipas que poderia ser esperado, mas pela dificuldade em serem obtidas. E outros resultados por números que não se justificam numa 1.ª Divisão Nacional. Apenas uma referência negativa para o jogo com ocorrências disciplinares registadas.

Colégio Gaia 20 – 19 SIR 1.º Maio/CJB

Jogo disputado no Colégio Gaia, recinto onde os bancos dos suplentes e a mesa de cronometragem, estão quase dentro do recinto de jogo, o que consideramos mau, para a própria modalidade, ao referirmos este aspecto esperamos não estar a denegrir a imagem de ninguém, mas sim a alertar para uma situação que carece de reavaliação por quem de direito. Sobre o jogo, começaremos desta vez pelos comentários feitas na Andebol TV, informando de que estes jogos não são para acerto de calendário, mas fazem parte do normal calendário, pois estava a realizar uma jornada dupla, pensamos que os comentadores se devem preparar para não prestaram informações indevidas, e continuaremos por dizer que foi um encontro de grande equilíbrio, onde a maior vantagem de qualquer das equipas, nunca foi superior a 3 golos, como por exemplo 6-3 a favor do Colégio Gaia, aos 9 minutos de jogo, e 17-14 aos 48 minutos de jogo a favor do SIR 1.º Maio/CJB, mas devemos dizer que não foi um bom jogo de andebol, pois as falhas de ambas as equipas foram em demasia, e a ansiedade esteve a cima do andebol praticado, e a concretização então nem se fala pois as falhas foram por demais evidentes, com os sistemas defensivos a sobreporem-se aos ataques, e apenas vamos destacar (na nossa opinião) a grande figura do encontro, Isabel Cardoso na baliza do SIR 1.º Maio/CJB no segundo tempo que foi o grande obstáculo do Colégio Gaia, que apenas marcou o golo que a vitória aos 29 minutos, através da sua melhor jogadora (na nossa opinião) Helena Soares que com 6 golos, foi a melhor marcadora da equipa, com Patrícia Lima a marcar 5 golos, Adriana Laje com 5 golos, foi a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB. Com esta vitória o Colégio Gaia, mantêm-se no comando desta Fase da Prova na companhia do Madeira SAD. Jogo dirigido pela dupla feminina do Porto, constituída por Flávia Santos e Sara Pinto, que apesar de por vezes ser demasiado passiva na sanção progressiva, teve uma prestação positiva.

Na véspera o Tivemos o Colégio Gaia / Juventude Lis, que foi um encontro cujo resultado traduz fielmente o que se passou em campo, e que foi na nossa opinião um resultado completamente atípico, pois a equipa visitada vencia ao intervalo por 20-2, ainda aumentando o diferencial no segundo tempo terminando com um diferencial de 23 golos. Esperávamos mais da Juventude Lis. Apesar deste diferencial foi um encontro com 13 exclusões. Com o Colégio Gaia, a rodar o plantel, e a ter 12 jogadoras a marcarem golos, onde Joana Resende com 6 golos, Nair Pinho e Patrícia Resende, ambas com 5 golos cada foram as suas principais marcadoras. Na Juventude Lis a sua melhor marcadora não passou dos 3 golos e foi Kelly Rodrigues. Na sua dupla Jornada, a Juventude Lis, defrontou no dia seguinte o Santa Joana, em São Pedro Fins, e retificou o que havia feito na véspera, e venceu de forma inequívoca a equipa (na nossa opinião), mais fraca da prova, que desta forma continua a contabilizar apenas derrotas, nesta Fase da Prova. Foi um encontro praticamente de sentido único, com a equipa de Leiria a estar já frente do marcador por 17-10, no segundo tempo manteve o ritmo e terminou por vencer com um diferencial de 17 golos, o que nos leva a pensar que na véspera fizeram um encontro de poupanças, para poderem neste encontro darem tudo, mantêm o 7.º lugar embora com menos 1 jogo. Caroline Costa com 6 golos, foi a melhor marcadora do Santa Joana, por sua vez Francisca Marques com 7 golos, e Margarida Oliveira com 6 golos, foram as melhores marcadoras da Juventude Lis.

JAC-Alcanena 27 – 32 Maiastars

Num pavilhão com pouca assistência disputou-se o encontro JAC-Alcanena / Maiastars, que foi um encontro de excelente propaganda para a modalidade, e que mereceu transmissão pela Andebol TV. Foi encontro, com as duas equipas a usarem sistemas defensivos similares, e onde prevaleceu forte equilíbrio, apesar do bom inicio de jogo da equipa visitada que rapidamente colocou o marcador em 4-1, para a equipa maiata recuperar e igualar a 4 golos aos 11 minutos de jogo, depois até ao intervalo o equilíbrio foi a constante com alternâncias no marcador e diversas igualdades, tal como se verificava no intervalo (a 13 golos). De salientar a excelente prestação das duas jovens guarda-redes durante os 60 minutos, e que consideramos as principais figuras do encontro, Luísa Cortes pelo JAC-Alcanena, e Liya Mingaleeva pelo Maiastars. No segundo período de jogo uma melhoria do Maiastars, levou a que equipa entrasse melhor no jogo, onde no ataque Mihaela Minciuma (8 golos), fazia a diferença, sendo muito bem acompanhada por Maria Duarte (7 golos), e que além dos golos marcador assistia e fazia jogar, chegou aos 22-16 aos 42 minutos, para o JAC reduzir para 3 de diferença aos 46 minutos de jogo (23-20), para após um time-out em oportunidade pelo técnico do Maiastars, a equipa voltar aos 6 golos de vantagem 28.22, aos 50 minutos de jogo, com o JAC a correr atrás do prejuízo e ainda conseguir reduzir novamente para uma desvantagem de 3 golos aos 58 minutos (3027, com a equipa maiata mais madura a controlar o tempo e mesmo assim ainda marou mais dois golos. Pela negativa a lesão de Mihaela Minciuma a 3 minutos do fim do jogo. No JAC-Alcanena onde se encontra em formação (na nossa opinião), uma nova “fornada” de jogadoras destaque ainda para Raquel Anacleto com 9 golos, e para Marta Santos (1 golo), mas a fazer jogar e provocar que as suas adversárias cometessem diversos erros, e depois as duas pontas quer Aurora Prata (6 golos), quer Ana Henriques (7 golos). A arbitragem do jogo este a cargo da dupla mista Leiria / Coimbra constituída por Francisco Remígio e Miguel Mendes, que realizaram uma actuação bastante positiva.

O JAC-Alcanena, jogou no dia anterior com CA Leça em jogo para a 11.ª Jornada, em Leça da Palmeira, (jogo com ocorrências disciplinares) foi um encontro com um forte equilíbrio nos primeiros 30 minutos, que terminaram com o CA Leça a vencer por 12-11. No segundo tempo o JAC-Alcanena, recupera e chega aos 21-16, precisamente a mesma vantagem que tinha no final do encontro. Na conjugação dos dois resultados o JAC-Alcanena, mantêm o 5.º lugar na tabela classificativa. Num jogo onde no CA Leça 12 jogadoras marcaram golos, com Mariana Gomes a ser a sua principal marcadora com 4 golos, por sua vez no JAC-Alcanena, Ana Henriques e Aurora Prata, ambas com 6 golos cada, foram as suas melhores marcadoras. No dia seguinte o CA Leça deslocou-se ao recinto da Assomada para disputar o jogo referente à 10.ª Jornada, num encontro onde a neo divisionária que têm vindo a realizar uma época acima das expectativas, não sentiu qualquer dificuldade para levar de vencida a equipa do CA Leça, e já vencia ao intervalo por 13-9, consolidando a sua total superioridade no segundo tempo. Odete Tavares com 10 golos, Nádia Fernandes e Edna Oliveira, ambas com 5 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada, enquanto a melhor marcadora do CA Leça foi Catarina Silva que não foi além dos 4 golos. Com estes resultados a equipa do CA Leça, desceu ao 10.º lugar da classificação, embora tendo menos 1 jogo.

O Maiastars, que no seu pavilhão recebeu a neo divisionária da Assomada num jogo, onde não contou a lesionada Mihaela Minciuma, e que se perspectivava de alguma dificuldade, pois a equipa da Assomada nunca dá os jogos por perdidos e vencia neste ao encontro ao fim dos primeiros 30 minutos por 16-11. Mas como foi diferente o segundo período destas equipas, a equipa maiata com mais soluções para rodar a equipa teve em Diana Oliveira que tinha sido poupada na véspera a sua grande jogadora e a sua melhor marcadora com 10 golos, deu a volta ao resultado e acaba por realizar um segundo parcial de 17-10, que lhe deu a vitória final. Mariana Azevedo com 7 golos e Neide Duarte com 6 golos, foram outra das mais-valias, sendo das suas melhores marcadoras. Por sua vez a equipa da Assomada que não deixou os seus créditos por mãos alheias teve em, Kassia Cesar, Nádia Fernandes e Edna Oliveira as suas melhores marcadoras todas com 5 golos, cada.

Na Madeira, o CS Madeira começou a jornada dupla por defrontar o Académico FC em jogo relativo á 11.ª Jornada. E foi um encontro de sentido único, pois rapidamente a equipa local chega aos 5-1, para chegar ao intervalo já com um substancial diferencial (9 golos) ao estar a vencer por 18-9. No segundo tempo limitou-se a controlar o jogo, e a fazer rodar o seu plantel, preparando o outro jogo da dupla jornada, mesmo assim chegou a ter 11 golos de vantagem, quando vencia por 23-12 (por exemplo), para terminar por vencer com apenas um diferencial de 8 golos. Total destaque neste encontro para os 16 golos de Cláudia Aguiar, que foi a melhor marcadora da sua equipa o CS Madeira e do encontro, seguindo-se na sua equipa por Catarina Ascensão com 5 golos. No Académico FC, Sara Sá com 7 golos, Cristiana Alves e Barbara Gandra, ambas com 6 golos cada foram as suas melhores marcadoras. No dia seguinte o CS Madeira, defrontou uma das equipas inicialmente como das mais favoritas na discussão dos primeiros lugares da classificação nesta Fase da Prova o Alavarium, que foi um encontro onde a equipa do Continente foi manifestamente superior, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 16-9, o que lhe permitiu fazer um segundo de contenção pois no dia seguinte disputaria certamente um dos encontros mais difíceis da época. No entanto a equipa madeirense é que não esteve pelos ajustes e tentou de tudo para diminuir o diferencial, e talvez até tentar uma maior aproximação no marcador do que aquela que conseguiu. Andreia Andrade com 6 golos, foi a melhor marcadora do CS Madeira, que neste encontro não apresentou Cláudia Aguiar. No Alavarium com 10 jogadoras a marcar golos, Carolina Loureiro e Cláudia Correia, ambas com 6 golos cada foram as suas principais marcadoras.

O Madeira SAD, que no primeiro jogo que realizou foi diante a equipa do Académico FC, que foi um encontro de sentido único durante os 60 minutos, comandando o marcador e o jogo durante todo o tempo de tal forma, que chegou ao intervalo a vencer por uns confortáveis 16-7, maior vantagem de que dispôs durante os primeiros 30 minutos, no segundo período de jogo, embora não tivesse necessidade de acelerar o ritmo de jogo, face ao que iria disputar no dia seguinte, o ritmo manteve-se e terminou por vencer com uma ampla vantagem a equipa do Lima. O Madeira SAD com 10 jogadoras a marcarem golos, teve em Renata Tavares com 6 golos, e em Beatriz Sousa com 5 golos, as suas principais marcadoras. No Académico FC, a sua melhor marcadora, foi Barbara Gandra que não foi além dos 4 golos. No dia seguinte a equipa do Madeira SAD defrontou o Alavarium, num dos principais encontros da jornada dupla, e tivemos um encontro de algum equilíbrio conforme demonstra o resultado final, com a equipa do Madeira SAD a vencer pela diferença mínima. Ao intervalo a equipa insular encontrava-se na frente do marcador por 12-10, chegando já no segundo tempo a ter 4 golos de vantagem em algumas ocasiões como por exemplo (16-12), (23-19) e (25-21), mas uma excelente reacção final da equipa do Alavarium, levou a equipa recuperasse perante alguma descoordenação da equipa madeirense. Sara Gonçalves com 7 golos e Renata Tavares com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Madeira SAD, no Alavarium Maria Ramos com 9 golos, e Cláudia Correia com 6 golos, foram as suas melhores marcadoras. Com esta vitória e conforme já referimos a equipa do Madeira SAD Mantêm-se no comando da classificação em igualdade pontual como Colégio Gaia.

O Santa Joana, defrontou em jogo relativo à 10.ª Jornada o SIR 1.º Maio/CJB, num encontro onde as suas perspetivas de vitória era praticamente nulas, tendo em conta o que têm vindo a realizar até ao momento, e confirmaram-se estas nossas palavras, quando ao intervalo a equipa da Marinha Grande já vencia por uns esclarecedores 19-9, situação que lhe permitiu no segundo tempo realizar uma autentica gestão do plantel, preparando o jogo do dia seguinte a que assistimos pela Andebol TV., foi de tal forma feita a poupança que a equipa do Santa Joana, no resultado parcial dos segundos 30 minutos obteve uma igualdade a 12 golos. Com as derrotas que averbou no fim-de-semana, a equipa maiata, continua no último lugar da tabela classificativa, averbando apenas derrotas. Neste encontro Alexandra Faria com 6 golos, foi a sua melhor marcadora, enquanto no SIR 1.º Maio/CJB, onde 12 jogadoras marcaram golos, Adriana Lage e Miriam Almeida, com 6 golos cada, foram as suas principais marcadoras.

Classificação após este encontro: - 1.º Madeira SAD, e Colégio Gaia (32 pontos), 3.º Maiastars (25 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (-1 jogo 23 pontos), 5.º JAC-Alcanena, e CS Madeira (21 pontos), 7.º Juventude Lis (- 1 jogo), e Assomada (20 pontos), 9.º Alavarium (-3 jogos), e CA Leça (-1 jogo) (16 pontos), 11.º Académico FC (15 pontos), 12.º Santa Joana (11 pontos).

Continuamos a referir que os nossos principais OCS, pouco ou nada disseram sobre esta prova, é um desprezo total, basta ver a revista de imprensa hoje e de ontem, no site da Federação. Lamentável.

O Noticias

Sem comentários: