gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Ranking Europeu para a Época 2018 / 2019 – Masculinos - I

PORTUGAL MANTÉM-SE NO TOP 10
E SUBIU 1 LUGAR

Depois de termos publicado em Julho de 2017 uma informou da EHF (05-07-17) sobre a tabela de Ranking Masculino para a Época 2018 / 2019. A EHF publicou em 14-12-17, um texto deveras curioso sobre dados comparativos neste ranking.

Segundo a EHF, o sistema de classificação define o número de equipas, que cada Federação têm direito a inscrever em cada competição de clubes da EHF, com o decorrer das competições e com as classificações obtidas, o Ranking vai sendo ajustado, no entanto em ambos os casos, em cada temporada, apenas as equipas melhor posicionadas de cada País, e em cada competição recebem pontos para o Ranking da sua Federação Nacional.

Liga dos Campeões e EHF CUP

Apenas 20 equipas permanecem a disputar a competição mais mediática a Liga dos Campeões, após o ter terminado a competição nos Grupos C e D, e a maioria dos participantes já está a mais de meio das competições Europeias.

A classificação actual nos Grupos A e B, reflete quase na perfeição os direitos de participação definidos no documento de participação na Liga dos Campeões, com quatro das seis maiores equipas a ocuparem os 3 primeiros lugares nos respectivos Grupos.

As únicas excepções, são as equipas classificadas em 2.º lugar em cada Grupo, HBC Nantes (Grupo A), e Flensburg-Handewitt (Grupo B).

Do ponto de vista das equipas, a temporada actual têm potencial, +ara que um pequeno “balo” exista no topo da tabela. Durante dez anos consecutivos, a Alemanha liderou o Ranking, mas depois desta temporada, nada menos do que quatro Países, têm a hipótese de a ultrapassar, dependendo dos resultados finais da Liga dos Campeões e da EHF CUP.

A abismal diferença de 62 pontos que a Alemanha detinha à 4 épocas sobre o segundo País, neste momento é apenas de 13.5 sobre a Espanha, com a França e a Hungria a serem fortes candidatos a poderem na teoria ultrapassar o actual líder, na próxima edicção do Ranking.

Tabela Comparativa - Masculina
Verifica-se que a liderança da Alemanha, não foi consolidada nas últimas três temporadas, em especial pelos resultados na Liga dos Campeões, mas apenas pelo contributo das suas equipas, que têm dominado na EHF CUP.

Mesmo assim o número de pontos da Alemanha no Ranking, é superior em quase o dobro de mais de metade do segundo nível Europeu.

Neste momento a França, é o País melhor posicionado para subir ao topo do Ranking, pois tem o PSG Handball a liderar o Grupo B, Nantes na 2.ª posição no Grupo A, e o Montpellier está presente nos jogos a eliminar dos Grupos C/D, com p Chambery ou o Saint Raphael a poderem contribuir na Fase de Grupos da EHF CUP.

Vamos apenas recordar o que dissemos sobre a posição de Portugal em tempo:

Portugal sobe um lugar (na época passada tinha subido 3 lugar) (passando de 10.º lugar, para 9.º), infelizmente esta subida voltou a não ter consequências práticas esta subida, pois voltou a não ter como consequência imediata a confirmação da entrada direta do nosso representante na Fase de Grupos da Liga dos Campeões que na época 2017 / 2018, e muito provavelmente assim continuará a ser em 2018/2019. Continuamos em termos de Masculinos num “patamar” aceitável e que muito se deve á participação das equipas portuguesas nas provas Europeias, nomeadamente o Sporting, o ABC, o Benfica e do FC Porto….”  

O Analista

Sem comentários: