gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 27 de junho de 2009

Observadores – 2.º Curso

A exemplo da época passada, iniciou-se hoje em lagoa o 2.º Curso de Observadores Nacionais, que se desenrola em simultâneo com as 1/2 Final e Final da Taça de Portugal. A FAP, através do Seu Comunicado oficial n.º 161, publicado no seu Portal, divulga o Programa Oficial do respectivo Curso, bem a listagem dos presentes, no entanto ironicamente omite, os prelectores ou os responsáveis pelo Curso. Estranho , no mínimo!!!

Tentaremos obter mais informações acerca desta acção e dos seus participantes , para comentários posteriores.
O Formador

11 comentários:

Anónimo disse...

Citando outro Blogue:

ainda não largaram o apito e já estão inscritos na formação de observadores.

Estive a ler o documento e há grandes novidades na lista da formação de observadores.´São só craques!!!

Anónimo disse...

Como é que um árbitro desonesto (como acabamos de ver no jogo Porto - Madeira) pode ser observador ? Pelo menos assim já não rouba nenhuma equipa. Uma vergonha este árbitro, ainda bem que acabou a carreira (nunca devia ter iniciado a carreira).
Paulo Andrade

Anónimo disse...

Boa noite a todos,

Vejo na lista grandes nomes do nosso andebol... ISMAI Mário Santos, Nuno Montenegro e Paulo Sá... da ex-Liga um dos seus Vice - Henrique Silva, da FPA um dos seus fracos formadores de árbitros - o sargente papa Kms e da AAP - um do sistema do LS que passou a ser do torresmos - João Moreira (o que não pode ser, segundo os regulamentos, observador pois o filho é árbitro)...

Anónimo disse...

Desonesto não mas que nada percebe de andebol é verdade. Ainda teêm lata de lhe dar a final. o andebol é que perde

Anónimo disse...

Paulo Andrade: Que bela questão, mas agora pergunto-lhe qual deles? Para mim são os dois...

Anónimo disse...

Boa noite a todos,

Vejo na lista grandes nomes que não entrariam se tivesse lá o LS, a saber - Jorge Reis (Meio Boi)e o Manuel Mendes.
Depois um Observador que conseguiu ser 1º OBS Internacional e agora será nacional estranho...
E o grande da liga um VP- Henrique Silva, depois de nos ultimos dias se inscrever para as eleições da APAOMA agora esta... vai a todas.

Anónimo disse...

Observadores que nem CIPA têm, ou seja, que nunca desempenharam qualquer actividade no andebol irão na próxima época avaliar árbitros. Como se explica tal fenómeno? Que qualidade têm esses senhores? Que méritos lhes são conhecidos?

Um vice-presidente da Direcção da FAP jamais pode ser observador de árbitros. Ele tem acesso a informação privilegiada enquanto vice-presidente da Direcção, estando numa posição favoravel em relação aos restantes observadores, situação que claramente colide com os principios que devem nortear os observadores. A acrescer a tudo isto, Henrique Silva, mais uma vez demonstra falta de solidariedade para com os restantes observadores da LPA (que o apoiaram na LPA), os quais demonstraram grande dignidade e não se inscreveram num curso da FAP. Lamentavel a postura de Henrique Silva, que até por ter feito parte da Comissão de Revisão dos Estatutos e Regulamentos da FAP deveria ter ele próprio proibido estas situações (pelos vistos os estatutos da FAP irão permiti-las).

Manuel da Conceição conseguiu a proeza de ser primeiro observador internacional e só depois observador nacional. A continuar a fazer a inversão da carreira de árbitro e daqui a 20 anos e ele conseguirá arbitrar um jogo da 1ª divisão.

Verifico ainda com grande estupefacção que uma equipa, o ISMAI apresenta 3 candidatos a observadores nacionais. Será este o caminho mais rapido para alcançar os êxitos desportivos? Será que esta dupla condição não irá influenciar a actuação dos árbitros quando dirigirem jogos do Ismai? Como pode a FAP aceitar a inscrição de pessoas filiadas em clubes?

Afinal Fernando Ferrão precisava era de tacho, como não conseguiu a APAOMA então que seja como observador. Esgota-se a restia de credibilidade junto dos árbitros.

João Moreira jamais poderá ser observador enquanto tiver um filho como árbitro nacional. Existe aqui um manifesto conflito de interesses.

Espero que a APAOMA se insurja contra estas situações e defenda os árbitros, caso contrário, o próximo ano ainda será pior do que este e haverá mais "Dionisios Urbanos" que nunca passaram da categoria de árbitros regionais a avaliar as prestações dos árbitros nacionais.

Anónimo disse...

Ao comentário das 19:53 , teremos de dizer em bem da verdade de que deve ser de algum Observador frustrado, que não se inscreveu por vergonha ou medo, pois são tantas as barbaridades que diz, chegando ao ponto de dizer, que os homens e mulheres das faculdades que frequentaram a acção, irão influenciar a acção das equipas a que estiverem ligados, pois está completamente errado , se todos os técnicos deste País frequentassem este tipo de acções e toda a gente soubesse, como são aplicadas as regras e qual a forma de verificar o cumprimento das mesmas certamente que teríamos melhor andebol, O Grupo de Observadores não é um Gueto, deve sim contribuir para uma melhoria da aplicação de critérios e d uma boa aplicação das regras. E antes de dizer barbaridades deveria procura informar-se o porquê deste elementos estarem a frequentar a acção. Ou será que só os oriundos da arbitragem podem ser Observadores, meu amigo assim não vai lá. Ataque FF , provavelmente por fez parte daquela equipa que tomou de assalto a APAOMA e que ainda nem sequer apresentou contas, e porquê , será que era impeditivo o FF Frequentar o curso, ou será que ser arbitro e presidente da APAOMA, não é bem mais vergonhoso. Ataca um Vice da FAP , porquê ele não poderia frequentar a acção é impeditivo, é contrario aos estatutos , não confundir frequência com exercício. Tenha algum juízo e contribua para uma melhoria efectiva da qualidade da Modalidade e coloque os seus interesse pessoais de lado e deixe a mesquinhes dormir e passe bem.

Anónimo disse...

Não é muito normal a frequência de acções destinadas a Observadores terem presenças de técnicos que decerto o continuarão a ser. Leio que apenas quizeram enriquecer o curriculum. Se assim não for, algo vai mal. Lembro até que já houve gente e com qualidade que foram obrigados a deixar o desempenho dessa tarefa porque treinavam equipas ... de formação. Portanto!

Anónimo disse...

...João Moreira jamais poderá ser observador enquanto tiver um filho como árbitro nacional. Existe aqui um manifesto conflito de interesses.

Não será pior quando existem $$$ negócios,promiscuidade, entre observadores/nomeadores/arbitros.

Anónimo disse...

A presença no Curso de Observadores de elementos do ISMAI, Universidade da Madeira e Esc. Sup. Desp. Rio Maior, não está relacionada com o facto de se candidatarem a observadores, mas parece que passava pela realização de um trabalho, relacionado com a observação de árbitros, em conjunto entre as 3 instituições universitárias.