gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Afinal há árbitros – Foi só Fumaça...

Depois de termos noticiado, que provavelmente haveria indisponibilidades dos árbitros e Oficiais de Mesa para os dias 6 e 7 de Novembro de 2010. Houve quem lhe chamasse “greve”, mas a verdade dos factos é tal nunca existiu, pois não foram cumpridos nenhuns dos pressupostos existentes na Lei para tal.

Os motivos desta suposta indisponibilidade, prendiam-se ( continua tudo na mesma ), com a aplicação do novo regime contributivo a entrar em vigor em Janeiro de 2011, e as novas regras de Segurança Social e IRS, mas no caso do Andebol, estava ainda em causa, segundo nos apercebemos, o problema dos pagamentos em atraso, bem uma possível reunião com a estrutura da Federação.

O Organismo que representa os Árbitros e Oficiais de Mesa ( APAOMA ), publica no seu site, um texto com data de 02-11-10, é longo, diz tudo e não diz nada, ou seja pelo que nos apercebemos continua tudo na mesma, falando-se agora nos intervenientes na arbitragem, com 30 anos e menos de 30 anos , mas no fundo continua tudo sem os devidos esclarecimentos. E o propósito Final daquele texto é segundo as suas própria palavras o seguinte :

Assim, e como temos vindo a frisar ao longo do dia e a todos quantos nos têm questionado sugerimos a todos os quadros de arbitragem que manifestem imediatamente a sua disponibilidade ao CA-FAP através do envio de um e-mail ou de um telefonema para os números respectivos.”

Na presença deste texto perguntamos :

• Qual o conteúdo do despacho conjunto das SE do Desporto e das Finanças???
• Quais os valores reais de desconto para a Segurança Social, que aos intervenientes na arbitragem vão ser aplicados, tanto em sede de SS como de IRS ??? Os indicados pela nota de esclarecimento do MTSS, ou os indicados pelas Associações Representativas???
• Quais as verbas que contam para este efeito, todas ??? Ou só os chamados Prémio de Jogo???
• Estão ou não incluídas as verbas relativas as despesas de transporte e refeições???
• Os jovens com menos de 30 anos, com bolsas de estudo e benefícios fiscais , ficam ou não ficam gravemente prejudicados???
• Quem estiver no desemprego, vê ou não vê a sua situação afectada???
• Como irão ser processadas em verbas em atraso de um ano para o outro??? Pois podem prejudicar e gravemente o processamento em termos de escalões de IRS???

Nota Final – Em devido tempo solicitamos à APOMA, um comentário acerca da nota de esclarecimento emitida pelo MTSS, mas não obtivemos qualquer resposta.

O Regras

22 comentários:

Anónimo disse...

"afinal à árbitros" ?
ou afinal HÁ árbitros?
por favor...!

Anónimo disse...

Afinal HÁ arbitros, assim se escreve em bom Português!

Espectador atento disse...

Sugiro que rectifiquem o título deste post:

AFINAL À ÁRBITROS - Errado
AFINAL HÁ ÁRBITROS - Certo

Obrigado

Anónimo disse...

Deviam continuar com a greve, porque a fpa ainda lhes devem dinheiro da época passada....

Anónimo disse...

ds q a apaoma tem qm te a presidente...

nem as regras d bambi sabem...

O Banhadas Andebol disse...

Pedimos desculpa, pelo erro de português já está rectificado, obrigado pelo alerta.

Anónimo disse...

Triste figura fizeram os dirigentes da APAOMA, primeiro continuavam com a greve, depois e sem que nada fizesse crer e sem informarem os interessados, areebitros e oficiais de mesa, desmarcaram a mesma, que o diga o Tiago que foi o primeiro a meter a anulação da indisponibilidade de arbitrar, já que o seu colega Trinca só tinha metido um dia de indisponibilidade!!! Será que a greve era só de um dia? Não foi o que se entendeu da mesma, mas é os dirigentes da APAOMA que temos, aliás o seu Tesoureiro publicamente foi contrário à mesma...

Mas disto tudo fica a primeira opção de greve, ai sim os arbitros mostraram bem a sua força com valores a rondar os 95% de adesão!!! A Apaoma não soube capitalizar essa adesão.

Nota: Até o CA da FAP fez publicidade a favor da greve.

O Presidente do CA António Galambas felicitou todos os Quadros de Arbitragem pela forma como se comportaram na adesão à greve...

Enfim, com tudo isto a montanha pariu um rato...

Álvaro de Campos disse...

A greve na nossa modalidade não tinha justificação, passo a explicar:

Segundo os árbitros a FAP não paga, logo estes não passam recibo, não passando recibo não HÁ imposto a pagar...

Eis uma vantagem em a FAP não pagar aos árbitros ;)

P.S. Pela qualidade demonstrada eu até julgo que os nossos árbitros ganham demasiado... alguns deviam pagar para poderem entrar dentro do campo e soprar no apito.

AdC

Anónimo disse...

é tudo uma falacia, não conselho de arbitragem quem manda é a direcção da federação cada um faz o que lhe apetece e não pagam por não querem ou por outra pagam a quem lhes apetece, e assim vai a arbitragem, de mal a pior ola ri lolé

Anónimo disse...

MAIS CORREÇÕES

«Depois de termos noticiado, que provavelmente haveria indisponibilidades dos árbitros e Oficiais de Mesa para os dias 6 e 7de Novembro de 2010» (sic).

Esta frase não tem sujeito nem predicado. Vocês não têm noção do que é escrever. Nem bem, nem mal.

Num país civilizado, este site seria pura e simplesmente encerrado porque constitui um perigo para os jovens que o frequentam.

Anónimo disse...

os ataques sistemáticos por alguns iluminados em "português" é giro, banhadas não ligues, que nós sabemos de onde eles vêm, parece que voltamos aos tempos do lápis da censura, de tão mão gosto, não gostam paciência, querem que desaparecm os locais que ainda vão dizendo algumas verdades, é pena é vocês não dizerem tudo, então é que seria o bom e bonito, pois tenho a sensação de que sabem muito mais.......

Jorge Almeida disse...

AdC,

desta vez não concordo consigo.

No dia em que a FAP, ou alguém em representação desta, pagar aos árbitros, eles terão de pagar imposto por isso.

Acho que isto é mais uma razão para que a FAP lhes pague mais rápido do que, segundo eles, tem feito.

Para além disso, e não querendo acusar os árbitros de serem "peseteiros", se a FAP pagasse a tempo e horas, haveria alguns que iriam para os jogos melhor preparados (pelo menos em termos físicos). Hoje em dia, encaram o andebol como um "hobbie". Se a FAP pagar a tempo e horas, poderá haver alguns a encarar a coisa com outros olhos.

Anónimo disse...

O CA da FAP ao invés de se congratular com a adesão à greve e ás conquistas alcançadas deveria explicar aos seus quadros o porquê do atraso no pagamento aos arbitros e ainda explicar os contratos que foram assinados com algumas duplas no ambito do IDP.
Relativamente à Apoma a triste figura do costume - sem liderança.

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

a EHF acabou de publicar novo artigo da autoria do Prof. Carlos Garcia, sob o título "THE EXAMPLE OF THE MODEL "SITTING HANDBALL" FOR THE PHYSICALLY DISABLED".

Aqui vai o link:
http://home.eurohandball.com/ehf_files/Publikation/WP_Garcia_Sitting%20Handball%20Model.pdf

Outro artigo acabado de publicar pela EHF é da autoria do Prof. Branislav Prokrajac, sob o título "Handball Tendency Regarding Results Analysis European Championship 2008 and World Championship 2009"

Eis o link:

http://home.eurohandball.com/ehf_files/Publikation/Pokrajac%20Analysis_091204.pdf

Anónimo disse...

Esta história da greve está mal contada e para sabermos o porquê da nossa adesão, de 95% à paralisação, não é preciso muito esforço: basta ver na revista de imprensa da FAP, um jornal de sexta-feira passada, onde o Presidente da AAB assume clara solidariedade aos árbitros. Ou seja, o poder (FAP) foi conivente com esta acção.
O problema surgiu exactamente quando a APAOMA propôs (através de email) a todos os árbitros, que mesmo com o acordo com o Governo sobre a matéria tributária, os árbitros mantivessem a greve. Possivelmente os informadores do C.A. da FAP informaram a APAOMA que o grosso dos árbitros, levantaram o pedido de dispensa, não respeitando o apelo do sindicato e a APAOMA desconvocou a greve. Perguntem aos árbitros de Braga quem ao saber da possibilidade de greve os colocou imediatamente em sentido!
A APAOMA começou por perceber mal o que se estava a passar. Foi a reboque (e bem) do futebol, mas não soube aproveitar esta oportunidade de ouro, para unir a classe. Era tão simples: debaixo do problema da tributação, organizava um conjunto de reuniões com os árbitros, fazíamos um caderno de reivindicações e levava-mos tudo à frente. Nenhum Augusto Silva nos parava!
Como os nossos dirigentes não têm qualidade, nem capacidade para liderar, o mundo do andebol vai pertencendo aos imperadores, até um dia!

Àlvaro de Campos disse...

Caro Jorge Almeida

Aprecio sempre os seus comentários e muitas vezes considero-os como uma boa fonte de informação.

Contudo, desta vez vai permitir que faça um pequeno comentários ao seu comentário, passe a redundância.

No que se refere à primeira parte, naturalmente que eu estava a ironizar com o assunto, pois se algum dia a FAP pagar, os árbitros vão ter que pagar o imposto.

Quanto à segunda parte do seu comentário, mesmo não considerando os árbitros "peseteros", não é por receberem que vão melhorar, nem mesmo a sua vertente física.
Infelizmente a grande, mesmo grande, maioria dos árbitros, pega no saco ao sábado larga o mesmo ao domingo e nunca mais pensa no andebol.

Só assim se justifica a tremenda falta de qualidade das arbitragem ao fim de semana.

Cumprimentos e continue a participar com os seus comentários.

AdC

Anónimo disse...

Os árbitros mostraram que estão unidos e responderam massimamente (95%) ao apelo da APAOMA e da CAJAP.

Lamenta-se profundamente a postura do Sr. Carlos Barros que, enquanto membro da Direcção da APAOMA, não soube ocupar o seu lugar e ser solidário com os restantes membros e muito menos com os seus colegas árbitros e oficiais de mesa que deveria defender. Apenas posso dizer que só enganou quem ainda não o conhece. Se tivesse vergonha na cara demitia-se da APAOMA, onde acredito não dê qualquer contributo para os demais. Enfim ...

Apesar desta postura do Sr. Carlos Barros não posso concordar com aqueles que aqui questionam a liderança da APAOMA, pois contra factos (adesão de 95%) não há argumentos.

Banhadas, nunca ninguém falou em greve mas sim em indisponibilidade. Como sabem nem a CAJAP, nem a APAOMA, são sindicatos pelo que não podem convocar qualquer greve!

No que diz respeito à "desconvocação" da indisponibilidade é público que o governo cedeu às reivindicações da CAJAP. Não sabemos ainda precisar os resultados exactos dessas negociações, mas pelo menos sabemos que foi assinado o despacho conjunto que salvaguarda os árbitros jovens, até aos 30 anos.

O que me parece que deve ser salientado é o facto da FAP e porventura das restantes federações nada fazerem para resolver os problemas da fiscalidade e segurança social que afectam os árbitros e oficiais de mesa. Quando sabemos que integram a Direcção da FAP um deputado e um ex-árbitro que enquanto candidato à APAOMA prometeu defender os árbitros com unhas e dentes, afinal faz exactamente o contrário, pois até os pagamentos nunca tiveram tão mal.

Anónimo disse...

João Baptista (anónimo do dia 4 de Novembro de 2010 20:15) fica-lhe muito mal, enquanto funcionário da FAP (área da arbitragem) fazer este tipo de comentários públicos.
Não deve usar a informação privilegiada de que dispõe e creio até que, com a facilidade actual em se provar quem escreve, há motivos para processo disciplinar. A APAOMA, enquanto sócia e os seus delegados na Assembleia Geral da FAP, podem requerer a instauração do processo. Cuidado!!!

Anónimo disse...

Para o anónimo das 18.14:então se é tanta a força da APAOMA, porque é que esta solicitou aos ´seus filiados para continuarem com os protestos, independentemente do acordo com o governo, e, na terça-feira, antes da PAOMA desconvocar o protesto o grosso dos árbitros já tinha levantado na FAP a indisponibilidade? Sabe o que prova isto? Que os árbitros aderiram à paralização decretada pelo sindicato do futebol e não pela APAOMA.

Anónimo disse...

Não tenho duviva alguma, os arbitros e bem, aderiram à greve porque o Futebol determinou e não por força da APAOMA.

Gosto muito quando a APAOMA só consegue passar mensagens através do CA da FAP, que como é obvio incentivou à indisponibilidade em favor dos propósitos da APAOMA.

Aquela mensagem de felicitação aos arbitros enviada pelo Major via CA da FAP está mesmo a calhar para dar força às divisões internas da Direcção da APAOMA, aliás visiveis em alguns comentários aqui expressos, quando se fala de Barrros e Companhia.


Esperamos por cenas dos próximos capitulos.

Anónimo disse...

O que é a APAOMA? Isso existe? Não é aquela organização que tem uma Direcção eleita por fantasmas?

Ricardo disse...

Também gostava de saber o que é e o que faz a APAOMA.
Fiz pesquisa no Google e apareceu-me uma coisa estranha no seu conteúdo.
Terei visto bem?
Obrigado.