gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 11 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
1.ª Jornada
CA Leça 16 – 40 Gil Eanes
4.ª Jornada
JAC - Alcanena 31 – 34 Colégio Gaia
Gil Eanes 27 – 18 Alavarium
João Barros 26 – 20 Juventude Lis
5.º Jornada
CA Leça 24 – 27 Juventude Lis

A jornada deste fim-de-semana não trouxe surpresas, mas houve alguns encontros bem interessantes. Um deles foi o JAC - Colégio de Gaia, um encontro bastante equilibrado entre duas equipas com ambições diferentes. O Colégio luta pelo regresso às competições europeias e o JAC por se manter na 1ª Divisão. O Colégio estreou Ana Pereira (depois de te vencido uma batalha jurídica contra o seu anterior clube, Maiastars) e, apesar de algum nervosismo e erros, a jovem teve uma boa actuação. Mas a grande figura foi Helena Soares, não apenas pelos 10 golos que marcou mas também pela notável trabalho defensivo. Que grande época está a fazer a pivot do Colégio de Gaia. No Alcanena, o destaque para o trio do costume: Neuza Valente, Ana Rita Henriques e uma Vanessa Oliveira com uma regularidade excelente para a sua idade. Infelizmente, uma vez mais, as Guarda-redes voltaram a estar em péssimo plano, o que não permitiu ao JAC discutir o jogo.

O Gil Eanes teve uma jornada dupla e, no Sábado, defrontou o Alavarium. Esperava-se um bom jogo de andebol entre duas equipas europeias mas não foi um bom jogo, com inúmeras falhas técnicas, sobretudo na primeira parte. O grande destaque vai para o regresso à competição de Dulce Pina, depois de longa paragem por lesão. Ana Seabra foi um verdadeiro quebra-cabeça para as aveirenses e Carla Pedro efectuou uma óptima exibição. Mas o grande destaque vai mesmo para a defesa do Gil Eanes, com uma solidez impressionante e que, nos jogos disputados até agora, o máximo que sofrer foram 18 golos, precisamente neste confronto com o Alavarium. O Alavarium teve uma excelente prestação defensiva, com destaque para uma grande exibição da Guarda-redes Diana Roque, mas ofensivamente estiveram abaixo do habitual, apesar das esforçadas Cláudia Correia e Ana Marques. Durante a primeira parte, conseguiram manter o jogo equilibrado, mas depois deram a entender que ainda há uma diferença grande entre este Alavarium e os 3 candidatos ao título.

No Domingo, o Gil foi até Leça e o jogo foi bem mais tranquilo. Desde o início que o Gil impôs um ritmo diabólico e aquele contra-ataque apoiado que não deu qualquer hipótese ao Cale. Vera Lopes deu um verdadeiro espectáculo de andebol, mostrando como o espectáculo e a eficiência nem sempre são inimigos. Pensamos que o Gil Eanes, este fim-de-semana voltou a mostrar que se calhar é mais favorito ao título do que muitos imaginavam e com uma Dulce Pina a regressar, a luta entre Gil Eanes e Madeira Sad promete ser verdadeiramente empolgante. O Cale esteve claramente desgastado pelo jogo da véspera e a diferença de condição física foi avassaladora. O Cale não conseguiu entender-se com a defesa do Gil Eanes e acusou, claramente, a falta de atiradoras com potência de remate. Além disso, as suas Guarda-redes, ao contrário da véspera, estiveram em fraco plano.

Mas, na véspera, o Cale fez um excelente jogo diante da Juve Lis e vendeu cara a derrota. O Cale conseguiu defender de uma forma muito compacta e isso criou muitos problemas às leirienses. Depois contou com uma Ana Paula Costa inspirada, capaz de superar a boa defensiva da Juve Lis. Joana Santos voltou a fazer um belo jogo, pena é a sua propensão para as quezílias quer com adversárias quer com os árbitros. Esta equipa do Cale parece uns furos acima do Maiastars na luta pela manutenção. A Juve Lis sofreu mais do que estava à espera e, apesar da boa classificação, não tem feito exibições convincentes. Valeu neste jogo a sua enorme capacidade defensiva e o ressurgimento de uma Inês Silva que tem andado muito apagada e da já habitual Gizelle Carvalho.

Finalmente, no Domingo, a Juve Lis tinha o seu derby local diante do Colégio João de Barros. Foi um jogo fraco mas não foi surpresa porque, nos últimos anos, o confronto entre estas duas equipas nunca tem proporcionado jogos de grande recorte técnico. Não é admissível tantas falhas técnicas de equipas deste gabarito, mas o Colégio João de Barros voltou a mostrar que é mais equipa que a Juve Lis. Já o dissemos na análise do jogo de Leça, mas esta Juve Lis está muito longe da equipa que fez uma época passada notável e não se percebe bem porquê, já que o núcleo duro se manteve e a maior baixa (Mariama Sano) tem sido substituída ainda melhor por Telma Amado. A verdade é que a Juve Lis cria sempre problemas ao Colégio João de Barros e não foi excepção. Mas a fabulosa primeira linha da equipa das Meirinhas resolveu o problema. Tivesse o Colégio João de Barros pontas da qualidade da sua primeira linha e o Colégio João de Barros seria um forte candidato ao título. Para a semana, a formação de Paulo Félix terá o primeiro grande teste quando viajar até Lagos para defrontar as campeãs nacionais.

Críticos Femininos

42 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente e não sabendo muito bem o porquê, o banhadas é muito suave nas criticas ao meu Alavarium. Falou e bem, no facto do Alavarium ser uma equipa europeia, mas em 4 jogos perdeu 3 e ganhou um que convem admitir com muita ajuda da arbitragem e com uma equipa de miudas juvenis. As jogadoras da casa deixaram de jogar, é só jogadoras contratadas e a ganhar bom dinheiro, tornando o nosso clube, um dos com maior orçamento e com resultados nada satisfatorios. começo a não me identificar com as minhas colegas e sinto que as Alagirls já não existem, o que me entristece a alma.

Anónimo disse...

"...ganhou um que convem admitir com muita ajuda da arbitragem e com uma equipa de miudas juvenis..."

E mais não digo.

Palas

Anónimo disse...

Acho uma piada a estes comentários ... Será que quem escreve se recorda dos lugares que o Alavarium ocupava há 5/6 anos atrás?

Será que quem escreveu este comentário será atleta do alavarium? Ou será um, dos muitos espectadores do alavarium,que não vê alguma atleta, sua familiar, dentro de campo e acha injusto?

Toda a gente tem direito de considerar injusta esta ou aquela opção, o que acho lamentável é q venham para os blogues,covardemente, atacar a sua equipa...enfim...

Todas as atletas, independentemente de terem sido formadas nos clubes onde jogam actualmente, acabam por lutar com tudo o que têm para a vitória do seu clube por isso acho lamentáveis estes comentários completamente covardes e descabidos.

Só espero que as atletas, deste e doutros clubes, não se deixem ir abaixo por este tipo de comentários que continuadamente surgem neste tipo de blogues e que continuem a deixar tudo em campo para a vitória dos clubes que representam. Espero também que os clubes continuem a crescer e a trabalhar para terem cada vez mais qualidade pois só assim o andebol feminino pode evoluir.

Injustiças irá sempre haver, más opções também, treinadores de bancada então nem se fala, mas não é atacando as atletas, treinadores, enfim, o próprio clube que se defende que se irão verificar melhoras.

Anónimo disse...

Por maior que seja a boa vontadeexistente e apesar de algumas qualidades técnicas, uma GR de 1,60 não chega para discutir jogos com as melhores.
Necessário um trabalho de captação mais forte na zona da baliza.

Aproveito para dizer que enquanto não se mudarem as mentalidades das atletas e forma de trabalho dos clubes, não será fácil fazer crescer o Andebol feminino. 1 treino à 6ª feira e jogo ao fim-de-semana é muito pouco.
Se querem mudar alguma coisa, comecem por aí, e depois avancem para as estruturas dos campeonatos!
Menos conversa e mais trabalho no terreno!

Anónimo disse...

A Ana Pereira já se tinha "estreado" perante o João de Barros!
Andamos distraídos...

Anónimo disse...

esta equipa do alavarium devia era estar na 2ª divisão......jogam muito pouco para quem estar nas 5 primeiras

Anónimo disse...

Pq será k as críticas são suaves ao Ala.....

Anónimo disse...

és jogadora do alavarium?? Se isso é uma critica era bonito era que te identificasses :P Já agora tambem me podes esclareçer uma situação, eu como é obvio não estou no balneário mas o que circula é que o alavarium promete mundos e fundos e depois pagar que é bom... nem ve-lo

Anónimo disse...

Advinha-se que existirão 2 interessantes campeonatos. Um pelo título, entre Gil Eanes, Madeira Sad e Colégio João de Barros. Para este já há um título: Mete-se em inferioridade no cheiro por melhorar o seu 3º lugar, com um orçamento bastante inferior aos outros.A equipa parece já madura e vai incomodar as "profissionais"
O segundo campeonato será muito motivante. Refiro-me á luta pelo 4º lugar e competições europeias que oferecem prestígio e reconhecimento. Quase todas as restantes equipas concorrem para esses 4º e 5º lugares, e se algumas concorrerão eventualmente menos(CALE, Alcanena e Maia Stars)poderão a qualquer momento causar surpresas aos principais candidatos àqueles europeus: Juv Lis, Alavarium, Sports Madeira e Colégio de Gaia. Vai ser competitivo!

Anónimo disse...

Ó Anónimo, vê-se bem que não és uma Alagirl, senão não escrevias isso. Aliás, bastava teres ido ao jantar de Sábado lol

Se achas que disfarçando que és do clube, nós achamos que és estás enganada. Sabes porquê? Porque as Alagirls conhecem-se a milhas.

As contas fazem-se no final, jogámos com as 2 melhores equipas portuguesas, derrotas naturais, ganhámos ao Jac num jogo difícil e a derrota no Sports Madeira não estava nos nossos planos, podiamos ter feito melhor. Mas se fosses uma Alagirl percebias isso.

Mas fico contente que tu tenhas escrito este post, porque nós normalmente costumamos reagir bem quando surgem estes disparates aqui. LOL

Já agora, quais foram os exercícios que fizemos no treino da última Quinta-feira? LOL

É tão fácil apanhar uma mentirosa... :)

Anónimo disse...

Grande empate do Sâo Bernardo em São Félix da Marinha num campo muito difícil, mas disso o Banhadas não fala não é? Uma tristeza...

Força SB!

Anónimo disse...

Uns dizem que o orçamento do Ala é muito grande, outros dizem que prometem mas não cumprem. Afinal em que é que ficamos? :)

Já se percebeu que o Alavarium incomoda muita gente. Como incomoda o ano passado termos sido a 4ª melhor equipa nacional de infantis, termos sido campeãs nacionais da 2ª Divisão de iniciadas, como termos sido a 6ª melhor equipa de juvenis e termos conseguido ir às competições europeias em seniores.

O sucesso incomoda muita gente. Desde as pequeninas até às grandes. Dá muito trabalho. :)

Anónimo disse...

Bem sei que algumas gostariam de ser Ala Girls,mas têm mesmo que ficar pelo São Bernardo e vir aqui inventar umas coisas :P

Anónimo disse...

Infelizmente a verdade incomoda. o meu primeiro post apenas veio demonstrar alguma insatisfação com o que se passa no meu clube, o Alavarium. Não tenho de provar nada, nem quem sou, pois sou tão anonima como todas as outras pessoas que aqui escrevem. mas, já agora, aqueles que resolveram até me insultar, provem que alguma coisa do que escrevi não seja verdade.

Anónimo disse...

"Por maior que seja a boa vontadeexistente e apesar de algumas qualidades técnicas, uma GR de 1,60 não chega para discutir jogos com as melhores.
Necessário um trabalho de captação mais forte na zona da baliza."
este comentario está a referir-se a quê? e a quem ? não percebi ..

Anónimo disse...

isto ta esquesito.
ainda n falaram das arbitragens :S

Anónimo disse...

O Banhadas disse que o Alavarium jogou abaixo das suas possibilidades e que o jogo foi fraco. Que queriam que dissessem? O Gil ganhou os jogos todos desta fase final por perto de 20 golos de diferença. Este ganhou por 9 e só perto do final passou da diferença de 6 para 9, por que é que o Banhadas devia dizer mal do Alavarium?

São realidades diferentes. O Gil é melhor que o Ala e foi um resultado naturalíssimo...

Anónimo disse...

A baliza do Alcanena tem uma placa a dizer "Aluga-se".

Se não fosse a pouca qualidade dos GR, o Alcanena tinha equipa para ir mais além, pois é uma pena que aquela equipa, com algumas das melhores jogadoras nacionais tenha estes resultados.

Não sei o que se passa por aqueles lados, ou elas não treinam, ou estão-se a ralar pros resultados, ou são simplesmente fracas? É que simplesmente cada bola que vai aquela baliza é golo. E elas estão lá apenas para repôr a bola no meio campo.

Tenho uma certa estima pela equipa do JAC, mas se calhar as GR deviam de abrir a pestana e perceber o que querem no andebol. É que andar a jogar por jogar... neste nível não dá pra isso.

Anónimo disse...

Lamento que este blog renegue algumas divisões e escalões!!
Lamento que só sirva para criticas obsoletas às equipas do feminino que com maior ou menor dificuldade lá vão lutando para manterem a modalidade!!
Mas se calhar a minha análise como espectadora e adepta da modalidade seja diferente dos que se dizem críticos.

Para ter um blog digno de ser lido deve-se ter conhecimento de causa e ter pessoas idóneas a fazer análises de jogo!

Lamento que os verdadeiros conhecedores da modalidade e apreciadores deixem passar também burrice em algumas análise, mas também eles não lêem este tipo de blog.

FORÇA AO ANDEBOL, que continua na sua batalha para ser reconhecido....

Anónimo disse...

O Alavarium tem realmente mérito em todo o seu trabalho, porém não convêm esquecer que tem uma estrutura extra clube muito bem montada/preparada, senão vejamos:
- Vice Presidente da Federação - Dr. Ulisses
- Sr. Goulão - a trabalhar na arbitragem e no Distrito
(4 jogos - 2 duplas de Aveiro, os outros jogos parecia mal levar também arbitros de Aveiro para a Madeira).

Neste momento ainda não é uma equipa com méritos firmados, mas para lá caminha e se por vezes é necessário uma estrelinha, outras bastam as ligações para que tudo bata certo.

Escusam de vir responder a este post, pois antes de o fazerem e por fazerem, analisem todas as nomeações de séniores, nas três últimas épocas.

Se necessitarem e por clube, poderei apresentar quantos arbitros da respectiva Ass. os clubes tiveram.

A vitória faz vitória

Anónimo disse...

o treinador do alavarium para não se sentir sozinho aqui no blog a dar o peito ás balas pediu a algumas atletas para o ajudarem a defender a honra do convento...

quanto ao que se diz sobre o clube... não há fumo sem fogo!

Anónimo disse...

De rir a resposta de quem fez o primeiro comentário, ao não responder o que se fez no treino de Quinta ou o que foi o jantar de Sábado. Tentou passar-se por uma Ala Girl e correu mal...

Gostavas de ser, gostavas :)

Anónimo disse...

Quero que digam mal das arbitragens!
Isto assim não tem piada nenhuma.
Bolas!!!

:D

Anónimo disse...

Que tristeza. Não sei o porque de estarem constantemente a criticar o alavarium. se essa tal rapariga nao está bem que se mude que procure lugar noutro clube. È triste que as pessoas não comentem os jogos mas sim problemas que não interessa a ninguem de fora.

Anónimo disse...

ao comentario de
7 de Fevereiro de 2012 15:01
tou contigo amigo, assim n tem mesmo piada nenhuma.
deviam de criar 1 sitio aqui no blog so para se poder falar mal dos arbitros e das arbitragens :D

Anónimo disse...

Não vejo nenhuma placa a dizer "proibido falar nas arbitragens". Se tiver a ver com jogos da PO09 pode-se comentar nas crónicas que são feitas, não há necessidade nenhuma de estar aqui a mandar bocas do tipo "deviam de criar 1 sitio aqui no blog so para se poder falar mal dos arbitros e das arbitragens".
Se alguém tem razão de queixa de algo é só falar, afinal somos todos livres de falar o que entendermos.

Anónimo disse...

Vamos fazer uma manifestação, anónimo de 7 de Fevereiro de 2012 19:45 ???
Vamos nessa!!!

Anónimo disse...

Mas houve casos de arbitragem esta semana? Não estou a perceber...

Anónimo disse...

Há sempre casos de arbitragem, anónimo de 8 de Fevereiro de 2012 11:06
Uns reais outros criados a preceito para desestabilizar.
Para todos os gostos.

Anónimo disse...

pois, mas a malta nao ta muito virada pra isso como se pode ver. falemos é de andebol em vez de tar a mandar bocas.

Anónimo disse...

estranho, mesmo muito estranho, e vou repetir este comentário em vários textos, todas as derrotas são por culpa dos árbitros, esses malandros… ainda ninguém escreveu , disse ou assumiu que perdeu porque tiveram uma táctica errada, ou por ao adversário é superior, ou porque jogamos mal, ou por falhamos em situações de golo iminente, ou porque não marcamos os 7 metros, estranho mesmo muito estranho será verdade, começo a ter fortes duvidas, e caso curioso, parece-me que existem muitos árbitros … será…

Renato Rocha disse...

Carissimo 8 de Fevereiro de 2012 22:17

Em resposta ao seu comentário, transcrevo o meu comentário esfectuado na cronica no Feminino Nº 9 (link http://andebolfemininoportugal.blogspot.com/2012/02/campeonato-de-juvenis-2fase_08.html)

"Em relação ao JAC - Juve, esqueceram-se de falar que a "margem de segurança" que a Juve tinha ao intervalo (6 golos), foi rapidamente por água abaixo, uma vez que o JAC recuperou para apenas 1 golo no prazo de 10 minutos, estando durante esse tempo sem sofrer. Nada mau para quem tem das guarda-redes mais fracas do campeonato. Não concordo quando se diz que a defesa do JAC não se entendeu com o ataque da JUVE. A Juve teve foi uma pivot que fez claramente a diferença. Para mim das melhores em campo.
Vitória merecida da Juve que mostrou mais experiência e foi a mais constante ao longo do jogo.

Já em relação ao JAC, fez uma má primeira parte onde voltou a falhar bastantes remates. E nestas "andanças" esses erros pagam-se caro.

Em relação ás arbitragens, nada a assinalar. Jogo tranquilo, onde ninguém dificultou a vida à dupla de arbitragem, nem eles quiseram ser o centro das atenções.

Mas isto é a minha opinião... "

Nota: Não considero o seu comentário como sendo para mim, mas é só pra ver que há quem saiba perder e porque perdeu.

Mas não vale a pena responder porque não vou falar de mais nada. Esta semana não tenho nada a apontar. :)

Anónimo disse...

Deviamos de criar 1 associação de arbitros de bancada, so para se poder dizer mal dos arbitros k estao no campo :D

Anónimo disse...

ao anonimo 8 de Fevereiro de 2012 22:17

recomendo que leia os comentarios dos posts anteriores. ja vi por ai alguns a falarem naquilo que você diz que não se fala. é uma questão de ler. podem falar nos arbitros, mas tb falam neles proprios e não teem medo d assumir que a equipa errou. é só ler.

Anónimo disse...

Ninguém fala... Falo eu. Fui ver um jogo de andebol feminino 2ª divisão Maia vs Académico, sem qualquer preferência por qualquer um dos 2 clubes. O Académico ganhou e bem. E vi 2 "miudos", garotos vestidos de preto, Fernando Costa e João Silva, que não fazem a miníma ideia do que faziam dentro de campo. O Fernando apita 90% das faltas, o colega podia deixar o apito em casa que ninguém notava. Inclusive de arbitro de baliza, num 7 metros, o Fernando assinalou linha ao rematador, perante o espanto do colega. Depois em diversas situações, para os 2 lados, ficaram os 2 a apontar faltas diversas em sentidos diferentes.
Deram um cartão vermelho a uma atleta do Académico, que ninguém entendeu. O critério de 7 metros é cómico. Mas o mais grave é que em algumas situações de jogo apenas apitavam cerca de 10 segundos depois das faltas ocorridas. Esse atraso permitia outras faltas e quezílias e confusão entre as 2 equipas. Anarquia... Para culminar tiveram um erro técnico. O Maia circulava a bola no ataque, uma jogadora do Académico cai no chão, junto à pivot do Maia, eles deixam seguir o jogo e perantes as queixas da defensora do Académico, param o tempo de jogo para assistência médica da atleta, ao ouvirem da bancada que tinha havido uma agressão da pivot do Maia, dão vermelho à atleta do Maia e recomeçam o jogo com posse de bola para o Maia, sem nenhuma falta marcada, nem inversão do sentido do jogo.
Estes miudos não deviam apitar seniores, deviam começar pela base, ainda têm que aprender muito.
Estragaram o jogo, mas sem influência no resultado.

Rui Silva disse...

Anónimo de 8 de Fevereiro de 2012 22:17
Já reparou que é muito mais fácil e cómodo dizer mal das arbitragens do que dos treinadores, jogadores, tácticas, etc.
Árbitros de bancada há-os aos pontapés. Cada espectador é um árbitro.
Não percebem coisa nenhuma de regras mas censuram, deitam abaixo.
Poderíamos sugerir à Federação que captasse árbitros entre os espectadores nos pavilhões.
Era tiro e queda, cada tiro cada melro.

Anónimo disse...

pk é k a malta da 2ª divisao ta aki a fazer comentarios? isto é para a malta "crescida"

Anónimo disse...

crescida? nota-se que é bastante crescida. a "malta da 2ª divisão" também é gente, também são jogadoras, e trabalham tanto ou mais do que se calhar algumas da 1ª. Não fales do que não sabes, Anónimo "crescido" de 9 de Fevereiro de 2012 19:33.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o "posteiro" Rui Silva! No entanto, deixo uma dica. Recrutem os àrbitros no Inatel! Pelo menos, voltávamos a ter nos jogos pessoas que serviam a arbitragem e não o contrário. Tenho assistido a alguns jogos do Inatel em Lisboa e é um regalo ver o Pinho, o Zé Francisco, o Orlando, etc., a arbitrar esses jogos. E segundo ouvi dizer, acontece o mesmo no Porto.

Anónimo disse...

Acabou-se a mama para alguns clubes no feminino, com a saída de quem o tanto maltratou.

Pior será impossivel.

Anónimo disse...

"o Rei vai nú"! O Torrinha demitiu-se para bem do Andebol Feminino!

Anónimo disse...

e a estriga, também foi==???