gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ultima Hora – Comunicado da Direcção da FAP

Comunicado da Direcção da Federação

Com data de hoje, a Direcção da Federação (quem?), emitiu um chamado Comunicado da Direcção que transcrevemos na sua totalidade.

Comunicado da Direcção

Na sequência de noticias publicadas em diversos órgãos de comunicação social, cumpre à Direcção da Federação informar e esclarecer o seguinte:

1-      A Direcção da Federação, em reunião regularmente convocada pelo Presidente da Federação, decidiu por unanimidade solicitar, em 9 de Novembro de 2011, ao Conselho Fiscal a realização de uma auditoria, tendo como objectivo p esclarecimento de algumas questões relativas fluxos financeiros, bem como a melhoria de procedimentos de boa prática;
2-      Por recomendação daquele órgão, foi contratada uma empresa externa para a realização dos referidos trabalhos , tendo o relatório final sido apresentado à Direcção no passado dia 1 do corrente mês de Fevereiro;
3-      Como resultado da apreciação do mesmo, a Direcção decidiu implementar de imediato todas as “Recomendações de controlo interno” dele constantes, bem como instaurar os procedimentos adequados ao caso, de competência da Direcção, que correm os seus normais termos;
4-      Mais se esclarece que de acordo com Regime Jurídico das Federações Desportivas (DL 248B/2008, de 31 de Janeiro) o Presidente é um órgão unipessoal, com poderes reforçados e com competências distintas da Direcção;
5-      Desde o passado dia 16 de Fevereiro a Direcção da Federação encontra-se em gestão corrente na sequência da renuncia  do Presidente até á realização da eleição intercalar convocada pelo Sr. Presidente da Assembleia Geral para 31 de Março próximo;
6-      As actividades da Federação decorrem com normalidade nas suas componentes sociais, desportivas e financeiras, de acordo com os Estatutos e a legislação em vigor.

Lisboa, 23 de Fevereiro de 2012
A Direcção”

Lamentavelmente o Comunicado não esclarece que, esteve presente na reunião em que foi decidido elaborar um Comunicado, que nada esclarece, pois o seu conteúdo é vazio de informação e de transparência.

Lamenta-se ainda que após notícias saídas em diversos OCS, como por exemplo o Jornal o Jogo de 23-02-12, onde até já são emitidos pareceres de consagrados juristas, o Comunicado da Direcção, nada diga sobre o que se está a passar, permitindo que se façam todas as conjecturas possíveis, sobre a matéria constante na chamada auditoria. É uma pena que a Direcção (ou pelo menos os elementos que estiverem na génese da sua elaboração), apenas tenham tentado sacudir a “água do capote” , conforme se infere do conteúdo  do ponto 4.

E assim (não) vai o Andebol Nacional.

O Banhadas Andebol

29 comentários:

Anónimo disse...

Jornal o JOGO 23.2.2012
parecer de um juurista
Jose Manuel Meirim.

Torrinha justifica inquérito

José Manuel Meirim, professor de Direito do Desporto, não tem dúvidas. "São informações que legitimam a abertura de averiguações", diz, referindo-se à notícia de ontem do "Correio da Manhã" que dava conta de um desvio de cerca de 40 mil euros por parte de Henrique Torrinha como estando na base do seu pedido de demissão da presidência da Federação de Andebol . "A Federação é um organismo privado, mas tem estatuto de utilidade pública e estão em causa dinheiros públicos, ou seja, assume essa vertente pública. Se isto chega para o Ministério Público abrir um inquérito? Chega, sim, como também impõe que o IPDJ [n.d.r.: Instituto Português do Desporto e Juventude] se inteire rapidamente da situação, porque pode estar em causa a má ou a indevida utilização de dinheiros públicos", respondeu Meirim, esclarecendo que "só o resultado do inquérito dirá se existe uma situação de olhar criminal."


Face ao comunicado? Opaco e que mereceu muita discussão em sede de reunião da Direcção da Federação? Só intervenção do MP ou IDP.S podem esclarecer este melindroso assunto que se revem várias pessoas com as mãos na irregularidade.

Anónimo disse...

Como em qualquer associação, a direção é constituida pela direção, simples. Se só se demitiu o presidente quem é a direção? os restantes elementos que já a compunham. Porque é que é direção? Porque o presidente da AG os deve ter empossado nessa responsabilidade! E pode? Claro que sim!Se existe um nº2 e este está em exercicio, é ele de certeza o presidente em exercicio não é? novamente simples!Se o comunicado vem em nome da direção é porque esta reuniu e maioritariamente tomou a decisão, certo? Onde está a dificuldade? Porquê um dito comunicado? Qual a diferença entre um comunicado e um dito comunicado? Porque é que o Banhadas complica o simples? Nao gostou? Eu também não, mas então abordem a questão de outra forma!

Anónimo disse...

será que o rui coelho esteve presente, veio de lagoa de proposito, e o Fernando ferrão tambem esteve presente, então demoraram tanto a escrever esta boa peça, porque o ulisses não deixou que fosse dita toda a verdade ou pelo que foi

Anónimo disse...

Ricardo Andorinha será um dos vice-presidentes de Ulisses Pereira. Acho que melhor nome era impossível! Um dos melhores andebolistas de sempre, um gestor de grande qualidade, um homem da modalidade que todos admiram. Fico muito contente por começar a ver gente da modalidade a chegar aos postos de decisão do nosso andebol.

http://www.ojogo.pt/28-55/artigo971930.asp

Tretas disse...

Era bom que alguém da Federação tivesse a coragem e a capacidade para elaborar um comunicado 'com sumo'.
Assim se perde mais uma possibilidade de uma boa análise, abrindo-se o caminho para o comentário fácil.

Que pena...

Anónimo disse...

Esta do Andorinho ser vice é de rir...mais um grande artista.Como jogador só queria era mamar....é um grande enganador....tentou o sporting ainda não conseguiu....como vice vai ser um espanto, mas vai ter de ganhar mais que o miguel...

Anónimo disse...

Mais uma vez o Sr. Ulisses e restante direcção a tentar sacudir a agua do seu capote.

Não vale a pena, como sempre a verdade virá ao de cima e certamente que não será apenas o Torrinha a ser crucificado.

A única forma de salvar o andebol deste lodo é o António Salvador ganhar as eleições e fazer-se uma auditoria às contas da FAP dos últimos 5 anos.

Alguém me sabe explicar porque é que as contas da FAP não são publicadas no site como manda a Lei?! Seria interessante ver os montantes recebidos pelos membros da Direcção, principalmente os que foram contabilizados na rubrica "despesas não documentadas".

O Director Executivo da FAP que faça como fez com o Torrinha e bufe ao Correio da Manhã esses valores.

A FAP precisa de uma grande varidela!

Anónimo disse...

Eu não sei o que se passou, mas toda a gente falava, no diz-que-disse, que a denúncia ao conselho fiscal da FAP e consequente resolução do problema, foi feito pelo Miguel Fernandes e Ulisses Pereira. Dizia-se que queriam usurpar o poder. Isso era muito estranho porque estavam a 8 meses de eleições podiam esperar. Também podiam esperar mais 8 meses, aguentar o barco e correr com quem tinham que correr, mas no silêncio dos deuses. Foram honestos e como foram honestos e fizeram o que tinham a fazer passaram a coniventes!
Eu deixo aqui os parabéns ao Banhadas, que de certeza sempre soube o que se estava a passar, mas teve o cuidado de não trazer o andebol para o cano do esgoto. Sob a capa do anonimato podia ter despoletado o problema mas não o fez. Omitiu e bem, porque percebeu que o andebol nada ganhava. Grande prova que apesar de opositores assumidos à direção da FAP não são opositores do andebol.
Eu deixo aqui os parabéns à direção da FAP, porque fez o que tinha a fazer e inclusive tentou não fazer lixo na praça pública. Renúncia à presidência e inquérito disciplinar tal como manda a lei, era o que deveria ser feito e foi pelos vistos. A nova direção que venha e resolva o caso. Claro que os interesses eleitorais de alguns, que têm um interesse incrível em pegar as coisas pela parte mórbida, fizeram com que se torna-se publica uma situação que só vai prejudicar o andebol. Este comportamento é próprio de quem despreza princípios e eleva o lixo ao expoente máximo, como se este fosse uma bandeira eleitoral. Faltou “sentido de estado” aos delatores e pior que isso, podem ter causado fortes problemas ao andebol. A politica de terra queimada não é própria de gente de bem e deixa transparecer alguma frustração, mas enfim, cada qual sabe as linhas com que se cose! Possivelmente está muita gente feliz porque o Ministério público pode instaurar processos, porque o IDP pode suspender contratos, porque o andebol veio para os jornais pelo pior motivo possível. Serão amantes da modalidade?
Espero que esta m… pare de cheirar e as pessoas façam uma campanha pela positiva. O Dr. Salvador e o Dr. Ulisses são dois candidatos credíveis que devem merecer a estima e consideração de todos os que gostam de andebol. Senhores candidatos façam por merecer essa consideração e se possível após o período eleitoral criem pontes para que vencedores e derrotados possam servir o andebol no futuro. Se o fizerem o andebol sai a ganhar de certeza absoluta. Se pelo contrário fizerem a campanha pela negativa, de certeza que o andebol sai a perder.
Parabéns Banhadas grande postura neste caso concreto.

Anónimo disse...

Começo a ficar com os labios gretados de tanto sorrir.
Gostaria de saber onde andar o Major parquedista e companhia que destruiu a arbitragem em tão pouco tempo e que agora faz parte dos guilhotinadores do seu grande amigo Torrinha.
A vingança serve-se fria...

Anónimo disse...

O banhadas pelos vistos NÃO GOSTA de andebol, apenas gosta de dizer mal.
Os Juvenis Portugueses estão a realizar um campeonato espetacular a nivel internacial e nem uma palavra sobre o assunto.
Apenas esta constante critica a tudo e todos.

Anónimo disse...

"Começo a ficar com os labios gretados de tanto sorrir.
Gostaria de saber onde andar o Major para-quedista e companhia que destruiu a arbitragem em tão pouco tempo e que agora faz parte dos guilhotinadores do seu grande amigo Torrinha.
A vingança serve-se fria..."
25 de Fevereiro de 2012 00:47

Subscrevo mas não só junta! o Ulisses, Miguel Fernandes e Augusto silva três coveiros do andebol....

Tesoureiro disse...

Que dor de cotovelo, caro anónimo de 25 de Fevereiro de 2012 00:47 !!!
Você deveria rir-se do que escreve.
E se pensa realmente o que escreve, é um triste e um traste.
Faça um favor a este site: get out!

Anónimo disse...

Diz-se que o Vice Presidente no Algarve se recusou a assinar o comunicado, isto vai bonito.... só é preciso repor a legalidade desportiva, ou seja uma Comissão Administrativa nomeada pelo Governo para realização de eleitores e não eleições intercalares com tanta gente a assumir responsabilidades diárias para as quais não tem legitimidade....., isto é não foram submetidos a sufrágio? mas somente o presidente que se demitiu, Henrique Torrinha.
Advogado

Anónimo disse...

Já se começou a poupar .Provas fixas com árbitros jovens sem qualquer acompanhamento e sem saber o que estão a fazer e até árbitros da casa estão a apitar jogos decisivos.Brincadeira de mau gosto que vai dar maus resultados.

Anónimo disse...

Notícia de última hora:Fernando Jorge Moreira, Presidente da Direção do GCST, pondera candidatura à FAP.

Anónimo disse...

Isto de se candidatar à FAP, não é quem quer, pois tem que ter o minimo de assinaturas para o fazer, o que julgo não ser o caso do Fernando Jorge Moreira...

Sempre a desestabilizar o sistema este BLOG...

Tretas disse...

Boa auto-promoção, anónimo de 25 de Fevereiro de 2012 23:41
Mas não pega!!!

Anónimo disse...

A maior preocupação do Ulisses é em saber se a agua da torneira é mais cara que a agua engarafada.

Aqui fica um exemplo do trabalho deste deputado na A. R. em prol do andebol.

Anónimo disse...

Que comentário posso fazer quando um candidato a eleições comenta publicamente e pessoalmente com o Seleccionador Mats Olson que ele vai embora?????? quando está em disputa a passagem da nossa selecção para o Mundial Espanha 2013.
O Mats Olson foi só considerado o Guarda Redes do Século pela IHF e é tratado como um assalariado!
Incrível mas a bitola vai ser esta ... o Ulisses Pereira devia criticar o ex presidente Luís santos pela renovação do contrato com o Mats Olson, mas não é conveniente... negócios...

Anónimo disse...

Se duvidas houvesse sobre o autor moral da exclusão da modalidade do Presidente Henrique Torrinha, ontem na tomada de posse da comissão de Ética ou sem Ética fiquei devidamente esclarecido pelo que ouvi nos corredores pelo próprio aos amigos a afirmar a quem quis ouvir o Sr. LUIS SANTOS, vergonha na cara cara ex presidente da FAP.
Foi assim ao longo da sua vida desportiva desde o tempo do Encarnação....AAL e FAP, digo e repito e estávamos num local onde se falava de Ética no Desporto e na Vida?
Pela Ética...

Cocas disse...

Anónimo de 28 de Fevereiro de 2012 11:52
Gostava de perceber o que diz. Por isso peço-lhe que escreva em bom português.
Obrigado

Anónimo disse...

anonimo
28 de Fevereiro de 2012 16:46

Caro amigo não sou o autor do que foi afirmado, mas de facto li e entendi completamente os factos, se não consegue entender treina o teu pensamento que está um pouco degradado intelectualmente.
abraço
Atento

Anónimo disse...

AS eleições intercalares vão ter 2 candidaturas do Ulisses e Salvador e em Dezembro terão 3 candidaturas, o andebol promete dar finalmente a volta ao monarquia do ex presidente LS.
Que cada um assuma as suas posições ao serviço do Andebol e não de si próprio ou fazendo de lugar secundário. Foi e será sempre umas eleições mancas por não poderem votar a AJAP e ATAP?
ABC

Cocas disse...

Anónimo de 29 de Fevereiro de 2012 10:56
O que significa "a volta ao monarquia do ex presidente LS"?
Que péssimo português!!!

A AJAP e a ATAP só podem votar quando os Estatutos o permitirem.
Ou não?

Anónimo disse...

"Vergonha Luis Santos embaixador da ética"
E junta-lo na fotografia ao lado do Senhor do Andebol Carlos Resende, mau gosto e com segundas intenções.
Veja e analisem o percurso deste Dirigente desportivo com muitos actos de falta de ÉTICA quer fora e dentro do campo para com os varios agentes da modalidade, Clubes, Liga, Dirigentes, Treinadores e Jogadores.
Enfim é a democracia que temos só falta o OSCAR de Hollywood para satisfazer o seu ego!
Infante Santo

Anónimo disse...

Em Portugal existe Democracia, Monarquia e Liderança musculada para controle do poder? Só me revejo na Democracia livre e responsavel.

Anónimo disse...

Os estatutos permitem que elas votem mas infelizmente essas associações não se registaram...

Pelo que saiu hoje na imprensa, a Direcção de Ulisses Pereira está definida: Miguel Fernandes, Augusto Silva, Ricardo Andorinho e Galambas.

Parece-me um projecto congregador e com uma equipa de grande qualidade.

Anónimo disse...

a lISTA do Dr.Ulissses Pereira tem uma carateristica em comum, estiveram na Direcção do Henrique Torrinha estiveram e mexeram na massa com excepção do Dr. Ricardo Andorinho e Augusto Silva.
São para aí 5000 presidentes... todos a mandar e terem novas ideias, o A. Galmabas é a 2ª oportunidade que terá para mostrar a sua capacidade para fazer alguma coisa no andebol.
Não vai ser facil criar um clima de bom trabalho com tanto presidente....

Anónimo disse...

Eleições intercalares…
Duas listas que é uma vitoria da Democracia que desde 1974 não foi possível haver mais que uma candidatura e o dono da chave!! do edifício da Calçada da Ajuda e seus amigos nunca permitiram alternativa, tudo era corrido a processo de intenções, sumários , castigos de isolamento e uns quantos fazendo o seu papel de controle da situação. Poderia ser completamente diferente mas o Dono da CHAVE não permitiu.
Portante 2 listas mas uma pertencendo ao pior momento das contas publicas que levou ao derrube do Henrique Torrinha, gente que pretende manter o poder n para mais anos e será sempre mau e outra lista de gente do andebol, qualificada na vida Social com vida própria e disponível para dar uma volta de 360ª a Federação, senão for possível a luta continua até ás eleições Dezembro 2012.
Mas já se notaram algumas surpresas e novidades:
-Ricardo Andorinho e Augusto Silva na lista de Ulisses Pereira, os restantes elementos estava á longo tempo no exercício das suas funções e sabe pouco da sua acção positiva ao serviço do Andebol.
- António Marreiros (ex-árbitro), Bernardo Novo (ex-presidente da associação de jogadores), Carlos Bragança (ex-dirigente da Liga), José Anaia (ex-dirigente da Liga), José Emídio (presidente do Passos Manuel), Manuel Arezes (ex-jogador) e Vítor Marques (ex-presidente do S. Bernardo) na lista do António Salvador.
Vamos ver como as acções no terreno vão desenrolar-se e a capacidade dos novos candidatos a presidentes.