gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 28 de junho de 2016

Planeamento Desportivo – Época 2015/2016 - II

Esta época a Federação, com uma antecedência de cerca de 5 semana (o que nos apraz) de antecedência em relação á data da época que ainda esta para terminar, divulgou os Regulamento Especifico de todas as provas, feita em simultâneo com o CO agora emitido, N.º 1 (24-06-16), e no CO n.º 2 (27-06-16) procedeu á divulgação das equipas com direito desportivo a participar nas diversas provas Nacionais fixas, segundo o conceito estabelecido na época transata, se fizermos uma leitura atenta dos mesmo, poderemos concluir sem grande margem de erro, que as grandes alterações (Já esperadas) foram realizadas a “pedido” em especial na PO01, e com uma certa realidade na PO02, no resto verifica-se uma espécie de estabilidade nos quadros competitivos. Mas todo o seu impacto será quase sempre financeiro, pois o impacto desportivo será na nossa opinião negativo, pois a criação das chamadas provas de apuramento, em especial a PO01A, é uma prova que se realiza, para ultrapassar a lei e os regulamentos, e fazer-se um alargamento da Divisão Máxima do Andebol Português, que irá (na nossa opinião, e respeitamos as outras) beneficiar os interesse alguns, e prejudicar a modalidade no seu todo. Num futuro com a conjugação dos vários CO que deverão estar a ser emitidos, poder-se-á ficar com uma ideia mais abrangente do que será o futuro calendário de provas. Mas, haverá sempre um mas, teremos de esperar pelas datas limite das inscrições e da sua confirmação, para então termos uma verdadeira e consistente ideia de quem participa, e de quem abandona (esperamos que ninguém,) nas chamadas Provas Fixas.

Hoje apenas iremos referir as chamadas provas de Apuramento.

A PO01-A, é prova, que terá de se realizar, durante o mês de Agosto, e que irá definir quem serão as equipas, que passarão para a PO01, ainda esta época, será disputada em Fase única no sistema de TxT a uma volta, em concentração, em campo neutro ou neutralizado a indicar pela Federação (Apenas esperamos que o campo, não seja de nenhum dos intervenientes, por força dos interesses conjunturais que certamente se irão mover). Com as datas limites inseridas no CO n.º 1, como será possível a estas equipas cumprirem com a matéria respeitante às inscrições, e nomeadamente os requisitos de participação constantes no anexo X ao CO n.º 1 (obrigatoriedade dos escalões de formação). Lamentavelmente também não é indicada uma data para a realização desta prova.

A forma como esta prova é disputada, permite em nossa opinião, que um clube, inscreva atletas que na prática, poderão reforçar a equipa, unicamente para a disputa da mesma, e posteriormente se não forem qualificados, os mesmos sairão para outros lados, é um aspetos mais negativos que as mesmas encerram.

Clubes Qualificados

SC Horta – da PO01
AC Fafe – da PO01
São Mamede – da PO02
AC Sismaria – da PO02

Nota – Se algum dos clubes com direito desportivo, não se inscrever a vaga não será preenchida,

A PO02-A, foi criada segundo a nossa opinião para se poder permitir uma alteração no modelo competitivo da PO02, de forma a tornar a prova, mais curta e provavelmente mais económica (aqui temos fortes dúvidas), e consideramos que foi uma forma habilidosa de ultrapassar a lei e os Regulamentos, dando igual tratamento tanto aos acessos á PO01, como á PO02, que vê o seu numero de equipas aumentado de 28 para 30, e esta prova, permite o preenchimento utilizando métodos com alguma semelhança ao praticado para a PO01. No entanto, colocamos alguns dos mesmos problemas já referidos. Por exemplo, está previsto que a discussão dos lugares de acesso, sejam através de jogos cruzados, por zona, mas se eventualmente alguns dos clubes não se inscrever, a zona será disputada em concentração, e repetimos (Apenas esperamos que o campo, não seja de nenhum dos intervenientes, por força dos interesses conjunturais que certamente se irão mover), mas poderá nem existir jogos nem concentrações, basta que se inscrevam por exemplo apenas dois clubes por zona (estarão automaticamente promovidos), se apenas se inscrever 1 por zona, será unicamente esse o promovido, e neste caso haverá certamente zonas da PO02, que ficarão com menos equipas. Colocamos aqui exatamente a mesma questão que existe na PO01-A, “Com as datas limites inseridas no CO n.º 1, como será possível a estas equipas cumprirem com a matéria respeitante as inscrições, e nomeadamente os requisitos de participação constantes no anexo X ao CO n.º 1 (obrigatoriedade dos escalões de formação). Lamentavelmente também não é indicada uma data para a realização desta prova.”

Outro dos aspetos negativos diz respeito á inscrição de atletas conforme já foi referido para a PO01-A.

Clubes Qualificados

Almada AC – Zona Sul – PO02
Ílhavo AC – Zona Sul - PO02
Xico Andebol – Zona Norte – PO02
Boavista FC – Zona Norte – PO02
Beira Mar – Zona 1 – PO03 (*) (Rectificação)
Póvoa Lanhoso – Zona 1 – PO03
Vela Tavira – Zona 2 – PO03
CCP Serpa – Zona 2 – PO03

(*) – Rectificação, um erro grosseiro da nossa parte levou a que existisse uma interpretação completamente distorcida sobre o tema, pois o Beira Mar Subiu á 2.ª Divisão, e o direito de perticipar nesta prova é do ACD Monte, pois o 1.º Classificado na Zona 1, foi uma equipa BNão se entende o motivo por que é indicada a equipa do ACD Monte (5.ª Classificada), quando o regulamento específico da prova é claro, quando refere que é o 3.º classificado da zona, e refere ainda que apenas as equipas referidas, no artigo que as refere terão acesso, á respetiva prova, não existindo ocupação de vagas em aberto, não sendo permitido a participação de mais nenhuma equipa. Assim poderemos concluir, que já existem mexidas anti regulamentares, lamenta-se. Pois o CO n.º 2 não refere qualquer motivo ou justificação esta substituição.

Nota – Se algum dos clubes com direito desportivo, não se inscrever a vaga não será preenchida, conforme já referimos.

No entanto apenas a partir de 31-07-16, data limite para confirmação da inscrição, poderemos confirmar todos os dados.

O Banhadas Andebol

4 comentários:

Anónimo disse...

O Banhadas Andebol:

Devido à participação duma equipa B na fase final da 3ª Divisão, algo que vai contra o regulamento implementado esta época por exemplo na PO2 tendo em conta a existência do Porto B e do Benfica B (todos nos lembramos da polémica na fase final do ano passado), mas que foi permitido acontecer na 3ª Divisão... pergunto eu, PORQUÊ?

Então alteram-se regulamentos especificos apenas duma prova, talvez por causa de alguns interesses próximos à Calçada da Ajuda e permite-se que isso aconteça em todas as outras provas nacionais (tanto na PO3 como na PO7)???

Quanto ao ACD Monte penso que isso decorre do Beira-Mar ter garantido o direito desportivo juntamente com o Gondomar Cultural de participar na 2ª Divisão tendo em conta a classificação final da PO3, por isso foram considerados para esta prova de apuramento do 4º e 5º classificados uma vez que em primeiro lugar ficou uma equipa B nessa fase final.

Jorge Almeida disse...

Em relação a pavilhões onde realizar estes jogos, se forem para ser realizados em fases concentradas, podia-se aproveitar aqueles protocolos assinados pela FAP com as Câmaras, e realizar nos pavilhões dessas Câmaras. Promovia-se a modalidade, e realizavam-se as provas com menos custos. E, se possível, realizar a PO02A e

Em relação às equipas B, porque não irem às fases finais dos campeonatos? Desde que não possam usar, nessa fase final, jogadores com mais de X jogos na equipa A (proponho 6 jogos, metade duma das voltas, nem sei se esse limite já existe), acho que deviam lutar por serem campeões nacionais. Se demonstraram nível para isso durante a 1ª fase, porque não? Veja-se o caso do FC Porto B no futebol, que acabou de ganhar a 2ª Divisão. Concordo que não subam de divisão, mas não concordo que não lutem por serem campeões nacionais. É até um incentivo para que os jovens jogadores evoluam, e não estejam a participar em jogos sem objectivos competitivos. Se as outras equipas quiserem ser campeãs, tudo bem, mas têm de se aplicar, de evoluir, de demonstrar nível para isso.

Jorge Almeida disse...

Não sei se ficou bem expresso isto no meu anterior comentário:

A PO01A e a PO02A podiam ser realizadas ao mesmo tempo nos mesmo pavilhões. Ficava tudo concentrado, numa jornada de promoção da modalidade.

Anónimo disse...

O tem acontecido e se calhar vai acontecer é que a FPA faz tábua rasa dos regulamentos e aceita as chamadas candidaturas que acabam por permitir que uma das equipas participantes jogue em casa.
Na mi ha opinião isto desvirtua completamente a verdade desportiva mas também como a modalidade está moribunda pouca diferença faz