gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 12 de março de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 16 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
10.ª Jornada
Colégio Gaia 21 - 44 Madeira SAD
Alavarium 26 - 33 CS Madeira
JAC - Alcanena 22 - 32 João Barros
Maiastars "B" 21 - 30 Juventude Lis
Gil Eanes 40 - 20 CA Leça
11.ª Jornada
Alavarium 28 – 36 Madeira SAD
Colégio Gaia 31 – 38 CS Madeira

Foi uma jornada calma sem jogos especialmente interessantes. O grande vencedor da jornada foi o Sports Madeira que assume-se, nesta altura, como o grande favorito ao 4º lugar.

No Sábado, em Aveiro, a equipa de Vítor Rodrigues fez uma excelente exibição. Na primeira parte o jogo foi equilibrado com Mónica Soares a assumir o jogo ofensivo das madeirenses e, na segunda parte, apareceu Sara Gonçalves que, ano após ano, vai provando ser uma das melhores pontas esquerdas nacionais, além da equipa ter voltado aos grandes desempenhos defensivos que têm caracterizado a sua época. Quanto ao Alavarium, ofensivamente a exibição foi boa, mas aquela que era uma das suas grandes armas, a defesa, tem estado muito mal, com evidente falta de agressividade. Neste jogo, Lisa Antunes esteve em grande plano e é uma esquerdina que cada vez se vai afirmando mais. O Alavarium está a anos luz da equipa que encantou na época passada.

No Domingo, o Sports Madeira conseguiu mais uma importante vitória. Uma vez mais, teve dificuldades na primeira parte, mas quando subiu a defesa, o Colégio de Gaia começou a não ter as mesmas facilidades ofensivas. Uma vez mais Mónica Soares e Sara Gonçalves estiveram em grande e o jogo quase que pareceu em papel químico do jogo da véspera. O Colégio de Gaia ficou sem perdas na segunda parte e nunca conseguiu contrariar os rápidos contra-ataques da Sara Gonçalves. Com este resultado, o Colégio de Gaia diz adeus ao sonho europeu e, pelo segundo ano consecutivo, perde esse estatuto. Só há uma forma do Colégio recuperar aquilo que já foi: Retomar a formação de qualidade algo que perdeu, sem que percebamos muito bem porquê.

O Colégio que já tinha defrontado o Madeira Sad no Sábado num jogo sem história que se resolveu logo na primeira parte. Paula Castro mal sentiu o resultado a desequilibrar optou por rodar o plantel tentando preservar a condição física das suas jogadoras para o embate de Domingo. Aliás, a equipa parece que esteve apenas fisicamente em campo pois sentiu-se, desde o apito inicial, que o Colégio de Gaia estava já com a cabeça no jogo de Domingo entrando praticamente derrotados em campo. Quanto ao Madeira Sad, exibição irrepreensível. Solidez defensiva, contra-ataques que já são a sua imagem de marca e duas jovens (Rita Alves e Ana Correia) com características físicas difíceis de encontrar no nosso andebol feminino. Aliás, Ana Correia tem mostrado esta época ser incompreensível a escassa utilização dos anos anteriores.

No Domingo, o Madeira Sad viajou até Aveiro e não teve as mesmas facilidades perante um Alavarium que parece só saber jogar bem contra as melhores equipas. É incompreensível como a equipa de Aveiro faz um jogo tão fraco no Sábado e no Domingo faz uma exibição tão conseguida perante uma equipa bem mais forte. Filipa Fontes fez uma excelente exibição quer na condução do jogo quer na finalização. Mas isso não chegou perante uma Sad superior e com uma Rita Alves a fazer, provavelmente, a sua melhor exibição da época. A Sad cumpriu a sua obrigação neste fim-de-semana, ganhou num pavilhão onde o Colégio João de Barros não o fez e mostrou que está pronta para discutir o título até ao final.

O Gil Eanes continua em grande momento de confiança. Esmagou o Cale num jogo também sem história e sente-se que a equipa começa a acreditar no tri-campeonato. Neste jogo apenas alinharam com 10 jogadoras e é triste observarmos que as bicampeãs nacionais não conseguem apresentar mais do que 10 jogadoras num jogo. Sinal da falta de dinheiro mas, sobretudo, de um trabalho de formação que tarda em impor-se. O grande destaque do jogo vai para a jovem Soraia Lopes, muito motivada pela chamada à Selecção A e, sobretudo, de Dulce Pina que está recuperada e vem subindo de forma, ela que foi um dos grandes pilares das conquistas do título pelo Gil Eanes. Não é demais destacar para a grande época que vem fazendo a Guarda-redes Carla Pedro, uma verdadeira caixa forte da defensiva algarvia. Quanto ao Cale este não era um jogo do seu campeonato e Vasco Ramos preocupou-se em dar minutos a todas as jogadoras, embora Ana Paula Costa se tenha destacado.

O JAC / Colégio João de Barros foi um jogo agradável mas pouco emotivo. Sem que tivesse ficado logo decidido, calmamente a formação das Meirinhas foi alargando a vantagem, sendo difícil destacar alguém dada a rotação efectuada por Paulo Félix e pelo equilíbrio que é cada vez mais visível nesta equipa. Nota-se que a equipa perdeu alguma confiança após a derrota em Aveiro mas tem agora tempo para preparar a recta final já que estão ainda na corrida pelo título. Quanto ao JAC, as vitórias custam a aparecer e a inexperiência paga-se caro. E a desqualificação de Neuza Valente veio tornar ainda mais difícil qualquer recuperação do resultado. Destaques? Não vale a pena fugirmos à regra porque as melhores foram sem dúvida Neuza (Até à desqualificação) e Vanessa Oliveira que parece não saber jogar mal. O JAC é, nesta altura, o grande candidato à descida de divisão e se querem evitar que isso suceda há que começar a ganhar jogos.

Finalmente, o Maiastars / Juve Lis foi mais desequilibrado do que os 3 jogos que as equipas já tinham realizado entre si esta época. Apesar de tudo, o jogo esteve sempre a uma distância recuperável até meio da semana passada, altura em que uma série de falhas técnicas ditaram uma sapatada no marcador por parte das leirienses. O grande destaque do jogo vai para a notável exibição de Gizelle Carvalho que encheu o campo com o seu andebol. A prova de que a altura não é impeditiva de se vingar na modalidade. Esta época, mesmo quando a equipa de Leiria abanou, Gizelle Carvalho aguentou a equipa e é a grande jogadora do momento da formação da Juve Lis que irá, certamente, discutir o 4º lugar com o Sports Madeira.

O Campeonato pára agora 3 semanas devido aos compromissos da selecção e aproveitamos para endereçarmos votos de felicidades à nossa selecção.

Críticos Femininos

28 comentários:

Anónimo disse...

Eleições FAP
O nosso andebol vai ficar bem entregue ... ou tais uns, tais outros, á procura de protagonismo?

Moderação, tolerância, bom senso, gestão e visão global equilibrada da modalidade - de todo o andebol para todo o andebol - iso sim, seria bom, mas daqui parece faltar!

Falar, falar, é fácil, mostrar obra e sem utilizar batotas,é que é difícil...

O andebol tem de procurar o seu caminho mas para isso tem de encontrar genteboa, nem dos grandes nem dos pequenos, mas do ANDEBOL TOTAL.

Difícil...!
Quem é bom para isso, infeliz e felizmente, não se mete nestas coisas de se "por em bicos dos pés", atitude própria dos que se querem servir da modalidade para serem os protagonistas que não conseguem ser noutros espaços.

Mas seria bom que os que trabalham a sério e que sabem que o seu espaço é servir o andebol, sem necessariamente ser na Federação, os descobrissem e os convocassem para darem a sua militância, o seu bom senso e visão global da modalidade, pelo ANDEBOL TODO, incluindo o feminino, o sector com maior margem de progressão mas só com apoio do masculino.

Estas guerrinhas entre "pseudo-absolutistas" e "pseudo liberais" é uma vergonha para a modalidade!

Anónimo disse...

A Paula Marisa precisa de dar o lugar aos mais novos. Os treinos são uma seca, continua a não haver exigência nenhuma, assim como vamos lá?

Anónimo disse...

Anda por ai muito nervoso miudinho.Lá para os ladoss da calçada existem muitas insónias.

Os agentes votantes nas eleições, têm agora a grande oprtunidade de colocar à frente da Federaçã uma pessoa que durante toda a sua vida SERVIU o andebol.Refiro-me a António Salvador.Pessoa séria, sem rabos de palha e que muito têm dado ao Andebol Nacional.

Desde atleta a Presidente da Liga de Andebol, o seu percurso foi feito por devoção há modalidade.

Nunca se seviu e sempre serviu a modalidade.Quantos se podem gabar disso?.

Olho vivo.

Anónimo disse...

Grande Sports Madeira! Seria uma pena que o Governo Regional acabasse com uma equipa depois do grande campeonato que temos vindo a fazer. Acho lamentável se isso acontecer e uma tremenda injustiça.

Anónimo disse...

Comentário anónimo após a 1ª e 2ª jornadas: «Enfim penso que n é preciso dizer mais nada p perceber o que se passou com o alavarium e com o colégio neste fds.

Murros, cotoveladas, puros abalroamentos, de um dos quais resultou a lesão da claudia correia, puxões de braços sobre os pontas q dariam direito, numa arbitragem normal, a desqualificação directa. Tudo isto perante a passividade dos árbitros, da madeira é claro....

Realmente disse mesmo tudo...Só quero ver se os árbitros no continente vão deixar acontecer verdadeiras batalhas campais como se assistiram nos jogos contra C.S. Madeira.

Pode ser que no continente, com todas as equipas já avisadas da violencia do jogo dessas meninas a história seja outra...

10 de Janeiro de 2012 15:17»

Pergunta após as jornadas deste fim-de-semana: E AGORA???

Anónimo disse...

Então e qual é a desculpa do Alavarium? Na primeira volta foi o facto das madeirenses darem muita porrada. E desta vez?

Anónimo disse...

Parece que cada vez mais, me dão razão em relação a este Alavarium. Aquelas que para aqui vêm aprogoar bom ambiente e balneário excelente, já diminuiram nos comentários. Começa a ser gritante e já se nota algum desconforto nas bancadas perante a equipa que no passado fazia furor. Infelizmente, vejo-me a termos o jogo do ano em Alcanena, para ver´quem desce ou não. E não fosse aquela arbitragem bem caseira no jogo com o JAC, ainda estariamos bem piores. Mas ainda vamos a tempo de recuperar, digo eu.

Srª Gonçalves

Anónimo disse...

A culpa é das bananas que têm vindo estragadas para o continente.

Anónimo disse...

se calhar é melhor o alavarium jogar so com os arbitros da casa. isto se quer ganhar jogos... é que com arbitros isentos, é o que se vê

Cocas disse...

À atenção do Olho vivo.
(12 de Março de 2012 13:58)

Você anda a ver muitos filmes e de fraca qualidade.
É normal termos as nossas opções mas, quando elas se tornam num ridículo incomparável, não se vai a lado nenhum.

Salvador nunca se serviu da modalidade? Então para que quis ele criar uma coisa de que se conhecia o futuro? A Liga, não esqueça, nasceu para satisfazer o ego do Salvador, do Henrique Silva, do Carlos Joaquim , do Fernando Silva e outras aves raras.

E o Salvador continua a dar guarida a tipos destes!!!
Grande defensor da modalidade. E sem interesses.

Volto já!

Anónimo disse...

Mas onde é que o Alavarium se queixou disso? O treinador do Alavarium deu os parabéns ao treinador madeirenses, aos árbitros, por um ou outro adepto se queixarem isso vale alguma coisa?

Por amor de Deus...

Anónimo disse...

Este fim-de-semana o Alavarium teve 2 duplas de Aveiro. Perdeu os 2 jogos. Se tivesse ganho alguém dizia que era pelos árbitros serem aveirenses.

Preocupem-se com os vossos clubes e deixem os clubes continuar a fazer um bom trabalho. Sou adepto do Alavarium e não o deixo de ser pelas derrotas, até porque este Domingo fizeram um grande jogo. E tenho muito orgulho em que as jogadoras não sejam arruaceiras, em que não se atirem as culpas para os árbitros e que mesmo nas derrotas se dê a cara no site do clube coisa que não vejo em mais nenhum clube fazerem... Isto é que é assumir as coisas, não é falar anonimamente o que é fácil como vocês fazem e eu também.

Anónimo disse...

Quem escreve isto tem que ser do Maiastars. Como é que não se escreve sobre o mauambiente que se vive com o afastamento de algumas jogadoras da equipa?

COmo é que não se ouve uma palavra crítica sobre isto?

Anónimo disse...

os adeptos estao iguaisinhos ao andebol feminino. n vale nada.

Anónimo disse...

Eu sou do Maiastars mas em partime.

:)

Anónimo disse...

"E não fosse aquela arbitragem bem caseira no jogo com o JAC, ainda estaríamos bem piores."

Então mas na altura quando o JAC se manifestou contra a arbitragem deste jogo, toda a gente assobiou para o lado e disse que o JAC só se preocupava com os árbitros, e que a culpa era das jogadoras serem inexperientes e do comportamento do Marco e Anexos, e agora já vêm admitir que a arbitragem foi bem caseira? Pois é, afinal o Renato sempre tinha razão...

Anónimo disse...

Oh Renato, em mais de metade dos jogos que perderam vocês queixam-se dos árbitros. O Jac não está habituado a perder, mas faz parte do jogo e atirar a culpa para terceiros nºao me parece ideal.

E quando vieram aqui à Maia achavam que ganhavam como antes só que em seniores não é igual :)

Anónimo disse...

Que se passa Alavarium??
só brilham contra os primeiros lugares e depois perdem pontos com as equipas que se poderia dizer que eram de mais baixo nível que vocês.. Que vergonha...
Fui ver os dois jogos e no sábado foi o descalabre mas no Domingo até estiveram bem só não entendo uma coisa, o senhor Ulisses no sábado quando o jogo está equilibrado mete-se a rodar as jogadoras e no Domingo em que se sabia que iria perder tem jogadoras 60 minutos no banco. Isto entendem-se? E jogadoras que teem carácter para estar na selecção (Ana Marques) começa os dois jogos no banco em que num deles jogo 20 minutos...Ai como tu estás Ulisses..

Eu disse...

Novidade!!!
Marco, o treinador (o quê?) da JAC, vai tirar o curso de árbitro.

Anónimo disse...

"Anónimo Anónimo disse...

Eu sou do Maiastars mas em partime.

:)

13 de Março de 2012 10:40"


hahahahahahahahahaha

MESMO À BOSS :)

Anónimo disse...

E agora?
Ninguém vem falar do jogo de juvenis do maiastars?
Afinal parece que a culpa não era do treinador mas sim, das meninas mimadas que, armadas em vedetas, pensavam que, sem atitude ganhavam os jogos, só o nome da equipa era suficiente.
E afinal o treinador do valongo ainda é pior do que o do maia, pois perdeu com o académico!

Apostas desportivas disse...

Olá boa tarde, antes de mais parabéns pelo blog.
Será que alguém me poderá informar de um site ou blog com quadros de resultados / classificações dos campeonatos Nacionais da 1.ª Divisão Seniores Femininos e Masculinos? E actualizados! Obrigado desde já

Anónimo disse...

"Quem escreve isto tem que ser do Maiastars. Como é que não se escreve sobre o mauambiente que se vive com o afastamento de algumas jogadoras da equipa?

COmo é que não se ouve uma palavra crítica sobre isto?"

Quem não está bem muda-se, o que acontece e que possivelmente vão para outro clube e ficam sentadinhas no banco ou nem sequer são convocadas, acredito que ninguém é estúpido, se não jogam é porque existem melhores. Bocas e veneno continuo parecem um zoo de cobras venenosas, sejam frontais e reclamem, AH. mas têm medo do que possa vir a acontecer depois, continuo a dizer se não estão bem mudem-se que estão a mais. Só faz falta quem cá quer ficar.

Renato Rocha disse...

Ao cuidado do Anonimo de 13 de Março de 2012 12:10

Só para o(a) informar que o comentário que aqui apareceu (13 de Março de 2012 11:08), não fui eu que o coloquei, nem sei quem o fez. Como já reparou, eu identifico-me nos comentários. E aproveito para o(a) esclarecer, que ninguém na equipa pensou que o jogo na Maia eram favas contadas. Encaramos todos os jogos seja nas seniores ou nos outros escalões com a máxima seriedade e respeito que as adversárias merecem.

Bem haja e boa sorte para o que resta no campeonato.

Anónimo disse...

quando as próprias jogadoras do Colégio de Gaia ( apesar de não ser um comentário identificado ) vem para aqui dizer "mal" da treinadora e dos métodos de treino é porque o clube bateu mesmo no fundo. também ter aquela treinadora à uma porrada de anos não admira que comece a haver desgaste das próprias atletas e então aquela limpeza de balneário que fez este ano e que tem vindo a fazer nos últimos anos é qualquer coisa de sensacional. Colégio de Gaia passou de uma equipa a lutar pelo titulo para uma equipa que luta para não descer.

Anónimo disse...

Para fazer a vontade ao anónimo do dia 13 de Março - 15,18h, alguém vai comentar...
Afinal a culpa não é do treinador, nem como, já digo desde a época passada. É das mamãs que, em vez de, darem educação às filhas, lhes incutem vícios que elas mesmas tinham enquanto jogadoras.
Passo a explicar, fazerem grupinhos dentro da equipa, criticarem por tudo e por nada as colegas de equipa e o treinador, passarem mal, propositadamente, a bola às colegas, procurarem jogar individualmente, para assim se destacarem como "líderes!". Porquê? Por ter sido chamada à equipa sénior A (2ª divisão!!!).
Como sucedeu em alpendorada, em que, a menina, não circulava a bola, só rematava à baliza, algumas vezes acertou mas, a maioria foram para a estrelas. E mesmo assim, teve sorte, jogou quase o tempo todo.
Essas mamãs que, criticaram, os dois últimos remates que, a equipa fez, no jogo com o académico, haviam de visionar, o vídeo do jogo e contarem, quantas vezes as suas filhinhas falharam e quantas vezes ficaram a olhar para o àrbitro à espera de, sabe-se lá o quê?
Pois, não só contam, os últimos remates mas sim, o jogo todo.
"Grão a grão enche a galinha o papo!"
Mamãs! Comprem uns sacos de humildade, façam um cházinho e tomem juntamente com as vossas filhinhas!
Como ainda hà tempo, pode ser que, as coisas melhorem! Senão, a culpa é do treinador...como sempre.

Anónimo disse...

Só para informar o anónimo das 16,40, na época passada, durante a fase final, essas mamãs, ex-pseudo estrelas dos anos 80, quais ovelhas ranhosas, já andavam a comentar nas bancadas que o treinador era muito inexperiente e não tinha capacidade para lidar com as atletas.
Mas quem são elas para dizer isso quando, elas próprias não conseguem ter mão nas filhas, as meninas fazem o que querem, dizem o que lhes apetece e não são chamadas à atenção.
Quantas vezes assisti, o treinador a chamar as meninas à atenção para assuntos que tem a ver com educação e comportamentos sociais.
O facto de o treinador ser ou não experiente não é motivo para justificar as falhas que as meninas tem quando estão isoladas frente à guarda redes e rematam para fora. Já para não falar, na enorme quantidade de sete metros que segundo me dizem, tem sido falhados.
Só para que conste, a minha filha, felizmente, esta época já não está a jogar no maia.

O Broncas disse...

Olha o Xôr Renato!!!
Seja bem aparecido.
Saudações revolucionárias.