gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 26 de março de 2012

Torneio das 4 Nações – Juniores Femininos -2012 - II

Terminou o Torneio das 4 Nações, dedicado às Juniores “A” no feminino, realizado no mesmo fim de semana em que as Seniores também jogaram, sendo portanto (finalmente), uma jornada em cheio para o Feminino, sendo ainda de registar como factor positivo as Transmissões dos jogos através da FAP TV.

A Selecção nacional, teve (no nosso entender) um comportamento positivo, apesar de continuarmos a ficar no último lugar, mas foram, esperamos nós atingidos os objectivos de preparação para o duro combate que será a disputa do Grupo 5 de Qualificação do Campeonato Mundial de Sub 20 que se disputará em Abril na Hungria.

Resultados:

1.ª Jornada
Espanha 23 – 20 França
Portugal 23 – 26 Alemanha
2.ª Jornada
Alemanha 22 – 28 França
Portugal 21 – 22 Espanha
3.ª Jornada
Espanha 25 – 25 Alemanha
Portugal 19 – 28 França

Classificação Final1.ª Espanha, 2.º França, 3.º Alemanha e 4.º Portugal.

Outros Prémios:

Melhor Marcadora - Lara Gonzalez Ortega (Espanha)
Melhor Guarda Redes - Laura Glaser (França)
Melhor Jogadora – Mónica Soares (Portugal)

De referir que todos os encontros foram dirigidos e a contento, por três (3) jovens duplas portuguesas, Nuno Rodrigues / Fernando Rodrigues, Marta Sá / Raquel Moleiro e Vânia Sá / Susana Marques. Mais uma vez se lamenta a falta de transparência, que existe no CA, pois estas nomeações não foram divulgadas, continuando-se a fazer secretismos destas situações, sem se entender o porquê.

Não podemos terminar, sem perguntar por andavam os elementos da Direcção da FAP, que esta semana se multiplicaram com presenças nestas manifestações, com o candidato Ulisses Pereira, a estar novamente presente, e caso curioso até a dar entrevistas para o Portal da FAP, sobre o Andebol Feminino e este torneio numa demonstração de total isenção de processos e procedimentos.

O Formador

18 comentários:

Anónimo disse...

O Ulisses Pereira esteve em Mondim e Moimenta só mesmo para chatear o Banhadas. Se ele soubesse que nao iriam provocar hazia ao Banhadas nao teriam ido!

Anónimo disse...

A única certeza destas jovens é que, nunca poderão ser andebolistas profissionais. Dos outros países todas elaspoderão ascender va isso, é um facto! Poder-se-á pedir mais? Claro que perderam os três jogos. Alguma anormalidade?!

Anónimo disse...

Estive presente em Mondim de Basto no Sábado e gostei do que vi em termos de selecção. Embora num pavilhão bem composto, mas onde se percebia que o público não percebia patavina da modalidade( foi para isso que a FAP fez o 4 Nações no "fim do Mundo", para divulgar a modalidade), elas lutaram até ao último minuto. Aliás, se Portugal não se apresentasse limitada, graças a uma virose que afectou 6 atletas nacionais e que as deixaram com vómitos e mal estar durante a noite (coisas que só acontecem com as nossas atletas, sem elas terem culpa disso atenção), o resultado podia ter sido outro. Agora uma coisa eu não percebo e até coloco em causa a minha questão, mas Portugal não tem ponta esquerda? No Sábado pelo menos, não tinha. É que jogar com a Gi e com a Mariana (ambas centrais) a ponta esquerda, não lembra ninguém. É que se estava doente, retiro já o que disse, mas acho estranho não estar ninguém para aquela posição...
De qualquer forma e apesar do resultado do torneio, o Andebol Feminino tem futuro, basta apenas que deixem os clubes trabalhar.

Palas

Anónimo disse...

Jornal Publico
comentário de josé Manuel Meirim

As eleições no andebol
25.03.2012 - 15:23 José Manuel Meirim



1. No dia 31 de Março realizam-se eleições para o cargo de presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP). São eleições intercalares, motivadas pela renúncia ao cargo do até agora presidente. O apuramento das reais razões desse "afastamento" compete às entidades públicas e ao mundo do andebol.
O que nos interessa aqui enfatizar é como esse "mundo do andebol" e o Estado vivem com normas estatutárias e regulamentares contrárias à lei e que, está à vista neste caso concreto, desvirtuam o acto eleitoral e ferem-no de morte.

2. Não é preciso recuar muito no tempo para termos a memória das loas às federações desportivas que adaptaram os seus estatutos ao regime jurídico das federações desportivas de 2008 (RJFD 2008). Fê-lo, alto e bom som, Laurentino Dias. Mestre Picanço segue-lhe as pisadas, como não podia deixar de ser, não querendo saber de ilegalidades ou irregularidades no funcionamento das federações desportivas. E, com esta postura, chegámos, no andebol, a um acto eleitoral que irá decorrer em desacordo com a lei.

3. A última versão dos estatutos da FAP é de 2010. Vejamos alguns aspectos eleitorais.

De acordo com o artigo 33.º, o Regulamento Eleitoral da FAP (REFAP) é aprovado em Assembleia Geral. Manifestamente ilegal: a assembleia geral, na lógica do RJFD 2008, não tem poder regulamentar; tal compete à direcção. Segue-se o artigo 34.º: gozam de capacidade eleitoral activa os membros ordinários da FAP. Também não é assim. Pelo menos não inteiramente, pois a capacidade eleitoral radica, por exemplo, em cada um dos praticantes, árbitros ou treinadores, e não nas suas organizações representativas, que não têm forçosamente de existir.

4. Os estatutos da FAP afirmam que a assembleia geral é composta por 57 delegados. E prossegue o artigo 50.º que são delegados os legais representantes das Associações Regionais de Andebol até ao número de 20, os legais representantes das Associações Nacionais de Clubes de Andebol Não Profissional, e respectivos delegados por esta designados até ao número de seis (a que se adicionam 14 delegados por não haver competições desportivas profissionais), os legais representantes das Associações de Jogadores e respectivos delegados por estas designados até ao número de nove, os legais representantes das Associações de Árbitros e Oficiais de Mesa e respectivos delegados por estas designados até ao número de quatro, os legais representantes das Associações de Treinadores e respectivos delegados por estas designados até ao número de quatro.

5. O REFAP segue o mesmo trilho. A FAP não consagrou um colégio eleitoral com base nas organizações e agentes desportivos nela filiados. Bem pelo contrário, violando a lei, "erigiu" um sistema eleitoral assente em organizações representativas.

O resultado - verdadeiramente absurdo - está à vista: não há, na assembleia geral da FAP, delegados que representem os jogadores e os treinadores.

Inerências, na lei, só as previstas no artigo 37.º do RJFD 2008: a possibilidade de um - e apenas um - delegado designado pelas associações territoriais e clubes, pelas associações de clubes, bem com pelas organizações representativas dos praticantes desportivos, treinadores e árbitros ou juízes.

6. Alguém se preocupou, preocupa ou preocupará com esta situação? Nem pensar, pois é tudo uma grande equipa de cegos convictos.

25 de Março de 2012 16:05

Anónimo disse...

Um honroso último lugar! Palmas pra estas ninas! Nos outros países existe andebol a sério com pav. lotados. Já estive em frança e, eu e os meus primos emigrantes, vimos jogos com mais gente que, um benfica sporting aqui, em masculinos! As próprias condições nas escolas, são regra geral, melhor que os nossos clubes! Muito fazem elas!

Anónimo disse...

Um excelente torneio de preparação e promoção da modalidade em local que não tem andebol? e a federação e seus responsáveis continua a sua caminhada na destruição do nosso melhor andebol. Belos jogos, boas exibições e resultados previstos, mas publico, estavam no em casa a ouvir os políticos no congresso do PSD?
Lamentável, mas os jogos e as atletas convocadas e presentes demonstram mais uma vez que a aposta no andebol feminino devia ser uma coisa séria de vez e com todas as vantagens para o nosso andebol.
Um dia será e aproveito para saudar todos os treinadores do andebol feminino e dirigentes pela paixão de apoiar e valorizar o a mulher desportiva.

Anónimo disse...

Ao comentador das 8h25.
Ponderei se valeria a pena responder, mas não posso deixar de referir o seguinte:
É certo que as condições em Portugal não são as melhores, mas o seu comentário não passa de vontade de dizer mal.
A melhor jogadora do torneio foi a Portuguesa Mónica, a tal que, juntamente com as restantes não poderá ser jogadora profissional.
Aliás, esse não é o objetivo da maioria das atletas - estão na seleção por amor à camisola e porque gostam de andebol. Muitas já estão na faculdade, sendo esse o seu objetivo profissional.

Marítimo disse...

Ena ena ena!!!
O Banhadas a falar bem da FAP TV e das arbitragens!!!
Não acreditoooooooooooooooo!!!!!!!!!

Mas como não bela sem senão, o bota abaixo vem logo a seguir.
A perseguição a Ulisses Pereira já cheira mal.
Vocês até podem não gostar do homem mas caramba pá. É demais.
O que a outra candidatura vos paga não justifica tudo.
E os directores da FAP não podem andar onde acharem conveniente?

Porra, não me digam!?!?!?
(desculpem-me o porra mas saíu)

E logo agora que eu começava a ter alguma simpatia pelo Formados do Banhadas...

Anónimo disse...

Bom torneio, com muito público e finalmente PORTUGAL com duplas femininas a não envergonhar a Federação. 1ª dupla MARTA SÁ / RAQUEL MOLEIRO e a segunda dupla, muito bem para o ano de estreia VÂNIA SÁ / SUSANA MARQUES, finalmente aparecem duplas femininas de valor em Portugal..

Azar de quem tanto apostou nas Anas, Patricia e Betina, , São Rufino...

Anónimo disse...

reparem bem no sacrificio do UP, para estar presente nestes actos todos, até faltou ao congresso do seu partido, será que antigamente também era assim, HT conta-nos, para nós rir-mos, um abraço para todos

Anónimo disse...

Caro anónimo de 26 de Março de 2012 12:03

Permita-me discordar numa coisa: o público estava lá, mas simplesmente, estar lá ou não, era a mesma coisa. Andebol? Para alguns é novidade. Portugal? Ser o país ou o vizinho era igual ao litro. Nem mesmo quando o Speaker tentava puxar pelo público se obtinha resposta. Concordo que se tenha que fazer a divulgação da modalidade em regiões onde não exista, mas não seria preferível fazer por exemplo este torneio numa zona onde o Andebol exista? Onde existam simpatizantes e adeptos vibrantes capazes de apoiar a Selecção sem vergonha? Onde existam atletas praticantes que possam apoiar as colegas de Selecção? Enfim, onde a Selecção se sentisse em casa. Mas ao invés, lá decidiram fazer isto "atrás do sol posto", afastando quem gosta de Andebol.

Mas enfim, felizmente ainda há "tontos" como eu, que fazem 700km para assistir a um jogo de andebol e que sem vergonha não deixa de apoiar e incentivar quem veste a camisola de Portugal.

Força Miudas

Palas

Anónimo disse...

Finalmente deram uma oportunidade aos putos de viana ... merecem mais ... os putos são muito bons !

Anónimo disse...

Pelo que parece, felizmente este foi o último jogo da treinadora. Parabéns pela decisão: o andebol já merecia um treinador a sério que não investisse o tempo de estágio em obrigar as miúdas a fazer de galinhas e de pintainhos!

Anónimo disse...

Para o anonimo 27 de Março de 2012 13:08

Segundo o portal da FAP o treinador (selecionador neste caso), é para continuar. Aliás está bem escrito "Sandra Fernandes fez a lista de 16 atletas". E falando em lista de convocados, não há opiniões sobre ela? Ou como já começa a ser hábito, são sempre as mesmas (embora desta vez com 6 "juniores B")? O que aconteceu com as "A"? Desistiram todas? E desta vez, quem vai jogar a ponta? É a Gi novamente (2ªL)? Ainda vamos a tempo de fazer alterações.

Anónimo disse...

ao anonimo das 13:08, desculpe mas voçê está enganado, pois se isso acontecesse o candodato UP, perdia o voto da madeira, ela já está na comitiva para a finlândia, e assim vai o andebol português

Netinho disse...

Deixem-me rir ahahahahahahah pois gostei do comentário das 15,06 - 26 de março.
Não sei quem são os padrinhos destas "duplas de estreia" Vãnia Sá e Susana Marques, mas meus amigos tratem o Andebol com o devido respeito que ele merece, porque ao nomear esta gente sem conhecimento das regras sem humildade e por vezes com arrogancia, deixando-se influenciar por terceiros nos poucos jogos que eu vi, apitados por essa dupla tão fraquinha e mal preparada que dá dó ver o Andebol na rua da amargura.saudações.

Anónimo disse...

Oh Netinho é um de Abril não é? POr isso escreveste as mentiras de que elas não percebem nada, são fraquinhas, e q bla bla bla... Vá pede lá as duplas que te fazem favores para a tua equipa ganhar loooool, pode ser que eles ao nomearem te façam a vontade... Se quiseres vejo um jogo contigo e explico-te o que julgas que elas apitam mal...

netinho disse...

Bem me parecia, afinal os padrinhos quando o são "são mesmo a sério" tão fraquinhos como as afilhadas, e fieis, não me parece que o caminho do andebol sério seja esse.
Quando escrevi não foi por engano, e não me misturo, gosto muito da verdade e transparência jogos de bastidores não é comigo.
E meu amigo, leia os blogs,eles não enganam, são ums bons indicadores de quem fala verdade. passem bem......