gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 5 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos (2012) – Andebol - Feminino - Preliminares

Terminou a Fase Preliminar do Andebol Feminino, com os apuramentos para os 1/4 Final, dizer que durante a disputa desta fase se verificaram alguns resultados inesperados, uns pelos números que envolvem, outros pela surpresa provocaram.

No Grupo “B”, a derrota sofrida pela Espanha no 1.º dia dos jogos frente a Coreia (31-27), foi algo que nos surpreendeu, ainda no 1.º dia em jogo para o Grupo “A”, a extraordinária vitória do Brasil sobre a Croácia (24-23), com uma extraordinária exibição da sua guarda redes Chana Mason. A excelente réplica de Angola á Rússia também marca o 1.º dia da prova, apesar da vitória da equipa de Leste (30-27), de salientar que aos 48 minutos de jogo se registava uma igualdade a 23. Ainda no 1.º dia num duelo escandinavo, a Dinamarca venceu a Suécia (21-18), equipa que nunca tinha defrontado em jogos Olímpicos. O 1.º dia terminou com um encontro que repetia a final do último Mundial, e que colocava a França diante a Noruega Campeã Olímpica em título, venceu a França (24-23), com alguma surpresa (para nós). No 2.º Dia não se registaram surpresas, mas sim confirmações (no nosso entender, como seja o comportamento do Brasil e a afirmação da Coreia, como potencial candidata ao ouro, com a Noruega e refazer-se da derrota do 1.º dia, e com a Espanha o obter um excelente empate diante a equipa Francesa. O 3.º Dia começou com a Coreia a obter o empate com a Noruega nos instantes finais da partida (27-27), e terminou com uma das grandes surpresas registadas até ao momento, a sensacional vitória da Croácia sob a Rússia (30-28). Com estes resultados ao 3.º Dia já se encontravam apurados para os 1/4 Final o Brasil, Rússia, Montenegro e Croácia no Grupo “A”, enquanto no Grupo ”B” o grupo mais equilibrado, a única definição é a Suécia já estar fora dos 1/4 Final. No penúltimo dia da Fase preliminar, com os apuramentos definidos no Grupo “A”, esta jornada definiu os apuramentos do Grupo “B”, com a França, Coreia, Espanha e Noruega, a serem apuradas e com a Dinamarca a Fazer companhia á Suécia, nos não apurados após um sensacional jogo com a Noruega onde foi derrotada pela margem mínima (24-23).Numa jornada onde a Espanha aí sendo surpreendida pela Suécia, vencendo também pela margem mínima (25-24), e onde o Brasil sofreu a sua primeira derrota diante a Rússia (31-27), registando-se ainda mais um resultado pela diferença de um golo, a vitória de Croácia sobre Montenegro (27-26). Com a França a ser única equipa com a sua posição já definida (1.ª do Grupo “B”), todas outras classificações que definem os jogos dos 1/4 Final foram decididos nos encontros desta jornada. A grande surpresa registou-se no encontro entre a Rússia e Montenegro que terminou com uma surpreendente igualdade a 25 golos, o que permitiu ao Brasil classificar-se em 1.º lugar no Grupo “A”, e à Croácia após a sua esperada vitória sobre a Grã Bretanha, ficar no 2.º lugar do grupo. No Grupo “B” a Suécia terminou a sua prova somando por derrotas todos os jogos, após ter perdido nesta jornada diante as Campeãs da Ásia, a Coreia por 32-28 que assim se classificaram em 2.º lugar no Grupo “B” em igualdade com a Espanha, que venceu a Noruega por 25-20.
 
Grupo A - Classificação
Grupo B - Classificação
1/4 Final - Calendário
Dia 07-08-12
QF1 - Brasil – Noruega (10H00)
QF4 – França – Montenegro (20H30)
QF2 - Croácia – Espanha (13H30)
QF3 – Coreia – Rússia (17H00)

Notas

  • Apenas a França e a Coreia, participaram em todos os 1/4 Final, da história dos Jogos Olímpicos. 
  • Brasil em 2000 e 2004 e a Noruega em 2000 e 2008, participaram por duas (2) vezes, enquanto a Rússia em 2008 e a Espanha em 2004, apenas participaram por uma (1) vez nos 1/4 Final. 
  • Croácia e Montenegro são estreantes. 
  • Os finalistas de 2008 (Noruega e Rússia), ainda se encontram em prova, e poderão encontrar-se na 1/2 Final.
1/2 Final – Calendário
Dia 09-08-12
Vencedores
QF1 – QF3 (17H00)
QF2 – QF4 (20H30)

O Noticias

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Fora do tópico:

Houve a fase final do Nacional de Andebol de Praia. Alguém viu? Quem viu, pode contar como correu? (até às 15:56 de 6-8-2012, o Banhadas ainda não publicou nenhum comentário a esta mensagem ...)

Dentro do tópico. Deixo a minha opinião acerca do que vi no Torneio Olímpico Feminino:

Surpresas positivas (até ao momento): Coreia, Brasil e Croácia

Surpresas negativas: Dinamarca e, até ao momento, Noruega e Montenegro (Noruega, penso que não preciso explicar; Montenegro, quem tem a estrutura do campeão europeu de clubes não pode apurar-se à justa nuns Jogos Olímpicos. Esperava mais).

Os quartos de final são a fase onde aparecem mais surpresas face ao que já decorreu de Torneio. Às vezes, as melhores equipas resguardam-se na fase de grupos para aparecer em força nas eliminatórias, e isso pode acontecer, quer com Noruega, quer com Montenegro.

Pelo que vi, ambos os grupos foram equilibrados, mas o nível do Grupo B foi maior.

Previsão para os quartos de final:

4 jogos de tripla! Há muitas condicionantes em cada jogo para fazer previsões. Senão vejamos:

A Noruega, maior favorita à partida, tem feito um torneio decepcionante, salvando-se à justa à custa da Dinamarca que ainda conseguiu fazer pior. No entanto, a qualidade e experiência do plantel são qualidades a não descurar quando se enfrenta uma selecção Brasileira que não tem um bloco àquele nível. 50%/50%. Se a coisa ficar para decidir nos minutos finais, a experiência norueguesa pode ser determinante.

Temos uma selecção francesa que se apura no 1º lugar do Grupo da Morte, com um conjunto que já joga junto à muito, contra um Montenegro cheio de jovens talentos (ponderados com algumas veteranas como Bojana Popovic e Maja Savic), mas que tem lá a estrutura do campeão europeu de clubes (isso ainda não apareceu ainda, mas pode vir à tona a qualquer momento). O último confronto foi em Maio, para o apuramento olímpico, e o Montenegro foi ganhar a Lyon, só para lembrar que as coisas são mesmo muito apertadas.

No Croácia vs Espanha, se a Espanha conseguir anular Tatari, Horvath e Penezic, ganha o jogo. Não o conseguiu fazer em Maio passado para o apuramento olímpico, e perdeu o jogo. Aliás, já tinha sido a Croácia a por a Espanha fora de Pequim 2008 ao ganhar às espanholas no Mundial 2007: Croácia tem sido osso duríssimo de roer para as espanholas. No entanto, maior qualidade da equipa espanhola faz dela, a meu ver, a favorita a este jogo.

O que dizer das coreanas? Por onde andou esta equipa desde Pequim 2008? E aquela LD, a Ryu, donde é que ela saiu? Mais uma vez, penso que devemos ter mais atenção à liga coreana de andebol feminino, que pouco aparece nos meios de comunicação ocidentais, e deve ter nível apreciável. Desta vez, vão jogar contra uma Rússia que ainda não vi jogar, pelo que não me pronuncio. Clássico confronto de estilos (até mesmo no banco - nada mais contrastante entre o "Urso" Trefilov e o muitíssimo calmo treinador coreano), a fazer lembrar clássicos como o de Seul 1988 (rever em http://www.youtube.com/watch?v=wJvj-HVr0yY&feature=player_embedded).