gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 11 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos (2012) – Andebol – 1/2 Finais - Resultados

FEMININOS

Noruega 31 – 25 Coreia

Na Repetição da 1/2 Final de Pequim 2008, entre o Noruega Campeã Olímpica e Europeia, e a Coreia normalmente sempre com uma forte presença nestas fases dos Jogos Olímpicos, são equipas fortemente medalhadas (Noruega – Ouro em 2008, Prata em 1988 e 1992, e Bronze em 2000. A Correia é uma das mais bem sucedidas equipas Femininas da História dos Jogos Olímpicos, conquistando 6 medalhas em 7 participações, incluindo o Ouro em 1992 e 1998, classificando-se sempre para as semifinais), recordando-se que em 1992 estas equipas se encontraram na final em Barcelona vencida pela Coreia por 28-21. Isto para não repetir o polémico encontro de Pequim 2008 que terminou com a vitória da Noruega por 29-28. A Noruega voltou a vencer e desta vez uma folgada margem, num encontro jogado a alta velocidade, e com a defesa Norueguesa a superiorizar-se ao ataque da Coreia. A Noruega comando sempre o marcador e as poucas aproximações que a Coreia efectuou, foram imediatamente respondidas pela equipa nórdica, que desta vez teve Heidi Loke (8 golos) ao seu melhor nível atingindo uma eficácia de 89%, e a longilínea Kirstine Lunde (6 golos) a resolver os problemas de 1.ª linha. As Coreanas que não encontram soluções no seu ataque para passarem a excelente prestação defensiva das nórdicas, demonstraram falta de lucidez e discernimento nos momentos cruciais do encontro, tiveram na LE Gwon (7 golos) além da sua melhor marcadora foi na nossa opinião a sua melhor jogadora, seguida de perto pela central J.Jung. A arbitragem deste encontro foi quanto a nós das mais positivas que presenciamos até hoje, esteve a cargo da dupla Croata Gubica Matija / Milosevic Boris.

Montenegro 27 – 26 Espanha

A outra 1/2 Final disputou entre a estreante Montenegro e a forte Espanha, que está a repetir 2004. Á partida nenhuma das equipas fazia parte do lote das principais candidatas, a Espanha classificou-se em 3.º lugar no Grupo “B” após uma surpreendente vitória sobre a Noruega, Fez o seu melhor resultado nos preliminares ao empatar com Rússia, terminando em 4.º lugar no seu Grupo. Nos 1/4 Final, enquanto a Espanha não teve problemas de maior para levar de vencida a Croácia, Montenegro, derrotou a supre favorita França por um livre de 7 metros, bem assinalado no último segundo do encontro. A Espanha não esperaria grandes facilidades do estreante Montenegro nesta fase dos JO, mas também nunca esperaria perder, com a sua GR Sílvia Navarro a não protagonizar uma exibição ao nível da que realizou no Mundial de 2011 quando a Espanha venceu Montenegro nos oitavos de final por 23-29. Neste encontro Montenegro que se apresentou com uma garra e uma força de vontade inquebráveis, a que se juntarmos a técnica que possuem, temos os ingredientes suficientes para ter uma equipa ganhadora, e foi o que aconteceu. Com duas atletas de 1.ª linha que fazem a diferença como Katarina Bulatovic (9 golos) e Bojana Popovic (6 golos). Na equipa de Espanha o número de perdas de bola (20) foi determinante para derrota da equipa onde Marta Mangue (3 golos) esteve bastante abaixo do desejado. A dupla de arbitragem a cargo dos Eslovenos Krstic Nenad e Ljubic Peter, estiveram no nível da outra 1/2 Final, bem mais exigentes e coerentes.  

Resultados 1/2 Final
Noruega 31 – 25 Coreia
Montenegro 27 – 26 Espanha

3.º / 4.º Lugar
Dia 11-08-12
Coreia – Espanha (17H00)

Temos a repetição do jogo do 1.º dia na Fase Preliminar no Grupo “B”, onde a Espanha saiu derrotada por 31-27.

Final
Dia 11-08-12
Noruega – Montenegro (20H30)

MASCULINOS

Hungria 26 – 27 Suécia

A semifinal que ensolve as duas equipas surpresa, Suécia desde 2000 que não estava presente, defrontou a outsider Hungria, num jogo sem favoritos pré-determinados. A Hungria é a equipa que chega às semifinais após a disputa de um jogo com os prolongamentos extra com a medalha de prata de 2008 a Islândia. A Suécia por sua vez surpreende ao eliminar os Campeões Europeus, a Dinamarca nos quartos de final, no ultimo jogo disputado com a equipa magiar foi derrotada por 31-30 (Mundial de 2009). O encontro foi disputadíssimo, embora com os Suecos quase sempre no comando do marcador, acabaram por vencer pela diferença mínima, uma equipa Húngara que sentiu em demasiado a lesão do seu melhor jogador (no nosso entender) o Central Gabor Csaszar (8 golos) aos 48 minutos, o seu jogador mais mediático Laszlo Nagy, passou ao lado do jogo e Fazekas (42% de eficácia) que entrou no segundo tempo, apesar da excelente exibição que realizou não foi suficiente. A equipa Sueca que teve no seu GR Mattias Andersson um dos pilares da equipa, sendo uma defesa sua cerca dos 59 minutos de jogo quando já se registava aquele que foi o resultado final, um dos momentos chave da vitória Sueca, que teve em Niclas Ekberg (6 golos), o seu melhor marcador. E assim a Suécia que nunca alcançou nenhum titulo Olímpico, atinge a sua 4.ª Final (1992 – Barcelona, 1996 – Atlanta e 2000 – Sydney). O encontro foi dirigido pela dupla Alemã Lars Geipel e Marcus Helbig, que realizaram um trabalho francamente negativo, tanto a nível disciplinar como a nível dos 7 metros e da Falta do Atacante.

França 25 – 22 Croácia

A semifinal das equipas favoritas ao ouro, que só uma delas alcançará, com a França a passar para 1/2 final graças a um golo no último segundo, num ressalto bem aproveitado por William Accambray, apresentando-se como a Campeã Olímpica em titulo, a disputar a sua terceira semifinal, a defrontar a equipa 100% vitoriosa até ao momento, depois de ter vencido os cinco (5) jogos da Fazer Preliminar, e de ter somado mais uma vitória diante a Tunísia nos 1/4 Final, procurando ainda mais um recorde, ao estar pela quarta vez a disputar as semifinais (Venceu em 1996 e 2004, e foram 4.ª’s em 2008), como se isto não bastasse repete-se a sensacional 1/2 Final de 2008. E a história repetiu-se com a vitória da equipa Francesa, que foi construída nos minutos iniciais, chegando rapidamente aos 5-1 quando estávamos com 10 minutos de jogo. A França comandou o marcador do primeiro ao último minuto, com uma entrada surpreendente de velocidade e rapidez de execução, com um Omeyer (46 % de Eficacia) em dia sim mais uma vez, e com alguns dos principais nomes Croatas, como Ygor Vori (1 golo) e Ivan Cupic (o golos) em dia não, apenas o extremo Horvat (6 golos) e o GR Losert a espaços sobressaíram numa equipa onde nos pareceu a falta de alguma condição física e onde a subtileza de Ivano Balic, não foi suficiente. Nos Franceses além do já citado Omeyer, fantástica exibição a atacar e a defender de Luc Abalo (4 golos), de D. Narcise (4 golos) no ataque e na atitude dos jovens da nova geração Xavier Barachet (2 golos) e Samuel Honrubia (4 golos). Dirigiu o encontro a dupla Norueguesa constituída por Kenneth Abrahamsen e Arne Kristiansen, que realizaram na nossa opinião a melhor arbitragem de todos os jogos que acompanhamos e não foram poucos.

Resultados 1/2 Final
Dia 10-08-12
Hungria 26 – 27 Suécia
França 25 – 22 Croácia

3.º / 4.º Lugar
Dia 12-08-12
Hungria - Croácia

Final
Dia 12-08-12
Suécia - França

Vamos ter uma final inédita, entre duas equipas que jogaram entre si na Fase Preliminar, na última jornada do Grupo “A”, tendo a França vencido por 29-26, tendo a curiosidade do encontro ter sido dirigido pela dupla Croata. O jogo que vai decidir a medalha de bronze, também é uma repetição do encontro que se realizou na 3.ª jornada da Fase Preliminar no Grupo “B” e que terminou com a vitória da Croácia por 26-19, dirigido pela dupla Norueguesa.

O Analista

3 comentários:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Pelo menos alguns dos jogos do Mundial de Sub 18 Feminino vão dar no www.laola1.tv.

Já lá vi listados os jogos de Portugal contra Angola, Brasil e Japão.

Jorge Almeida disse...

O endereço do campeonato na net é o seguinte:

http://world2012mne.com/

No seguinte endereço estão prometidas transmissões "live streaming" ao estilo da FAP Web TV (esperemos que sejam com, pelo menos, a mesma qualidade!):

http://174.132.157.93/~handball/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=77&lang=en

Paulo disse...

Obrigado, Jorge