gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Regras – Orientações e Omissões – 2012 / 2013

Numa Federação, em que o seu CA, peca por falta de esclarecimentos, surgindo de vez em quando, como que os “desaparecidos em combate”, que publica documentos com número de identificação repetidos na mesma época (culpa notória da falta de profissionalismo dos seus funcionários), estranhamente até este momento ninguém actualizou as Regras de Andebol que estão no site, com os textos que lhe foram incluídos e rectificados em tempo pela IHF e nós em tempo demos a referida noticia. É triste, mas é um facto indesmentível. Nada foi feito.

Assim estão os seguintes textos em falta nas Regras:

Regra 2:1

Nota
Tanto a IHF como as Federações Continentais e Nacionais, poderão efectuar alterações e ajustamentos, nas provas de sua responsabilidade em relação a duração do intervalo. O tempo máximo de intervalo é de 15 minutos.

Regra 2:10

Nota
Tanto a IHF como as Federações Continentais e Nacionais, poderão efectuar alterações e ajustamentos, nas provas de sua responsabilidade, referentes ao número de tempos de paragem de cada equipa, dizendo que tem direito a um máximo de três tempos de paragem de equipa com um minuto de duração durante o tempo regulamentar do jogo, mas não nos prolongamentos, com a salvaguarda de apenas poder ter dois tempos de paragem de equipa em cada meio tempo regulamentar de jogo. (Ver esclarecimento N.3)

Regra 4:1

Nota

Tanto a IHF como as Federações Continentais e Nacionais, poderão efectuar alterações e ajustamentos, nas provas de sua responsabilidade, referentes ao número de jogadores. No entanto o número máximo permitido é de 16 jogadores.

Esclarecimento 3 – Tempo de Paragem de equipa (2:10)

Nota

Se a IHF, ou as Federações Continentais ou Nacionais, aplicam regulamentação diferente de acordo com a nota da Regra 2:10, cada equipa tem direito a um máximo de três tempos de paragem de equipa durante o tempo regulamentar do jogo, mas não nos prolongamentos. Não são possíveis mais de dois tempos de paragem de equipa em cada meio tempo de jogo regulamentar. Entre os dois tempos de paragem de equipa, o adversário deve ser pelo menos uma vez portador da bola. Três cartões verdes, com os números 1, 2 e 3, estão disponíveis para cada equipa. No primeira metade do tempo regulamentar de jogo, as equipas recém os cartões verdes “1” e “2” e na segunda metade do tempo regulamentar de jogo, os cartões verdes “2” e “3”, desde que apenas tenha utilizado um tempo de paragem de equipa na primeira metade do tempo regulamentar de jogo. No caso de ter utlizado os cartões “1” e “2” na primeira metade do tempo regulamentar de jogo, receberá na segunda metade do tempo regulamentar de jogo, somente o cartão “3”.

Nos últimos cinco minutos do tempo regulamentar de jogo apenas um tempo de paragem de equipa é permitido.

Lamentável que a FAP, tenha no seu site as regras de Andebol com a indicação de actualizadas em 21-11-2011. Pois o documento base de actualização e que também em tempo publicamos, já chamava a atenção para estas Regras, o que só nos leva a pensar que a não transcrição foi intencional. Será que desta forma se evita a tomada de decisão sobre estas matérias?

Pois até ao momento, com as provas a iniciarem-se continuam por esclarecer os seguintes pontos:

17:5 Em princípio, todo o jogo será dirigido pelos mesmos árbitros.

…….

Se um dos árbitros fica incapaz para terminar o jogo, o outro árbitro continuará o jogo sozinho.

Nota: A IHF e as Federações Continentais/Nacionais podem aplicar regras especiais no âmbito da sua responsabilidade com respeito ao consignado nos parágrafos 1 e 3 da Regra 17:5.

17:8 Ambos os árbitros são responsáveis pela contagem dos golos. Também anotam as advertências, exclusões e desqualificações.

17:9 Ambos os árbitros são responsáveis por controlar o tempo de jogo. Se há qualquer dúvida sobre a exactidão da cronometragem, os árbitros tomam uma decisão conjunta (ver também Regra 2:3).

Nota: A IHF e as Federações Continentais/Nacionais podem aplicar regras especiais no âmbito da sua responsabilidade com respeito ao consignado nas Regras 17:8 e 17:9.

17:14 Os árbitros e os delegados podem utilizar equipamentos electrónicos para comunicação entre si. As regras para sua utilização são determinadas pela respectiva federação.

Ficamos aguardando a publicação dos devidos esclarecimentos.

O Formador

9 comentários:

Snake disse...

Fora do tópico:

O CF Belenenses chegou a acordo com Edouard Medvedev para treinador da sua equipa de séniores.
O adjunto será Francisco Amorim.

Anónimo disse...

Como posso saber que faz parte do conselho de arbitragem, quando se reune e como sepode ter acesso aos documentos produzidos?

Anónimo disse...

Anónimo de 17 de Agosto de 2012 16:26
Vá ao site da FAP. Está lá tudo.

Anónimo disse...

já agora pode por favor dizer-me onde estão no site os doc. produzidos, sobre as regras.

obrigado

Anónimo disse...

Anónimo de 17 de Agosto de 2012 22:20
O Banhadas refere, com adequada pertinência, uma falta da FAP em relação às alterações mais recentes efectuadas pela IHF.
Creio que a seu tempo teremos documentação a propósito.
Não me admiro que a Federação dê prioridade informativa aos árbitros, oficiais de mesa, delegados, observadores e outros agentes.
Na minha modesta opinião esta informação já deveria ser pública.
Os jogos a sério estão á porta.

Anónimo disse...

Pergunta ao H Silva o grande historiador !!!

Anónimo disse...

Qual H Silva, anónimo?
O colaborador do Banhadas ou o Observador/colaborador da Federação?

Anónimo disse...

alguem agora se virou para o H.Silva, então pensam que este têm paciência para escrever textos para o banhadas, ou para outro lado qualquer, tenham calma e paciência deixem as pessoas sossegadinhas, e olhem que eu não tenho procuração mas conheço o pequeno suficientemente ebm para lhes dizer, que ele na mior parte das vezes senão lhe buzinarem ao ouvido nem lê o blog. Até uma próxima oportunidade.

Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não.
O H Silva é tão crítico que até se critica a ele próprio.
O que poderia ser bom mas não é.