gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Planeamento da Época 2013 / 2014 – III


Em 10-05-13 o site da FAP, publicou um Comunicado Oficial o 89, que como não teve a publicidade e divulgação que seria minimamente necessária, terá passado despercebido a muita “boa gente”, e que contem matéria relevante para a época que se aproxima, e que procuraremos analisar, na tentativa de evitar equívocos que ainda possam existir.
 
Diremos que é um documento que apresenta alguma falta de coragem para se tomarem as devidas medidas necessárias em tempo oportuno, e não andarmos com constantes adiamentos, que até são descritos no próprio CO, tais como: 

  • Escalões etários: (… a partir de Outubro de 2013comunicaremos as alterações a efetuar para a época 2014 /2015 …)Porque não foram imediatamente aplicadas, quais os interesses subjacentes, defender a alteração existente na PO02, ou outras, ou continuamos eternamente á gastar dinheiro em estudos, ficaremos a aguardar. 

  • PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos: Esta prova que mantem o atual modelo competitivo, é a flagrante demonstração de falta de coragem, pois como todos sabemos o modelo atual encontra-se completamente esgotado, com a maior parte dos jogos sem publico, e com os jogos a serem disputados quase em “família”. O modelo de Play Off é um modelo que privilegia o espetáculo, e provavelmente poderia criar mais espectativas e melhores assistências, e com maior facilidade arranjar patrocínios para a prova. (Ficou mais uma vez adiado agora ate Setembro de 2013)
  • O modelo atual, contínua, mas foi interessante saber-se de que alguns clubes que eram acérrimos defensores deste modelo, apresentarem-se agora como grandemente favoráveis ao modelo do Play Off, o que já é um fator positivo. 

PO02 – Campeonato Nacional da 2.º Divisão Seniores Masculinos: Apesar de manter a estrutura das anteriores épocas, esta que era no nosso entender uma das mais regulares provas do calendário Nacional, sofre um alargamento de mais 8 equipas, ou seja cada zona passa a ser de 14 clubes. O objetivo divulgado, passa pela pretensão de existirem equipas “B” das equipas da PO01, em número suficiente que preencham todas as vagas, nos questionamos: 

  • E senão existirem equipas “B” em número suficiente?
  • Haverá ou não descidas, e como serão dadas as prioridades?
  • E se o número de equipas for impar, como se irá proceder?
  • Mais uma vez, é matéria remetida para posterior divulgação. 

  • Na nossa opinião a Modalidade não comporta tantas equipas numa segunda divisão com esta estrutura.
No entanto nem tudo é adiado, pois finalmente tomou-se uma decisão a tempo e horas, “pois passa a ser permitido a inscrição de 16 atletas por jogo em todas as provas”, acabando-se com quaisquer dúvidas que possam existir. 

Em próximo texto iremos abordar outras questões deste CO n.º 89 e que merecem ser comentadas. 

O Analista

7 comentários:

Anónimo disse...

Este blog já abordou mais do que uma vez a questão do modelo competitivo da PO1 ,e, baseado não sei em quê ou quem dá por adquirido que "o modelo actual está esgotado" ,caros administradores para os 3 grandes talvez o play off será interessante , para os os restantes sobretudo os do grupo A , é muito melhor manter o actual modelo uma vez que garantem a visita dos grandes novamente na fase final ,e em play off arriscam a fazer 1 só jogo ....

Quase Sempre Atento disse...

Esta Federação é uma falta de coragem pegada.
Ou para não ser tão agressivo direi que existe por lá muita indefinição.
Aquele departamento desportivo é um Deus nos acuda.
Não é Pacheco?

Anónimo disse...

As equipas B e o alargamento para 14 equipas só.irá fazer baixar o nível da PO2.
Infelizmente não existem jogadores de qualidade para garantir competitivade nesta divisão com tantas equipas.
Antevejo que se os ditos grandes optarem por fazer equipas B, alguns clubes não terão possibilidade de participar neste campeonato , principalmente na zona Sul.

Anónimo disse...

Uma inovação fantástica seria a existência de um verdadeiro planeamento.
Época após época a federação e as associações têm umas coisas tão mal alinhavadas que fariam rir qulquer costureira de 2ª categoria.
Chamar planeamento ao que fazem só pode ser piada de mau gosto, ou então a palavra tem um significado diferente quando pronunciada por um dirigente federativo.
Não é preciso inovarem, basta aprenderem com os sucessivos erros ao longo dos anos.

Anónimo disse...

Sugestões:
Anunciar atempadamente os calendários das competições e depois cumprir com os mesmos, ao contrário do que aconteceu esta época.
Evitar a alternância entre períodos com muitos jogos (tais como jornadas duplas em vários fins-de-semana) e períodos com várias semanas de paragens.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 30 Maio e 2 Junho 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/05/lista-de-transmissoes-entre-27-maio-e-2.html

Anónimo disse...

os verdadeiros adeptos da modalidade ficaram frustados com este comunicado e com a falta de coragem da federação, digo que esperava mais desta federação