gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 01 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, que irá acompanhar como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO01- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). Que esta época e conforme já por nós referido, sofreu ligeiros ajustamentos no seu modelo competitivo, tal como no masculino.

Esta primeira crónica será incompleta (tal como no masculino), apenas pelas vicissitudes e originalidades que a nossa modalidade comporta, com dois jogos adiados, logo na 1.ª jornada e cujo motivo desconhecemos, e na nossa opinião é de difícil compreensão. Destaca-se o trabalho positivo que o sítio da Federação fez ao apresentar as equipas, mais uma vez, apenas haverá análise às arbitragens nos jogos em que estiveram presentes colaboradores.

Repetimos o que dissemos para os masculinos

"Aproveitamos para desejar que as duplas de arbitragem que venham a dirigir jogos nesta prova (igualmente nas outras, como será lógico), tenham uma época positiva e que as suas actuações contribuam para que as provas tenham um elevado grau de disciplina, competitividade e equidade."

Aproveitamos este desejo para dizer que continuamos sem saber qual o nível das duplas nomeadas para dirigir estes jogos, o que se lamenta.

Esperamos que a Federação continue a dar valor acrescentado às transmissões que deverão ser efectuadas, em especial pela Andebol TV, já que aqui não existem segundo sabemos canais próprios de clubes, via internet.

Aguardamos com alguma esperança que as estatísticas directas aos jogos se estendam aos jogos desta prova nacional, contribuindo desta forma para o seu desenvolvimento e implementação.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 1.ª Jornada - Resultados
Dia 12-09-15
Colégio Gaia 29 – 25 Alavarium
João Barros 30 – 20 Juventude Lis
Assomada 33 – 32 Passos Manuel
ARC Alpendorada 19 – 28 Maiastars
Dia 19-09-15
CS Madeira - Madeira SAD (18H00) adiado
St. Joana - CA Leça (20H00) adiado

Começou o campeonato 2015/2016. Apesar de, em teoria, as equipas grandes terem missões facilitadas, e depois de algumas equipas se terem renovado (reforçado), poderemos dizer que se espera uma prova bem mais equilibrada que o da última época, e o que se verificou foi que apenas um encontro registou forte equilíbrio, com a curiosidade de na maioria dos jogos disputados se terem verificado vitórias dos clubes visitados.

No Colégio de Gaia, disputou-se um encontro entre duas equipas teoricamente favoritas, e candidatas ao titulo, o Colégio Gaia / Alavarium, com as aveirenses a iniciarem da pior maneira a prova, pois após 30 minutos de puro equilíbrio que terminou com o Colégio a vencer pela diferença mínima (12-11), tiveram um segundo período em que a equipa visitado se superiozou e acabou por terminar como vencedora de jogo por uma vantagem de 4 golos. Nair Pinho e Patrícia Lima com 8 golos, foram as melhores marcadoras do Colégio de Gaia, enquanto no Alavarium Mariana Lopes como de costume com os seus 9 golos, foi não só a melhor marcadora da sua equipa como de todo o encontro, enquanto outra das grandes atletas desta equipa, Mónica Sores se lhe seguiu com 6 golos.

No pavilhão Carlos Queirós, disputou-se em família (reduzido número de espectadores) um dos jogos mais equilibrados da jornada, entre o neo divisionário Assomada e a repescada do Passos Manuel, num encontro que terminou com uma vitória da equipa visitada pela diferença mínima, após 60 minutos de grande equilíbrio, conforme é demonstrativo o resultado que já se verificava ao intervalo, e que era de 19-18 a favor da equipa do Assomada. Micaela Sanches com 8 golos, foi a melhor marcadora da sua equipa logo seguida do reforço Débora Moreno com 5 golos. Na renovada equipa do Passos Manuel, Mónica Carmo com 8 golos foi a sua melhor marcadora, seguida por Paula Malcato com 6 golos e Joana Pereira com 5 golos.

Em Alpendorada, disputou-se o Alpendorada / Maiastars, que foi um jogo, onde a equipa local, deu que fazer às maiatas, em especial durante os 30 minutos iniciais, que após um grande equilíbrio e através uma prestação cheia de garra, determinação, e qualidade, terminaram na frente do marcador pela diferença mínima (11-10). Quanto ao Maiastars, mantém as dificuldades de estatura do plantel mas compensou isso com uma notável atitude defensiva, e que nos segundos 30 minutos sobre aproveitar a forte quebra física da sua adversária, e voltou a ser grande destaque entre a equipa da Maia, a inevitável Diana Oliveira com os seus 7 golos e melhor marcadora da equipa, bem acompanhada por Ana Sousa com 6 golos. O Maiastars parece mostrar que irá fazer, novamente, um campeonato tranquilo a meio da tabela, ou quem sabe mais acima. O Alpendorada que apenas quebrou no segundo período conforme já foi referido teve, em Cláudia Silva com 8 golos e que foi não só a melhor marcadora da equipa como de todo o jogo.

No Pavilhão das Meirinhas, disputou-se um dos encontros mais esperados da jornada, entre o João Barros e a Juventude Lis, duas das equipas que mais se reforçaram esta época, em especial a equipa das meirinhas, que de alguma forma se poderá considerar uma das fortes candidatas aos lugares cimeiros da classificação. Esperava-se um maior equilíbrio entre as duas equipas, mas ao bom começo da João Barros que comando o marcador até cerca dos 10 minutos, respondeu a Juventude Lis, que manteve o marcador e o encontro equilibrado até cerca dos 19 minutos, quando se registava uma igualdade a 8 golos, mas uma “branca” na equipa Leiriense, que esteve até aos 33 minutos sem concretizar qualquer ocasião de golo, sofrendo um parcial de 8-0, levou a o intervalo chegasse com o João Barros na frente do marcador por 14-8, e aos 33 minutos por 15-9, a superioridade da equipa das meirinhas foi-se acentuando, em especial pelo comportamento e acerto com que defendia e com que atacava com uma atleta de excepção como o reforço Neuza Valente (8golos e melhor da sua equipa e do jogo), de tal forma que o diferencial chegou aos 12 golos cerca dos 53 minutos (27-15). Na equipa do João Barros, deverá ainda salientar-se a excelente prestação de Gizelle Carvalho com 7 golos (parece rejuvenescida), e do reforço vindo Batalha AC, Inês Pires com 6 golos. Uma palavra ainda para o bom comportamento das duas guarda-redes utilizadas pelo João Barros, Ana Silva no 1.º tempo e Carolina Costa no 2.º tempo. Na juventude Lis, constatou-se de que ainda existe muito trabalho a fazer, por forma a transformar aquele excelente conjunto de atletas numa verdadeira equipa, onde Ana Carolina Silva, com os seus 7 golos foi a melhor marcadora da equipa e uma das mais inconformadas como avolumar do resultado, logo seguida do reforço Adriana Silva com 5 golos. Sofia João na baliza das leirienses fez o que podia e não podia merecendo também um destaque pela positiva. O Encontro foi dirigido pela dupla de Santarém constituída por Fábio Gonçalves e João Vinagre, que não esteve feliz nesta sua actuação, pois foram várias as falhas em especial na lei da vantagem, e na contagem dos apoios, onde foram vários os erros cometidos, sem critério na aplicação da sanção progressiva e na marcação dos livres de 7 metros.

Uma última nota para os nossos OCS, nem uma única linha sobre esta prova, um desprezo total. Lamentável.

O Noticias

13 comentários:

Anónimo disse...

gosoto da crónica, mas adoro em especial a ultima frase que corresponde a uma triste realidade.

Anónimo disse...

Então mas a grande equipa que ia lutar pelo titulo, que garatidamente ficava nos 4 primeiros, que fez um investimento brutal, pagando propinas e alojamento a atletas para as convençer a assinar, perde por 10?????????? Bravo, que gestão fabulosa das gentes de Leiria,bravo!

Anónimo disse...

Por acaso é mentira a última frase. O jornal A BOLA deu destaque a todas as equipas apresentado inclusive todos os plantéis.

O Banhadas Andebol disse...

O que se diz na última frase diz única e exclusivamente á jornada que decorreu. È um esclarecimento que se impunha.

Anónimo disse...

saiu hoje no Jornal A Bola notícia sobre a jornada.

Anónimo disse...

Ao anónimo 23 03 deve ter algum incomodo com as gentes de leiria ou sera receio....deixem se de guerras e guerrinhas .
Este tipo de pessoas so esta a mais nesta modalidade... so vivem dizendo mal deste e daquele.



Anónimo disse...

O Alavarium começou bem....
Um campeão muito fraquinho principalmente a defender, aconselho ao novo treinador do Alavarium a treinar mais a defender e mostrar mais jogos de equipas europeias de topo para mostrar ás meninas que a defender ganham-se muitos jogos.
Inaceitável, Uma equipa campeã nacional em que pouco mudou desde o ano passado, onde tem a "Melhor" Guarda-Redes nacional, "Melhor" jogadora nacional e parecem uma equipa de bambis a jogar.
Parabéns ao Colégio de Gaia, onde fizeram um bom trabalho de casa (Estudaram bem a oponente no jogo anterior - Torneio Santo Ovídio).
Vamos ver no próximo fim de semana.
Campeão muito fraco este ano. Aposto que este ano o titulo vai para a Madeira este ano, penso eu de que....
Em relação ao ultimo parágrafo, de facto, o andebol junto dos nosso média é algo que passa completamente ao lado. Triste mesmo.

Anónimo disse...

Campeonato a começar ao rubro!

O campeão a perder na casa do (este ano) candidato ao título... O CJB a mostrar que está mais forte que no ano passado (depois de perder a Maria).... O Passos depois da revolução perdeu com o Assomada... O Maia depois de dar 30' de avanço ao adversário impôs as suas armas e ganhou...

Não jogaram as equipas da madeira, o sta joana e o cale....

Este fim de semana bons jogos:

Colégio - Alpendorada (colégio vai ganhar com alguma facilidade)
Assomada - Juve Lis (jogo complicado para a equipa de Leiria... que a não correr bem pode ter a sua segunda derrota)
Maia-Alavarium (jogo complicado para ambas as equipas, mas as aveirenses devem-se impor)
Passos - CJB (a formação das meirinhas vai ganhar com facilidade)
Cale - Alavarium (estreia da equipa de leça na prova e logo contra as campeãs...estas jogam no dia anterior o que pode ser uma desvantagem)

Anónimo disse...

Normalmente sai nos jornais à terça. Tanto ABola como o Record costumam escrever

Anónimo disse...

os árbitros de Santarém são uma vergonha.

Anónimo disse...

Ao anónimo 14 de setembro de 2015 às 23:03

Este post só pode ser do tal fulano que criou um blog "andebol feminino ". O tal que depois remete para outro blog ... de Aveiro. Ou então de outro clube que está ressabiado de mesmo a pagar não ter conseguido garantir algumas atletas que optaram diferente.
Companheiros percebo a intenção de dizer que o tal clube de Leiria disse que queria lutar pelo título. Qual clube de Leiria ? deve estar a falar do clube de Meirinhas que só por uma jogadora pagou 4000,00.
O outro que fez investimento brutal? Já agora diga qual é porque só pode ser anedota.

Vamo-nos rindo...

Anónimo disse...

Estes pagamentos,contratações, favores e outras coisas que são feitas de forma mais ou menos escondida não contribuem para o bem do andebol feminino.
Percebo que nem todos façam as coisas de forma que possa ser declarada, talvez porque seja ilegal.
A clareza na utilização de meios e processos só serviria como forma de motivação para cativar mais atletas e mais patrocínios.
Assim, resulta o mesmo de sempre: filhas da mãe e filhas das outras, afilhadas, meninas da casa, amigas ou mais que isso, são beneficiadas e levadas ao colo. As outras que joguem por carolice ou pela "honra" de representar o clube.
A mentalidade dos dirigentes não muda: esconder tudo a todos, não vá o poder e o controle sobre o clube fugir da mão. Tanto escondem que até os clubes e em última instância a própria modalidade fica escondida.
Depois lamentem-se da pouca visibilidade que é dada ao andebol feminino...

Anónimo disse...

De facto ou há grandes fugas de infromação nos clubes ou há gente que vem para aqui falar em valores porque não tem outra justificação para os males dos proprios clubes. Este clima de guerrilha só tem um resultado: as jogadoras desinteressam-se e abandonam a modalidade. Ainda para mais quando as acusações são feitas no anonimato, em cobardia, por elementos de direcoes de clubes.Se este facilistismo e impunidade com se fazem acusações e levantam suspeitas não é condenado, amanha temos um qualquer diretor frustrado a dizer, que tem provas de corrupção a arbitros, que há jogadoras a receber € para perderem jogos.No blog do Sr Cid Ramos, todos os comentadores têm de estar identificados, logo ninguem comenta.atrás do anunimato de um computador, todos têm provas todos criticam.Sirvam o Andebol e não se sirvam dele.Se são frustrados em casa, resolvam os assuntos em casa, nao os tragam para os pavilhoes.