Dando continuidade a anteriores
artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje começaremos a analisar mais em pormenor
as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial
através do Comunicado Oficial n.º 17 da Época 2015/2016, onde é feita uma
primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases, e completadas com os
Comunicados Oficiais N.º 24 e 25 da época em curso, e ode já se divulga a
indicação das Associações responsáveis por zona, assim como se indica a
estrutura das 2.ªs Fases e respectivo modelo competitivo. Tal como já tínhamos escrito,
regista na maior parte dos casos um regime de continuidade
do verificado na época anterior, embora nalguns casos se tenham verificado
ajustamentos, que naturalmente se impunham.
PO03 – Campeonato Nacional de Seniores Masculinos – 3.ª
Divisão
Na prática esta prova não contem
quaisquer novidades, mantendo-se na prática as mesmas da época anterior, embora
se estranhe a não previsão da Zona Açores, conforme o ocorrido na última época,
mantêm-se a possibilidade da existência de equipas “B” oriundas da PO02 (que
nos recordemos não existiu nenhuma), continuando na sua 1.ª Fase a ser
da esfera Associativa a sua organização, onde serão disputados verdadeiros
Campeonatos Regionais e Inter-Regionais. Voltamos a
afirmar que desta forma se obriga as Associações a desempenharem o seu
verdadeiro papel. A Associação responsável pela organização da
zona, será igualmente a responsável pelas nomeações dos árbitros e pela parte
disciplinar, da prova nesta Fase Inicial. Estamos ansiosos por verificar como tudo isto
irá decorrer.
No entanto apesar da divulgação
do número de clubes que poderão ser apurados para a 2.ª Fase da prova,
constatamos que nenhuma Associação responsável, pela organização da 1.ª Fase,
ainda criou a prova, conforme é obrigatório nos termos dos CO’s referidos.
Sendo desta forma impossível quantificar se existe aumento ou diminuição de
clubes participantes. Recordando que 2012 /2013 foram 45 equipas, na época 2013
/ 2014 foram 35 (-10), em 2014 / 2015 foi de 34 (-1), e esta época é uma
incógnita, (Apesar das diligências por nós efetuadas e ultrapassados que estão
quase todos os prazos concedidos pela Federação, ainda não é possível
quantificar a participação das equipas (pelo menos da nossa parte, o que lamentamos),
esperamos isso sim uma inversão da tendência verificada nos últimas épocas.
Importa
referir que a Federação alargou o período de conclusão da 1.ª Fase, para o dia
28-02-16
O modelo competitivo divulgado,
quer através do Regulamento Especifico da prova, quer através do CO N.º 24 da
presente época, verifica-se que é um modelo igual ao aplicado na época passada.
Onde os clubes apurados na 1.ª
Fase, disputarão uma 2.ª Fase onde serão distribuídos por (2) duas
zonas de 8 equipas cada no sistema de TXT, esta época aparece
com uma redacção onde prevê uma não haverá fase final. Embora não esteja
prevista a chamada zona dos Açores o Regulamento especifico da prova, prevê
claramente que as equipas Açorianas, não subirão de Divisão, assim como foram
as ajustadas as normas de desempate, de forma a prever uma Fase final com mais
de duas equipas. Com todo estes correctos ajustamentos,
não
se compreende porque não se prevê a zona Açores?
Ascendem
à 2.ª Divisão Nacional os dois (2) primeiros classificados de cada zona na 2.ª
fase.
Continua a ser um modelo competitivo
que em termos financeiros terá custos certamente muito inferiores, no entanto,
para as equipas que disputem a 2.ª Fase, e sejam oriundas de zonas como por
exemplo a Zona 5 (Beja, Algarve, Évora e Setúbal), não terão certamente uma
prova com custos inferiores.
Distribuição das Associações por Zona
Zona 1 – Porto, Braga e
V. Real – Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 2 – Aveiro, Viseu e
Coimbra - Apura previsivelmente 3 equipasZona 3 – Leiria, Castelo Branco e Santarém - Apura previsivelmente 2 equipas
Zona 4 – Lisboa - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 5 – Algarve, Beja, Évora e Setúbal - Apura previsivelmente 3
O número
de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns
ajustamentos até 30-11-15, face ao cumprimento ao não dos requisitos para
participar.
O Analista
1 comentário:
este ano devem ser 25 equipas...ou menos
Enviar um comentário