gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 03 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, cujo campeonato, embora todos tenham conhecimento de que existem jornadas duplas, por forma e evitar mais despesas com as deslocações das equipas continentais às ilhas e vice-versa, não se compreende, uma outra série de alterações que se processam, na maior parte dos casos, sem aparente justificação.

Continuamos a afirmar que é completamente desconhecido, qualquer critério de nomeação de duplas para esta prova (ao “arrepio” de todas as normas regulamentares), como se contínua sem saber qual o nível das duplas nomeadas para dirigir estes jogos, o que se lamenta.

Esta crónica engloba jogos de 2 jornadas, os que ficaram atraso da 2.ª Jornada, e os jogos da jornada corrente a 3.ª.

“Continuamos com a esperança de que, algum dia, as estatísticas directas aos jogos se estendam aos jogos a esta prova nacional, contribuindo para o seu desenvolvimento e implementação, e valorização”

Esta jornada não se verificou a transmissão pela Andebol TV de qualquer jogo, alguém saberá porquê?

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
2.ª Jornada
Dia 27-09-15
CS Madeira 28 - 26 St. Joana
Madeira SAD 35 - 22 CA Leça
3.ª Jornada
Dia 26-09-15
CS Madeira 30 - 31 CA Leça
Alavarium 26 - 16 ARC Alpendorada
Juventude Lis 36 - 19 Passos Manuel
Madeira SAD 30 - 13 St. Joana
Maiastars 25 - 35 Colégio Gaia
Assomada 22 - 26 João Barros
 
O principio já por nós enunciado. De que este Campeonato será provavelmente mais equilibrado, parece estar a confirmar-se

Nos jogos disputados este fim-de-semana, o que se verificou foi:

Na Madeira como normalmente se verifica, das equipas disputaram jornada dupla, com a equipa do Madeira SAD, a vencer os seus dois jogos com grande facilidade. No primeiro jogou defrontou a neo divisionária do St. Joana, (com boa assistência) cujos objectivos, são completamente distintos da equipa madeirense, mas, depois do que vimos a equipa maiata fazer diante o Colégio de Gaia, esperávamos mais destra equipa, que ao intervalo já perdia por 21-7, o que nos diz tudo acerca da nítida superioridade da equipa do Madeira SAD, que no segundo tempo se limitou a gerir o jogo o resultado e o plantel. Erica Tavares com 8 golos, Renata Tavares e Anais Gouveia com 5 golos foram as melhores marcadoras da equipa insular. No St. Joana, apenas Marlene Pinto com os seus 5 golos se aproximou um pouco do nível que certamente desejariam. NO segundo que realizou o Madeira SAD, venceu com mais dificuldade o CA Leça, no mesmo pavilhão mas com menos assistência, num jogo com maior equilíbrio e que ao contrário do anterior as Madeirenses que atingiram o intervalo a vencer por 13-9, foram obrigadas no segundo tempo a puxar dos “galões” e a construírem o desnivelado resultado final. Mais uma vez foi a jovem Erica Tavares com 10 golos foi a sua melhor marcadora, Cristiana Morgado, com 7 golos foi a melhor marcadora do CA Leça, tal como já tinha sido no jogo da véspera, e confirmou todas as qualidades que a levaram a ser chamada á selecção “A”, sendo bem acompanhada por Ana Costa com 5 golos.

O CS Madeira, fez o seu primeiro jogou diante a equipa do CA Leça, e surpreendentemente, num jogo de total equilíbrio, com uma total entrega de ambas as equipas, o CA Leça saiu vencedora, embora pela diferença mínima, quando já venciam ao intervalo por 16-14, e no segundo período de jogo, a total igualdade e entrega na procura de pontos positivos por ambas as equipas continuou o que só valorizou o espectáculo, em mais um jogo com excelente assistência. De salientar, neste encontro os 18 golos obtidos por Sara Gonçalves do CE Madeira, a sua “veterana” jogadora, com Cláudia Vieira com 5 golos a ser a companheira de equipa que mais se aproximou, mas do lado do CA Leça, não se pode esquecer os 14 golos concretizados por Cristiana Morgado, que foi a sua melhor marcadora, voltando a repetir o que já dissemos anteriormente, parece-nos plenamente justificado a sua chamada á selecção “A”. NO jogo realizado no dia seguinte e relativo á jornada anterior, o CS Madeira, venceu a equipa do ST. Joana, num encontro de maior equilíbrio, com as próprias maiatas a darem outra imagem da equipa. O resultado que se verificava ao intervalo é demonstrativo do equilíbrio verificado (14-13) a favor das madeirenses, e que acaba por ser repetido, no segundo período de jogo. Mais uma vez a suspeita do costume Sara Gonçalves com 9 golos foi a melhor marcadora da equipa, com Jéssica Gouveia a marcar 6 golos. No St. Joana Marlene Pinto voltou a ser a sua melhor marcadora com 7 golos, com Diana Pereira a marcar 5 golos.

Um dos jogos que era aguardado com alguma expectativa, disputava-se na Maia, o Maiastars / Colégio Gaia, No entanto o Colégio Gaia melhorou substancialmente a sua prestação competitiva, com maior concentração e uma maior “garra” das suas atletas e venceu facilmente a equipa Maiata, num jogo disputado na Pavilhão Municipal da Maia, perante uma diminuta assistência. O domínio do Colégio foi enorme e ao intervalo já vencia por 18-8, resultado que traduz fielmente o que passou em campo, com a equipa maiata a ser demasiado “mole”, sem agressividade defensiva, e tudo permitindo á adversária. No segundo período de jogo o Colégio limitou-se a gerir, o marcador, o jogo e o plantel, apesar da maior resiliência da equipa maiata. A jovem Diana Oliveira a voltar aos seus bons momentos, foi a melhor marcadora do Maiastars com 8 golos, sendo acompanhada por Ana Sousa e Sofia Gomes ambas com 5 golos. A experiente Fernanda Carvalho com 6 golos foi a melhor marcadora do Colégio, bem acompanhada por Sandra Santiago, com 5 golos. De realçar que na equipa do Colégio 10 jogadoras concretizaram golos.

Em Aveiro disputou-se o Alavarium / ARC Alpendorada, com as aveirenses a confirmarem todo o seu favoritismo, no entanto a equipa de Alpendorada, ofereceu uma excelente réplica durante os 30 minutos inicias, com o intervalo a chegar com as aveirenses na frente do marcador por apenas 2 golos (11-9). No segundo período de jogo, a maior experiencia dos elementos da equipa do Alavarium vieram ao cima, e construíram um resultado, com um diferencial, que as colocou a coberto de qualquer surpresa, (difíceis, mas por vezes acontecem). Curiosamente 12 atletas do Alavarium marcaram golos o que demonstra a rotatividade efectuada na equipa durante os 60 minutos com a jovem Brynhildur Eddudottir a ser a melhor marcadora da equipa com 5 golos. No Alpendorada, Cláudia Sofia com 6 golos foi a sua melhor marcadora.

O Passos Manuel, que nos parece uma das equipas, mais fracas desta prova, deslocou-se a Leiria, para defrontar a Juventude Lis, outra das equipas, que mais se reforçou para esta temporada, e sofreu uma pesada derrota, por números que quase poderíamos dizer que tinha sido “cilindrada”. Tal a diferença final no resultado (17 golos). No final do primeiro tempo já diferença se situava em 8 golos (18-10), favorável á equipa de Leiria, parece-nos que a “limpeza” feita no Passos Manuel, não está a dar os “frutos” desejados, e apesar de ainda estarmos na 3.ª jornada, dificilmente a equipa liceal fugirá (na nossa opinião) a um dos últimos lugares nesta primeira fase. Ana Carolina Silva, com 10 golos marcados foi a melhor marcadora da equipa leiriense, sendo acompanhada pelas suas colegas Adriana Bastos com 6 golos e Inês Luís com 5. Na equipa lisboeta, não existe, na nossa opinião quaisquer destaques.

Por fim, teremos o Assomada / João Barros, que como é notório a equipa das meirinhas, reforçou-se está temporada de forma a ser uma das candidatas ao título Nacional, mas neste jogo, encontrou uma adversária, que não esteve pelos ajustes e tornou-lhe a tarefa dificílima. A equipa da Assomada, uma neo divisionária, que perdeu por diferencial de 4 golos, precisamente o mesmo que se verificava ao intervalo, que chegou com as meirinhas a vencer por 15-11, tornou a tarefa da do João Barros difícil, e fazendo prova de que por vezes não existem vencedores antecipados. Edna Oliveira com 10 golos foi a melhor marcador da Assomada, diga-se que será um valor a seguir com atenção, sendo bem acompanhada por Micaela Sanches com 5 golos. Nas meirinhas, mais uma vez a jovem Inês Pires, na companhia de Francisca Marques, ambas com 6 golos foram as marcadoras de serviço da equipa do João Barros

Salientar que não se registou um único caso disciplinar, apesar de existirem jogos que na nossa opinião apresentam um exagerado número de exclusões.

O Noticias

10 comentários:

Anónimo disse...

As vossas análises aos jogos feitas com base nas fichas de jogo são realmente assinaláveis! Uma equipa pode ter jogado bem e ter feito frente a outra equipa onde anda muito dinheiro a circular para que a mesma ainda exista, mas o que importa da vossa parte é sempre salientar os resultados expressivos e as melhores marcadoras. Uma jogadora até pode ter marcado 10 golos de 7 metros e estar no banco, isso faz logo dela a figura do jogo?! Sinceramente. Um conselho: Se querem falar sobre um jogo ponham alguém que tenha visto o jogo em si e, sem tirar partidos só falando do andebol jogado, a escrever. Se é só para analisarem fichas de jogo isso qualquer um faz em casa sem ser preciso lavar roupa suja. O andebol feminino só tem a perder com estas análises que basicamente são feitas para "picar o ponto" e nada de conclusivo trazem a quem vos segue assiduamente.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Já se começa a ver a mão da Selecionadora Seabra no Ala de novo. Treina, coordena formação e recebe e ainda acumula SB e Selecção. O ano passado até ao balneário ia, este ano ao menos mantem-se nas bancadas dos pavilhões. E a FPA não faz nada.

Anónimo disse...

Caro Banhadas:
A observação final da crónica está errada.
Veja-se no boletim do jogo 147: "Observações:
Administrativas e Disciplinar cipa nº 166758"
Mais cuidado com o que salientam...

Anónimo disse...

O “cronista” do jogo Madeira SAD x Stª Joana, ou estava distraído ou escreveu baseado no boletim de jogo. Se de facto esteve no pavilhão a assistir ao jogo, deveria ter reparado que a equipa que o Stª Joana colocou em campo no sábado não teve nada a ver com a equipa que tinha defrontado o Colégio de Gaia e que defrontou o Sports Madeira no domingo.
As equipas (retirando aquelas que lutam pelos mesmo objetivos que o Madeira Sad) que vão à Madeira realizar jornada dupla, apostam, e bem, tudo no jogo com o Sports Madeira. O jogo com o Madeira Sad é para cumprir calendário. Daí que, quando o jogo do sábado é contar o Madeira Sad, poupam as melhores jogadoras para o dia seguinte. Qual o treinador minimamente inteligente que não faria isso? Pena é que que muitas vezes vêm para este e outros espaços escrever sem terem conhecimento dos factos, ou falta de capacidade para os interpretar e compreender!

Anónimo disse...

E eu que julgava que em todos os jogos as equipas jogavam sempre para ganhar, mas pelo que leio é só para ganhar a alguns, tenho de terminar dizendo são treinadores da treta e depois nem se identicam, eu não o faço, mas jogo sempre para ganhar posso é perder e ás vezes por muitos, mas os valores de uma competição e o espiriti, que se deve defender junto de qualquer atleta é a vitória e o respeito pelo adversário que são coisas muito diferentes do jogar para ganhar só a alguns.
Com este espirito o que esperam do desenvolvimento do feminino zero certamente.

Anónimo disse...

Acho ridículo a forma como falam dos jogos sem sequer estarem presentes.
Como é que podem dizer, na 3ª Jornada, REPITO, NA 3ª JORNADA que uma equipa basicamente já não se "escapa" dos últimos lugares?
Mas têm por hábito ver jogos? ou simplesmente gostam de falar do que não sabem só porque sim?
Sinceramente, não sei como é que as pessoas, tal como eu, ainda perdem tempo a vir aqui ler os comentários ridículos de pessoas que não sabem do que falam.
Eu sinceramente, aconselho a começarem a ver jogos porque num jogo é importante ganhar sim, mas não é só o resultado o importante, tal como disse que a pessoa que falou do jogo Madeira Sad x Sta Joana.
Cumprimentos
Joana

Anónimo disse...

De facto, não havendo estatísticas oficiais, (o que é lamentável) a análise que se pode fazer a partir dos boletins de jogo é muito deficiente no que respeita ao rendimento das atletas.
Basta que não se possa distinguir entre os golos nos livres de 7m e os outros, para que o destaque de uma jogadora possa ser falso.
Isto para não falar em percentagens de concretizações, que por vezes são inferiores a 50%.
Julgo que seria muito interessante comparar as jogadoras que actualmente "merecem destaque", com as que realmente possuem qualidade técnica e táctica a revelar nas estatísticas.
Nos jogos que presencio, poucas vezes há coincidência entre ambas.
Também seria interessante ter crónicas com referências à forma como as equipas atacam e defendem.
Mas isto não é futebol, no sentido em que não há observadores e cronistas em número e/ou de qualidade em todos os jogos.
Dou valor a estas crónicas do banhadas, porque fala do andebol feminino, bem ou mal, mas fala. Por isso, façam críticas construtivas.
Se não está bem, corrijam e digam: Eu estive lá e o que vi foi.....

P

Anónimo disse...

Deixem a Seabra em paz... agora no s. bernardo (juvenis masc) é que se vê como ela é fraca treinadora. Pode ser que agora os ulisses abram os olhos! Quanto ao alavarium, com aquela equipa até o quim bêbado era campeão...este jogo do alavarium só veio confirmar duas coisas ridículas: a convocatória da filipa fontes para a seleção e que a seabra não sabe estar no andebol.

Anónimo disse...

Meter a mão no Ala? ela faz pela vida e tenta arranjar uns € em todo o lado... o que não é mau de todo...

Ela está nas bancadas como adepta tal como estão tantos outros. Quanto a ir ao balneário aquilo este ano pia muito mais fino e o treinador novo não vai nas cantigas: quem manda é ele e mais ninguém.

Anónimo disse...

Desde que certos clubes deixaram de pertencer a esta prova, os comentários até que subiram de nível não acham? Acabaram os choros, as agressões verbais e o nível baixo que existia.