gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 07 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, teve neste fim-de-semana, a disputa de dois jogos referentes a 6.ª Jornada, e dos cinco jogos que faltava disputar relativos á 7.ª Jornada.

Insistimos, em a repetir o que já firmamos acerca das nomeações para esta prova, e assim “Apesar de uma circular a dar conhecimento das duplas existentes, Continuamos a afirmar que é completamente desconhecido, qualquer critério de nomeação de duplas para esta prova (ao “arrepio” de todas as normas regulamentares), o que se lamenta”.

Mantemos este texto, pois pode ser que alguém um dia o leia, “Continuamos com a esperança de que, algum dia, as estatísticas directas aos jogos se estendam aos jogos a esta prova nacional, contribuindo para o seu desenvolvimento e implementação, e valorização”

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
6.ª Jornada
Dia 01-11-15
CS Madeira 23 - 15 ARC Alpendorada
Alavarium 29 - 26 Passos Manuel
7.ª Jornada
CS Madeira 21 - 33 Maiastars (antecipado)
Dia 31-10-15
CA Leça 24 - 15 Juventude Lis
Passos Manuel 25 - 39 Colégio Gaia
Madeira SAD 32 - 13 ARC Alpendorada
João Barros 22 - 18 Santa Joana
Assomada 27 - 34 Alavarium
 
Reafirmam-mos o princípio já enunciado, de que este Campeonato será provavelmente mais equilibrado, parece estar a confirmar-se.

Nos jogos disputados este fim-de-semana, o que se verificou foi:

Alavarium foi uma das equipas que neste fim-de-semana fez jornada dupla, com um dos encontros a ter inversão de campos (uma nova moda nas provas nacionais), embora se possa compreender esta inversão de campos, pois desta forma forma com uma única deslocação a Lisboa, efectuou os dois jogos que tinha de realizar na região. No primeiro jogo, realizado defrontou a equipa da Assomada, onde era claramente favorita, e utilizou esse seu favoritismo, impondo-se á equipa neo divisionária de forma clara, atingindo o intervalo já na frente do marcador por uma margem confortável, 20-12 (8 golos a seu favor). Nos segundos 30 minutos de jogo a equipa do Alavarium chegou a possuir uma vantagem de 11 golos de diferença cerca dos 50 minutos de jogo, quando vencia por 30-19, para permitir uma reacção da equipa da Assomada, que conjugado com um “relaxamento” da equipa aveirense, permitiu às locais diminuírem a diferença para os valores finais. Como seria normal Edna Oliveira com 11 golos, foi a melhor marcadora da Assomada e do encontro, com a sua colega Rute Fernandes a ficar pelos 5 golos. No Alavarium onde 13 jogadoras marcaram golos, o que demonstra uma completa gestão do plantel, Mónica Soares com 9 golos foi a sua melhor marcadora. No outro encontro o Alavarium defrontou, no Pavilhão da Quinta de Marrocos a repescada e renovada equipa do Passos Manuel, num encontro relativo á 6.ª Jornada, e embora atingisse o intervalo a vencer por 18-12 (diferencial favorável de 6 golos), permitiu que a equipa das liceais, tivesse uma reacção extremamente positiva nos segundos 30 minutos (na nossa opinião, excesso de confiança), que permitiu que a equipa do Passos Manuel, realizasse um parcial de 14-11 a seu favor, e terminasse perdendo o encontro por um diferencial que certamente não era esperado por muita gente (3 golos). Na equipa aveirense mais uma vez se verificou uma total gestão do plantel com 13 jogadoras a marcarem golos, sendo novamente Mónica Soares com 6 golos a sua melhor marcadora. No Passos Manuel, total destaque para os 12 golos de Joana Reis, melhor marcadora da equipa e do jogo, com a sua colega Mariana Faleiro a marcar 5 golos.

A outra equipa que fez jornada dupla foi o ARC Alpendorada, que se deslocou á Madeira para defrontar as duas equipas da Região Insular. Se no primeiro encontro relativo á 7.ª jornada defrontava uma das grandes favoritas da prova, que confirmou esse seu estatuto, vencendo o Alpendorada por um diferencial que diz tudo acerca da diferença existente entre as duas equipas, com o Madeira SAD, a vencer já ao intervalo por 21-4, que é perfeitamente elucidativo da forma com esta equipa insular encarou os segundos 30 minutos. Cláudia Aguiar e Erica Tavares com 8 golos foram as melhores marcadoras da equipa do Madeira SAD, que ainda contou com Patrícia Fernandes e Renata Tavares a marcarem ambas 5 golos cada. As melhores marcadoras do ARC Alpendorada não ultrapassaram os 3 golos (Ângela Monteiro, Tânia Braga e Carla Moreira). No segundo jogo que o ARC Alpendorada disputou, esperava-se um maior equilíbrio, no entanto a equipa do CS Madeira, venceu com toda a clareza o encontro, relativo á 6.ª Jornada, não permitindo quaisquer veleidades a equipa do norte, indo para o intervalo já na frente do marcador por 13-8, consolidando a sua vitória no segundo período do jogo. Como de costume Sara Gonçalves com 9 golos foi a melhor marcadora do CS Madeira e do jogo, sendo a acompanhada pela sua colega de equipa Carolina Saldanha com 5 golos. No ARC Alpendorada, total destaque para os 7 golos alcançados por Tânia Braga. Com estas duas derrotas a equipa do ARC Alpendorada é a única equipa que até ao momento apenas regista derrotas nos jogos realizados.

O Passos Manuel, acaba por ser outra das equipas que realizou igualmente jornada dupla, pois antes de defrontar o Alavarium, que já escrevemos, defrontou outra das grandes favoritas da prova no Pavilhão da Quinta Marrocos, o Colégio Gaia. Foi um encontro de total domínio da equipa de Gaia, que no final dos primeiros 30 minutos já vencia por uns claros 18-11, aumentando progressivamente a sua vantagem com o decorrer do encontro, efectuando nos segundos trinta minutos um resultado a seu favor com igual diferença. Mais uma vez Joana Reis com 9 golos foi a sua melhor marcadora, acompanhada novamente por Mariana Faleiro com 6 golos. Por sua vez o Colégio Gaia, que privilegiou a rotação do plantel com 13 jogadoras a marcarem golos, teve em Helena Sores e Bebiana Sabino com 6 golos as suas melhores marcadoras. Com este resultado, a equipa do Colégio Gaia juntamente com a equipa do Madeira SAD, são as únicas equipas que apenas contabilizam vitórias nos jogos realizados.

Um dos jogos onde não previa um equilíbrio tão grande, foi disputado no Pavilhão das meirinhas onde o João Barros uma das equipas que mais e melhor se reforçou na presente época, sentiu grandes dificuldades para levar de vencida a equipa neo divisionária do Santa Joana. Foi um encontro que ao intervalo o João Barros vencia apenas por 9-7, resultado plenamente demonstrativo da preocupação defensiva de ambas as equipas. Nos segundos 30 minutos apesar da boa entrada da equipa das meirinhas que rapidamente colocaram o resultado em 16-9 a seu favor, permitiram a excelente reacção da equipa do Santa Joana, que os levou ao resultado final, de apenas um diferencial de 4 golos. Maria Suaré com 5 golos foi a melhor marcadora do João Barros, enquanto na equipa do Santa Joana, que valeu pelo seu todo a sua melhor marcadora foi Marlene Pinto com 4 golos.

Por último temos um CA Leça a vencer claramente uma Juventude Lis, que (na nossa opinião), se está a tornar a grande decepção da prova, depois dos reforços que recebeu em especial vindos de Alcanena. A equipa de Leça Palmeira, já vencia ao intervalo por 12-6, continuou o seu bom jogo nos segundos 30 minutos, terminando com uma vitória por um diferencial que não estava na previsão de muito boa gente (nós incluídos), depois do jogo realizado na última jornada diante o João Barros. Daniela Mendes e Ana Costa, ambas com 5 golos cada, foram as melhores marcadoras do CA Leça. Na Juventude Lis, apesar da dispersão doas marcadoras na Juventude Lis, desta vez nem Ana Carolina Silva, que foi uma das suas melhores marcadoras, ultrapassou os 3 golos marcados. Com esta vitória a equipa do CA Leça ultrapassou as suas adversárias na classificação geral.

Mais uma vez se de salientar, o factor extremamente positivo, de que tivemos nova semana, onde não se registou um único caso disciplinar.

Após, a disputa destes jogos, a classificação ficou assim ordenada: - 1.º Madeira SAD e Colégio Gaia (21 pontos), 3.º Alavarium e João Barros (19 pontos, 5.º Maiastars (15 pontos), 6.º CS Madeira (13 pontos), 7.º Assomada e CA Leça (12 pontos), 9.º Santa Joana e Juventude Lis (10 pontos), 11.º Passos Manuel (9 pontos), 12.º ARC Alpendorada (7 pontos).

O Noticias

10 comentários:

Anónimo disse...

O equilíbrio ainda foi maior que o descrito em meirinhas! Com grande ajuda da mesa, cujo engano durante a 2ª parte ditou um resultado final de 22-18 em vez do realmente verificado: 21-19.

Anónimo disse...

É moda mas uma moda que desvirtua a essência do Sorteio das competições Nacionais ao inverter , trocar a ordem do sorteio e no final esta tudo certo mas a classificação cheia de irregularidades! só no Andebol, se o futebol Liga utilizasse este modelo anacrónico e nada condizente com as regras do Desporto, os clubes do continente ia à Madeira e num fim de semana fazia os 3 jogos com o Marítimo, Nacional e União! e aproveitava para fazer turismo nesta região tão admirada e Bela!.
Abrir uma ou outra excepção é uma coisa outra é abandalhar o modelo de sorteio e calendário desportivo das principais competições.
Bruno

Anónimo disse...

Ao senhor anonimo 3 de novembro de 2015 às 09:16

Se os clubes tivessem o dinheiro dos de fut.
. Os clubes fazem no porque nao o tem.
o senhor deve querer mais clubes a fechar as portas

Anónimo disse...

E com esse resultado ganhariam? Creio que sim! Por favor!

Anónimo disse...

A juventude do lis mesmo com as promessas que fez não se está a conseguir safar!
Ah, e os jogos são ganhos a treinar em campo desportivo , não se ganham durante o "treino" no campo da recepção ao caloiro em Leiria!
É a vida!

Anónimo disse...

Essa faz doer a muito boa gente anónimo das 22:36.

Anónimo disse...

Certamente nao serão esses "treinos" na recepção ao caloiro, os únicos motivos para a baixa prestação da equipa... Quem fez promessas, que responda pelas mesmas.

Anónimo disse...

As miúdas são fantásticas, não faz sentido nenhum para estarem 10º lugar

Anónimo disse...

Mais um "feito" da Juve Lis, empatar no terreno do ultimo classificado, fazendo com que o Alpendorada consiga obter os primeiros pontos sem ser de derrotas!

Anónimo disse...

O feito é não aproveitar uma equipa fantástica e com isso já estar no 10º lugar.