gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 09 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino,

Mantemos este texto, pois pode ser que alguém um dia o leia, “Continuamos com a esperança de que, algum dia, as estatísticas directas aos jogos se estendam aos jogos a esta prova nacional, contribuindo para o seu desenvolvimento e implementação, e valorização”

Ao publicarmos o calendário com os jogos em atraso, têm apenas o significado de que se possa aferir da irregularidade com que é disputada uma prova dita regular. Sobre isto poderemos acrescentar, que se irão disputar jogos da 1.ª volta, já muito depois se iniciar a 2.ª volta da prova.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
8.ª Jornada
Dia 31-01-16
Maiastars - João Barros (15H00)
9.ª Jornada
Dia 22-11-15
Assomada – CA Leça (19H00)
Dia 28-11-15
Passos Manuel - Santa Joana (20H30)
Dia 20-12-15
João Barros - ARC Alpendorada
10.ª Jornada
Dia 14-11-15
ARC Alpendorada 26 – 20 Santa Joana
CS Madeira 28 – 26 Assomada
Juventude Lis 23 – 27 Colégio Gaia
Maiastars 26 – 16 CA Leça
Madeira SAD 43 – 23 Passos Manuel
Dia 24-01-16
João Barros - Alavarium (18H30) (Adiado)
11.º Jornada (Última da 1.ª Volta)
Dia 15-11-15
Madeira SAD 28 – 19 Assomada
CS Madeira 36 – 29 Passos Manuel
 
Reafirmamos o princípio já enunciado, de que este Campeonato será provavelmente mais equilibrado, parece estar a confirmar-se. Esta semana tivemos mais uma jornada (10.ª) com um jogo adiado, e mais uma vez existiu equipas com jornada dupla, ou seja as equipas Insulares e os respectivos adversários. Uma referencia final para o excelente comportamento disciplinar que se verificou nos jogos disputados neste fim-de-semana, sem qualquer ocorrência registada.

Nos jogos disputados este fim-de-semana, o que se verificou foi:

O Madeira SAD, que na semana anterior na sua deslocação ao continente não obteve certamente os resultados que desejava, defrontou desta vez duas das mais acessíveis equipas da prova. No sábado defrontou para a 10.ª jornada o Passos Manuel, e conforme o inicialmente previsto, não sentiu qualquer dificuldade e em levar de vencida a equipa Liceal, com o resultado ao intervalo já fazer toda a diferença (24-12), num jogo em que comando durante os 60 minutos. A jovem Erica Tavares com 11 golos foi a melhor marcadora do encontro e da sua equipa o Madeira SAD, seguida por Anais Gouveia com 9 golos, com 10 jogadoras do Madeira SAD a marcarem golos. No Passos Manuel total destaque, mais uma vez, para a Joana Reis com os seus 9 golos e melhor marcadora da equipa, e Mariana Faleiro com 5 golos. No segundo jogo da jornada dupla a equipa do Madeira SAD defrontou a aguerrida equipa do Assomada, que ainda chegou a dar alguma réplica às madeirenses (6-6), mas o forte poderio madeirense rapidamente meteu tudo em ordem e o intervalo chegou como Madeira SAD, já a vencer por 11-8, embora o diferencial que se verificava neste momento foi o espelho puro da réplica dada pela equipa da Assomada até ao momento, No segundo tempo, verificou-se então a real diferença existente entre as duas equipas com as madeirenses a consolidarem o resultado e a aumentarem a diferença final. Ana Andrade, Erica Tavares e Renata Tavares, todas com 5 golos cada, foram as principais marcadoras da equipa madeirense, a equipa da Assomada teve desta feita em Débora Moreno com 6 golos e em Rute Fernandes com 5, as suas principais marcadoras.

O CS Madeira, que também realizou jornada dupla, defrontou no primeiro jogo a aguerrida equipa da Assomada, que chegou a equilibrar o marcador, com uma igualdade a 7 golos, mas o CS Madeira rapidamente regressa ao comando do jogo, e chega ao intervalo já na frente do marcador por 17-13. Nos segundos 30 minutos a equipa da Assomada, fez jus ao que se tem dito do seu valor, onde a sua consistência competitiva, por vezes falha, regressou ao jogo e recuperou de uma desvantagem de 4 golos, para terminar vencida, mas somente por um diferencial de 2 golos. Como de costume Sara Gonçalves com os seus 12 golos foi não só a melhor marcadora do CS Madeira como do jogo, com Ana Castro a marcar 7 golos, e Cláudia Silva com 6 golos, na Assomada, e como de costume Edna Oliveira com 8 golos foi a melhor marcadora de uma equipa onde 10 jogadoras marcaram. No segundo jogo desta jornada dupla as madeirenses defrontaram uma equipa bem mais acessível, o Passos Manuel, e como seria de esperar, tiveram uma tarefa bem mais simplificada, apesar da excelente réplica que a equipa do Passos Manuel, ofereceu no primeiro tempo, disputado sempre com grande equilíbrio, de tal forma que o intervalo chegou com uma igualdade a 15 golos. Mas no segundo tempo a forma física começou a fazer a sua diferença, bem como veio ao de cima a qualidade da equipa madeirense, que se traduziu numa diferença final de 7 golos. Mais vez e não nos cansamos de dizer Sara Gonçalves do CS Madeira foi, não só a melhor marcadora da equipa como do jogo com os seus 10 golos, sendo mais vez bem acompanhada por Ana Castro com 7 golos e por Cláudia Vieira com 6. No Passos Manuel, uma das suas melhores jogadores voltou a ser a melhor marcadora Joana Reis com 9 golos, logo seguida de outra atleta que costume ver o seu nome nestas crónicas, Mariana Faleiro com 7.

A grande sensação da jornada residiu em Alpendorada, onde o ARC Alpendorada, obteve a sua primeira vitória na prova ao vencer a neo divisionária Santa Joana, que ultimamente tão boa conta de si tem vindo a dar. Tivemos um encontro de grande equilíbrio embora sempre com a preponderância da equipa visitada, que apesar da excelente réplica do Santa Joana, chegou ao intervalo a vencer por 14-13. No segundo período de jogo com o aumento do ritmo de jogo por parte da equipa do ARC Alpendorada a que o Santa Joana, já não respondeu, a equipa da casa confirmou a sua primeira vitória na prova. No Arc Alpendorada mais uma vez Tânia Braga com os seus 7 golos foi a sua melhor marcadora, bem acompanhada por Cláudia Silva com 5 golos. No Santa Joana, total destaque para os 9 golos de Ana Capela, que foi a melhor marcadora do encontro.

Tivemos ainda um Maiastars / CA Leça, que apenas foi equilibrado nos minutos iniciais, até cerca do 8-6, pois assim que equipa maiata passou para a frente do marcador, fez a diferença e chegou ao intervalo já vencer por 14-8, fazendo um parcial de 6-2. No segundo tempo a equipa do Maiastars não abrandou o ritmo, e chegou a ter um diferencial de 13 golos, para terminar um encontro em que foi sempre superior á sua adversária por um diferencial completamente justificado. No Maiastars, mais uma vez a jovem Diana Oliveira com 12 golos foi a melhor marcadora da equipa e do jogo, com as suas colegas de equipa Sofia Gomes e Ana Silva a marcarem ambas 5 golos cada. No CA Leça, Sofia Mota com 6 golos foi a sua melhor marcadora.

Num dos jogos que mais atenção despertava, a Juventude Lis, a fazer uma carreira até ao momento longe do que se esperava, talvez por isso, o reduzido número de espectadores presentes no recinto, recebeu o Colégio Gaia, até agora a l equipa que lidera o Campeonato nesta sua 1.ª Fase, e que é a única equipa que apenas contabiliza por vitórias todos os jogos disputados, e assim continuou, pois venceu a equipa leiriense, embora com maior dificuldade do que provavelmente estaria á espera, e por vezes o excesso de confiança, não é bom conselheiro. A equipa da Juventude Lis, até entrou melhor no jogo, no entanto a equipa Colégio rapidamente se impôs, e chegou ao intervalo já na frente do marcador por 17-12, no entanto a equipa leiriense, com uma excelente prestação competitiva, realizou um segundo tempo, embora sempre atrás do resultado, mas nunca permitindo que o mesmo se dilatasse mais, bem pelo contrário. Realizando provavelmente a sua melhor prestação na presente época até ao momento. Como de costume Ana Carolina Silva com 8 golos foi a goleadora de serviço da Juventude Lis, onde Margarida Gabriel com 5 golos foi outra das melhores marcadoras da equipa. No Colégio Gaia, onde os golos foram mais distribuídos, Sara Andrade foi a sua melhor marcadora com 5 golos.

Após, a disputa destes jogos, a classificação ficou assim ordenada: - 1.º Colégio Gaia e Madeira SAD (+ 1 jogo) (30 pontos), 3.º Alavarium (- 1 jogo) (24 pontos), 4.º Maiastars (-1 jogo) e CS Madeira (+1 jogo) (21 pontos), 6.º João Barros (-4 jogo) (19 pontos), 7.º CA Leça (-1 jogo) (16 pontos), 8.º Assomada (15 pontos), 9.º Santa Joana (-1 jogo) e Juventude Lis (14 pontos), 11.º Passos Manuel e ARC Alpendorada (-1 jogo) (12 pontos).

O Noticias

8 comentários:

Anónimo disse...

Isto de escrever crónicas sem ter observado os jogos presta-se a algumas imprecisões que importa corrigir, no caso concreto, relativamente ao jogo do Sports Madeira com o Passos Manuel.
A equipa de Lisboa ofereceu grande réplica ao longo de todo o jogo, só claudicando praticamente nos cinco minutos finais. Dizer que a equipa do Passos Manuel era «bem mais acessível» só pode ser uma conclusão tirada com base no resultado obtido por esta equipa com o Madeira Sad, onde sofreu 43 golos. Continuam a esquecer que as equipas que procuram bater-se de igual para igual com o Sports Madeira apostam tudo, e muito bem, no jogo com esta equipa, em detrimento do jogo com o Madeira Sad. É completamente diferente realizar uma jornada simples e uma jornada dupla! E, para sermos rigorosos, há 10 equipas que ao longo do campeonato realizam duas jornadas duplas (quando recebem as equipas da Madeira e quando lá se deslocam), enquanto que, relativamente às duas equipas madeirenses, se verifica precisamente o contrário: fazem sempre jornadas duplas, exceto quando se defrontam entre si.
Quanto ao facto de irem realizar-se jogos da primeira volta quando a segunda volta já se iniciou para a maior parte das equipas, é sempre de evitar, mas julgo que as razões evocadas e consideradas pela FAP devem ter sido todas válidas, nomeadamente as participações internacionais quer ao nível das competições europeias de clubes, quer de algumas atletas no andebol de praia.

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio entre 16 e 22 Novembro 2015:

http://andeboltv.blogspot.pt/2015/11/lista-de-transmissoes-entre-16-e-22.html

Anónimo disse...

muito estranho o que se passa em leiria. a juve lis é uma vergonha. vergonha para o rui machado, vergonha para o "iluminado vitor santos que proteje o seu amigo". há se fosse com o marco afra o que se dizia, mas como é com o clã, tudo bem. haja vergonha e corram com os bebados e seus padrinhos. haja decoro.

Anónimo disse...

Relativamente à questão da jornada dupla, embora compreenda a questão económica associada, o que na realidade se assiste é a um completo desvirtuar da verdade desportiva. Aquilo que temos assistido ao longo dos anos é uma equipa claramente favorecida (não por culpa própria), uma vez que a maior parte das equipas deste campeonato, muitas vezes abdicam de discutir o resultado com a SAD, de forma a encararem o jogo com o Sports na máxima capacidade fisíca.
Resumindo, tira proveito o Madeira SAD (de um factor a que é alheio e não controla), é prejudicado o Sports Madeira que acumula desgaste nos dois jogos e são prejudicadas 2/3 equipas que de facto disputam todos os jogos para ganhar...
Algo a refectir e rever

Anónimo disse...

Parabéns á ARCA pela 1ª vitória,mostrou que ainda vai muito a tempo de conseguir o seu objectivo: manutenção na 1ª divisão

Anónimo disse...

Melhor jogo da Juve até agora. Perderam, mas deram sempre luta e nunca baixaram os braços. A pouco a equipa vai-se conhecendo.

Anónimo disse...

Por mais que disfarce ,até pela hora a que coloca o post, se percebe quem é e o estado em que se encontrava quando escreveu. Como é cobarde e pertence a um grupo de gente que nada faz e só diz mal de tudo e de todos, vem aqui despejar o fel que trás dentro de si e não é capaz de ser útil em nada. Para eles ,desprezo....

Já agora o que se passa é o seguinte:

1 equipa na 1ª divisão juvenis masculinos
1 equipa na 1ª divisão juniores masculinos
1 equipa na 1ª divisão seniores femininos
1 equipa na 2ª divisão seniores masculinos
todas as restantes equipas a disputarem o acesso às fases seguinte.

Quem mais apresenta este problema????

Não morda a língua que pode morrer envenenado!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19:10 como é que é isso do a pouco vai-se conhecendo?! Não me diga que 90% da equipa é completamente nova, eu ia jurar que era só 20%. E o que se perdeu é porque entretanto alguém se lembrou que não fazia falta, no entanto eram maravilhas noutras épocas.