gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 12 de maio de 2020

Planeamento Desportivo 2020 /2021 - I


PROVAS DE APURAMENTO

A Federação, emitiu hoje (12-05-20), dois importantíssimos CO (72, e 73), que antecipam na prática o planeamento da época 2020 / 2021, pois define os direitos de desportivos de participação nas principais provas Nacionais de Seniores tanto em Masculinos como em Femininos.

No CO N.º 72, são criadas as provas PO01-A, PO02-A, e PO09-A, que são as provas que possibilitam o aumento do número de clubes nas respectivas provas, e que vai permitir, que o aumento de participantes nestas provas seja justificado.

Estranha-se no entanto que apenas seja referida a necessidade dos clubes confirmarem ou não a sua presença nas respectivas provas (Com a data limite de 31-05-20), mas são imediatamente ameaçados de que um clube que fique qualificado na prova de apuramento e desista de participar na prova para a qual se qualificou, será sancionado nos termos do Artigo 62.º do Regulamento Disciplinar, artigo bastante penalizador, e que se refere em especial às desistências das provas.

Temos que lamentar de imediato este tipo de “ameaça”, pois os regulamentos são para cumprir, e isto é uma matéria devidamente regulamentada, com este tipo d escrita, parece-nos que se está a enviar recados para alguém, o que discordamos totalmente.

Pois a FAP, não define, qualquer regulamento para a prova, além da matéria já referida no Comunicado em que deu as provas como terminadas, não definiu datas para a realização das mesmas (pela nossa parte consideramos impossíveis de realizar nos tempos mais próximos), nem indicou os locais que deverão ser neutrais.

Clubes com Direito de Participação

PO01-A – Prova de Apuramento ao Campeonato Placard 1 – Póvoa AC, AD Sanjoanense, e Almada AC.

PO02-A – Prova de Apuramento ao Campeonato Nacional Seniores Masculino 2.ª Divisão – AC Lusitanos, AD Academia Andebol SPS, Oriental Lisboa, São Mamede, Académica de Coimbra, e IFC Torrense.

PO09-A – Prova de Apuramento ao Campeonato Nacional Seniores Femininos 1.ª Divisão – Santa Joana, AD Academia Andebol SPS, e Passos Manuel.

Relembramos o que em tempo publicamos acerca destas matérias, embora aceitando não ser os detentores da verdade única, e existirem outras alternativas, tão válidas como a nossa, relembrando, que até se poderia ter atribuído os títulos, e registarem- subidas e descidas, é tudo uma questão de critérios, com alguma subjectividade.

Entendemos, que em relação às diversas provas Nacionais do Escalão de Seniores, e como não existiu a possibilidade de concluir qualquer prova, e os títulos estavam todos em discussão, inclusive as possíveis descidas de divisão não estavam definidas, somos da opinião como já se verificou em alguns países da Europa, que esta época, não existia a atribuição de título de campeão em qualquer prova de seniores, tanto em masculinos como em femininos. Assim não existiriam descidas nem subidas de divisão. Desta forma não haveria benefícios para qualquer equipa. (com esta opinião iremos certamente provocar alguma polémica, mas desde que a mesma seja saudável, não nos importaremos, pois é uma opinião tomada sem regionalismos e sem interferências de terceiros)”

Voltaremos certamente a falar sobre este tema oportunamente, em especial sobre o CO N.º 73.

O Banhadas Andebol

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso não seria justo

Anónimo disse...

De que forma foi feita a escolha das equipas femininas para os jogos de apuramento?