gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Bola sem Resina – IHF


BOLA SEM RESINA
POSSÍVEL
DECISÃO DA IHF

Não foi a IHF, que gastou 1 milhão de euros no estudo e desenvolvimento de uma bola a ser usada sem resina, mas sim um dos seus patrocinadores a Molten.

Já Agosto de 2019 (por vezes andamos distraídos), circulava via internet, a notícia de que a IHF, tinha decidido que uma nova bola sem resina, iria começar a ser utilizada, iniciando-se a experiência no Mundial Sub-18 Feminino, 2020, que se iria realizar na China em Agosto de 2020, e foi posteriormente adiado para a Croácia, com datas previsíveis para finais de Setembro, princípios de Outubro, após este Mundial poderá ser estendido a outras categorias.

No entanto estava também decidido que estas bolas teriam dimensões inferiores, e que até já se encontram previstas na regulamentação da IHF, ver imagem, retirada da Regulamentação da bola, páginas 3 e 4.
As principais conclusões que existiram foram:

  • Que estava finalizada primeira versão da bola sem resina, e pronta a ser comercializada.
  • A bola sem resina foi testada em França, durante um largo período de tempo, durante o ano 2019, contando com a participação de jogadores de diversos escalões etários, incluindo Seniores.
  • Os comentários dos jogadores, foram positivos, embora alguns tenham manifestado dificuldades na execução dos remates em “rosca”.
Deste modo a IHF concluiu que as provas tinham sido claras, e que os jogadores devem fazer maior força com os seus dedos, e por isso, a bola sem resina, iria ter uma medida mais pequena que a bola normal.

Como consequência, haverá especificações técnicas diferentes para as bolas que podem usar resina, e para aquelas que não usam resina, e que já se encontram previstas conforme imagem anterior.

Daremos como exemplo que a bola sem resina, tamanhos 3, 2, têm menos 2,5 cm a menos que o tamanho actual. Esta redução de tamanho é acompanhada por uma redução do peso da bola, querendo com esta solução a IHF, resolver os problemas dos remates em “rosca”, será? Na nossa opinião poderá o problema não estar resolvido, a ver vamos, pois a mesma vale o que vale, e teremos de aceitar todas as outras.

No entanto a IHF, apenas proibirá o uso total da bola com resina, no Andebol de Alto Nível, quando os jogadores aceitarem a nova bola sem resina.

Vamos publicar as medidas da Bola 1, 2, 3, que poderão não estar bem visíveis, na imagem que publicamos:
Tamanho 3 - Seniores Masculinos, Juniores Masculinos e Juvenis Masculinos
Com Resina
58-60 cm
425 a 475 gr
Sem Resina
55,5-57,5 cm
400 a 425 gr

Tamanho 2Seniores, Juniores e Juvenis Femininos e Iniciados Masculinos
Com Resina
54-56 cm
325 a 375 gr
Sem Resina
51,5 a 53,5 cn
300 a 325 gr

Tamanho 1 - Infantis Masculinos e Iniciados e Infantis Femininos
Com Resina
50-52 cm
290 a 315 gr
Sem Resina
49 a 51 cm
290 a 315 gr

Nota – Usamos as terminologias portuguesas, e não as que se encontram especificadas na Regulamentação da IHF.

O Banhadas Andebol

2 comentários:

Anónimo disse...

TOTALMENTE DE ACORDO! É ANTI-NATURAL! PÕE EM RISCO A VIDA DE OUTROS SOBRETUDO OS G REDES!

Anónimo disse...

Unico desporto em que se recorre a uma mentira... PORQUÊ???