gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Liga ASOBAL – I


LIGA ASOBAL, IRÁ RESISTIR…

Num processo semelhante ou talvez não ao que se passou em Portugal (não existia mal estar entre clubes e Liga), como o que se estava a passar em Espanha, entre alguns dos clubes que constituíam e constituem (alguns) uma das mais fortes ligas de Andebol da Europa, onde o Presidente e não só da Asobal, eram fortemente contestados, de tal forma que a última Assembleia Ordinária desta Associação de Clubes, numa votação, importante acerca da renovação do contrato do seu Secretário-geral, terminou com uma votação de 9 votos a favor (incluindo o voto do Presidente), e 8 clubes que votaram contra. Como estas situações não bastassem, o próprio Presidente da Asobal, já estava com o seu mandato “esgotado”, em termos de apoio, numa altura em que as negociações, com a Federão Espanhola não estavam a correr bem. Poderemos ser totalmente esclarecidos por extraordinário artigo sobre a situação que se encontra neste Link.

Posteriormente o Barcelona e o Ciudad Logrono, comunicaram à Asobal a sua decisão de abandonar a mesma, face à decisão tomada na Assembleia Geral da Federação Espanhola, realizada no dia 13-06-20, onde foi decidido que para disputar a Liga de Honra da Divisão Masculina, não era obrigatório pertencer (estar filiado na Asobal), como sempre foi até este momento. Com esta decisão fruto das más relações existentes entre estas duas entidades, estes dois Clubes que já tinham sido grandes protagonistas na Assembleia da Liga, decidiram abandonar a mesma (poupam a verba de inscrição).

Esta decisão confirma a decisão que os mesmos tinham tomado na Assembleia Geral ordinária e Extraordinária da Asobal, 24 horas antes. Após uma forte disputa pelo lugar de Presidente da Liga, que terminou com apenas um voto de diferença, quando segundo as normas então em vigor, o mínimo de diferença deveria ser de cinco.

Diga-se ainda que o Barcelona, juntamente com o Bidasoa-Irun, foram dois dos proponentes da proposta, votada na Assembleia Federativa, onde foi aprovada a não exigência de ser sócio da Asobal, para disputar a principal Liga Masculina de Andebol em Espanha. Em nosso entender, isto pode ser o começo do fim da forte Liga Asobal.

No entanto temos a noção de que este processo ainda não estará concluído, e ainda é muito provável a intervenção do Conselho Superior de Desporto em Espanha.

Estaremos atentos aos próximos Capítulos.

O Analista

4 comentários:

Anónimo disse...

A ASOBAL em tempos era apelativa e muito espectacular. Deu o berro e agora tem um campeão que, tudo leva a crer vai ser 10 veses o vencedor! Na Champions é que nada fazem de registo! Temos lá Portugas a jogar e ficando aqui ao lado tudo se sabe. Como acabaram clubes como Ciudad Real? Ademar Leon e Granollers que fizeram na Europa? Ou me engano ou há quem receba por baixo da mesa...

Anónimo disse...

Estranho tanto barulho. Os Espanhóis foram bi-campeões Europeus e agora até o Benfica vai ter um treinador dali. A verdade é que o campeão é sempre o mesmo e há um desnível incrível. A grande luta é entre históricos que querem ir á Europa! Não sei se há ordenados por pagar e banhadas tipicas, se não pagar os ultimos meses. Espanha está a léguas de Alemanha e França. Arbitragens deploráveis e outras alhadas...
Se calhar nem sonhavam ser bi-campeões...

Anónimo disse...

Se Espanha é um campeonato tão forte, como explicar que um jogador que era para ir para um classico, vai parar a uma equipa do meio da tabela? Como explicar que sendo um não titular da selecção Portuguesa, é o terceiro mais bem pago no posto de ponta? È muita coincidência, não é? Mais misterioso é que, como covid 19 o clube, despede vários jogadores! O mesmo dá a entender querer sair de Espanha, devido á incompetencia do clube e que, aquele piso lhe dá dores nas costas! Trata-se do Sérgio Barros! Agora expliquem-me como Espanha vem buscar promessas ao Benfica e Porto? E se não derem dado não serem titulares nos clubes? Espinha Guarda-redes e um lateral Cubano do Porto, são tão apelativos? Quem tem dinheiro compra jogadores feitos! Espanha anda a exportar treinadores mas resultam todos?

Anónimo disse...

A ASOBAL hoje não é das melhores ligas e ponto! Basta ver que as melhores contratações, ou mais caras se quisermos ser sinceros, não são em Espanha! No entanto a selecção Espanhola rende muito na imagem e não ganha com enganos como era a França!