Pelo que Entraram em vigor na data supracitada.
As Alterações verificadas foram as Seguintes:
Art.º 37 (Apresentação de candidaturas e eleições) – Ponto 1
A Antiga redação dizia:
1. O Presidente e os titulares dos órgãos sociais Assembleia-Geral, Direção, Conselho Fiscal, Conselho de Disciplina, Conselho de Justiça, Conselho de Arbitragem e Conselho Técnico da Federação, são eleitos pela Assembleia-Geral em listas próprias, através de sufrágio direto e secreto
A Atual redação diz:
1. O Presidente e os titulares dos órgãos sociais Mesa da Assembleia-Geral e Direção, são eleitos pela Assembleia-Geral, em lista conjunta, e os órgãos sociais Conselho Fiscal, Conselho de Disciplina, Conselho de Justiça, Conselho de Arbitragem e Conselho Técnico da Federação, são eleitos pela Assembleia-Geral em listas próprias, através de sufrágio direto e secreto.
Uma alteração que na nossa opinião embora não sejamos contra a mesma, não entendemos o seu alcance direto, e consideramos que face a esta alteração muitas outras deveriam ter sido feitas, e damos como exemplo, o ponto 3 deste mesmo artigo, que diz nomeadamente:
3. O órgão Presidente será eleito, entre os candidatos da lista que:
a) No caso de se
apresentarem duas listas, obtenha maior número de votos;
Ora o Órgão Presidente, já eleito como Órgão independente, e a sua eleição é feita em conjunto com outros Órgãos pelo que a redação deveria ter sido ajustada.
O mesmo se refere
aos restantes pontos, onde por exemplo, a questão da Direção:
6. A Direção será eleita em Assembleia Geral eleitoral, em lista única, por maioria simples.
Como é possível se
a Direção passa a ser eleita em conjunto com o Presidente, e com a Mesa da AG,
e continua a dizer-se em lista única.
Poderíamos dizer ainda muito mais, acerca deste tema, mas por hoje ficamos por aqui, em breve dedicaremos algum espaço a alterações aos artigos 57 e 125 dos Estatutos.
O Administrador
1 comentário:
Esta direção via fazer de tudo para prevalecer os seus ideias, não interessa como, o que interessa é que apareça. Quando se verificar as constantes ilegalidades que estão a ser cometidas, não são o Eurico/Ivan ou Ruben/Andre que irão ganhar, é o andebol que irá perder o pouco que até agora conseguiu conquistar.
Enviar um comentário