gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Crónica de Fim-de-Semana no Feminino – 57 – 2022 / 2023

 

Crónica de Fim-de-Semana relativa aos jogos que se realizaram da PO09, e onde foi consagrado a nova Campeã Nacional

Nota relativa á PO09 - As duas últimas classificadas, descem automaticamente de divisão, mas as equipas classificadas nos 9.º e 10.º Classificados com o 2.º Classificado da Fase Final da PO10, disputam uma prova de apuramento (Não Regulamentada) o segundo apuramento para a PO09, o que significa, que apenas existirá uma subida automática. Na próxima época, as não apuradas irão disputar a 2.ª Divisão de Honra (Prova nova, Não Regulamentada), as duas últimas classificadas, participam na próxima época na 2.ª Divisão de Honra.

PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Femininos.

21.ª Jornada

Dia 13-05-23

Maiastars 25 – 25 CA Leça

SIR 1.º Maio/CJB 27 – 19 Gil Eanes

AD Academia SPS 30 – 23 ABC

Colégio Gaia 31 – 51 Benfica

Dia 20-05-23

CS Madeira - Alavarium (17H00)

Madeira SAD – ARC Alpendorada (17H00)

CAMPEÃO NACIONAL – BENFICA

Participações nas Competições Europeias 2023/2024:

EHF European League – Benfica.

EHF European CUP – Madeira SAD, AD Academia SPS e SIR 1.º Maio/CJB.

Indicações feitas com base no Ranking Feminino para 2023/2024 da EHF, e com a perspetiva existente no Regulamento da PO09, pois a Taça de Portugal não apura para nenhuma prova infelizmente.

Nesta crónica não faremos a normal introdução, embora continuemos a referir os mesmos defeitos, em relação ás transmissões.

Em Gaia, disputou-se o Colégio Gaia / Benfica, jogo que poderia atribuir o titúlo de Campeã Nacional, conforme se veio a verificar pela clara vitória da equipa do Benfica, que não só confirmou o resultado da 1.ª volta como foi de uma superioridade total perante uma equipa do Colégio Gaia, que esteve longe dos seus pergaminhos, cometendo falhas técnicas umas atrás das outras, dando origem a uma série contra ataques bem sucedidos pela equipa do Benfica, com a equipa visitada a ser uma autêntica “sombra” do que já foi, e assim depois de uma igualdade a 2 golos, o Benfica realiza um parcial de 8-0, colocando o resultado em 10-2 e sentenciando jogo (na nossa opinião), para chegar aos 19 minutos de jogo a vencer por uns claros 15-4, e ao intervalo a vencer por 26-12, resultado que reflete e bem a sua superioridade neste jogo, e terminar com uns impensáveis neste prova 51-31, total de 82 golos para 60 minutos de jogo Bebiana Sabino e Nair Pinho com 9 golos cada foram as melhores marcadoras do Colégio Gaia, na equipa do Benfica que terminou com 13 atletas a marcarem golos, Ana Bolzan com 12 golos foi a sua principal marcadora, bem acompanhada por Mihaela Minciuma com 8 golos. Com esta vitória o Benfica tornasse Bicampeão Nacional.

Num encontro que pode ter sido decisivo para a designação das equipas que descem automaticamente de divisão, realizou-se no Municipal da Maia, o Maiastars / CA Leça, que foi um jogo de grande equilibrio e sucessivas alternâncias no marcador, com a equipa maiata a chegar a estar a vencer por um diferencial de 3 golos (7-4), para ainda nos primeiros 30 minutos o CA Leça reverter o resultado e chegar a estar na frente do marcador por 12-10, chegando ao intervalo a vencer por 13-11, no segundo tempo voltamos a ter grande equilibrio e o Maiastars voltou a estar por diversas vezes no comando do jogo e do marcador, mas o CA Leça com grande determinação, conseguiu chegar á igualdade final, e em caso de igualdade com o Maiastars terá sempre vantagem no sistema de desempate, embora ainda se encontre em posição de possível descida automática, embora a sua presença na Prova de Aceso seja quase uma garantia. No Maiastars, Luciana rebelo com 7 golos, Amanda Andrade e Cláudia Moreira ambas com 5 golos cada foram as suas melhores marcadoras, no CA Leça, Francinete Carneiro co 8 golos, e Beatriz Prata com5 golos, foram as suas melhores marcadoras.

No recinto do Gil Eanes disputou-se o SIR 1.º Maio/CJB / Gil Eanes, por inversão do pavilhão, num jogo que na nossa opinião era de grande importância para o Gil Eanes para fugir das zonas de despromoção direta (que ainda é possível), ou de apuramento para a prova de Acesso, situação que ainda não está fora de questão. A equipa da Marinha Grande, começou da melhor maneira, e chega com alguma facilidade ao 5-1, e chegando ao intervalo a vencer por 12-8, no segundo tempo o Gil Eanes procurou melhor os seus competitivos, e chegou a apenas 2 golos de diferença (14-12, por exemplo), mas o SIR 1.º Maio/CJB, não baixou os baraços e aumentando a intensidade do jogo chegou ao final do encontro a vencer por uma confortável margem, num jogo praticamente de sentido único. No SIR 1.º Maio/CJB, as suas melhores marcadoras não foram além dos 4 golos (Telma Amado, Diana Ferreira, Maria Pereira, Daniela Mendes, e Ana Gante), por sua vez o Gil Eanes, teve em Miriam Martins com 5 golos a sua melhor marcadora.

Em São Pedro Sul, no seu Pavilhão Municipal, a equipa da AD Academia SPS defrontou o ABC, num jogo que em cas do vencer consolidava o seu terceiro lugar na prova, tal como veio a acontecer, num jogo praticamente de sentido único e que aos 10 minutos já vencia por 10-4, e aos 20 por 15-7, chegando ao intervalo a vencer pela confortável margem de 7 golos (18-11), assim ao segundo tempo foi disputado em gestão do plantel e do jogo, com o Abc a oferecer maior réplica mas que foi insuficiente para alterar o rumo jogo. Bruna Barbosa (8 golos) e Soraia Fernandes (5 golos), foram as principais marcadoras da AD Academia SPS, sem surpresas Naíde Gonçalves (7 golos), Nádia Gonçalves e Inês Laranjeira com 5 golos, foram as melhores marcadoras do ABC.

Classificação Geral neste momento – 1.º Benfica (62 pontos), 2.º Madeira SAD – 1 jogo (57 pontos), 3.º AD Academia SPS (53 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (46 pontos), 5.º Colégio Gaia (44 pontos), 6.º ABC (42 pontos), 7.º ARC Alpendorada – 1 jogo, e Gil Eanes (34 pontos), 9.º CA Leça (32 pontos), 10.º Alavarium – 1 jogo, e CS Madeira – 1 jogo (31 pontos), 13.º Maiastars (30 pontos).   

O Banhadas Andebol

4 comentários:

Anónimo disse...

confirmasse o que escreveu um anónimo em outro post.o alavarium nao perdeu neste fim de semana.uma vitoria salva a epoca e vai acontecer com o CS.cs consegue ainda estar pior que o alavarium e como a sad quer que desça mexera os cordelinhos.o mesmo sera dizer que para o ano que vem nao havera jornadas duplas no feminino.tudo se conjuga nesse sentido.o manco do alavarium ja se pode calar com a jornada dupla deste fim de semana. so vai ser bom para eles.

Anónimo disse...

Alguém sabe se já entregaram o troféu de campeão ao Benfica no Gaia?

Anónimo disse...

Então o Gaia, escola de valores, vai falsear o campeonato,... Tanta tormentada... Sejam sérios e levem a equipa completa a Lagos (E joguem) ... Ai Tormenta Tormenta, tantas homenagens e valores desportivos 0. Tu e a Paula Marisa... se querem brincar ao feminino, brinquem no Colégio, por essas atitudes o feminino nunca poderá ser respeitado. as atletas até já assumem que não vão jogar

Anónimo disse...

Brusse não se preocupe que levamos as que temos e ainda assim ganhamos o jogo.acha bem estágio de praia nesta altura?cale sem atletas alpendorada nós etc?quem nao tem nenhuma como vocês é que esta bem.ainda por cima vao a madeira ja a saber que ganham ao cs por interesses federativos.