gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 21 de junho de 2008

O Abandono de José Macau

Só temos lido louvores e agradecimentos a José Macau. Estamos de acordo, pois foi um árbitro que juntamente com António Goulão (convém não esquecer este, já que um sem o outro não iriam “longe”), marcou uma época.

Mas caso curioso , muitas das palavras e actos que têm sido ditos ou praticados, provêm de elementos que muitas vezes os apelidavam da dupla do “Regime”,… Bom, esqueceram-se disso e resolveram vender “a alma ao diabo”.

Sobre este abandono deve dizer-se que o mesmo foi planeado com bastante antecedência, estando já para se verificar na época passada, mas tem de se dizer em abono da verdade, que a intenção de muita gente e alguma segundo sabemos da própria FAP, era pôr a dupla na “rua”, perdoem-nos a expressão.

O Abandono, deve-se, não ao valor que o árbitro José Macau possui, mas sim ao facto de a dupla ter saído dos quadros da Elite da IHF , quadro esse, do qual actualmente apenas faz parte a dupla portuguesa Eurico Nicolau / Ivan Caçador. Temos a convicção plena de que se este facto não se registasse, José Macau não abandonaria a arbitragem.

Antes que a IHF tomasse essa decisão, esteve previsto que António Goulão abandonasse, permitindo a junção de António Marreiros com J. Macau, admitindo-se que esta “super-dupla” reconquistasse os amores perdidos da IHF.

Mas António Goulão fez “finca pé” e não alinhou, o que provocou uma situação de difícil digestão para muita gente que agora se acentua, ao saber-se que irá actuar a nível Internacional ( EHF ), com um árbitro espanhol da mesma categoria e que também não tem parceiro. Eis uma novidade que muita pouca gente sabia, e por este facto teve também de fazer parte da lista de quadros a indicar à EHF e que ainda não foi divulgada publicamente.

No entanto, não queremos deixar de dar o nosso forte abraço a José Macau , e englobar neste agradecimento um dos seus mestres e que dá pelo nome de Manuel de Abreu , houve mais, mas como o próprio referiu no seu pequeno agradecimento público na Gala da LPA, este antigo árbitro Internacional marcou-o, e nós sabemos que é verdade.

Apenas esperamos que agora José Macau exerça as suas funções profissionais na FAP e que na sua participação nas acções de formação de jovens árbitros, saiba transmitir o que de bom aprendeu e seja capaz de esquecer a sua própria altivez. Obrigado José Macau.

O Regras

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei, até enfim alguém retrata a verdade pura do que se passa. Parabéns

O Observador

Anónimo disse...

Mas a saida da IHF n terá sido devido à renovação dos seus quadros e à politica de arbitros jovens e ao limite de idade. A propria IHF disse que eles já não iam a mundiais ou olimpicos devido a essa removação só se ouvesse alguma bronca grande por isso era natural eles sairem. Já a EHF contava que eles fizessem mais 2 ou 3 anos. O Macau sai em boa altura. O goulão se deseja continuar faz mt bem não é preciso ter um simbolo europeu ao peito para se saber apitar.