gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 15 de julho de 2012

Europeu de Sub 20 -Masculinos – 2012 - IV


ESPANHA – CAMPEÃ EUROPEIA


PORTUGAL 5.º CLASSIFICADO
(2.ª Melhor Classificação de sempre)

Portugal apesar de tudo obtém a sua segunda melhor Classificação de sempre, ao alcançar um mais que meritório 5.º lugar, finalizando a sua participação com cinco (5) vitórias, um (1) empate e uma (1) derrota. Depois de na disputa dos lugares do 5.º ao 8.º, ter protagonizado um encontro de resultado emotivo e equilibrado, com a decisão a ser tomada após a primeira série de Lançamentos de 7 metros, vence uma equipa a Suíça, equipa que estava perfeitamente ao seu alcance, como o prova o resultado que se verificava ao fim de 30 minutos (18-13 a favor de Portugal). Mas com 10 minutos perfeitamente desastrosos em sofremos sete (7) golos e marcamos apenas dois (2), a equipa Suíça iguala pela primeira vez o resultado (20-20). Registe-se que este péssimo período da equipa Nacional se passou e que se registou uma total passividade do banco nomeadamente do Seleccionador Nacional, que registe-se não solicitou qualquer time out, perante a catadupa de erros (maus passes, más recepções, remates infantis, Contra ataque falhados) que se estavam a cometer. Depois valeu a cabeça fria de alguns jogadores tanto no resto do tempo normal de jogo como nos prolongamentos, onde deve ser recordado que no final do 1.º período do 1.º prolongamento perdíamos por uma diferença de 3 golos (32-29). Assim apenas poderemos dizer que foi uma vitória somente dos jogadores a quem endereçamos os nossos parabéns. Merecidamente Rui Silva foi mais uma vez o MVP da equipa Portuguesa neste jogo.

Portugal volta a defrontar a Noruega, agora na disputa do 5.º e 6.º lugar, venceu exactamente pelo mesmo resultado, mas deve dizer-se que existe uma equipa sem Rui Silva e outra equipa com Rui Silva, e ontem isso mais uma vez foi comprovado. Com 30 minutos iniciais de total passividade, que desta vez até obrigou a que o Seleccionador solicita-se um Time Out quando o resultado nos era desfavorável (9-5), e se chegasse ao 9intervalo a perder por 13-8. Um segundo período com uma maior assertividade e com menos erros, levou a que nos 13 minutos iniciais do segundo período Portugal mascasse 13 golos contra 3 da Noruega colocando o resultado nuns confortáveis 19-15. Com Rui Silva e Sérgio Barros em excelente plano, de referir que a equipa portuguesa chegou a usufruir de uma vantagem de 8 golos (29-21), mas com alguns jogadores precipitados no ataque e a defender, principalmente do lado direito, essa vantagem foi-se diluindo. Hugo Lima foi pela organização considerado o MVP da equipa Portuguesa neste jogo.
Resultados

Jogos 5/8
PORTUGAL 45 44 Suíça (Após Prolongamento e 7 metros)
Alemanha 24 – 28 Noruega
Jogo 5/6
Portugal 30 – 25 Noruega

1/2 Finais
Espanha 29 – 26 Suécia (Após prolongamento)
Eslovénia 23 – 30 Croácia

Jogo 3/4
Suécia 34 – 36 Eslovénia (Após Prolongamento e 7 metros)

Final
Espanha 34 – 21 Croácia

A Espanha venceu claramente a Croácia na final, num jogo onde qualquer semelhança com o encontro verificado no Grupo M1 entre estas duas equipas “é pura coincidência”.

Classificação Final 1.º Espanha, 2.º Croácia, 3.º Eslovénia, 4.º Suécia, 5.º Portugal, 6.º Noruega, 7.º Alemanha, 8.º Suíça, 9.º Rússia, 10.º Dinamarca, 11.º Islândia, 12.º Polónia, 13.º República Checa, 14.º França, 15.º Sérvia e 16.º Turquia

Outros Prémios

Melhor Marcador – Rui Silva (Portugal) (54 golos)

Portugal esteve igualmente representado e bem, pelo delegado da EHF António Goulão, que depois de ter estado em funções em 6 jogos na Fase Preliminar, em 4 jogos dos Grupos “M e I”, cumpriu funções ainda nos seguintes jogos (Alemanha / Noruega “5/8”, Eslovénia / Croácia “1/2 Final”, Suíça / Alemanha “7/8”) que incluíram uma 1/2 Final.

O Noticias

22 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma crónica há Banhadas. Fica implícito pela leitura que faço que o 5º lugar é uma frustração, pois o ideal seria 12º ou 15º, para o Banhadas poder colocar todo o veneno que lhe vai nas entranhas, nas linhas desta cronica.
O Banhadas não vê, não conhece, não pergunta o valor desta equipa e o resto são cantigas! Se o Banhadas falasse com conhecimento de causa, escreveria mais ou menos assim: fantástica a participação de Portugal neste campeonato, pois olhando para os valores individuais do plantel nacional, facilmente se conclui que só com o muito quere e muita garra dos nossos jovens foi possível o 5º lugar, pois os diversos planteis que se bateram connosco tinham resmas de qualidade em comparação com Portugal. E poderia continuar… “não vamos citar nomes para não ferir suscetibilidades, mas efetivamente só dois ou três atletas da nossa seleção é que têm nível internacional, os restantes são esforçados! E continuaria… eramos uma das equipas mais frágeis fisicamente, perdendo quase sempre no choque. Não tínhamos (não temos!) atiradores de qualidade nem à direita nem à esquerda. Como conseguimos as vitorias que conseguimos? Com truques! Mas estes truques num plano mais elevado não funcionam, como não funcionaram com a Espanha que já os conhece todos! E Ainda… parabéns ao selecionador, que conseguiu esta classificação muito positiva, mas deixamos aqui um alerta: Hoje ficamos em 5º, daqui a 3 anos contra estas equipas ficamos em 15º. É importante que o Sr. Selecionador, enquanto responsável máximo no futuro analise isto com olhos de ver e proceda às alterações que tem que proceder, porque assim não vamos lá! Até podíamos ficar em 1º lugar, que esta análise impunha-se na mesma.
E pronto, o Banhadas era critico para não fugir à sua génese, mas acrescentava mais qualquer coisinha que não o permanente “toda a gente me deve e ninguém me paga”!

Anónimo disse...

Dá para ver claramente que houve um arranjinho entre a Espanha e a Croácia no primeiro jogo..

Anónimo disse...

Isto é tão ridículo no Banhadas... A perseguição ao Rolando é mais que evidente que até quando a selecção ganha, escrevem que o mérito é exclusivamente dos jogadores.

Mais um grande resultado de uma selecção orientada pelo Rolando.

Parabéns miúdos! Parabéns Rolando! São os 5 melhores da Europa!

Anónimo disse...

Sérgio Barros jogou pouco tempo apesar da fama de jogador resistente. Porque entrou sempre com a equipa a perder? Porque joga só a ponta esquerdo? Durante o european open foi muito mais produtivo. O que se passa?

Anónimo disse...

podem me esclarecer aonde é que está que Rui Silva foi considerado o melhor central do europeu, pois a EHF acaba de lançar uma noticia sobre o europeu e não fala em nada só o portal da fap é que sabe, pois o site do europeu é não vale um chavo pois ninguem o atualiza o mesmo. Já agora prefiro o v. texto de que o do anonimo das 19:32, eu tambme estou de acordo com este seleccionador a federação vai poupar dinheiro, até em deslocações pois não somos apuraddos para nada.

Anónimo disse...

onde está escrito o sete ideal, podem dizer-me por favor

Anónimo disse...

Quem viu o jogo da final sabe que no fim foram entregues os premios individuais e o Rui Silva não só recebeu o prémio de melhor marcador como o prémio de melhor central do europeu. E diga-se que foi absolutamente merecido. É sem duida dos melhores jogadores e leva esta equipa as costas!

Anónimo disse...

Resposta a o comentador das 12.35
Como é óbvio as fontes da FAP foram os intervenientes no campeonato e, quem assistiu à cerimónia de encerramento via o site do torneio, que ainda não está actualizado, viu as entregas dos prémios em directo.
Vamos aguardar que o actualizem para que os que não acreditam tirarem as dúvidas...

Anónimo disse...

Analise

Classificação Final – 1.º Espanha, 2.º Croácia, 3.º Eslovénia, 4.º Suécia, 5.º Portugal, 6.º Noruega, 7.º Alemanha, 8.º Suíça, 9.º Rússia, 10.º Dinamarca, 11.º Islândia, 12.º Polónia, 13.º República Checa, 14.º França, 15.º Sérvia e 16.º Turquia.

França campeão do mundo, europeia e Olímpica e prepara jogadores para o futuro.
As equipas do podium nas ultimas competições europeias e mundiais, Polónia, Servia, Rep.Checa, Dinamarca também preparam os seus talentos com vista ao futuro a médio prazo.

Portugal não tem nenhuma representação a nível das fases final das varias competições nacionais desde 2007 e estamos bem classificados nos escalões jovens, já me faz lembrar os campeonatos mundiais de futebol das equipas jovens do Carlos Queirós...
um bom motivo para reflectir..

Anónimo disse...

Foi bonito e respeito muito esta seleção. Verdade seja dita, a base da equipa foi excessivamente mexida. Sou dos que não concorda com os atletas convocados. Assumo, mas há situações como pivot e lateral direito em que não temos valores. Na LD note-se que recorremos a improviso, enquanto a pivot há n´tida falta de qualidade. Na ponta direita só há Malhão, pois David o que seria titular, está de baixa. Malhão precisa melhorar o passe e a defender. Julgo que houve problemas fisicos com ele em dois jogos, e não havia outro. Na ponta esquerda julgo estar o maior dos falhanços, pois Hugo Santos não defende absolutamente nada e é um jogador que apesar de riquesa técnica, marca muito golo mas de livre de 7M. Sérgio Barros é o caso deste grupo, fazendo muitas posições e estando agora e finalmente a ser adaptado a ponta. Foi LE, LD, C, e só ás veses ponta. Quem o formou detectou o êrro já muito tarde. Sei que vão dizer que até foi o único a passar a barreira dos 200 golos em juvenis. O problema é que agora apanha atletas de maior envergadura. Está melhor ponta mas não bom ou sequer muito bom. Se calhar não o usaram no momento certo, e em conta-ataque. Nos guarda-redes acho o melhor o Espinha mas, aqui o valor é parecido e penso serem os melhores. Resta o central onde Rui Silva, é claramente o único atleta deste grupo a ter um nível europeu. Aí vamos ver como evoluem Peneda e Hugo Lima que não pode, em europeus envolver-se em despiques por ser franzino e a rábula dos mergulhos não funcionar. Peneda será LE LD ou também poderá fazer bem feita a posicão C, já que Rui não pode aguentar 7 jogos a todo tempo? Nuno é outro caso pois ora recebe as palmas, ora fica em branco. Será um caso de "nervos"? vai ter de se afirmar pois Vasco é lentissímo, assim como Miguel B. que técnicamente tem muito que melhorar. Qualquer dos dois assim como Belmiro, revela falta de lucidez perdendo bolas infantis, com a agravante de nunca compensarem a defender. Belmiro é seguramente um caso de "nervos", ansiedade descontrolada a rematar. Agravante a forma repetitiva como faz. Resta Carregueiro que acho que não vale a pena falarmos e um pivot sem morfologia para tal. Julgo ter sido construtivo.

Resumindo há muito trabalhinho á espera e aplaudo-vos porque, foram mais dignos e esforçados que outros. Como grupo merecem respeito e muito. Sentimos muito longe de vocês que, deram o máximo, mesmo em situações desconfortáveis. Confesso que até me comoveram e muito. Curvo-me e cumprimento-vos a todos e creio que há seleções que, quando numa próxima vez nos encontrarmos, entrarão em campo vencidas. Guardem a água na boca de vencerem bem quem foi segundo. Parabéns á Espanha mas, da próxima vez tencionamos vencer. Rolando poderia ter feito melhor um pouco, mas lutamos contra países onde o andebol é muito mais evoluído. Vejam onde andaram Alemanha e França ou Islãndia, onde ja vivi e me casei, garanto que lá o andebol rivaliza até com o futebol.

Anónimo disse...

Depois (comprovado) do jogo combinado entre a Espanha e a Polonia, resta dar os parabens ao Rolando e a estes jovens, que tiveram que ser enormes para conseguir o 5º lugar.
Aproveito para deixar aqui uma saudação muito especial ao Brasil, que no sabado, no Brasil, aquando do jogo de Basket entre a seleção de Espanha e outra que nao me ocorre, quando chegou a vez de tocar o hino Espanhol puseram o Hino Português. Os Espanhois tiveram que levar com mais de metade do Hino e ficaram super furiosos egundo rezam as crónicas! Obrigado Brasil!

Anónimo disse...

Parabéns á Espanha, uma equipa habituada e bem a ganhar, como equipa. Comparem o evoluír dos jogadores deles e nossos. Á dois anos quase não mecheram na equipa e treinador. Curiosamente daqui a pouco tempo, nós teremos outro. Mas resta saber se quem convoca é ainda Rolando, os dois ou Fidalgo. Com realidade quantos atletas nossos poderiam jogar numa Espanha?
Tenho a certeza que haveria cinco ou seis , que nunca lá jogariam! È inconcebível convocar quem nos dois últimos anos, não tivesse feito absolutamente nada. Temos posições em que jogaram três e, outras em que não havia um de qualidade sequer média.
Não vou criticar por criticar. pois todos perdemos. Da equipa que ganhou um scandibérico, quantos restam? Isto dá demasiado nas vistas! Palmas para a honra revelada como grupo e, sejamos sinceros reconhecendo tempos de dez e mais minutos em que, os erros foram ridiculos. E já agora que haja responsabilização, sobre quem só pense em si. Um bom jogador deve atacar e defender. O que eu vi foi haver quatro a jogarem para... marcarem muitos golos! O pior foi os que marcaram... na própria baliza

Anónimo disse...

minha querida federação, pelo menos o site não devria estar como ainda está o site na Turquia

Anónimo disse...

Quando se espreme um limão, olha-se depois para o copo e, vê-se a quantidade de sumo. Depois iremos provar.

Nesta seleção há um limão já maduro O Rui Silva.
Há dois ou três limões que, parecem vir a dar sumo, em quantidade e qualidade (P.Peneda, Sérgio e Espinha).
Há mais limões com qualidade mas, com pouca quantidade (Nuno, Hugo Lima).
Há ainda outros limões (João Gomes) que têm de sêr servidos com gelo, para vêr no que dá.
Há limões que não são desta árvore, uma vez dão sumo ouras nada (Belmiro). Há limões que á muito caíram sem estarem maduros (Hugo Santos, Malhão). Infelizmente á limões apanhados do chão que, foram postos para espremer, mas não são para sumo (Carregueiro, Batista).
O tempo vai mostrar vários tipos de sumo, e a origem dos limões.

Anónimo disse...

Na geração anterior metade da equipa jogava nos séniores. Houve momentos em que foi notório, alguma falta de maturidade. È um honroso quinto lugar e pensem nisto. As mentalidades estão a mudar e, estes jovens já pensam que são capazes. Depois vai haver mais a quererem muito estar no espaço selecção. Um dia poderemos andar na europa e no mundo. Por acaso um dos melhores deste rorneio não foi o Rui, Português nascido onde nasceu o País?

Anónimo disse...

Vamos lá ao que interessa. Se levaram jogadores que não eram precisos como o Carregueiro e o Batista, e fracos como o Pedro Soares, Hugo Lima, Vasco e Belmiro, pergunto duas coisas:
- Não é reconhecer que metade da nossa seleção tinha qualidade?
- Como se pode ficar em quinto, por entre dezasseis?
Pelo menos já toda a gente reconheceu que, apesar de alguma falta de técnica e qualidade, houve união do grupo e garra quanto baste.
Queremos ser melhores? Então façamos as alterações necessárias, porque metade está feito!

Anónimo disse...

Não perderei tempo a discutir o valor de alguns elementos desta seleção. O que é certo é que tiraram-nos um golo limpo e validado pelo árbitro principal, mas não validado pela mesa. Todos sabemos que as estatísticas apontavam menos golos ou golo, marcado pelo Rui Silva. Mesmo assim ele foi o melhor marcador. Nada mau. E se o golo mal anulado fosse do Rui? È que assim ele ganhava com dois de diferença, em vez de um. Curioso que se Portugal disputasse os terceiro e quarto e vencedor do torneio, ele disputaria mais um jogo.
Sei que o nosso jogador pode nem vir a sêr jogador para um Barçelona ou coisa assim, mas foi prejudicado, ái foi!

Anónimo disse...

São evidências!
Houve um atleta do marítimo que é, de longe a melhor mão esquerda, o melhor lateral direito do país. Foi na última época dos jogadores mais regulares, do next 21 mas, não foi convocado! Para o lugar, foram os amorfos Pedro Soares e o lento Miguel Batista.
Sérgio Barros é convocado para ponta, penso e acho evidente que, se trata dum universal\ ponta. Foi no já referido campeonato, duma regularidade e entrega impressionante, carregando o sporting ás costas, na fase normal. Nunca foi titular, numa equipa com falta de variações de ritmo e, sem contra-ataque. Nem é bom comparar com o european open, onde marcou o dobro.
Outra evidência é que o sr. selecionador não gosta do ABC, e escandalosamente evitou a convocatória de João Santos, levando O Duarte Carregueiro! Aqui é por demais evidente que, existem forças que se movem, não permitindo que os melhores, tenham acesso á seleção. Levar um jogador que, nem é lateral, nem central é evidente um caso de má vontade. Mais evidente é que nem jogou, porque é evidente que, deixa caír muito a bola. È evidente que ela é redonda e, é preciso saber tratar aquele objecto, estranho para alguns.
Evidencias são evidencias, não é?

Anónimo disse...

Lamento que houvesse no meu Belém quem tivesse falta de "olho". O Sérgio nunca devia ter saído. Nunca! Mas por minha vontade nem A.Areia e Carloto, quanto mais o rapidinho Sérgio. Esperto foi o Sporting, ele deu sorte é cada ano um título.

Anónimo disse...

Esperemos pra vêr as modificações. Nada me admira porque o Fábio Magalhães andou nesta selecção, se assim lhe chamar-mos. Só depois de muita falha, se resolveu convocar o Espinha do Benfica, para segundo guarda-redes, pois o titular será sempre o Oliveira. Se outro guarda-redes tivesse feito, o que ele fez, ui! Aposto que não pisava mais estes terrenos.Este e D. Carregueiro, têm cá um futuro.

Anónimo disse...

Defender o Sérgio agora não resolve nada. O que fizeram ao puto Sérgio no Belenenses é de bradar aos céus. Merecia mais respeito e não ser abandonado, ora tratado por um, ora por outro fisioterapeuta. Na altura houvi veses sem conta, uma história de, ter média de dez golos por jogo, e não ser convocado para uma seleção, penso que, de juvenis C. Ninguém o defendeu. O que lhe fizeram, no dia em que fomos campeões nacionais, depois do jogo com o abc, nem comento. Acho que merecia a medalha muito mais que alguns. Jogou em condições, que não comento e, mesmo assim dava que fazer. Foi triste que houvesse quem a ganhasse sem quase ter jogado, ou por ser filho de pessoa muito importante na federação.

Eu era junior de último ano e, á última hora chamaram o Barreto e o Sérgio, para um particular em Benavente. O Barreto era central e acompanhava algumas veses connosco. Não estou certo se era junior ou, juvenil de último ano. O Sérgio era juvenil de segundo ano, e já na altura havia histórias de saída e outras. Jogava mais a lateral, sobretudo esquerdo, fazendo ponta esquerdo por veses, ao contrário de hoje. Com o jogo na segunda parte, o Nuno Alvarez, manda-o aquecer, lembra-me do sr.Rei rir-se, e dizer-nos que o puto ia causar sarilho. Mal entrou causou um livre de sete metros, que marcou. No banco observou bem a outra equipa, pois procurava os pontos fracos. No fim perguntaram-me quem era, e eu disse ser um juvenil nosso. Naqueles quinze a vinte minutos, parecia estar possuído, correndo loucamente. O que disse o adversário, não conto devido ás asneiradas. Mais tarde passou a acompanhar-nos, e recorda-me que quando ia entrar, alguém começava a "ler o boletim metreológico" repetindo, que vinha lá tempestade. Ainda hoje adoro ver jogar o "puto", agora no Sporting, meu segundo clube. Está com caparro, deve ter malhado á grande. Nunca vou esquecer o que disse, após um jogo em Aveiro. Na altura os melhores eram o Semedo que, por lá continua e o David que, penso estar no Camões. Esta medalha é pra ti Puto Sérgio, ofereço-ta.

Belenenses, linda escola.

Anónimo disse...

Nesta selecção sabe-se que, o promovido aos séniores. Vai continuar o dança com todos. Novo selecionador, dizem que Fidalgo coadjuvado por Luís Monteiro. Já se pensou no que, vai acontecer? Claro que, vai haver ideias novas, e pressões para tirar uns e "botar" no lugar outros... O habitual e como sempre acontece. Vejam-se as convocatórias desde á 24 meses atrás, e a catadupa de mudanças...
QUE SELECÇÃO?