gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Planeamento Desportivo – Época 2012/2013 - IV

Participantes nas Provas Nacionais Fixas - Época 2012/2013

Dando continuidade a anterior artigo sobre o tema, hoje falaremos a PO04 e a PO06, utilizando os dados divulgados pela FAP, através do Comunicado Oficial n.º 2 Época 2012/2013, e que indica quais os participantes com direito desportivo e a inscreverem-se, e portanto qualificados, (pensamos nós) para a disputa das provas em referência na Época 2012/2013. Dizer, que apesar de ainda não existirem os respectivos Regulamentos Específicos (o que se estranha), poder-se-á inferir, da leitura conjunta dos CO já publicados e dos seus anexos de como provavelmente serão disputadas, pois ambas sofrem fortes alterações. Confirmando aquilo que já afirmámos, somos uma Modalidade como o País rapidamente passa de 8 ao 80 e vice-versa.

Respeitando as datas referidas nos respectivos CO, apenas poder-se-á ter a confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 30-07-12.

PO4 – Campeonato Nacional Juniores Masculinos 1.ª Divisão.
Conforme já afirmámos, foram efectuadas alterações na fórmula de disputa, que são um retrocesso puro (no nosso entender), o passar de 12 equipas para 24 equipas, sem qualquer justificação técnica, será disputada, não pelo seu valor desportivo e competitivo, mas pelo seu valor económico. E teremos um regresso fatal aos resultados disparatados.

E depois não se prevêem descidas, estranho…, mas já se prevê que o representante da Madeira apenas joga na Fase Final, porquê? Então como se pode dizer num lado que são 12 da PO04 mais 12 da PO05, quando se exclui o Marítimo que tem direitos desportivos adquiridos. Texto similar estava consignado na PO06 á algumas épocas, mas que pelos vistos desaparece.

Fizeram subir as seis (6) equipas de cada zona que disputaram a 2.ª Fase da PO05 em 2011 /2012, quando na realidade apenas duas (2) tinham direito desportivo.

Uma grande questão se coloca- Como será disputada a Fase Final?

Depois ao dizer-se que o Representante da Madeira apenas participará na Fase Final, significa que uma das Zonas normalmente a sul ficará apenas com onze 11 equipas, e mesmo assim uma equipa da Associação de Aveiro terá de ser deslocada para esta zona. Isso se se mantiver tudo como está até ao momento.

Uma situação estranha, (no nosso entender), mantêm a PO05 como Prova Nacional não Fixa, e nós perguntamos, com que equipas será disputado? Porque não se prevêem subidas nesta prova?

Uma das grandes alterações diz respeito aos escalões obrigatórios como requisitos de participação, acabando a obrigatoriedade de ter uma (1) equipa de Juvenis e a disputar uma Prova Nacional, para não ter obrigatoriedade nenhuma no caso de ter Seniores na PO01 ou na PO02, e para um escalão que até pode ser de infantis desde que tenha seniores noutra divisão qualquer. Pergunta-se e se não tiver Seniores? (acaba uma obrigação que nesta prova era uma autêntica aberração conforme várias vezes afirmamos, que era a obrigatoriedade de disputar Nacionais).

Em relação aos técnicos, verificam-se também fortes alterações nos requisitos, assim, o Treinador Principal, deixa de ter como mínimo obrigatório a qualificação de Master Coach / Grau 4, para passar a ter o Grau 3, e o Treinador Adjunto deixa de ter como mínimo obrigatório o Grau 3, passando a Grau 2. Alterações perfeitamente justificáveis.

PO6 – Campeonato Nacional Juvenis Masculinos 1.º Divisão
Nesta prova falta-nos o Regulamento Especifico o coloca alguns problemas numa análise mais detalhada, no entanto tem para já uma virtude acaba uma Fase Final a três (3) clubes que era uma autentica barbaridade competitiva.

A sua forma de disputa foi alterada e pensamos que bem, ao ser disputada em quatro (4) zonas , será uma prova certamente muito mais económica não só para os clubes como certamente para a Federação. Não se entende no entanto o número impar de clubes 41 (será que ainda se está à espera de um lugar para uma equipa da Madeira, que tem lugar reservado á várias épocas sem o utilizar). Mais uma vez achamos que é um absurdo.

Segundo se depreende dos documentos divulgados até ao momento, a 2.ª Fase será os 1/4 Final, com jogos cruzados entre as 4 zonas geográficas. Depreendendo-se que haverá 1/2 Finais e uma Fase Final com apenas um jogo (será?) que vai definir o Campeão, mas verdadeiramente não está completamente definido. Nesta prova já está previsto que haverá quarto (4) descidas, presumindo-se que será apenas uma (1) por zona.

Vai ser uma prova com alguma confusão, pois vão coabitar equipas “A” e “B”.

Nesta prova igualmente uma das grandes alterações diz respeito aos escalões obrigatórios como requisitos de participação, acabando a obrigatoriedade de ter uma (1) equipa de Iniciados e a disputar uma Prova Nacional, para não ter obrigatoriedade nenhuma no caso de ter Seniores na PO01 ou na PO02, e para um escalão que até pode ser de infantis desde que tenha seniores noutra divisão qualquer. Colocando-se a mesma questão que para os Juniores, e e se não tiver Seniores? (conforme estava, este requisito, era uma autêntica aberração, com a obrigatoriedade de disputar Nacionais).

Em relação aos técnicos, verificam-se exactamente as mesmas alterações já dissecadas na PO04.

O Analista

10 comentários:

Anónimo disse...

Neste assunto agora divulgado, o Espinho não fará parte em juniores só participa em juvenis.

Anónimo disse...

quero dar os meus parabens ao banhadas, boa cronica, pois parece que está a mudar , mas mesmo assim criticou as situações em que discordou, mas disse porquê, ao menos isso, ou muito me engano ou vocês estão a ser aliciados, mas tenham cuidado, os pequenos não são de fiar.

Snake disse...

O que é que o Banhadas não estranha?

Snake disse...

O que é que o Banhadas não estranha?

Anónimo disse...

Como é possível o Almada participar na PO06, 1º Divisão de Juvenis Masculinos, quando NUNCA apresentou um Treinador de Grau 4 durante a época toda???? É verdade, o Senhor Vice Presidente do Almada e responsável pelo Andebol, é irmão do Senhor Doutor Lúcio Correia, o mesmo que ilibou o Almada de ainda ter Seniores, meus amigos, o Almada é um histórico do Andebol, mas viver á conta dos Ofícios do Sr.Dr.Lúcio Correia, é uma vergonha muito grande. Mas a Federação também é culpada, permite que este Clube e muitos outros na nossa Praça, continuem a "trabalhar" DA FORMA VERGONHOSA, como trabalham.

Vão ter mais informações a meu respeito, acerca deste HISTÓRICO e do Senhor Doutor Lúcio Correia.

O Atento

Snake disse...

O Atento

19 de Julho de 2012 22:32
Convém actualizar a informação que diz dispôr.
Assim não dá.

Anónimo disse...

A Madeira só entra na parte final porque não há guilho para as passagens aéreas de lá para cá.
O campeonato de juniores é e era uma farsa, porque os bons atletas jogam nos seniores. Acho muito bem as duas series porque assim deixa de ser um campeonato tao caro como o da 1ª divisão sénior. Eu até achava bem que este campeonato acabasse como tinha acabado o de juniores femininos (acho o regresso uma aberração!).Subiam os juvenis (e os outros escalões) mais um ano e acabavam com os juniores. Os atletas dispersavam pelas diversas equipas seniores, nas diversas divisões. Achava muito bem que em alternativa se criasse um campeonato sub-22 ou 23.
Porque é que o Banhadas afirma que não haverá subidas e descidas? Não li isso em nenhum comunicado, ou então passou-me ao lado.
Não sei se esta afirmação que vou fazer está correta mas lembro-me vagamente de numa reunião na minha associação (graças a Deus agora há muitas e discute-se a modalidade de alto a baixo) de ouvir dizer que as series poderiam ficar com números de clubes diferentes, pois iria evitar-se que por mero acerto existissem equipas a fazer milhares de quilómetros. Acho muito bem e demonstra que quem gere o andebol na atualidade tem noção do terreno e vivencia nos bastidores da modalidade.
Existe um ou outro ponto que discordo no que diz respeito às alterações para esta época nos diversos campeonatos, mas reconheço que tudo foi pensado com equilíbrio, evitando custos elevados para os clubes, baixando aqui e ali a qualidade competitiva (caso dos juniores)mas melhorando significativamente as condições para os clubes continuarem a praticar a modalidade. Ontem (reunião de clubes na minha associação) fomos informados que a FAP está a montar um quadro de seleções regionais interessante, com centros de treino distritais, para o feminino e masculino. Li a entrevista do Florêncio ao blog do feminino e achei muito interessantes os centros de treino que a FAP vai montar para atletas da seleção feminina deslocadas dos seus clubes de origem, que poderão treinar diariamente, onde quer que estejam acompanhadas por treinadores das seleções nacionais.
Também ontem nessa reunião fomos informados que está a ser criada uma rede nacional para o fomento do andebol, que vai tentar introduzir o andebol em todos os concelhos do país, através das autarquias, agrupamentos e instituições de ensino privadas. Acho isto fantástico.
A minha associação no espaço de três meses já fez três reuniões. Todas elas foram muito participadas e nota-se que anda no ar uma nova vontade de dar a volta por cima ao andebol.
João Florêncio reuniu com os técnicos do feminino e acho que foi muito importante esta reunião porque deixa antever uma nova era para o feminino. Muito importante foi também ver a Ana Seabra nessa reunião como técnica. Finalmente a FAP acolhe os seus, como já acolheu Andorinho e Carlos Ferreira.
Possivelmente, na próxima crónica o Banhadas prestava um grande serviço ao andebol, se pegasse em alguns destes temas. Seria apenas uma abordagem diferente daquela que o Banhadas costuma fazer, ou seja, uma abordagem positiva!

Anónimo disse...

O anonimo de 20 de julho das 14:16 so tem essa opiniao porque nao é atleta,de certeza -.-

Anónimo disse...

se o espinho não avança para onde vao os jogadores juniores?

Anónimo disse...

O Espinho...
Cada vez que, me lembra que, o filho do tal... o Relvas.
Não é que treinou e jogou, ou aliás marcou um livre de 7 metros pelo Porto. Aquilo era uma filial?
Agora peçam aqueles mercenários e corruptos, para emprestarem-vos jogadores. Este clube andou ao deus dará. Todos se aproveitaram dele. Resta morrer com honra, porque pra lá caminham.