gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 02 – 2013 / 2014



Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 1.ª Jornada - Resultados
CS Madeira 22 - 24 Madeira SAD
CA Leça 22 - 20 Juventude Mar
Assomada 22 - 19 Vela Tavira
Juventude Lis 22 - 28 João Barros
Alavarium 30 - 19 Colégio Gaia
JAC-Alcanena 26 - 27 Maiastars

Começou o Campeonato 2013/2014. E esta primeira jornada foi muito interessante, com algumas surpresas, bastante emoção e novidades de alguns planteis. Como sempre, vamos levar até vós todas as emoções do campeonato.
 
Comecemos pela surpresa da jornada, com a vitória do Maiastars em Alcanena. Já na época passada, a equipa da Maia tinha conseguido bons resultados e exibições em casa do JAC e volta a repetir este ano. Liderou o jogo desde o seu início e merece destaque a excelente estreia da jovem Diana Oliveira, autora de 6 golos. Se dissermos que esta jovem tem apenas 15 anos, poderão facilmente perceber o destaque dado a esta esquerdina. Portugal parece ser um país de jovens esquerdinas de grande qualidade. Em excelente plano, esteve a outra esquerdina, Ana Silva bem como Olinda Leal, uma veterana que lidera toda a organização ofensiva desta equipa. O JAC viveu exclusivamente de 3 jogadoras - Patrícia Rodrigues, Neuza Valente e Vanessa Oliveira e quando assim é torna-se difícil ganhar. Rita Alves, o reforço, não jogou nem esteve presente a assistir ao jogo da sua equipa e o JAC nunca pareceu adaptado ao ritmo muito rápido de contra-ataque do Maiastars. Marco Santos tem ao seu dispor um lote de jogadoras muito talentosas que ele formou mas é preciso agora dar-lhe mentalidade ganhadora e de sacrifício.
 
Surpreendente foi também a vitória por apenas 2 golos do Madeira Sad sobre o Sports Madeira. Depois de ter ido buscar as melhores jogadoras ao Sports (que viu saírem 7 jogadoras esta época), esperava-se uma vitória esmagadora, mas tal não sucedeu. O Sports Madeira conseguiu manter sempre o jogo a 5/6 golos de diferença e, na segunda parte, empolgou-se e encurtou distâncias, mostrando que a equipa não é tão débil como muitos apontaram. Sara Sousa, Anais Gouveia e Mariana Sousa foram as melhores numa equipa que aproveitou muito bem as jogadoras oriundas da sua formação e do Bartolomeu Perestrelo. Excelente estreia do técnico Marco Freitas. Quanto ao Madeira Sad, um jogo muito fraco, apenas se destacando Renata Tavares que manteve a sua atitude competitiva ao longo dos 60 minutos. Deveria ser um exemplo para as restantes jogadoras que pareceram encarar este jogo como um jogo-treino que, mais cedo ou mais tarde, cairia para o seu lado. Depois da vitória na Supertaça esperava-se mais da equipa e Duarte Freitas terá que puxar as orelhas às suas jogadoras para que jogos como este não se repitam.
 
Mais um jogo equilibrado, desta vez em Leça. O Cale bateu a Juve Mar já perto do final e mostrou que está mais forte do que antevíramos. A isso não é alheia a estreia de duas jogadoras oriundas da Madeira, Jéssica Gouveia e Maria Rodrigues. Esta última foi a melhor marcadora do encontro e torna-se a grande estrela de uma equipa que viu saírem as suas melhores jogadoras mas que, com estes reforços, consegue colmatar algumas delas. Pensamos, aliás, que Maria Rodrigues é melhor do que qualquer uma das jogadoras que saiu. A exibição muito segura da Guarda-redes Sara Amorim foi também crucial para o triunfo da equipa de Vasco Ramos cuja defesa muito agressiva foi fundamental para a vitória num encontro. Quanto à Juve Mar, Ana Couto e Ana Lemos estiveram em bom plano. Teresa Santos, apesar de ter sido a melhor marcadora, esteve muito perdulária e a equipa parece nunca ter encontrado as melhores soluções para atacar a defesa aberta do Cale. Claramente, o especto ofensivo terá que ser trabalhado por Paulo Martins pois defender bem não basta.
 
Outro jogo equilibrado foi aquele que mereceu transmissão pela Andebol TV e que opunha as duas equipas que subiram de divisão esta época ? Assomada e Vela de Tavira. Foi um jogo muito mau, com inúmeras falhas técnicas e que não dignificou a aposta da FAP em transmitir este jogo. O Vela de Tavira até começou bem mas depois foi perdendo chama e foi faltando pernas. Liderou até muito perto do fim mas depois apagou-se por completo. Mariana Faleiro bem tentou remar contra a maré mas a equipa ofensivamente nunca se encontrou. O assomada teve um início de jogo desastroso mas teve o mérito de acreditar sempre. Fisicamente muito mais fortes que as suas adversárias, as jogadoras do Assomada foram crescendo ao longo do jogo e acabaram por o vencer com destaque para a jovem Michaela Sanches de 17 anos e Odete Tavares. Para a semana, começa o verdadeiro choque para estas duas equipas quando começarem a defrontar equipas que já estavam na 1ª divisão e ou melhoram muito ou a tarefa de sobrevivência será muito complicada.
 
Para o final, deixamos os 2 jogos que se previa serem de mais qualidade. O Colégio João de Barros venceu tranquilamente no Pavilhão da Juve Lis, normalmente um terreno muito difícil para a formação das Meirinhas. Mas esta Juve Lis foi a equipa que uma maior razia sofreu no seu plantel e os tempos em que ganhava ao Colégio João de Barros pertencem ao passado. A equipa tem atitude, tem princípios de jogo e tem potencial, mas muitas das jovens estão agora a aparecer, pelo que ainda precisam de um ou dois anos para se afirmarem. Filipa Gante e Patrícia Mendes foram as atiradoras de serviço mas a equipa teve sempre muitos problemas para enfrentar o muro adversário. Mantemos a convicção de que a Juve fará um campeonato bem tranquilo, dentro dos playoffs, mas sem poder discutir jogos com os melhores como fez no passado. Quanto ao Colégio João de Barros, mostrou que se reforçou muito bem e que tem uma equipa fortíssima. Mesmo sem Dulce Pina, as vice-campeãs nacionais dominaram desde o primeiro momento, com uma inspirada Maria Pereira e com Gizelle Carvalho a mostrar que é mesmo o grande reforço desta época, muito bem acompanhada por Eduarda Pinheiro, apostada em reeditar a excelente época passada. Será este o ano do Colégio João de Barros? Tem plantel para isso e as soluções abundam.
 
Em Aveiro, as campeãs nacionais também não tiveram dificuldades para vencer o Colégio de Gaia. Mariana Lopes mostrou toda a sua qualidade de rematadora, Ana Neves, central da seleção de sub-17, a mostrar que pode adaptar-se à ponta esquerda com muito sucesso e Diana Roque intransponível chegaram num dia em que o Alavarium não fez uma exibição de encher o olho, mas a velocidade a que jogam e aquela defesa individual quase suicida chega para ganhar a maioria dos jogos. A chegada de Mónica Soares trouxe ainda mais soluções à equipa de Aveiro que não pode deixar de ser considerada a grande favorita ao título. O Colégio de Gaia, sem Helena Soares (lesão), perde um dos seus pontos de referência e nunca conseguiu estar na discussão do jogo. Fernanda Carvalho, apesar do ritmo baixo a que joga, foi a melhor da equipa e teve na Guarda-redes Irina Vieira uma excelente aliada nesta tentativa de remar contra a maré. Apesar de tudo, o Colégio de Gaia mostrou que está bem mais forte, mas nota-se falta de algum traquejo dos seus jovens reforços que pareceram sempre intimidados por estarem a jogar em casa do campeão nacional. Veremos até onde pode ir a equipa de Paula Castro mas há muito para melhorar se querem subir uns lugares na classificação da época passada.
 
Para a semana, cá estaremos para vos contar tudo da 2ª jornada.
 
Críticos Femininos

16 comentários:

Anónimo disse...

Notas:

- Incrível como a AAB continua a publicar crónicas vergonhosas a malhar nos árbitros sempre que as equipas de braga perdem.

- O Colégio de Gaia pode ter boas jogadoras mas dentro de campo aquilo é a confusão total.

- O Assomada dá porradinha velha.

- O CJB é a melhor equipa do campeonato.

- As meninas do Sports deram uma lição aos dinossauros da Sad.

Anónimo disse...

CALE- 22 JUVE MAR- 20
Estou muito contente com esta vitória do Cale
com todas as jogadoras, sabendo que a poucos
minutos do fim estavam a perder por 1.
Nesse período de 3 minutos estivemos a jogar
só com 4 jogadoras mais a guarda-redes.
Louvo o esforço dessas jogadoras que conseguiram
empatar e até passar para a frente do marcador.
As nossas atletas deram todo por esta vitória.
Parabéns meninas.
No entanto poderia ser comprometida por uma
atitude errada vinda do banco, tenho a certeza que todos
vamos melhorar para dar muitas alegrias aos nossos adeptos.
FORÇA CALE.

Anónimo disse...

O CALE lá tem adeptos!

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao CALE e que as duas novas jogadoras sejam muito bem vindas. Pelos vistos a melhoria foi clara e as duas jogadoras recém chegadas acrescentaram grande valor. Muitos parabéns e boa sorte a todos, nomeadamente às duas Madeirenses.

Anónimo disse...

alguem sabe onde vai jogar a Natalina Melo ex CJB?

Anónimo disse...

alguem sabe onde vai jogar a Natalina Melo ex CJB?

Anónimo disse...

qual é o tempo de paragem na minha opinião de umas das melhores jogadoras da PO9 Helena Soares?

Andebol9 disse...

Sinceramente gostava de parabenizar as atletas do CALE pelo seu empenho e dedicação apesar de a sua liderança não ser famosa.

Gostava de enaltecer e premiar a integração das atletas madeirenses. O timoneiro, desta vez, conseguiu transformar atletas medianas e "moles" em guerreiras. Incutindo-lhe o espírito necessária e habitual nesta equipa.

Porém continuo com MUITAS reservas relativamente ao comportamento do titulado treinador. MUITAS reservas mesmo. Parece que as épocas passam e esta cada vez mais penaliza as próprias jogadoras. Entre dentes as suas jogadoras já confessam, algum a bastante, desencanto pelas suas atitudes grotescas e agressivas. Para já não falar insultuosas com as equipas de arbitragem. Convém que não pense que é o Obradovic e muito menos que treina no FC Porto. Qualquer dia corre mal e depois estranha. Pressionar os árbitros?? Deve e tem de o fazer!! Mas seja comedido... Qualquer dia diz que o Bacalhau estava salgado e que se esqueceu de por de molho.

Mas mais uma vez realçar a dedicação das atletas que apesar das adversidades (todas) fazem por entrar em cada jogo para vencer.

Se continar assim e com estes reforços de última hora, se calhar, é melhor não pagar a reserva dos bilhetes... Pode ser dinheiro mal empregue.

Anónimo disse...

Lamentavelmente a Juv Mar sofre com o mau estar gerado pelo treinador...
O Paulo Martins e o Marco parecem ter frequentado a mesma escola, (no que respeita a palavras de conforto e educação para com as atletas, embora o Marco bata o record..), e a equipa acaba por sofrer um enorme desgaste.
Espero sinceramente ver esta equipa com um excelente potencial, chegar bem longe e que a politica e os problemas pessoais do treinador Paulo Martins não sejam uma influencia negativa para a equipa...

FORÇA JUVEMAR ;)

Anónimo disse...

Lamentavelmente a Juv Mar sofre com o mau estar gerado pelo treinador...
O Paulo Martins e o Marco parecem ter frequentado a mesma escola, (no que respeita a palavras de conforto e educação para com as atletas, embora o Marco bata o record..), e a equipa acaba por sofrer um enorme desgaste.
Espero sinceramente ver esta equipa com um excelente potencial, chegar bem longe e que a politica e os problemas pessoais do treinador Paulo Martins não sejam uma influencia negativa para a equipa...

FORÇA JUVEMAR

Anónimo disse...

Acerca da vitória da filial do Sports Madeira sobre a Juvemar, só se pode dizer uma coisa: às vezes vale mais ter sorte, do que juízo, não é Vasco?
Vamos a vêr quanto tempo tempo demoram a estragar estas duas...

Anónimo disse...

O jogo do assomada contra o vela Tavira não foi mau, foi péssimo!!!! nem parecia um jogo de andebol, muita confusão e demasiadas falhas tecnicas. A equipa do Algarve parecia a seleção nacional Jun.A que não sabe jogar com os extremos, é que nem para passadoras de bola serviram! Por falar na seleção, onde estava a rematora (l.esquerdo) Joana Reis que nem no boletim de jogo apareceu???! Fez de facto uma certa falta. A gr Beatriz Barradas foi a figura do jogo. A assomada tem um ataque precipitado porém dá frutos. Sao rápidas e fortes no 1 para 1. Foi um jogo que não devia ter sido transmitido sem dúvida! Boa sorte para ambas as equipas!

Anónimo disse...

segundo parece a rita alves saiu do alcanena por causa do marco. esse é que nunca muda, primeiro jogo e primeiro amarelo

Anónimo disse...

A joana Reis foi operada e esta a recuperar de uma lesão.. Falam tanto.. ainda vamos na primeira jornada..

Anónimo disse...

Sr. Andebol 9 , está a dizer que as atletas madeirenses eram moles e medianas , e só após a sua integração no CALE é que se tornaram guerreiras?

Anónimo disse...

Voces falam tanto e de tudo sem saberem... vale tudo, ate dizerem que a rita saiu do jac por causa do marco. Estejam mas é calados que a rita esta e esta bem, preocupem se com as vossas equipas