gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 03 – 2013 / 2014

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase
2.ª Jornada - Resultados
CS Madeira 20 - 30 JAC-Alcanena
Juventude Lis 23 - 23 Vela Tavira
Madeira SAD 34 - 15 Maiastars
Colégio Gaia 27 - 18 Juventude Mar
João Barros 36 - 23 Assomada
CA Leça 26 - 32 Alavarium

3.ª Jornada - Resultados
CS Madeira 25 - 26 Maiastars
Madeira SAD 29 - 34 JAC-Alcanena

Muitos jogos este fim-de-semana devido à jornada dupla na Madeira. Foi uma jornada com duas grandes surpresas: A vitória do JAC no Funchal diante do Madeira Sad e o empate do Vela de Tavira em Leiria. Deixemos a grande vitória da equipa de Alcanena para o final e comecemos pelo excelente resultado das algarvias.
Comecemos por esse jogo em Leiria onde, apesar da Juve Lis estar bem mais desfalcada em relação à época passada, não passava pela cabeça de ninguém que não conseguisse bater o Vela de Tavira. O jogo foi sempre equilibrado, mas a Juve Lis foi comandando o marcador até à reviravolta na segunda parte. A segunda parte da formação de Leiria foi simplesmente horrível. Falhas técnicas, desperdício na concretização, tudo falhou numa equipa onde as jovens agora lançadas às feras não têm a confiança de outras que saíram. Garra, atitude e potencial há, mas falta a tranquilidade do passado. Muito trabalho pela frente espera Rui Machado, depois deste péssimo resultado e onde apenas Ana Gante esteve a um bom nível. Mas há também que dar mérito ao Vela de Tavira que, depois de uma péssima exibição na semana passada, quer fazer-nos crer que não tínhamos razão para os considerar o principal candidato à descida. Mariana Faleiro esteve bem mas, curiosamente, foi a sua irmã Marta que esteve mais eficaz na concretização. Quem também fez um excelente jogo foi a sua Guarda-redes que, na segunda parte, desequilibrou o jogo a favor da equipa algarvia que vai lutar com unhas e dentes pela sobrevivência e onde ainda falta a sua principal rematadora, Joana Reis. O campeonato precisa de mais surpresas como esta!

Nas Meirinhas, o Colégio João de Barros venceu, sem qualquer dificuldade, o Assomada. Maria Pereira começa a época em grande forma, muito bem acompanhada por Eduarda Pinheiro que se tem adaptado muito bem à posição de lateral. Gizelle Carvalho parece ter caído como uma luva à equipa de Paulo Félix e parece ter qualidade para ser titular numa equipa que luta pelo título. O Assomada acabou por não fazer um mau jogo, apesar do desequilíbrio do resultado. A equipa tem jogadoras com qualidades atléticas fantásticas mas revela enormes insuficiências táticas. Neste jogo, foi Edna Oliveira e a rapidíssima Odete Tavares que estiveram em bom plano mas quer a equipa quer o clube parecem completamente desorganizados. Veremos como será esta aventura do Assomada na primeira divisão, mas que promete histórias únicas, isso promete!
 
Em Leça, as campeãs nacionais fizeram um jogo de muito fraca qualidade. A vitória nunca esteve em causa, mas o Alavarium mostrou um jogo muito mais lento do que o habitual, com as jogadoras sem grande vontade e com um enorme desacerto ofensivo. Salvou-se Ana Marques que, depois de uma péssima prestação na Supertaça, está de volta às boas exibições. As campeãs nacionais, se querem revalidar o título, precisam de fazer muito mais. O Cale voltou a fazer um excelente jogo, depois da vitória da semana passada. A equipa encontrou soluções para ultrapassar a defesa individual do Alavarium e, anulou muito bem a primeira linha aveirense. A Guarda-redes Sara Amorim esteve em grande plano e Maria Rodrigues mostrou porque é um grande reforço, dizimando a defensiva das campeãs nacionais. O Cale tem contrariado as nossas previsões e este arranque do campeonato promete de uma equipa que perdeu jogadoras muito importantes mas parece ter voltado à atitude de há 2 anos atrás. 
 
Em Gaia, o Colégio venceu tranquilamente a Juve Mar. Foi um péssimo jogo de andebol, sem qualquer interesse, onde o destaque vai para a estreia de Sandra Santiago pelo Colégio de Gaia. A jovem lateral internacional sub-17 optou por jogar no Colégio de Gaia e parece-nos que fez uma inteligente opção, pois terá esta época oportunidade de ter algum protagonismo na sua estreia numa equipa mediana da primeira divisão, antes de depois poder dar o salto para uma equipa de topo já que nos parece óbvio que, dada a sua qualidade, será aí que irá chegar rapidamente. E neste jogo já deu para perceber que será a grande estrela da equipa dada a sua enorme capacidade de remate. Além dela, Patrícia Lima também revelou bons pormenores numa equipa onde se continua a sentir a ausência de Helena Soares. A Juve Mar foi a principal responsável pelo péssimo jogo a que assistimos. A equipa entrou já derrotada em campo, sem ânimo e apenas a experiente Joana Terras foi mostrando algum inconformismo. À semelhança do ano passado, a equipa de Paulo Martins começa muito mal a época. Veremos se progride como na época passada.
 
No Funchal, jornada dupla. No Sábado, o Madeira Sad esmagou um Maiastars que pareceu estar sempre mais preocupado com o encontro do dia seguinte diante do Sports do que propriamente com aquele jogo. Apenas a veloz Ana Sampaio teve uma prestação de qualidade, num jogo em que a equipa da Maia já entrou derrotada. A Sad é que não tem nenhuma culpa disso e fez o seu papel, apagando a péssima exibição da primeira jornada, com Ana Temtem e Sara Gonçalves, com excelentes exibições. Duarte Freitas tem 3 das melhores pontas esquerdas do nosso país no seu plantel, o que é um desperdício (já que a sua primeira linha tem bem mais lacunas) e isso faz com que Soraia Lopes praticamente não seja opção para o seu posto específico. 
 
No Sábado, esperava-se maior réplica do Sports Madeira diante do Jac, depois do grande jogo inaugural que a formação madeirense tinha realizado com o Madeira Sad. Contudo, desta vez despois de uma primeira parte interessante, a segunda parte foi um desastre, tendo-se salvado do naufrágio as jovens Anais Gouveia (um talento puro) e Sara Sousa, uma jogadora capaz do pior e do melhor. Mas a equipa, defensivamente, esteve bastante mal, nunca conseguindo encontrar soluções para travar a excelente exibição da equipa de Alcanena. Com Vanessa Oliveira muito eficaz, a nova solução da primeira linha de Marco Santos, com Rita Alves, Neuza Valente e Patrícia Rodrigues, tornando-a muito mais perigosa. E neste jogo isso foi bem visível, com o aumento do poder de fogo do Alcanena que com uma excelente segunda parte defensiva e saída para contra-ataques matou facilmente um jogo que se esperava bem mais difícil. 
 
No Domingo, a qualidade de jogo do Sports Madeira subiu bastante e tiveram o jogo na mão, diante do Maiastars, mas deixaram o pássaro escapar. Anais Gouveia voltou a brilhar, desta vez muito bem acompanhada, do lado oposto do campo, por Mariana Sousa. Infelizmente, o banco do Sports não tem muitas opções e isso complica bastante a tarefa do seu técnico mas as jovens madeirenses mostram que são uma equipa que tem uma enorme margem de progressão. A formação da Maia não fez um bom jogo. Valeu, de novo, o brilhantismo de Diana Oliveira, uma jovem esquerdina que parece ter tudo para se vir a assumir como a grande revelação da época, tal a qualidade do seu braço esquerdo e da sua visão de jogo. Aliás, o lado direito do Maiastars, com Diana Oliveira e Ana Silva é bastante interessante. Destaque também para Dulce Oliveira que, depois de uma época passada com lesões que prejudicaram o seu rendimento, fez um bom jogo. Apesar da vitória, o rendimento da equipa da Maia este fim-de-semana foi preocupante e esteve bem longe da qualidade demonstrada na primeira jornada. 
 
Por último, também no Domingo no Funchal, o escândalo aconteceu! O Jac venceu, sem apelo nem agravo, o Madeira Sad. A jovem equipa de Alcanena comandou praticamente durante todo o encontro, as madeirenses ainda reagiram e encostaram na segunda parte, mas o Jac voltou a acelerar para finalizar o encontro. Neuza Valente fez uma grande exibição, imparável na sua capacidade de remate e Vanessa Oliveira mostrou que é uma das mais eficazes jogadoras em termos de contra-ataque. Com Rita Alves muito discreta e Patrícia Rodrigues alvo de muitas marcações, o Jac soube ser paciente em termos ofensivos e, defensivamente, explorou bem algumas lacunas do atual plantel madeirense. O Jac conseguiu vencer categoricamente uma equipa que nunca tinha vencido na sua história e sai deste fim-de-semana com a firme convicção que pode aspirar a ser uma das 4 melhores equipas portuguesas. O Madeira Sad fez, defensivamente, uma das piores exibições que nos recordamos por parte da equipa madeirense. Muita permissividade e falta de pernas tornaram a defesa do Madeira Sad manteiga e sem energia para recuperar defensivamente. Bebiana Sabino, pau para toda a obra, conseguiu estar presente em bons pormenores ofensivos e Soraia Lopes, a jogar fora da sua posição, também deu um ar da sua graça, mas o Madeira Sad tem um grave problema de rematadoras e isso pode ser fatal para um candidato ao título. Além disso, algumas discussões entre as suas jogadoras dentro do campo a discutir quem tinha a culpa dos erros também não ajuda ao espírito coletivo. O Madeira Sad perdeu e perdeu bem.
 
Campeonato ao rubro e com apenas 2 jornadas e meia, só Alavarium e Colégio João de Barros ainda não perderam, o que mostra bem da competitividade desta prova
 
Críticos Femininos

16 comentários:

Anónimo disse...

A Rita Alves esteve discreta, e esteve a mancar quase o jogo todo...tal como a Ana Andrade do lado contrário. E os iluminados dos treinadores deixam jogadoras assim dentro de campo?? E a integridade física das mesmas??
A SAD perdeu bem porque não são equipa, joga cada uma por si, não são um colectivo. Nos time-outs torcem o nariz e viram a cara...penso que, mesmo com um plantel curto, podiam e deviam fazer melhor...mas não parece que o treinador tenha pulso na equipa. Na segunda parte foram erros atras de erros e não é feita uma gestão, uma correcção....atletas que defendem mal, sistema defensivo demasiado permissivo...e nada!!As direcções da SAD e do Sports fizeram uma má opção...quando os recursos diminuem, não podem ser os egos a falar mais alto. Uma única equipa e um treinador de jeito...e teriam melhores resultados. Nota-se que não há pachorra para o Duarte Freitas e já ouvi dizer que os treinos são um tédio, repetitivos, monótonos...e só se prepara o adversário há 6a feira...de resto, os dias são iguais e as atletas já sabem para o que vão, nem os aquecimentos mudam!!
O Alcanena tem um excelente grupo e como estão com mais experiência, podem ser uma boa surpresa!!

Anónimo disse...

Florencio na bancada em leca, pode ser k abra os olhos e veja atletas como a gr do cale e a daniela mendes, ja mereciam uma oportunidade naquela selecao

Anónimo disse...

A culpa não é do Duarte, a culpa é dos directores da Sad que acham que sem pagar e devendo o que continuam a dever às atletas, se pode exigir o mesmo delas...

O Duarte é mais uma vítima. E nós também. Vou treinar sempre e quem é que trabalha por mim?

Anónimo disse...

Esqueceram referir as duas grandes prestações da guarda-redes do JAC Alcanena - Nance Fernandes. No sábado, mas principalmente no domingo, foi decisiva nos resultados obtidos pela equipa de Alcanena.

Anónimo disse...

agora é que ninguém vai conseguir aturar o marco

Anónimo disse...

O jac alcanena mostrou que as miudas começam a ter mais experiencia, e com aquela primeira linha muito interessante neuza rita e patricia em boa forma, ficou provado que vâo ter equipa para discutir qualquer jogo com qualquer adversario... de destacar sim a exibiçao de nance fernandes e uma neuza completamente endiabrada. Vamos ver que mais surpresas reservam este campeonato que me parece ira ser bastante competitivo.

Anónimo disse...

Mas essas meninas da Sad são diferentes de todas as outras, só jogam se houver dinheiro. Olhem para as outras equipas que até pagam para jogar e demonstram mais vontade em jogar que esses dinossauros

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstos entre 23 e 29 Setembro 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/09/lista-de-transmissoes-entre-23-e-29.html

Anónimo disse...

Afinal a seleção gaia/Valongo não é tão forte assim!
Perdeu com o são Félix e tirando a maria (Valongo) e a patricia lima, tudo o resto é muito fraquinho.
Não sei se serão apuradas.

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 23 de Setembro de 2013 às 18:32

Florencio na bancada em leca, pode ser k abra os olhos e veja atletas como a gr do cale e a daniela mendes, ja mereciam uma oportunidade naquela selecao.

Para quê? Para acontecer o mesmo que a pivot!

O Marreco...

Anónimo disse...

Uma coisa é eu saber que vou para um clube que não paga nada e adapto a minha vida a essa circunstancia, outra é prometerem, não pagarem e complicar a minha vida e a vida das minhas colegas!
Com é que podemos estar motivadas?
O Treinador é o mesmo que trouxe muitos títulos a esta casa e não desaprendeu o único defeito dele é ser um ser humano fantástico e acreditar no pai natal!
Tudo muda menos os velhos hábitos dos indigentes!

Anónimo disse...

O MADEIRA SAD PERDEU COM O JAC POR FALTA DE MOTIVAÇÃO DAS SUAS JOGADORAS!!??ESTÁ TUDO DOIDO!!ANALISEM A PARTIDA E ADMITAM QUE NEM QUE AS DO MADEIRA GANHASSEM 5000€/MÊS VENCERIAM ESTE JOGO.ADMITAM QUE FOI UM SUPER JAC QUE ESTEVE PRESENTE NO FUNCHAL E QUE NÃO DEU QUALQUER HIPÓTESE.NO DIA ANTERIOR O MADEIRA VENCEU O MAIA POR 19 GOLOS DE DIFERENÇA E AÍ ESTAVAM TODAS MOTIVADAS.EXISTEM TANTOS CABEÇUDOS E DOR DE COTOVELO...

ASS: AQUELE QUE NÃO PERCEBE NADA DE ANDEBOL.

Anónimo disse...

Quanto ao jogo das juniores em S. Felix, a dupla de arbitagem teve influência no resultado por não ter os mesmos critérios.
No jogo, a Patrícia Lima não esteve bem na 1ª parte com muitas falhas técnicas e no caso da Maria Coelho uma grande atleta, fez tudo e na 2ª parte grandes jogadas que fez para a Patrícia Lima concretizar.
Vou deixar aqui um recado à Paula Marisa Castro do Colégio de Gaia;
Aposte na Maria Coelho nas Seniores, dê-lhe oportunidade de jogar que não se vai arrepender.

Anónimo disse...

Ó Cid, os treinadores andam muito ocupados, para te darem as melhores da jornada, as latas, as revelaçoes e o treinadeiro da jornada?

Ainda devem estar a recuperar do jogo e dos sustos...

Anónimo disse...

A Paula Marisa com o plantel que tem nas seniores se não ficar nos 4 primeiros é uma vergonha.

Que plantel!

Mas têm que jogar mais do que estão a fazer, aquilo é um modelo de jogo mais antigo que a Sé de Braga...

Anónimo disse...

alguem sabe para onde foi jogar a Vera Saraiva ex Colégio de Gaia??