gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Nova Época e a Arbitragem – 2012 / 2013 - II

Em 13-09-2012 publicamos um artigo sobre a arbitragem na época que já se tinha iniciado. Onde se estranhavam algumas situações. Escrevendo na altura “…depois da feitura das Circulares n.º 2 e 3, continuam a existir situações que no nosso entender são uma peça de verdadeiro surrealismo, pois nada dizem, e criam situações verdadeiramente incompreensíveis, que deveriam ser totalmente esclarecidas. A começar por esclarecer quem é o CA, pois após a renúncia do anterior Presidente, ainda ninguém assumiu oficialmente a liderança deste órgão social da FAP, será que existe liderança?”. E resumíamos os pontos que questionávamos.

Algumas das questões estão esclarecidas na Circular N.º 6 do CA da FAP divulgada em 02-10-12 no site da FAP, que informa “Em definitivo” os diversos quadros para a época corrente, contendo seu texto uma enorme novidade a existência de um novo Regulamento de Arbitragem desde o dia 13-08-12 “Estranha-se que nunca tenha sido divulgado em tempo oportuno, a aprovação deste novo regulamento que constitui o Título 15 do Regulamento geralDe quem é a responsabilidade desta informação, do CA ou da Direcção da FAP que cria e aprova os Regulamentos nos termos da Lei e dos Estatutos em vigor?

Na presença da Circular N.º 6, conclui-se, que nos últimos anos, existiu uma total degradação do “tecido” arbitral, com um decrescente número de duplas, que reflecte a forma como foi dirigido o Órgão da Arbitragem, se não vejamos:

Duplas de Arbitragem existentes:
Época 2008 / 2009 – 69 duplas
Época 2009 / 2010 – 65 duplas
Época 2010 / 2011 – 62 duplas
Época 2011 / 2012 – 52 duplas
Época 2012 / 2013 – 51 duplas

Com a agravante de esta época termos uma base da pirâmide totalmente errada, pois o nível 1 (o mais baixo da hierarquia, e que engloba os quadros mais jovens) com apenas 15 duplas, enquanto o nível 2 possui 16 duplas, uma situação que ninguém consegue esclarecer.

A FAP vai a eleições próximo dia 10-11-12, mas o actual Presidente e que já anunciou a sua recandidatura, informou de que não apresentará lista pata o órgão CA, estranha-se a atitude, embora a mesma possa ser compreensível, deixando em aberto a possibilidade de diversas candidaturas (esperamos credibilidade), em tempo oportuno e assim que tivermos conhecimento correcto das mesmas procederemos á sua divulgação.

O Regras

14 comentários:

Jorge Almeida disse...

Regras, isto da diminuição do nº de duplas de árbitros não será mais uma consequência dos atrasos que se registaram no pagamento das verbas aos árbitros?

Anónimo disse...

Fico perplexo com tanta ignorancia.
Então não é sabido e amis que publico que o Presidente interino do CA é o João Costa, qual é a duvida? basta ler o estatutos e ver quem sucede a quem.
Quanto ao regulamento de arbitragem (titulo 15 do RG FAP) é aprovado pela Direcção e publicado no Portal, basta ir lá consultar.
Tem alguma proposta a fazer? algumas ideias para o que criticam? está na hora de as colocar em cima da mesa. Vai haver eleições.

Rui Silva disse...

Quando é que os dirigentes percebem que andam a navegar ilegalmente?
O Conselho de Arbitragem continua à deriva.
Gostava que fosse clara a atitude de Ulisses Pereira ao não incluir na sua lista António Galambas, depois de se ter usado dele nas "intercalares".
Como de costume circulam rumores sobre nomes que se perfilam para "atacar" o CA. O que não é de todo incorrecto. O que é estranho é compreender agora que gente que esteve com Ulisses, por um lado, e com Salvador por outro, agora apareçam juntos.
Se é verdade que só os burros não mudam de opinião não é menos verdade que isto cheira a conquista do poder a qualquer preço.
Parece estarmos na presença de dois órgãos distintos. Um a Federação, outro o Conselho de Arbitragem.
Dividir para reinar? Tudo é possível.
Seja como fôr, quem sairá mais uma vez prejudicada é a modalidade e por tabela os seus amantes.
Alguém consegue neste cenário prever algo positico.
Obrigado

Anónimo disse...

Quem escarece o Banhadas? Apesar do empenho do Banhadas que todas as semanas aqui elogia os árbitros; apesar do trabalho que o Banhadas tem todas as semanas a incentivar os árbitros, eles nao querem nada com isto! Quem será o responsavel? O Banhadas nao é porque tudo o que tem feito é promover os árbitros, o andebol, o desporto e sempre dentro de um angulo positivo! Eu compreendo o Banhadas,assim é frustrante e inglório o trabalho do banhadas! Quem anda a boicotar este trabalho fantástico do Banhadas? Sim pá, quem é? Por este andar vao desmoralizar o Banhadas e aí é que vao ser elas!Nao desistas Banhadas e continua a perguntar: quem anda a estragar tudo?

Anónimo disse...

EiH pá, pôe a pau banhadas tocas-te nos machinhos, eles estão a reagir, pois todos sabem que o João Costa é que funciona como presidente, mas tambem todos sabe que lele nunca tomou posse, é giro não é, lá diz o ditado não rales mas não te entales. Já agora o decrescimo do numero de arbitros, foi grande foi de 2008 a 2011, e quem era o presidente quem era, pensem nisso pequenos, e já agora Oh banhadas para divulgas os nomes que já conheces, pois não acredito que vocês não saibam nada. até já agora vou tentar ver a bola.

Rui Silva disse...

Anónimo de 3 de Outubro de 2012 17:59
O João Costa é o presidente INTERINO.
Há quanto tempo? Não houve intercalares? Ah pois, foi só para a Federação que nada tem a ver com o CA.
Mais, o que faz o presidente interino?
Houve uma acção para delegados e observadores e não esteve presente? Digno sim senhor.
Por estar na hora de eleições e pelo facto de pelos corredores se andarem a fazer contactos inimagináveis é que deve haver receio do futuro.
Se há propostas? Há. Pergunte ao árbitro António Trinca, elemento único dessa associação que o povo consagrou, isso mesmo, a APAOMA. Mas ... e a sua, qual é?
Gostávamos de saber. Mas só por curiosidade.
Boa noite.

Anónimo disse...

A situação é passageira porque as eleições estão à porta.

E aplaudo a decisão do Ulisses Pereira de não apresentar lista ao CA e quem quiser que se candidate.

Ao que parece vai ser Marreiros contra Goulão!

Anónimo disse...

Todos nós sabemos quem manda na arbitragem.Preguntem,quem? Eu respondo:O major começou bem mas perdeu o pulso quando teve de sair em missão e a partir daí foi tudo por agua abaixo o sistema pegou na coisa, as nomeaçoes começaram a andar sem rei nem roca favores,compadrios muitas manobras e quem pagou,os tristes que todos os fim de semana andaram por sua conta e a arranjar dinheiro para esta meia duzia de inegrumes que estaõ sentados em Lisboa com tudo de bom á noissa custa com ordenados em dia e sempre com 4 pedras na mão quando se telefonava e perguntava algiuma coisa e resultado de tudo isto o pessoal vai embora,falta de acompanhamento,falta de animo e apoio e de dinheiro,fazer centenas de km num fim de semana sem necessidade pois as nomeações eram mal feitas,cambada de incompetentes,mas o futuro não vai ser melhor aproximam-se eleições e andam todos aos coices vamos esperar e vamos ver mas o fim aproxima-se.

Anónimo disse...

Caro Banhadas

Tocaste nos meninos e ofendeste-os. Ninguém pode tocar nas primadonnas do andebol português. Algumas destas 59 duplas que de facto são poucas nem qualidade têm para apitar jogos de minis, e andam a ser levadas ao colo pelos padrinhos. Então na AAPorto, há pelo menos duas duplas que são uma desgraça e a passagem ao quadros nacionais, foi uma verdadeira vergonha.
Há gente com muito valor, há sim senhor, mas o estado a que deixaram chegar quer a arbitragem quer o andebol em geral, tem feito com que certas e determinadas situações se manifestem durante a semana, falta de interesse, desleixo e às vezes até falta de vergonha a coberto pelo facto de serem árbitros e saberem que estão completamente impunes e nada lhes acontece.

Intrépido disse...

A desgraça do Arbitragem recomeçou quando deixaram que um militarzeco de carreira viesse "mandar" em algo que não percebia e acima de tudo procurar enquadrar-se nos Lobbies e Jogos de bastidores. Lá se foi a isenção que tanto apreguou na sua 1ª aparição pública.
Congratulo-me que pela primeira vez alguem fez algo de jeito... Deu-lhe com os pés, finalmente. Mas enquanto isso andou 4 anos a destruir a arbitragem em Pt, com um desnorte brutal e com um homicidio diário de arbitros. A Unica preocupação do ex presidente do CA era delapidar o patrimonio humano que o CA-FAP construi anteriormente, sendo a sua preocupação os amigos dos futebois à noite e os mesmos que lhe poderiam dar os votos para se manter no poleiro.
Será que é momento de a arbitragem ganhar norteio? Será mas não com os nomes que se avizinham. Representantes de Aveiro e Évora, mesmo sem conhecer as equipas que os acompanham, não me parecem que sejam crediveis e que façam avançar a arbitragem. Foram elementos que enquanto andaram pelos campos e mesmo depois de sairem não se mostraram pessoas dignas. Sempre se viram como vendidos a outros interesses..
A arbitragem está mal e vai de mal a pior. Enquanto tivermos delegados formadores que fazem cursos de ingles em modo intensivo para verem os seus favores pagos... Continuamos a ter uma modalidade alternativa, com figuras desrespeitadas, os árbitros que são vistos como profissionais e depois são tratados como amadores de 2ª categoria que têm de mendigar uns trocos para continuarem a ser enxovalhados pelo Pais a fora à conta de uma modalidade moribunda.
A Federação vai a Eleições intercalares... Os nomes dos ratos amontoam-se. Mas o queijo já tem tantos buracos que não precisos mais para roer os interiores podres da modalidade.
Podemos vender patrimonio e esperar por lucros vindoiros.. o que fazemos? Hipotecamos o futuro das novas gerações e a sua vontade de praticar uma modalidade quase extinta.
O Estado liberta o desporto escolar... A FAP delega a formação de novos atletas nas Associações. E as associações vão delegar em quem? e serem financiadas por quem? Entregar aos clubes e serem financiados pelos Pais? Para contratarem treinadores de formação duvidosa? Para os pais que mais pagam exigirem que os filhos joguem? E os árbitros cada vez mais desnecessários.. ficam onde nesta encruzilhada? Voltamos ao INATEL? Fazemos como em certas associações que para terem campeonatos maiores importam equipas desses campeonatos.. e já agora árbitros, com funções multiplas (treinadores, dirigentes, delegados, observadores) para certificarem a falta de qualidade dos campeonatos. A FAP? Autoriza.
Qual o fim desta modalidade? Honestamente, com este tipo de pessoas... a extinção.

Anónimo disse...

4 de Outubro de 2012 09:55

Caro Anónimo explique esta afirmação:
(...) "Então na AAPorto, há pelo menos duas duplas que são uma desgraça e a passagem ao quadros nacionais, foi uma verdadeira vergonha." (...)

É árbitro você para saber o que se passou?

Anónimo disse...

Para o comentário das 16.37: esqueceste-te de citar que no meio desta podridão toda ainda estão os árbitros, que só se preocupam com os euros, e se estão a defecar para o andebol. Esqueceste-te de citar que esta classe, no conjunto global dos agentes do andebol, é seguramente a que mais mal trata o andebol, pois trata-se de gente mercenária!
Agora sim o quadro da podridão está completo!

Anónimo disse...

Enquanto treinador o que me preocupa não é a falta de qualidade técnica de muitos destes arbitros. Essa pode ser melhorada e não influencia gravemente a verdade desportiva, pois os erros acabam por se compensar.
A verdadeira questão é a deficiente qualidade moral de, infelizmente, muitos atores da arbitragem.
É triste assistir semanalmente a atitudes de altivez, prepotência, arrogância, parcialidade e a um excesso de protagonismo , que prejudica o Andebol e remete para segundo plano os verdadeiros atores dentro de campo: Os JOGADORES.

JASMIM

Rui Silva disse...

Completamante de acordo com o JASMIM (5 de Outubro de 2012 12:19)
Os verdadeiros "artistas" são os jogadores.
Nem árbitros nem treinadores, nada.
O resto dos elementos que preenchem o campo, os bancos, a mesa e tudo em redor, são figuras úteis mas que têm que se remeter à sua condição de colaboradores do espectáculo.
Se assim não fôr e não tem sido está mal.