gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 02 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – 1.ª Jornada - Resultados
João Barros - Juventude Lis (Adiado – 11-11-12)
Santa Joana 19 - 20 CA Leça
JAC - Alcanena 27 - 19 Passos Manuel
Maiastars 27 - 21 Juventude Mar
Madeira SAD 38 - 24 CS Madeira
Colégio Gaia 24 - 29 Alavarium

Começou o campeonato! E antes de entrarmos na crónica dos jogos, queremos deixar um destaque negativo e um positivo.

Como na última época, nunca falaremos do trabalho dos árbitros. Infelizmente, a blogosfera está cheia de críticas aos árbitros. Fala-se mais de árbitros do que andebol e nós, críticos do feminino do Banhadas, temos como regra falar dos artistas  - as jogadoras e treinadores. Mas sobre critérios da FAP temos que falar.

Temos sido bastante defensores da actual direcção da FAP. Tem mostrado uma preocupação com o andebol feminino como há muitos anos não se via. Aumento da diária das jogadoras na selecção, audição dos clubes para a definição do modelo do campeonato, transmissões de jogos na FAP TV, entre outras coisas. E uma das medidas que aplaudimos foi a FAP ter anunciado aos clubes que a PO9 seria a segunda prioridade em termos de arbitragem, logo a seguir à PO1, ao contrário do ano passado que via a PO2, PO4 e até a PO6 passar-lhe à frente.

Por isto, o nosso ponto negativo desta semana é para a nomeação de uma dupla de nível 2 para um jogo do campeonato. Não vamos falar sobre a dupla em si (Bruno Valinho/Márcio Branco) nem sobre o trabalho no jogo. Não é isso que está em causa. O que está em causa é que havendo 8 duplas de nível 4 e 12 duplas de nível 3, num total de 20 duplas, sendo que havia 5 jogos da PO1 e 5 jogos da PO9 não nomearam nenhuma dessas 20 duplas para um dos jogos da PO9. E perguntamos nós se isso acontecesse com a PO1 se não caía o Carmo e a Trindade? Ou seja, aceitamos que a PO1 seja prioritária, mas meus senhores, se a PO9 vem a seguir não podem colocar árbitros de terceira categoria. A FAP está no bom caminho mas tem que ter em atenção estas coisas?

O aspecto positivo da semana é a presença de público. Com excepção de Alcanena, todos os jogos tiveram muito público. Na Madeira, mais pessoas que o habitual, na Maia bastante público como já é habitual e nos recintos do Colégio de Gaia e Santa Joana excelentes assistências. Este ambiente promove o espectáculo e aumenta o interesse da competição.

O jogo mais equilibrado da jornada opôs o Santa Joana e o Cale, a equipa da casa subiu “administrativamente” e a equipa de Leça assegurou a manutenção no grupo de repescagem por causa do alargamento. Foi um mau jogo de andebol, mas o equilíbrio, intensidade e emotividade acabaram por tornar a partida bastante interessante. O Cale começou bem melhor, mas na segunda parte perdeu essa vantagem e assegurou essa vantagem a 10 segundos do final, numa altura em que estavam em inferioridade numérica. Um erro infantil de desconcentração defensiva do Santa Joana que custou caro. A equipa de Leça praticou um andebol sem imaginação, onde apareciam de quando em vez a esquerdina Nádia Lemos e a jovem Sofia Mota a conseguirem alguns pormenores interessantes, mas com uma Ana Paula Costa muito abaixo do ano passado. Mas a grande figura do encontro foi a sua jovem Guarda-Redes Sara Amorim que fez uma exibição excelente. Dos novos reforços, Gilvaia não jogou, Laura Alves jogou na ponta esquerda sem aparecer no jogo e a pivot Ana Carneiro mostrou bons pormenores mas tem uma agressividade que lhe vai valer muitas exclusões. Quanto ao Santa Joana, a equipa teve a ausência de vulto de Maria Domingues (lesionada?) mas teve uma Mariana Regadas ao seu melhor nível, marcando golos e fazendo boas assistências. A troca da Guarda redes Rita Monteiro por Ana Lopes foi também essencial para a melhoria da equipa da Maia que merecia melhor sorte pela forma como conseguiu dar a volta ao jogo.

Na Madeira, pelo contrário, tivemos o jogo mais desequilibrado da jornada. A primeira parte foi um verdadeiro massacre, bem longe de alguma luta que o Sports Madeira conseguia dar na época passada à SAD. A saída de algumas jogadoras do Sports fragilizaram a equipa mas continua a ter bons valores, só que o seu técnico precisa de algum tempo para reconstruir a equipa. Salvou-se do naufrágio Sara Gonçalves, uma ponta que não parece ver os anos a passar por ela tal a regularidade exibicional, época após época. Já as campeãs nacionais mostraram o porquê de serem as grandes (e únicas?) candidatas ao título. Ritmo absolutamente vertiginoso que cria muitos problemas aos adversários. Ana Temtem mudou de equipa e parece ter-lhe feito bem pois está a render muito mais do que no ano passado e Cláudia Aguiar continuar imparável nos contra-ataques. Alguma desilusão na estreia de Mónica Soares que parece bem longe do que lhe vimos fazer o ano passado. Uma nota final para Isabel Góis: Uma Guarda-redes desta é meio caminho andado para se ganhar um campeonato.

Em Alcanena, o JAC recebeu o recém-promovido Passos Manuel e o jogo foi menos equilibrado do que se poderia pensar. A equipa lisboeta apresentou um andebol muito previsível em que apenas Cátia Santos se destacou. Não é uma jogadora rápida mas é bastante eficaz com o seu corpo possante. Já Maria Suaré esteve abaixo do que pode fazer, apesar do seu poder de fogo da primeira linha. Mas este Passos precisa de se adaptar ao ritmo de primeira divisão para render mais. Quanto ao JAC, estiveram bem melhor defensivamente do que é habitual. Patrícia Rodrigues, depois da excelente exibição na selecção, está com a confiança em alta e é incrível uma atleta daquela idade jogar ao nível a que o está a fazer actualmente. Também Neuza Valente esteve muito pujante ao nível dos remates e não podemos esquecer que a baliza do JAC esteve muito bem guardada, o que nem sempre acontece. Como prevíramos, vai ser uma equipa que vai dar o salto este ano.

O Maiastars recebeu uma Juve Mar muito desfalcada. A equipa de São Bartolomeu do Mar não jogou com nenhuma das suas 3 melhores jogadoras da época transacta: Andreia Escrivães decidiu não jogar esta época e Teresa Santos e Sandra Peixoto continuam lesionadas, pelo que é impossível competir a este nível sem elas. Valeu a experiência da pivot Andreia Martins que, apesar da sua veterania, não sabe jogar mal. Quanto ao Maiastars, parece ser uma equipa com melhores soluções do que na época passada. A lateral Renata Pereira começa a época numa excelente forma, mostrando que não foi por acaso a boa época transacta. As suas pontas estiveram muito eficazes, quer Ana Silva quer Dulce Oliveira que parece ter deitado para trás a sua praga de lesões. Um dos seus reforços, Ana Sampaio, esteve em muito bom nível e mostrou que pode ser uma mais valia para a formação da Maia. A equipa consegue sair muito bem em contra-ataque apoiado e o seu muro defensivo complica muito a tarefa das equipas que não têm atiradoras, como é o caso da Juve Mar. O Maiastars tem tudo para fazer uma época tranquila.

Por último, o Colégio de Gaia recebeu o Alavarium naquele que se previa ser o jogo mais equilibrado da ronda. A equipa da casa teve uma vantagem considerável na primeira parte, mas depois revelou uma incapacidade ofensiva confrangedora. Vanessa Silva bem remava contra a maré com remates muito potentes de primeira linha e é difícil de compreender como esta atiradora esquerdina não está na selecção nacional. Helena Soares fez o que sempre faz: jogar bem. Mas é triste ver que a equipa de Paula Castro não consiga apresentar 7 jogadoras de qualidade em campo, revelando o declínio da formação. Quanto ao Alavarium, ainda sem Rita Alves, mostrou uma capacidade defensiva bastante grande com os seus dois reforços, Viviana Rebelo e Soraia Fernandes, a constituírem dois muros difíceis de superar. Cláudia Correia esteve naqueles dias em que é difícil travá-la e Filipa Fontes muito inteligente a liderar o jogo das aveirenses e com a atiradora Mariana Lopes motivada pela sua estreia como internacional A. Mas foi a entrada da Guarda redes Diana Roque que virou o jogo com uma segunda parte em que encheu a baliza. Cansa ver esta equipa jogar tal a velocidade com que saem para contra-ataque, embora nem sempre bem.

O Dérbi leiriense entre CJB e Juve Lis foi adiado devido à participação da formação de Pombal nas competições europeias. Para a semana, cá estaremos para vos trazer as novidades, esperemos que com o mesmo entusiasmo do público e sem árbitros do nível 2.

Críticos Femininos

23 comentários:

Anónimo disse...

A culpa das nomeações tanto quanto sei nao é da direção da FAP, mas sim do CA, que é autonomo e faz questão de vincar isso. Talvez por isso é que a direção decidiu nao apoiar ninguem. Agora façam contas: este grupo de inuteis formou uma lista e quer continuar a tratar mal o andebol pela parte da arbitragem. Está na mao dos delegados mostrar a estes senhores que pelo passado e pelo presente nao servem para o futuro!

Anónimo disse...

Mas foi a FAP que disse aos clubes da PO9 que iria dizer ao conselho de arbitragem que a PO9 seria a segunda prova prioritária!

Eu concordo com o banhadas. Estou a gostar do trabalho desta direcção da FAP em relação ao feminino mas tem que obrigar o CA a cumprir o que a Direcção prometeu aos clubes...

Anónimo disse...

O meu Colégio... Tinham tudo para ganhar aquele jogo, mas não correm! O Colégio parecia que ia de bicicleta e o Alavario de mota.

Carambas, não se treina?

Renato Rocha disse...

Estiveram cerca de 100 pessoas em Alcanena.
Num pavilhão que leva cerca de 700 pessoas, 100 até parece pouco, mas enfim. Nos boletins oficiais dos outros jogos, anda tudo a rondar os 100 espectadores, com a Madeira a registar cerca de 300, por isso não sei o porquê de se dizer que em Alcanena esteve pouco público. E o curioso é que a dupla que foi apontada pelo Banhadas ser a dupla que apitou em Alcanena...
Boa época para todos.

Anónimo disse...

Só não percebo uma coisa... Toda a gente diz que o Colégio de Gaia está muito mal e já não é o que era e blá blá blá. Mas é sempre o primeiro clube a virem para aqui pessoas a tentarem deitá-lo abaixo. Parece que ainda há aí muita dor de corno x)

(como se alguém acreditasse que o comentário anterior é de alguém do colégio) Preocupem-se com o vosso umbigo e deixem o dos outros.

Anónimo disse...

Em Alcanena não estiveram 70 pessoas sequer...

Ó defensora do Colégio, já viste o aquecimento da tua equipa comparado com qualquer outra desta divisão? Aquecem um bocadinho, a passo, aquilo é alguma coisa?

Anónimo disse...

Então no video do JAC o que aparece nas bancadas deve ser sujidade da câmara de certeza... Então mas agora vimos para aqui discutir públicos? Suponho que todos os clubes fazem o possivel para atrair o maior número de gente aos pavilhões, por isso não há que começar a apontar nomes e a discriminar.
Ainda só passou uma jornada e já andamos a mandar bocas uns aos outros? Vamos continuar como no ano passado?
Temos é que crescer enquanto público e enquanto comentadores.

Anónimo disse...

reforços novos:

No Madeira Sad, Temtem muito bem, Mónica abaixo do esperado e Isabel Góis espectacular.

No Maiastars, Ana Sampaio a encaixar muito bem no jogo rápido da equipa, Filipa Correia à procura de espaço.

No Alavarium, Viviana Rebelo e Soraia Fernandes, duas pivots com excelente rendimento. Rita Alves será que ainda joga esta época?

No Cale, Gilvaia não foi convocada, Laura anda ali esquecida na ponta e Catarina Carneiro é uma promessa muito interessante.

No Santa Joana, Rute eficaz na ponta e Sónia Ribeiro útil a defender mas a atacar uma lástima.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber quem viu o jogo da Madeira para fazer a crónica...Adora a Sara (que é uma excelente jogadora), mas fez um jogo muito abaixo do que consegue, como quase toda a equipa...Adora a Isabel Góis, pois só assim se justifica a barbaridade escrita (a miúda tem potencial, mas ainda não a vi fazer um jogo de encher o olho, muito menos no sábado, em que apanhou 2 bolas, enquanto a Catarina Oliveira apanhou uma dúzia delas)...e por fim, não nutre grande simpatia pela Mónica Soares, que esteve MUITO bem defensivamente e no ataque, nota-se que ainda não está por dentro das jogadas!
Das outras crónicas, não falo, porque não vi...mas gostaria que fossem coerentes e sobretudo, justo naquilo que escrevem e que não o façam por simpatias ou amizades...não é disso que o andebol feminino precisa!

Obrigado

Anónimo disse...

Para os comentarios dos "espertos" sobre nomeações,~nehuma das pessoas que no CA faz noemações é candidato a nada.
A ignorancia continua a não pahar imposto apesar deste OE tão restritivo

Anónimo disse...

Sim é verdade o Colégio aquece devagar devagarinho então a Fernanda faz o que quer,eu como adepto do colégio Às vezes nem eu acredito no que vejo....Mas pronto mesmo assim não fizeram um mau jogo mas se continuam assim não chegam a lado nenhum...Chegou a um ponto que era a senhora Sheila quem já comandava que as atletas já nem a própria treinadora ouviam....
O AlAVARIUM correu muito e o Colégio nao teve pulmão isso foi verdade mas podiam ter aproveitado o facto de na primeira parte o alavarium nao ter tido ninguem que comandase e fizesse a equipa marcar depois a inspiraçao de algumas na segunda parte é que fez com que dessem a volta ao resultado....

Anónimo disse...

Nem uma palavrinha sobre a 2ª divisão feminina PO10??? já vai na 4ªjornada...

Anónimo disse...

O Cale vai ganhando jogos à custa da pancada. Se apanham árbitros a sério estão lixados. Os árbitros ficam cheios de medo do treinador deles que os intimida.

Cale = porrada.

Anónimo disse...

OUT OF POST:

No passado domingo acompanhando a minha enteada (iniciada) ao jogo contra o maiastars, ainda pude assistir a praticamente 45 m do maiastars-academico em juniores.
O que venho aqui lamentar foi a atitude de algumas atletas do academico que, quando o resultado começou a fugir, deixaram de jogar e preocuparam-se pura e simplesmente em bater (verdadeiramente). A pivot e uma loirinha, batiam em tudo o que lhes aparecia à frente. Era de mão fechada, puxar as pernas e mais grave do que isso, respondendo com insultos, aos comentários que vinham da bancada. Tudo isto diante dos responsáveis da equipa que, para quem estava na bancada, dava a entender que gostavam, uma vez que, ainda se riam das situações.
Os arbitros (fraquinhos e sem personalidade) lá iam dando sanções conforme os adeptos do maia iam pedindo.

Anónimo disse...

Há gente tão ridícula, que se escuda em desculpas para justificar a falta de sucesso. Deixem-se de polémicas que em nada dignificam o andebol feminino. Preocupem-se mais em olhar para o seu umbigo e a colmatar os seus erros, em vez, desviar atenções com lavagens de roupa suja e comentários ofensivos e impróprios que em nada Vos ajudam a serem pessoas = ser humanos= atletas MELHORES

Anónimo disse...

Parece que alguém está com medo do Cale, até já inventam coisas. Será alguém de Aveiro a escrever ?

Anónimo disse...

Os jogos ganham-se dentro de campo. Realmente cheira-me a muito receio.

Curiosamente, há sempre umas bocas que aparecem do nada na semana anterior ao jogo sobre os adversários do Alavarium.

Será pura coincidência?

É só puxar o filme a traz

De qualquer forma, é incompreensível como uma equipa "sem ideias e sem imaginação" incomoda.

Façam o trabalho de casa.

Anónimo disse...

Quem vê estas crónicas percebe que são no mínimo, tendenciosas...ou então, o seleccionador tem que estar atento às "fantásticas" jogadoras que por aí andam! Irrita-me drasticamente que sejam tão parciais, porque roçam o rídiculo e mostra que, na grande maioria dos casos, não assistiram aos jogos ou dão, pura e simplesmente, uma opinião pessoal e não desportiva, como se espera!
Acho que em vez de deixar entrar moscas ou deixar sair cáca, mais vale nem escreverem!

Anónimo disse...

Santinhas do Cale...

Vocês até parece que nem estiveram em campo!

Quantas pancadas na cara levou a Regadas? Quantas exclusoes? 0!

Quantos murros na cara levou a Nekas? Muitos e só uma exclusão!

Braço puxado por trás à Juka e nem uma exclusão!

Realmente assim ganhar é fácil. Mas nós já aprendemos e na próxima volta já não vamos a Leça e ficamos a ver. Ai não vamos não!

Anónimo disse...

Deixem lá o Alavarium em paz! Já não basta as vezes em que nos atacam e agora também nos chateiam quando escrevem sobre outras equipas? Haja pachorra!

Anónimo disse...

Eu não concordo muitas vezes com as crónicas, mas acho que as crónicas do feminino são as melhores crónicas do andebol português. Com conteúdo, argumentos e justificações.

Bom trabalho, Banhadas! Mesmo quando em algumas crónicas discordo da vossa opinião :-)

Anónimo disse...

Falem de assuntos que promovam o Andebol. Ponham de lado as frustrações, que levam facilmente a comentarem, vestindo a capa de coitadinhos.
Até parece que no Pedro Hispano, houve no passado sábado uma manifestação no serviço de urgencias, com cordão policial, para evitar invasão que poderia ser fatal para assistir as coitadinhas do Santa Joana, que foram barbaramente espancadas em sua casa tendo a coragem de ir receber tratamento a casa das calenses.Deixem-se de lamúrias e arrajem uma equipa competente, que seja capaz de resolver os vossos problemas. E quando falo de equipa competente, não estou a referir-me só a atletas, porque já esta ápoca foram buscar duas atletas de excelente qualidade da escola CALE (RUTE SANTOS E SARA DIAS).
Será que é para no futuro abrirem a secção de BOXE?.

Anónimo disse...

Que se passa com a ANA PAULA COSTA, está a recuperar de alguma lesão?, é que não a tenho visto jogar, está no banco mas não joga.
Ser´~a opeção do treinador?, se é é BURRO. Quem me dera te-la na minha equipa.