gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Crónica Intermédia de Fim de Semana – 10 – 2012 / 2013 – I

Esta é a crónica referente à jornada disputada a meio da semana e que antecede a paragem do campeonato, para preparação da Selecção Nacional, que vai disputar o Grupo de Apuramento para o Euro 2014. A PO01, regressa assim apenas no dia 10-11-12 com a disputa da 9.ª jornada. Onde pára a Televisão Publica?

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
8.ª Jornada – Resultados
Dia 24-10-12
Avanca 23-
25 Belenenses
Madeira SAD 16 -
34 Benfica Sporting 37 - 27 AC Fafe
Águas Santas 26 -
35 FC Porto SC Horta 24 – 22 ABC
CDE Camões - Xico Andebol (27-10-12 ás18H00)

Jornada que fica incompleta por adiamento do encontro entre o CDE Camões e o Xico Andebol, que apenas será realizado no dia 27. Uma nota positiva para as duas transmissões que se realizaram. No jogo da Madeira onde a equipa do Madeira SAD defrontou o líder Benfica no rescaldo da sua eliminação das provas europeias, a equipa insular foi completamente “cilindrada” pelo Benfica, que não utilizou Vicente Alamo, actuando no seu lugar o jovem Miguel Espinha que foi uma das grandes figuras do encontro com uma eficácia de 52%. Foi um encontro de total supremacia dos encarnados que comandaram o marcador praticamente desde o início do jogo, aproveitando muito bem as limitações que o Madeira SAD apresenta nesta altura, e com Carlos Carneiro (7 golos) em grande momento de forma. Nos insulares com desusado número de faltas técnicas (17) o jovem João Paulo Pinto (7 golos) foi mais uma vez o marcador de serviço. Na Maia jogava outro encontro que despertava a atenção dos adeptos o Águas Santas / FC Porto, que terminou com uma fácil vitória dos portistas que ao intervalo também “cilindravam” o seu adversário (19-9), tendo o encontro praticamente resolvido. O FC Porto no segundo período, limitou-se a gerir resultado e plantel, onde se assinala o regresso à competição de Tiago Rocha (6 golos). A excelente prestação defensiva do FC Porto permitiu-lhe o uso de uma das principais armas o contra ataque, onde mais uma vez foi exímio (92% de eficácia – 12 golos em 13 acções), Hugo Laurentino com uma eficácia de 56% foi o suporte da sua equipa e Ricardo Moreira (7 golos) foi o marcador de serviço. No Águas Santas tudo correu mal, e apenas Eduardo Salgado com 9 golos esteve próximo do seu valor.  Em Avanca realizou o A. Avanca / Belenenses, que terminou com a vitória dos azuis do Restelo, que obtiveram um resultado final, onde o diferencial que se verifica não espelha o equilíbrio durante o jogo, pois por exemplo aos 42 minutos registava-se uma igualdade a 21 golos, tendo os locais efectuado uma excelente recuperação de uma desvantagem que nunca tinha ultrapassado os 3 golos, e aos 47 minutos o Belenenses vencia pela margem mínima (23-22), mas a A. Avanca apenas concretizou 2 golos em 18 minutos, permitindo ao adversário adquirir uma margem confortável. Elledy Semedo com 13 golos foi o marcador de serviço da equipa lisboeta. Nos restantes encontros da jornada destaque para a vitória do SC Horta sobre o ABC, em Odivelas o Sporting venceu o AC Fafe. O Benfica comanda isolado (24 pontos), contabilizando vitórias em todos os jogos disputados, no final da tabela o CDE Camões é último classificado apenas com derrotas.

Sporting 37 – 27 AC Fafe

Encontro jogado num excelente pavilhão, mas praticamente sem público o que é uma pena. O Sporting venceu sem grande contestação, mas foi um jogo de andebol, onde a qualidade apenas existiu a espaços, pois foram mais os momentos maus que os momentos bons. No Sporting a novidade foi o tempo e jogo de Nuno Silva que excedeu as expectativas, a equipa de Lisboa comandou o marcador desde o primeiro minuto, utilizando o contra ataque como a sua principal arma, pois sistematização no ataque organizado não existiu, com elevado número de falhas técnicas e de maus passes. Hugo Figueira teve de ser substituído cerca dos 13 minutos, entrando para o seu lugar o jovem Luís Oliveira (19% de eficácia) que também não esteve melhor, regressando para os 15 minutos finais, onde foi uma das principais figuras do jogo. Viga-se que Pedro Solha (10 golos), esteve imparável na sua acção preferida o contra ataque, cotando como o melhor marcador da equipa e mais eficaz. O cubano Marzo (6 golos), realizou também (finalmente) uma boa exibição, com excelentes acções de intercepção do passe e saídas para o contra ataque. De referir ainda no Sporting a utilização dos jovens Nuno Gonçalves e Sérgio Barros com tempo de jogo. No AC Fafe foi notória a ausência de Luís Nunes e Miguel Marinho apesar de algumas boas intervenções, esteve longe do que já tem produzido na baliza, na nossa opinião apenas César Gonçalves (5 golos), bem acompanhado pelo experiente Cláudio Mota (6 golos) estiveram acima da média da equipa, onde Mário Pereira comete várias faltas de atacante até sem bola que nunca foram assinaladas. Dirigiu o encontro a dupla lisboeta António Trinca / Tiago Monteiro, que começaram muito bem na aplicação da sanção progressiva para posteriormente permitirem situações completamente anormais como agarrar cinturar e puxar camisolas. Falta de atenção nas faltas de atacante nomeadamente sem bola, e devem melhor a sua forma de julgar os golos validados com os atacantes em contacto com o solo. Bem no jogo Passivo.

Nota - Felizmente houve uma transmissão pela FAP TV, mas chama-se mais uma vez a tenção do comentador, de que comentar um jogo de andebol na televisão, não é fazer um relato radiofónico de futebol, apesar de já se terem verificado algumas melhorias, mas poucas e foi isso que passou, também se chama a atenção para o uso de expressões que são notoriamente futeboleiras, tais como: “olhos em bico”, “volta ao terreno” e aquela de “bater na baliza” quando uma bola vai aos postes é demais, ou ainda quando se refere a um remate de um atleta e diz “bom lançamento”. Sendo na nossa opinião uma oportunidade perdida. Também é verdade que quem inseriu o nome da pessoa apenas diz que é VOZ, nem é comentador nem colaborador nem nada é apenas a voz, e pensamos que isto diz tudo.

SC Horta 24 – 22 ABC

O SC Horta / ABC, que terminou com a vitória dos insulares, foi um encontro que excedeu as expectativas dos mais optimistas, tal foi a superioridade demonstrada em campo pela equipa Insular durantes os primeiros 30 minutos, alicerçada num Guarda Redes Nuno Silva (45% eficácia final) que defendia tudo e mais alguma coisa, na real categoria de um “veterano” de seu nome Yuriy Kostetsky (8 golos), e com o jovem centram Rui Barreto (5 golos) a ser fundamental nas acções individuais e na distribuição do jogo. A forma como defendeu num 6x0, nunca deu grandes hipóteses a um ABC carente de 1.ª linha, cabe aqui uma referência para a ausência de José Pedro Coelho, e com um ataque demasiado individualizado, sem ideias e com acções inconsequentes, sem colectividade, e onde apenas Pedro Seabra (5 golos) conseguia ir dando alguma expressão, neste período Humberto Gomes não esteve feliz, e apenas se começaram a registar melhorias defensivas depois da entrada de Bruno Dias (51% de eficácia) para a baliza do ABC, que foi um dos pilares da equipa nos segundos 30 minutos. O SC Horta que aos 22 minutos de jogo vencia por 10-3, com grande parte dos golos marcados de contra ataque, perante uma equipa que não conseguia fazer a ligação com os 6 metros, nas suas acções de ataque. O maior diferencial no marcador registou-se aos 25 minutos quando o resultado se encontrava nuns expressivos 13-5 a favor do Horta. Nos segundos 30 minutos, tanto Filipe Duque como Carlos Resende, tiveram de fazer alterações nas equipas, no SC Horta para dar descanso a alguns atletas e no ABC para se tentar outra alternativas, e o ABC começou a equilibrara o encontro, com uma melhor ligação com os 6 metros, onde José R. Costa se ia impondo, e ia causando algumas exclusões, e uma dupla marcação individual a Yuriy e a Rui Barreto, que resultou em pleno, tudo isto acompanhado do total acerto de Luís Bogas (8 golos) na 1.ª linha, que marcou 4 dos últimos 5 golos do ABC, permitiu uma plena aproximação do resultado, que só não foi maior, mais uma vez por mérito do guarda redes do Horta Nuno Silva, com mais uma defesa nos últimos segundos, de referir que o ABC não tirou o devido aproveitamento das situações de superioridade numérica em campo que se registaram. O encontro foi dirigido pela dupla Aveirense Mário Coutinho / Ramiro Silva, que realizou globalmente uma boa prestação, embora se possam apontar alguns exageros disciplinares por volta dos 40 minutos de jogo, e as situações de passos em contra ataque onde efectivamente se registaram algumas falhas. Bem no jogo Passivo e na Falta do Atacante.

O Banhadas Andebol

27 comentários:

Anónimo disse...

Não entendo, no sábado fui ver o ABC - Sporting, pensei que o Pedro Solha estivesse magoado, So jogou 4 min. hoje li que jogou e marcou 10 golos. Vi tb Carlos Resende utilizar uma táctica muito organizada e coerente criando muitas dificuldades ao Sporting, e ontem que se passou? O treinador do Sporting quando assumir, e não deixar atletas e dirigentes, fazerem o papel dele, talvez se aguente até ao natal.
Águas Santas - Porto, sem história... So posso admirar um treinador como o do Porto, que quem quer que esteja em campo os níveis de exigência são elevados, espírito de equipa, e andebol simples, bonito e eficaz.

Anónimo disse...

Não entendo, no sábado fui ver o ABC - Sporting, pensei que o Pedro Solha estivesse magoado, So jogou 4 min. hoje li que jogou e marcou 10 golos. Vi tb Carlos Resende utilizar uma táctica muito organizada e coerente criando muitas dificuldades ao Sporting, e ontem que se passou? O treinador do Sporting quando assumir, e não deixar atletas e dirigentes, fazerem o papel dele, talvez se aguente até ao natal.
Águas Santas - Porto, sem história... So posso admirar um treinador como o do Porto, que quem quer que esteja em campo os níveis de exigência são elevados, espírito de equipa, e andebol simples, bonito e eficaz.

Anónimo disse...

Para que conste:

1 209430 Vicente Yeste 0
5 91152 David Tavares 5
7 101621 Joao Lopes 0
8 133347 Joao Pais 0
9 179479 Vladimiro Bonaparte 1
17 122888 Tiago Pereira 2 X
18 101730 Carlos Carneiro 6 X
20 137098 Nuno Pereira 2
22 154003 Antonio Areia 4

24 166440 Miguel Ferreira 1
27 209422 Davor Cutura 3 X
54 108262 Jose Costa 4
77 75480 Inacio Carmo 1 X
81 88959 Dario Andrade 5
82 86042 Alvaro Rodrigues 0

O Carlos Carneiro marcou 6 e não 7.

Anónimo disse...

Fui à Maia ver o Aguas Santas - Porto. O Porto dominou o jogo e foi bom ver o regresso do Tiago Rocha, mas ainda referir, ja que o banhadas nao o faz, que a dupla de arbitragem, os Martins, estiveram piores que mal. Nao roubaram para o Aguas nem para o Porto, simplesmente arbitraram mal porque nao conseguem fazer melhor devido à sua ignorancia.
No Aguas senitu-se a falta de Marco Sousa que estava na bancada. Bosko jogou muito pouco para o que um jogador da seleccao devia fazer (sim porque o Rolando Freitas e o Paulo Fidalgo la estavam) e so o Mario Oliveira e o Albano Lopes jogaram bem do lado do Aguas.
Do lado do Porto o Moreira, como sempre a exagerar e a querer 7m por tudo e por nada, levava era um 2mins para se calar mas pronto.

Rolando disse...

Bom dia, só para informá-lo que a televisão publica, neste caso a RTP-Açores, transmitiu em direto o jogo entre SC Horta e ABC, tendo mais transmissões previstas para o decorrer da temporada,como é o caso já no próximo dia 14 de novembro quando o Horta receber o FC Porto.
cumprimentos

Anónimo disse...

O Águas Santas está a ser um clube estranho. Este é o adjectivo possível de alguém que como adepto da modalidade só conhece o clube de fora. Dispensam um treinador que conseguiu aumentar o nível da equipa ao longo das duas épocas e meia que esteve no clube, a ponto de ter sido na época passada um quebra cabeças para todas as equipas de maior aspiração. Saiu pretensamente por não ter apostar nos jovens da formação. Este ano com um plantel superior ao do ano passado, reforçado com um jogador do nível do Bosko, continuam sem apostar nos jovens da formação e deixaram de ser essa equipa que fazia sofrer os adversários. Para um adepto de andebol isto não faz muito sentido. Perder por diferença de dez em casa com o F. C. Porto com a mesma equipa do ano passado mais Bosko?

Anónimo disse...

o Presidente do aguas enganou-se no paulo que queria contratar. Ontem aproveitava e trocava pelo fidalgo que estava na bancada. Esse rapaz com pouco fez do Madeira sad um clube vencedor.Tristeza a nossa ter no clube um treinador que fala muito e faz pouco.

Anónimo disse...

No aguas santas e como o nosso amigo das 10:32 disse apenas o mario oliveira e o albano lopes jogaram bem, e para a equipa, e nao se preocuparam apenas em si proprios. destaco ainda mais o mario oliveira pois me surpreendeu pela positiva, parece me um jovem em quem o clube deve apostar pois teve bastantes bons pormenores. no lado do porto o costume, e de saudar o regresso do yiago rocha que faz, de facto a diferença

Anónimo disse...

Para o comentário das 10.32 que diz que esteve no jogo aguas Santas- Porto e critica a arbitragem so lhe posso dizer que o andebol não é o teu forte, devias dedicar-te a pesca submarina ou caça de suinos com os dentes.
Nunca vi tanta estupidez junta!

Anónimo disse...

O Paulo Faraiainda está a estudar a equipa , ainda não teve tempo e como o homem é um estudioso da modalidade lá para a segunda volta vocês vão ver a equipa a destrocar forte e feio.
Quanato a apostar nos jovens atletas da casa têm que esperar que os actuais juvesnis de primeiro ano, os que foram campeões de Inciados, cheguem a séniores ou acham que ele já os devia por a jogar?

Anónimo disse...

ao anonimo das 13:50, olhe que nºao lhe fica bem falar assim, por isso é que os senhores quando lá vão fora têm alguns dissabores, pois toda a gente sabe quem faz estes comentários, como o seu que apenas são anonimos porque não assina. Fique bem e não seja assim.

Rui Silva disse...

Quem diz que a arbitragem esteve mal no encontro entre o Águas Santas e o FCPorto só pode estar a brincar ou a ser fanático.
Não tendo sido brilhante, esteve bem.

O que se passa com a televisão pública?
Têm de perguntar ao presidente da Federação.
Ele sabe. Pode é não querer dizer.

Anónimo disse...

Anonimo das 13:50, eu sou o anonimo das 10:32
Estupidez estou eu a ver no seu comentario. Quantos anos de andebol tem voce? E mais ainda, que tal em vez de criticar parvamente, apresentar factos em como é uma dupla respeitavel? É que se quiser no proximo jogo destes senhores vamos os dois ver o jogo e mostro-lhe o que queria dizer com o meu comentario.
Para quem esteve no jogo, lembram-se na 1parte do 2 mins mostrado ao Juan Couto? Em que defendeu no pescoço do Gil ou do Wilson? Mas quando foi o ponta do porto a fazer o mesmo mas bem pior ao Lourenço o arbitro marcou falta e ainda avisou o Lourenço.. Coerencia no seu melhor.. Ha mais.. Por exemplo, o Albano Lopes marcou 3 golos, e o 1 nao foi marcado. Erro da mesa. estava 4-4, ele marcou, o arbitro validou o golo e continuou 4-4. Ainda marcou mais dois, que sao os que estao referidos na federacao, um de ponta e um de contra ataque ou de central.

Anónimo disse...

na sad madeira depois da gloriosa jornada europeia. técnico doner consegue um fabuloso empate a 18 golos com o benfas

Anónimo disse...

Boa noite.
Começo por agradecer a forma como o comentador anónimo do Blog se refere à ”VOZ” que esteve no Multiusos de Odivelas ontem a acompanhar o jogo entre o Sporting e o Fafe.

Gostei dos ter lido “olhos em bico”, “volta ao terreno” e aquela de “bater na baliza” quando uma bola vai aos postes é demais, ou ainda quando se refere a um remate de um atleta e diz “bom lançamento”

Não sou cliente deste Blog, apenas e só por não conseguir ver a cara de quem escreve, mas hoje após um telefonema amigo fiz uma visita e, vi que urgentemente os regulamentos têm que ser alterados, pois BALIZAS e LANÇAMENTOS estão a mais.

Então vamos lá esclarecer o ENCAPUÇADO do Banhadas sobre tamanhas bacoradas ditas pela “VOZ”:

Regra 1
1:1 - Terreno de Jogo
1:2 - Baliza
Regras de 10 a 15 – Lançamentos (saída, reposição de jogo, baliza, livre, 7 metros)

Nota: Sobre os Olhos em Bico, poderei colocar algumas dúvidas, se em bico ou quadrados, mas ai é opção da “VOZ”

Fica desde já convidado por mim o CRONISTA ANÓNIMO PARA SER O COMENTADOR no próximo jogo que a “VOZ” for relatar, mas agradecia que não comparecesse de Gorro (para esconder a sua identidade), para que fosse possível finalmente haver um comentador e um comentário a sério.

Aproveito ainda para convidar o CRONISTA ANÓNIMO a frequentar as próximas Ações de Formação, a fim de se atualizar, para evitar informar mal os seus leitores, colocando-me ainda ao dispor para qualquer esclarecimento que achar necessário.

Melhores Cumprimentos, aguardando a presença para o próximo comentário

A “VOZ”

João Batista

O Banhadas Andebol disse...

A voz

Por norma não respondemos a comentários, mas este comentário da “voz”, feito em termos “professorais” e “jocosos” despertaram a nossa curiosidade. Aproveitamos para esclarecer de que não conhecemos a voz, e do mesmo modo esclarecemos, de que quando vamos aos jogos não podemos fazer comentários da “voz”, pois que não a ouvimos, e do mesmo modo não vamos de gorro e/ou ”encapuçado”, pois não pertencemos nem a nenhum bando de malfeitores nem a nenhuma força especial.

Aproveitamos para dizer ao senhor da “voz”, que não sabemos que acções de formação o senhor frequentou, pois a sua “ignorância” andebolista em termos técnicos / tácticos e até em regras de jogo é por demais flagrante.

Aproveito para lhe solicitar que leia bem as Regras de Jogo, para saber que as mesma quando se referem a Lançamentos, estão a referir-se a situações especiais de jogo e nunca a remates, basta ler o escreveu.

Quanto á baliza, mais um conselho e veja bem o que diz a regra 1:2 nomeadamente no seu segundo período, e aí ficará a saber que baliza é um conjunto de objectos interligados e completamente definidos, e quando a bola bate na baliza deve o comentador, se tiver conhecimentos para tal, referir onde e não no genérico. Não colocamos palavras em maiúsculas porque não ficaria bem. Um conselho final por favor, com faça locuções de andebol, como relator de futebol, e veja se quando frequenta as acções de formação, toma atenção ao é dito.

Não responderemos a mais comentários

Teremos grande prazer em conhecê-lo um dia destes.

Anónimo disse...

Batista vais poder conhecê-lo pessoalmente, pois ele vai para a direção da FAP, vai passar a teu chefe!

Anónimo disse...

Constatação de um facto: Águas Santas à 8ª jornada do campeonato tem 4 derrotas??????. Tantas quantas as que teve em 22 jornadas no ano passado!!!!!!!!!!!!!!!!
No meu emprego o meu desempenho é avaliado por resultados objectivos. Que pressupostos usa o Presidente do Águas Santas para avaliar o desempenho do Treinador?
FM.

Rui Silva disse...

Caros senhores do Banhadas
As opiniões valem o que valem.
A 'voz' é sobejamente conhecida nos meios desportivos.
A 'voz' já se identificou e teve, até, o bom senso de dizer o nome: João Batista.
Que o Banhadas não goste do estilo é uma coisa. Mas que deite por terra o trabalho, acima do razoável desta 'voz', é outra que não faz sentido.
Já percebi que preferem a do Tinoco Marques. Esse sim, com asneira atrás de asneira, já vai convencendo os entendidos.
Erro, caros senhores do banhadas.
Permitam-me que recorde o saudoso Jorge Perestrelo quando dizia que um relato de andebol deveria ser feito com dinamismo. Sem permitir que dê sono a quem acompanha o jogo.
Há sempre a possibilidade de recorrer ao comentador da RTP2 (norte) que diz as maiores asneiras que muitas vezes nem o Jorge Tormenta consegue disfarçar.
Um exemplo: Hugo Figueira (Sporting) defende um remate adversário, a bola sai pela linha de fundo e o senhor relatador diz: "Hugo Figueira conseguiu evitar um pontápé de canto".
Eu ouvi. E nesse dia até referiu, várias vezes, o termo penaltie, coisa que não se usa no andebol.
Mas estes é que são bons porque têm a bênção do Banhadas.

Anónimo disse...

O Mario Coutinho é um protegido. Se está nas ilhas apita (antes arbitrasse!) a favor. Não tem personalidade nenhuma e um barulhinho basta para assutá-lo. Se um jogador cái ao chão é sempre falta sobretudo se emitir um som "devido á dor". Em Portugal é assim e vai ser durante anos. Quando começarmos a punir os fingidores, as equipas têm de levar vinte jogadores para o banco.
Quem tiver benfica tv veja a «exemplar e pedagogica» arbitragem no jogo de juniores benfica-sporting. Ele sabe as regras? Vai passar o Trinca e outros.

Anónimo disse...

não tenho procuração do banhadas, mas o texto da crónica é apenas uma realidade dos factos, agora que o sr. batista quis dar lições e saiu tosquiado isso não tenho duvidas, eu tambem ouvi e li.

Anónimo disse...

Em quantos jogos o porto foi benefeciado? Que eu saiba nós A. Santas tambem somos da zona norte ou grande porto. Às veses não parece, mas que há filhos e enteados, isso há! Não adianta! Isto está como no futebol! Por isso é que o Boavista desceu e os outros, fazem o que querem! Os critérios e intimidação no A. Santas Porto, foram demais! Não pertencemos á mesma federação? Ao mesmo país? Já notei que, somos um alvo a abater! Não é o treinador que não presta, embora eu não goste e tenha saudades do anterior.

Anónimo disse...

O resultado do avanca está mal... é 23-28

Anónimo disse...

grande trabalho de doner, perder só por 18 golos com benfica. Excelente, com o seu trabalho de reformado potencializa os jovens como ninguém. Nunca aqueles "jovens" imaginariam só perder por 18 golos com o benfica.

Anónimo disse...

ganda banhada ó batista

Anónimo disse...

O benfica está um caso. Demolidor.127

Anónimo disse...

Realmente importante para o Madeira era fazer um optimo jogo com o Benfica...mesmo! Não aproveitar para criar rotinas e dar tempo de jogo aos atletas...é que é por se querer ganhar os jogos todos que muitas vezes se perdem soluções futuras e não se experimentam novas soluções.

O "reformado" Donner ao perder por 18 com o Benfica, com o Porto ou com o Sporting que seja, mesmo com o ABC, secalhar arranja maneira de ganhar por 1 ou 2 ao Águas Santas ou ao ABC, Horta, etc.

Mas n...vamos criticar ter perdido por 18 com o Benfica...realmente...é mesmo importante para um equipa com um plantel tão recheado de bons atletas como aqueles! Já muito está a fazer o Sr. Donner! Sabe...sem Ferraz, Rosário, João Antunes (embora o Sequeira esteja a fazer um muito bom campeonato), sem Nuno Roque e com Vieira lesionado...realmente Sr. Donner...por 18 com o Benfica com aquelas estrelas todas? FOGO!!!