gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Crónica Relativa á PO09 Play OFF e Grupo B – 30 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, jogos do Play OFF (Grupo “A”), e do Grupo “B”.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos. 

Jogos Final (Play OFF, á melhor de 5, no sistema Casa, Casa, Fora, Fora, Casa) – Apuramento do 1.º e 2.º Lugar

1.º Jogo
Dia 14-05-16
Madeira SAD 21 – 20 Alavarium
2.º Jogo
Dia 15-05-16
Madeira SAD 24 – 22 Alavarium

Resultado
Madeira SAD (2) – (0) Alavarium

Jornada dupla, na Madeira, conforme o regulamento da PO09, prevê na discussão para o título de Campeã Nacional, entre o Madeira SAD e o Alavarium, no primeiro jogo, a dominante do mesmo foi o grande equilíbrio, conforme o resultado ao intervalo o demonstra, com a equipa continental na frente do marcador pela diferença mínima (11-10), depois de o Madeira SAD, ter comandado o marcador, chegando aos 8-6, para o marcador apresentar seguidamente diversas igualdades, como por exemplo a 8 e a 10 golos. Nos segundos 30 minutos a equipa do Alavarium comandou o marcador até aos 17-16, sofrendo então um parcial de 5-0, com a equipa do Madeira SAD a colocar-se na frente do marcador por 20-17, período que foi determinante para a derrota sofrida pela equipa aveirense, que seguidamente andou atrás do prejuízo, tendo ainda reduzindo para a diferença mínima final. Não se compreende que para um jogo da final de um Play Off, não exista delegado e apenas esteja presente um Oficial de Mesa. Neste encontro Ana Andrade e Erica Tavares com 7 golos cada, foram as melhores marcadoras do Madeira SAD, por sua vez Mónica Soares com 9 golos e Mariana Lopes com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Alavarium. Jogo que decorreu sem incidências disciplinares, mas com uma assistência abaixo do desejado. No segundo encontro disputado novamente no Pavilhão do Funchal, e mais uma vez com assistência abaixo do esperado. E novamente de uma forma incompreensível, jogo de uma final sem delegado e com apenas um Oficial de Mesa, não se entende. Neste encontro o Madeira SAD, começou de forma bastante diferente e comandou praticamente o marcador e o jogo durante os 60 minutos, com exceção de um ligeiro período inicial onde o resultado se situou numa igualdade a 3 golos, a partir deste momento foi passou para a frente do marcador e foi aumentado o diferencial, que passou por 10-5, 13-7, para terminar o primeiro tempo com o mais diferencial registado durante todo o encontro (7 golos), e o intervalo o marcador situar-se em 16-9 a favor das insulares. Uma situação que dava a sensação de grandes facilidades, a verdade ´+e que na equipa do Alavarium apenas 3 jogadoras tinham marcado golos, e uma equipa não pode ser só “isto”, e a verdade é que o segundo foi verdadeiramente diferente, com a equipa continental, a recuperar sistematicamente no marcador até se situar na diferença mínima, por diversas vezes nos momentos finais, (20-19, 21-10 e 23-22), para terminar por der o encontro apenas por 2 golos de diferença. Com estes resultados e estas prestações aguarda-se com alguma expectativa pelos próximos encontros. Apesar da intensidade com o jogo foi disputado, não se verificaram ocorrências disciplinares. Neste segundo encontro, Erica Tavares com 7 golos e Ana Andrade com 6 golos foram as marcadoras de serviço do Madeira SAD, no Alavarium Mónica Soares e Mariana Lopes com 8 golos, cada, foram as melhores marcadoras da equipa.

Jogos 3.º / 4.º Lugar (Play OFF, á melhor de 3, no sistema, Fora, Casa, Casa)

1.º Jogo
Dia 14-05-16
João Barros 25 – 28 Colégio Gaia
2.º Jogo
Dia 21-05-16
Colégio Gaia – João Barros

Resultado
João Barros (0) – (1) Colégio Gaia

Disputou-se o primeiro de 3 possíveis jogos, para determinar o 3.º e 4.º Classificados do Campeonato Nacional, entre o João Barros e o Colégio Gaia, com o primeiro encontro a ser disputado no Pavilhão das meirinhas, perante uma fraca assistência. Primeiro tempo de grande equilíbrio, apesar de o Colégio de Gaia, ter chegado rapidamente aos 6-1, obrigando a equipa visitada a correr atrás do prejuízo, conseguindo igualar o marcador a 11 golos, para terminar os primeiros 30 minutos numa igualdade a 12 golos. No segundo tempo O Colégio Gaia, apresentou algumas melhorias, termina como vencedor do encontro por uma margem de 3 golos, que na prática, traduz a ineficácia atacante da equipa das meirinhas neste segundo tempo. Maria Suare com 8 golos e Neuza Valente com 6 golos, foram as melhores marcadoras do João Barros, com a aguerrida Helena Soares com 7 golos e Fernanda Carvalho com 6 golos a serem as melhores marcadoras do Colégio Gaia. Jogo que decorreu sem incidências disciplinares.

Jogos 5.º / 6.º Lugar (Play OFF, á melhor de 3, no sistema, Fora, Casa, Casa)

1.º Jogo
Dia 14-05-16
CS Madeira 31 – 27 Maiastars
2.º Jogo
Dia 21-05-16
Maiastars – CS Madeira 

Resultado
CS Madeira (1) - Maiastars (0)

Jogo disputado, no Funchal, com uma excelente assistência, e que poderemos estar enganados, ou este lugar será decidido em 3 jogos, pois o equilíbrio entre as duas formações é por demais evidente. Neste primeiro encontro, começo melhor a equipa madeirense que chega aos 7-3 (4 golos de diferença, maior diferencial registado neste primeiro tempo), para posteriormente indo permitir a recuperação da equipa maiata, que igual a 8 golos, e passa para a frente do marcador a 9-8, para de seguida sofrer um parcial de 5-0, que coloca novamente o CS Madeira na frente do marcador por 13-9, chagando ao intervalo a vencer por 16-13. No segundo período do encontro o CS Madeira nunca deixou de comandar o marcador, terminando por vencer o mesmo com um diferencial de 4 golos. Sara Gonçalves com 9 golos e Cláudia Vieira com 7 golos, foram as melhores marcadoras do CS Madeira. O Maiastars que se apresentou apenas com 9 jogadoras inscritas no Boletim de Jogo, o que se estranha, teve em Sofia Gomes e Ana Sousa, ambas com 9 golos cada as suas melhores marcadoras. Jogo que decorreu sem incidências disciplinares.

Jogos 7.º / 8.º Lugar (Play OFF, á melhor de 3, no sistema, Fora, Casa, Casa)

1.º Jogo
Dia 14-05-16
Santa Joana 23 – 26 CA Leça
2.º Jogo
Dia 21-05-16
CA Leça – Santa Joana

Resultado
Santas Joana (0) – (1) CA Leça

Jogo disputa em S. Pedro Fins, perante uma fraca assistência. Jogo disputado nos primeiros 30 minutos, com total equilíbrio no marcador e no jogo, de tal forma que nunca nenhuma das equipas conseguiu vantagens substanciais, e chegou ao intervalo com a equipa maiata na frente do marcador por 12-11, o equilíbrio ainda se manteve até o marcador se igualar a 14 golos, a partir deste mo mento o CA Leça assume o comando do marcador e o controlo do jogo, e chega aos 5 golos de vantagem quando vencia por 24-19, para terminar com apenas 3 golos de diferença, no entanto é nossa opinião de que este lugar será decidido em apenas dois encontros (oxalá nos enganemos, pois o andebol precisa é de jogos). Jogo que decorreu sem incidências disciplinares. Ana Capela com 8 golos e Ana Sampaio com 6 golos foram as melhores marcadoras do Santa Joana, enquanto Catarina Oliveira com 8 golos e Cristiana Morgado com 6 golos foram as melhores marcadoras do CA Leça.
Grupo B

5.ª Jornada (2.ª da 2.ª Volta
Dia 14-05-16
Assomada 22 – 33 Passos Manuel
ARC Alpendorada 24 – 21 Juventude Lis

Permanecem na 1.ª Divisão – Juventude Lis
Descem de Divisão - Assomada

Continua a ser um Grupo a ser disputado com algum equilíbrio pontual e onde nesta jornada (a 2.ª da 2.ª Volta), apenas um dos resultados foi confirmado, e uma equipa apesar de derrotada, já garantiu a sua permanência na 1.ª Divisão (Juventude Lis), e onde como se sabe o seu maior interesse resume-se a quem irá descer de Divisão, onde a equipa da Assomada já está “condenada”, pois em caso de igualdade pontual como Passos Manuel, ficará sempre classificada atrás, nunca podendo chegar aos dois primeiros lugares do grupo. Apesar do equilíbrio, não se registaram ocorrências disciplinares o que é sempre salutar.

O Passos Manuel, confirmou o resultado da 1.ª volta, vencendo agora de forma clara o Assomada, e dando um grande passo na possível permanência na divisão, que só será confirmada no entanto na última jornada no jogo das grandes decisões (Passos Manuel / ARC Alpendorada), Neste encontro, o Passos Comandou sempre o marcador e ao intervalo já vencia por 15-10. No outro encontro da jornada o ARC Alpendorada ao vencer a Juventude Lis, num jogo em que comando praticamente sempre o marcador, já vencendo ao intervalo por 15-9, para depois permitir uma séria reação da equipa de Leiria, e adiando tudo para a última jornada, onde esperamos que o CA, esteja mais atento, nas suas nomeações.

Classificação do Grupo “B”, após esta Jornada: 1.º Juventude Lis (29 pontos), 2.º Passos Manuel (26 pontos), 3.º ARC Alpendorada (25 pontos), 4.º Assomada (24 pontos).

O Banhadas Andebol

9 comentários:

Anónimo disse...

Qual o motivo para nos 1/4 e 1/2 final do play off, a equipa melhor classificada jogar primeiro fora? Qual é a lógica?, curiosamente na final já não sucede assim.

Boris disse...

Os jogos da sad tiveram assistência abaixo do esperado????
Só quem lá não esteve para afirmar tal coisa...enfim

Anónimo disse...

V-E-R-G-O-N-H-A

Só uma pessoa na mesa, árbitros da madeira, observadores não existe, transmissão televisiva não existe.

Já percebemos que o título tem que sair do continente este ano, mas ao menos saibam fazer as coisas.

Anónimo disse...

A grelha dos PLAY OFF não fo inventada felizmente pelos portugueses das varais Federações, uns aplicam bem outros inventam ! como no caso do Andebol!
Dá maus resultados e o inventor coloca-se atrás da porta e vai dar uma volta ao bilhar grande para os lados de Guimarães!
Esta certo a melhor de 3, o primeiro jogar-se na casa do pior classificado e 2 jogos em fim de semana em casa do melhor classificado.
No play off realizado nota-se uma certa estagnação das equipas ´técnicas há muito a treinar as equipas como treinadores ou treinadoras residentes estamos a falar de Andebol Amador ou Quase amador!
é URGENTE UMAS MUDANÇAS NAS PRINCIPAIS EQUIPAS DE NOVOS IDEIAS, NOVAS TREINADORES E NOVAS MODO DE ENTENDER O TREINO, A ATLETA E A COMPETIÇÃO!
Obrigado pela vossa dedicação mas por favor descansem que bem merecem!
nota: João de Barros, Colégio de Gaia, Maia Stars, Alpendurada e outros Clubes...
AC/DC

Anónimo disse...

Desculpem discordar em relação ao jogo do Madeira SAD.Qem disse que o pavilhão não a assistência esperada é porque não esteve lá. Simplesmente teve casa cheia. Em relação ao delegado de jogo confirmo e afirmo que não é a primeira vez que acontece nem vai ser a última de certeza. Alguém ou alguma estância devia tomar alguma atitude em relação a isso.

Anónimo disse...

Sr.º AC/DC:

Tem razão, o Andebol feminino é Amador, agora é que disse tudo . . .
Sem comentários. Este AC/ DC é alguém que sempre teve a mania que era mais esperto que os outros . . .

Anónimo disse...

E não é que o "dispensado" do Passos Manuel está prestes a garantir a manutenção... Ou vai haver uma descida de divisão apenas em Lisboa, isto depois de descida da Assomada, que parece que abdicou completamente da permanência.

Anónimo disse...

Titulo Nacional na P09

jogo
ALAVARIUM-MADEIRA
0-2
3º JOGO:
PODE DECIDIR TUDO OU ADIAR PARA O 4 OU 5º JOGO!Estou curioso em ver o jogo e estarei por lá e verificar quantos treinadores colaboradores vai ter o treinador do Alavarium para ajudar ou complicar em redor do campo?
Era bom que os Treinadores os dois mantivessem um Duelo das ´tácticas tentando o melhor par as suas equipas e nao técnicos(as) com estatuto na FPA e já estiveram no Alavarium a meter-se e influenciar os árbitros!
Bom jogo e o vencedor o seja por mérito e sorte !...

Anónimo disse...

18 de maio de 2016 às 00:20
anónimo
Dás uma no cravo e outra na ferradura!
Mas o comentário do AC/DC se justifica e quem sabe disto diz que ela tem razão e reformular os conceitos de jogo no treino e competição vê-se mesmo sendo um associado de um Clube da Maia!
Gilberto