gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Crónica de Fim de Semana no Feminino – 24 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

MADEIRA SAD – CAMPEÃ NACIONAL

Fase Final - Resultados
17.ª Jornada
Gil Eanes 23 - 27 Madeira SAD
JAC - Alcanena 27 - 34 CS Madeira
18.ª Jornada
JAC - Alcanena 13 - 39 Madeira SAD
Gil Eanes 39 - 35 CS Madeira
CA Leça 25 - 30 Colégio Gaia
Alavarium 29 - 22 Juventude Lis
João Barros 25 - 19 Maiastars "B"
O Madeira Sad é o novo campeão nacional! Depois de dois anos de vitórias do Gil Eanes, a equipa madeirense voltou a conquistar o campeonato, conseguindo uma sensacional vitória em Lagos. Um jogo dramático, não apenas por estar um título nacional em jogo mas porque, face às dificuldades financeiras, o futuro do clube que perdesse estaria em risco.
Os percalços começaram bem antes do jogo, com problemas nos voos das madeirenses que fez com que a partida fosse adiada para as 20h00. E foi a equipa da casa que entrou melhor na partida, com uma Soraia Lopes endiabrada a mostrar o porquê da sua chamada à selecção nacional. Mas a Sad deu a volta ao jogo já perto do intervalo e com Ana Correia a aparecer. Na segunda parte, Virgínia Ganau mostrou o porquê de ter sido a melhor Guarda-redes portuguesa de todos os tempos e anulou as atiradoras algarvias, enquanto no ataque Renata Tavares fez uma exibição quase perfeita, destruindo a defensiva algarvia.

Não deixa de ser curioso que, no jogo decisivo, foram duas jogadoras veteranas a marcar a diferença. No entanto, não podemos deixar de destacar Cláudia Aguiar que, ao longo da época, foi a melhor jogadora das campeãs nacionais. Uma palavra para Duarte Freitas: O mal-amado do andebol feminino português conseguiu superar as adversidades e vencer. Não é fácil ser treinador de uma equipa onde as jogadoras já não recebem desde o ano passado e perder, por lesão, a sua lateral esquerda. Na hora da verdade, o Madeira mostrou estar fisicamente em melhor forma do que os seus adversários. Acreditamos que esta vitória garante a continuação do projecto Madeira Sad mas há que repensar muitas coisas, pois não é possível que se prometa e depois não se cumpra. É hora de cortar nos subsídios às jogadoras, pagar as dívidas e apostar forte na prata da casa porque uma equipa campeã nacional não pode viver de ilusões. Parabéns Madeira Sad por esta grande vitória!

Quanto ao Gil Eanes, Ana Seabra e Soraia Lopes foram as melhores, enquanto Vera Lopes e Dulce Pina não estiveram mal, mas nota-se que as lesões não lhes permitiram estar ao melhor nível. A equipa pareceu não ter estofo físico para aguentar o ritmo das madeirenses e a derrota foi inapelável. O futuro da formação de Lagos é sombrio. Sem dinheiro, parece que vai ser impossível segurar a maior parte das jogadoras que estão cansadas de promessas sem serem cumpridas. João Florêncio, o treinador que tem feito um excelente trabalho em Lagos também parece que não está disposto a ficar mais num projecto em que raramente consegue ter mais de 10 atletas num treino e em que ele vai tentando motivar, dentro do possível as suas atletas. O Gil Eanes perdeu este campeonato mas, olhando para trás, venceu nos dois anos anteriores e as forças vivas da cidade têm que se unir para não deixar morrer o Gil.

Quanto aos restantes jogos, apenas referências muito rápidas. O Madeira Sad precisava de vencer o Jac no Domingo e esmagou um Jac que tinha apenas 7 jogadoras, fruto da sua participação na fase final do campeonato nacional das juvenis (sagraram-se bicampeãs nacionais), fazendo uma festa mais que previsível. Também no Domingo, o Gil Eanes venceu o Sports Madeira, num jogo em que se notou, claramente, o desânimo das jogadoras algarvias mas que acabaram por vencer o encontro, embora com uma prestação defensiva mais fraca do que o habitual, perante a equipa que foi a grande surpresa da competição.

Já no Sábado, o Jac tinha perdido com o Sports Madeira, num jogo em que as 7 jogadoras bateram-se bravamente perante as madeirenses que acabaram por vencer tranquilamente. No Domingo, o Colégio de Gaia foi vencer a Leça num jogo em que a cabeça do Cale já está na liguilha da despromoção onde irá defrontar, provavelmente, o São Bernardo, Santa Joana, restando saber se a quarta equipa será a Juve Mar ou o Passos Manuel. Quanto ao Colégio de Gaia, uma vitória mostrando a sua superioridade sobre o Cale de uma equipa que fez um campeonato sólido mas que, ano após ano, vai perdendo qualidade. Em Aveiro, o Alavarium venceu por números surpreendentes a Juve Lis, dando sequência a uma série de bons resultados das aveirenses e dando a ideia de que poderiam ter feito melhor. Quanto à Juve Lis, perdida a guerra do 4º lugar, nota-se que a equipa entrou em descompressão. Finalmente, o Colégio João de Barros, venceu o Maiastars num jogo em que venceu uma equipa triste e que questiona o seu futuro e perdeu a equipa que tem vindo a subir e a mostrar que tem futuro.

Cai o pano sobre a época 2011/2012. Parabéns ao Madeira Sad! Na próxima época, nós cá estaremos para levar até si a mais detalhada informação sobre a prova máxima do andebol feminino em Portugal.

Críticos Femininos

27 comentários:

Renato Rocha disse...

Embora leitor habitual do blog, tenho evitado comentar aqui. Mas agora que tanto o CN Seniores e CN Juvenis terminou, já o posso fazer.

O que se passou nas últimas semanas nestes escalões foi uma vergonha. Falo concretamente no calendário da Fase Final de juvenis coincidir com a jornada dupla de seniores. Felizmente tudo se resolveu e conseguimos tanto a manutenção na 1ª divisão de seniores como conseguimos ser bi-campeões nacionais de juvenis. Sinto que no fundo se fez justiça e que se havia alguem a merecer ser campeão nacional de juvenis era o JAC.

Espero que quem habitualmente vem para aqui criticar o JAC e que fala em "resultados combinados em Fases Finais", "pressões do Marco na FAP", entre outras barbaridades, agora engula aquilo que disse, porque as miudas resolveram as coisas de forma justa e honesta dentro de campo.

De certeza que depois disto vão aqui chover comentários a criticar-me e tudo o resto, mas eu quero lá saber.

Provámos que somos fortes dentro de campo e que merecemos um pouco de respeito por parte da FAP e que as más linguas se calem um bocado.

Aproveito para também dar os parabéns ao Madeira SAD pela conquista do Campeonato Senior e por também terem feito a vossa festa com as nossas juvenis, foi um exemplo de fairplay e que elas agradecem.

Anónimo disse...

Grande mostra de profissionalismo de um grupo de atletas que nunca baixou os braços ao longo da mais longa época desportiva das suas carreiras!Sim, porque com tantas privaçoes e dificuldades pela falta dos pagamentos devidos...
É de louvar tamanha entrega!
Parabéns Madeira SAD!

Anónimo disse...

Muito mau perder revelado pelo treinador do Gil Eanes! Fica tão fácil falar da arbitragem quando se perde... Shame on you Florencio!

Anónimo disse...

Mas alguém tem culpa que o jac tenha meia dúzia de seniores para competir? Vocês têm cá uma lata...

Anónimo disse...

Tal Pai tal Filho simplesmente vergonhoso.
Ainda falam deste fogareiro para treinar o que ??
Tenham vergonha quando abrem a boca !!

Anónimo disse...

Final do campeonato P09 Feminino com uma equipa a Madeira vencedora e bem e mesmo com tantas dificuldades orçamentais conseguiram levar o barco a bom porto. Agora compete aos responsáveis políticos da Madeira que politicas a seguir no que diz respeito ao Desporto federado. Sem duvida que restringir não quer dizer estagnar mas sim limitar a pratica desportiva a uma cartilha desportiva da ilha. Menos modalidades e melhores modalidades que se identifiquem com a juventude local e representação desportiva.
Futebol, Andebol, Voleibol, Ténis de Mesa , triatlo e desportos de aventura, radicais e outros relacionados com a vida das populações.
Se desenvolvessem profissionalmente o “DESPORTO TURISMOS” como forma de acolhimento de varias equipas europeias para estagiar e jogar, tinha muito espaço de recolha de fundos para a juventude poder jogar e crescer de forma saudável.
Parabéns ao Sucesso da SAD-Madeira no Andebol Masculino, Vice Campeões Nacionais e a Madeira SAD, Feminino Campeãs Nacionais mais uma vez e numa carreira de sucesso de ambas as equipas.
Deveria ser criada um Centro de Alto Rendimento para que o Andebol pudesse receber os melhores talentos Desportivos dos pequenos clubes e continuarem a jogar e estudar.
ADC

Anónimo disse...

Ó Duarte, que jogadoras jovens e inexperientes, vai este ano iludir com falsas promessas de pagamentos, uma vida profissional no Andebol(sem receber)mas por uma grande causa: o teu ego. Não sejas tonto e se não tens dinheiro, não andes a enganar as miúdas. Nem do teu colocas lá, andam as miudas a vestir camisolas de jogo, de cada nação...

Ou a Federação começa a apoiar e controlar juridicamente os contratos e o seu cumprimento, ou por-se a disposição das atletas que os assinaram e não recebem, dando~lhes apoio juridico ou aconselho os outros 11 clubes a começarem a fazer o mesmo, mintam com falsas promessas de sonhos cor de rosa no Andebol. Vão buscar estrangeiras e façam-lhes o mesmo e vão ver aonde vão parar.

É o campeonato da opressão, do medo (de represálias da entidade (não) pagadora), enfim o campeonato da deslealdade e falta de fair play.

Parabéns Duarte conseguiste o que nunca mais vais conseguir por vias normais.

Ás atletas, essas sim, mereceram todos os segundos da festa e da vitória.

Anónimo disse...

A maior anedota aqui contada. Sem entrar na defesa das atitudes ou das causas sobre o Florêncio, venho dizer que achei uma piada referirem as condições do Madeira SAD ,quando do outro lado existe uma equipa que nunca teve condições e foi campeã dois anos seguidos.Compreende-se que a Madeira não estava habituada às situações atuais mas porque foram sempre previligiadas em relação às restantes e mesmo agora pelo que se sabe???? usufruiram da semana terrivel que tiveram duas das jogadoras determinantes do GIL,aliás verificadas no jogo.Portanto tenham juizo porque com o plantel da SAD já deviam ter ganho o campeonato há muito tempo. Proesa é ganhar campeonatos com equipas sem condições e planteis mais do que curtos.

Anónimo disse...

Grande conquista naquele que deverá ter sido o titulo com maior significado para o madeira SAD! Pela esquipa que tinha (mt curta e longe do potencial de outras épocas), pela falta de dinheiro e de condiçoes de trabalho adequadas a uma estrutura que sempre esteve habituada a boas condições,etc,etc!
Pena que na próxima época não se preveja que consigam manter o plantel na sua grande maioria! Até porque mais do que dizer o que dão às atletas, o importante será dizer como e quando lhes irão pagar o que lhes devem e q não é pouco...

Henrique disse...

Senhor Renato Rocha
Lá vem o ilustre defender o indefensável.
Não lhe fica mal, internamente, mas trazer a público o Senhor Marco como sendo um anjo, não. Essa não lembra a ninguém.
Não quero retirar mérito a quem o tem mas não fale mais em Marco. Só de fôr o de Canavezes.
Senhor Renato, reconheço em si um lutador pelos pergaminhos da JAC. Você parece-me ser uma pessoa séria.
Por isso, faça o seu trabalho que se louva mas não fale em Marco.
Boa sorte para a JAC e para si.
Cumprimentos

Anónimo disse...

O Duarte Freitas merece bem este titulo. Bom homem,bom treinador, respeitador dos que giram à sua volta.Uma joia! Com o melhor plantel de longe conseguiu ser campeão. Grande feito! Agora pode agarrar-se mais um aninho ao tacho que o seu amigo da associação lhe deu.

Renato Rocha disse...

Caro Sr. Henrique

Por certo compreendeu que foi um desabafo.

No que diz respeito ao seu comentário, só quero agradecer o elogio feito à minha pessoa.

Em relação ao seu "atrito" com o Marco, não o vou comentar, nem defender, porque não vejo necessidade disso uma vez que não o considerei "um anjo" como V. Exa referiu.

Preocupa-me mais as duas Fases Finais que ainda nos falta disputar e o jogo da Taça de Portugal de Seniores.

Saudações

cid ramos disse...

Duarte Freitas e João Florêncio são bons treinadores e pessoas que dão o seu melhor em prol do andebol feminino. Há muita inveja junta, mas isso os torna muito importantes, como de facto são.

Anónimo disse...

excelentes criticos femininos, quando foi o treinador do CALE a levar vermelho souberam bem criticar, agora como foi o do Gil com vermelho e disciplina nem uma palavra sobre o assunto.

Anónimo disse...

Ainda não percebeste que o treinador do Cale passa a vida a levar cartões e castigos? Há uma diferença entre ver um cartão vermelho uma vez ou estar constantemente a fazê-lo...

Anónimo disse...

Os cartões vermelhos para o treinador do CALE já são uma tradição. A esta tradição podem-se agora juntar as medalhas de LATA que começa a acumular!
E a época ainda não acabou...

Anónimo disse...

Sem querer defender o Florêncio, que não precisa disso, devo dizer que os Srs do apito que estiveram no jogo Gil-SAD são muito habilidosos e sabem inclinar o campo para o lado que mais interessa.
Só esta época já foram pelo menos 5 as situações em que os jogos foram decidos por eles.
Mais notícias em breve...

Anónimo disse...

Não são mais habilidosos do que o Trinca e o Monteiro, de certeza...o que se passou em Lagos, por parte do treinador e algumas atletas do Gil Eanes, foi vergonhoso!
Salvam-se algumas atletas com comportamentos bem mais dignos...quem tiver duvidas, peça o jogo à FAP e tire-as!!!

Anónimo disse...

Eu acho que era importante era saber quantas jogadoras vão sair do Madeira e do Gil Eanes: Estamos a falar de mais de 10! E é óbvio, mais de 8 meses de subsídios em atraso.

Isto sim, é concorrência desleal! Assim os clubes podem todos prometer dinheiro e depois não pagam.

Claro que nos dois primeiros lugares ficou quem prometia que pagava e não pagou.

A lista de saídas vai ser muito extensa...

Anónimo disse...

ora muito bem, antes de mais dar os parabéns ao Gil por ter conseguido perder apenas por 4 golos, com o malabarismo todo da arbitragem que chegou ao ponto de dar 4 minutos à Vera Lopes quando ela apenas disputou uma bola, logo aí decidiram o jogo.
por outro lado não percebo os parabens que sao dados ao madeira sad, uma vez que foram campeãs sem mérito; apenas conseguiram pelos pontos q o colegio joao de barros roubou ao gil eanes na primeira volta, caso contrario, ainda n era desta q as madeirenses conseguiam o titulo. no confronto directto o gil eanes seria campeão por um golo. por isso deixem-se la de parabens à sad, porque o merito nem sequer é delas.

Anónimo disse...

Preparem-se para vários abandonos no andebol feminino e das principais equipas... se mal andava o andebol feminino, então qualitativamente falando,vai ficar ainda muito mais fraco...é pena!

Henrique disse...

Caro Renato Rocha

Agradeço a lisura das suas palavras, coisa pouco vista por estes lados.
Sempre o considerei e vou continuar a considerar.
Você é uma pessoa que respeita e por isso o respeitam.

Só para esclarecer, não tenho qualquer 'atrito' com esse Senhor Marco. Apenas considero que é, há muito tempo, uma carta fora do baralho.

Os meus cumprimentos e boa sorte para o que resta da época.

Anónimo disse...

Tanta dor de coto em Lagos...

Anónimo disse...

o melhor que podiam fazer acabar de vez com os salários na Madeira Sad e no Gil Eanes e aí sim ia acabar o poderio tanto de um como do outro e iamos ter um campeonato muito mais equilibrado e com mais equipas a espirar a ganhar o campeonato. eu sei que elas já não recebem e não a muitos meses mas tentem dizeres-lhe agora: minhas amigas apartir de agora o clube não paga mais salários a nenhuma, agora jogam por amor a camisola e apartir desse momento vamos ver quantos candidatos ao titulo vamos ter e vamos ver um campeonato muito mais competitivo sem ser só duas equipas

Anónimo disse...

em 1 lugar vou deixar os parabens as duas equipas sad e gil eanes...depois vou dizer parabens ao gil eanes por jogar contra 2 equipas sad e a dupla da arbitos e so perdeu por 4.. e tem ai uns sros dizendo toda baboseira e nem viu o jogo ..porque quem viu realmente das duas equipas quem merecia ganhar era o gil eanes a dupla de arbitos fizeram de tudo mas de tudo para gil perder mas gil sempre batalhou e sempre com garra ate ao fim e esses sros que se dizem arbitos conseguiram aquilo que lutaram todo jogo inventando fazer gil eanes perder .. eu acho que os sros abritos deviam ser mais pacientes mais....calmos e mais justo para todas as equipas e nao prejudicarem quem nao querem ou nao gostam devemos ser justos claro k as duas equipas mereciam ganhar pelo esfroço pelo profissionalismo das atletas.... mas em termos de jogo e verdade e de todo o campeonato sim gil easne merecia
comprimentos a todos

Anónimo disse...

Devia ser um requisito obrigatório saber escrever português correcto, para opinar neste blog! Depois, deveria ser obrigatório perceber de andebol, dava um certo jeito! Tristes daqueles que não admitem os seus erros, culpando os outros pela derrota!!

Anónimo disse...

Já passou uma semana do título, já se falou e bem a meu ver, dos "campeonatos promessa" (vens jogar para aqui a prometemos que te vamos pagar X por mês)das equipas mais fortes, de adiamentos de jogos ( A Federação não deverá permitir que se adiem jogos para 1 semana antes do campeonato terminar) pois isso leva a não transparência no Andebol, e como as equipas em questão pelo que leio aqui já estiveram envolvidas no passado, mas pelos vistos são temas que não têm interesse neste blog.

Fazendo uma retrospectiva aos comentários no Feminino, este que aborda questões importantissimas, como a dignidade, seriedade, honestidade, competência e trabalho, nada tem a ver com o Andebol Feminino.

Foi uma época de desalento, desonestidade, favorecimento (do antigo Presidente) aos amigos, e em termos de selecção de incompetência total.

Mas nem tudo foi negro, porque há dirigentes que foram competentes, treinadores que se revelaram, jogadoras que mostraram a sua dignidade e competência e ainda são estes que fazem com que o Andebol Feminino exista. Caso contrário teriamos 6 equipas a disputar o campeonato nacional e o resto serviria para quê??? Para alimentar o "campeonato Promessa", devedor, falso, e que ilude jovens a troco de nada e estas por vergonha, ou de grande dignidade deixam as coisas rolar...

Um abraço a quem está no desporto de competição, pelo desporto, pela competição, pela luta no campo, pelo fair play, e de cabeça levantada.