gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 19 de junho de 2021

PO23 - Taça de Portugal Seniores Femininos – 2020 / 2021 – XI – Final Four

TAÇA DE PORTUGAL SENIORES FAMININOS

FINAL FOUR – 2020 /2021

(VILA REAL)

Iniciou-se a disputa da Final Four da Taça de Portugal em Femininos (1/2 Finais e Final), no Pavilhão Municipal de Vila Real. Lamenta-se mais uma vez, que esta época, ao contrário do que já foi feito e bem em épocas anteriores o portal da Federação, não tenha disponibilizado as estatísticas dos jogos, em direto (disponibilizadas mais tarde). Lamenta-se ainda que a Andebol TV, não tenha sido parceira nestas transmissões, pois o acesso à plataforma da Bola TV, é um acesso restrito. Pois consideramos extremamente útil esta nova ferramenta.


PO 23 – Taça de Portugal Seniores Femininos

Recordamos apenas as equipas que estarão presentes na Final Four

PO10 (1) – Porto Salvo

PO09 (3) – Madeira SAD, Alavarium, e ARC Alpendorada.

Resultados e Calendário

1/2 Final

Dia 19-06-21

Madeira SAD 32 – 27 Alavarium

ARC Alpendorada 25 – 23 Porto Salvo

Na primeira 1/2 Final, tivemos o principal jogo da FF da Taça de Portugal, pois foi realizada, entre duas principais equipas nacionais (Madeira SAD / Alavarium), que por sinal foram as duas primeiras classificadas no campeonato nacional. Com o Madeira SAD, a apresentar-se já com Odete Tavares, mas a sua pivô Lívia, nos primeiros 30 minutos, tivemos inicialmente um jogo de grande equilíbrio, onde as igualdades foram predominantes, até aos 7-6 a favor da equipa insular que chega aos dois golos de vantagem 8-6, para o Alavarium entrar num período de “apagão”, e o Madeira SAD chegar aos 15-7, maior vantagem, registada até então, e que se repetiu por diversas vezes, como por exemplo aos 14-8, ou aos 15-9, para no entanto o Madeira SAD após um time out, cerca dos 25 minutos reforçar de seguida a sua vantagem chegando aos 17-10, e aos 19-11, resultado com que se atingiu o intervalo e que foi o maior diferencial registado neste período de jogo. No segundo tempo recomeço do jogo com o Madeira SAD a fazer o 20-11, para o Alavarium reagir de imediato, e realizar um parcial de 3-0, colocando o marcador em 20-14, com o Madeira SAD a utilizar um dos seus times out, estavam decorridos cerca de 35 minutos, mas o Alavarium nunca desistiu, e chegou aos 22-17, passa de 9 golos de desvantagem para apenas 5 golos, e começa a sentir-se algo diferente na equipa da Região de Aveiro, embora a equipa insular onde Petra Dicak (7 golos, 77% de eficácia), foi uma surpresa pela positiva na nossa opinião, controlasse o jogo, e com o resultado em 26-20, é a vez de o Alavarium usar um novo time out (cerca dos 49 minutos), mas que não rendeu de imediato o esperado pois o Madeira SAD chega aos 27-20, mas o Alavarium com grande determinação e brio chega aos 28-25 (somente 3 golos de diferença, recuperando 6 golos, neste período), no entanto o Madeira SAD volta a impor-se nos últimos 3 minutos e termina como vencedor por 32-27. A equipa insular termina com 10 atletas a marcarem golos e além de Petra Dicak, já referida temos Greyce Santos com 6 golos (66% d eficácia), tantos como os convertidos por Neide Duarte (75% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), que foram a suas principais marcadoras, no Alavarium temos Diana Oliveira com 7 golos (77% de eficácia), e Daniela Mendes com 5 golos (55 % de eficácia), como melhores marcadoras, eco a equipa do Madeira SAD a estar presente na final, onde em nossa opinião é a grande favorita, terminando com Nádia Nunes a ser a MVP do jogo, com 28% de eficácia, enquanto quer Andreia Madail (15% de eficácia) quer Andreia Costa (18% de eficácia), estiveram longe do desejado. Como nota menos positiva, temos o facto de o encerramento do Boletim de jogo, ocorrer tarde a más horas. E não completamente preenchido, presumimos que sem ocorrências disciplinares.

Na segunda 1/2 Final, defrontaram-se duas equipas, que têm sido a surpresa da época, em termos femininos, o ARC Alpendorada, com o seu 4.º Lugar na PO.09, e Porto Salvo, com a excelente carreira na Taça de Portugal, onde eliminou equipas da PO.09. Jogo onde estavam reunidas condições para termos no mínimo um jogo cheio de emoção, começando co a equipa do Porto Salvo a abrir o marcador chegando aos 4-2, permitindo de seguida que o ARC Alpendorada, igualasse a 4 golos, para a seguir fazer um parcial de 5-0, e colocar o arcador em 9-4 a seu favor, obrigando o ARC Alpendorada, a ir em busca do seu melhor jogo, e da sua determinação para diminuir a diferença, não conseguindo no entanto chegar ao intervalo na frente do marcador pois a jovem equipa do Porto Salvo, consegue chegar ao intervalo a vencer por 13-11. No segundo tempo a maior experiencia do ARC Alpendorada, fez-se valer, e com uma boa entrada em jogo, passa a comandar o marcador aos 16-15, com a diferença a nunca ter chegado a mais de dois golos, e chega aos 22-20, mas o Porto Salvo ainda reage e bem e iguala a 23 golos, com a equipa do ARC Alpendorada, a marcar dois golos, nos minutos finais, sendo um deles de 7 metros, mesmo em cima do minuto 60, e desta forma chega à vitória, e ao apuramento para a final, tendo a sua jovem guarda-redes Rita Guimarães (45% de eficácia) sido considerada a MVP do jogo, diante um adversário que foi eliminado, mas que demonstrou valor e bastante dignidade, e não compreendemos como algumas das suas jovens jogadoras, não são chamadas à Seleção de Sub-19. Na equipa do ARC Alpendorada, Mariana Costa com 11 golos, foi a sua principal marcadora, e melhor marcadora do jogo, com Maria Unjanque com 7 golos, e Joana Pires com 5 golos, foram as melhores marcadoras da equipa do Porto Salvo. Jogo sem ocorrências disciplinares.

Recorda-se o facto de nos termos Regulamentares e de acordo com o ponto 4 do Artigo 4.º do Subtítulo 7 do Titulo 8, apenas poderem ser utilizadas 16 atletas, nas provas em regime de concentração.

Final

Dia 20-06-21

Madeira SAD – ARC Alpendorada (17H30) A Bola TV

De resto sobre as arbitragens e os delegados, já dissemos o que tínhamos a dizer, mas parece que a realidade está a ser um pouco diferente, pois já temos elementos do próprio CA a realizarem funções de delegado, o que não consta na circular do próprio CA.

De resto desejamos que o que falta da prova decorra com grande desportivismos.

O Noticias

9 comentários:

Anónimo disse...

boa postura do banhadas ao nao falar da arbitragem. é o melhor, de facto nao ha nada a dizer.

Anónimo disse...

E o bombo!?!?

Anónimo disse...

Zé António
Não leves estas miúdas ao Europeu...
Vai para lá passar vergonhas e envergonhar o país!!!
Diz-me quantas atletas tens para defender neste Europeu???
A DTN diz na televisão que já fez neste período muito pelas seleções jovens....mas é um crime o que vai fazer a estas miúdas!!!
Vergonhoso os interesses sobreporem-se a verdade desportiva!!!

Anónimo disse...

Alguém sabe se o Bombo está a venda?

Anónimo disse...

Será verdade que não vão levar as atletas do PS ao Europeu por indicação da Federação???
Perderam a vergonha de vez!?!?

Anónimo disse...

as atletas do Porto Salvo andebol têm pouco, o que têm é força porque técnica não há

Anónimo disse...

E a guarda redes do Alpendorada? Também não vai porquê?

Anónimo disse...

E as do Madeira Sad? Campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal e não tem jogadora nenhuma na seleção nacional? Andam a dormir, só pode

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.