gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Planeamento Desportivo – Época 2018/2019 – XXVII


Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2017/2018

Continuamos na análise ao Planeamento das Provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através dos Comunicados Oficiais N.º 23 e 24 da presente época, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Continuamos a afirmar, de que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior. Embora para a prova que hoje vamos analisar seja exactamente o mesmo modelo competitivo da época anterior, verificando isso sim uma nova alteração nas zonas, e felizmente, pois a prova já teve o seu início, todas as Associações já criaram a prova, no sítio da Federação o que torna tudo muito mais fácil, qualquer análise.

Hoje iremos analisar ainda que sumariamente a PO10
PO10 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Femininos

Na análise anterior, constatava-se que o número de zonas se mantêm conforme a época 17/18 zonas distintas, verificando-se agora o mesmo número de zonas (3), mas com uma alteração passando a AA Leiria, da Zona 2, para a Zona 3, tornando esta Zona, numa das mais dispendiosas, pois vai desde Leiria ao Algarve, com um total de apenas 9 Associações participantes, pois até hoje não saiu nenhuma rectificação a informa de que Setúbal, está integrada na Zona 3. Recordamos que as últimas participações foram de 20 em 14/15, 24 em 15/16,  23 em 16/17, 23 em 17/18, e agora apesar dos constrangimentos já enunciados a participação será superior à da última época, pois passamos para 25 equipas, o que consideramos positivo, apesar de esperarmos um aumento. Saúda-se o regresso do Vitória FC, que se encontravam ausentes desde os anos 80, e igualmente o regresso do Benfica ao género.

O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 24 da presente época, é um modelo que não sofreu fortes alterações em ralação modelo aplicado na época passada, esperamos que este modelo seja bem mais adequado ao escalão, apesar de termos as nossas dúvidas.

Os clubes apurados na 1.ª Fase (8 equipas), formam uma zona única, que será disputada no sistema de TXT a 2 voltas. O 1.º Classificado, é a Campeã Nacional, e as duas primeiras classificadas, ascenderão á 1.ª Divisão Nacional (PO09)

Distribuição das Associações por Zona, conforme CO N.º 23

Zona 1 (12 equipas) – Porto, e Braga – Apura previsivelmente 4 equipas  
Zona 2 (6 equipas) – Aveiro, Castelo Branco e Viseu - Apura previsivelmente 2 equipas
Zona 3 (7 equipas) – Leiria, Lisboa, Setúbal, e Algarve - Apura 2 equipas

O número de apurados em cada zona, como a prova já se iniciou, não deverá sofrer ajustamento (mas não é indicada uma data limite), apenas informa que os ajustamentos “poderão” sair em CO, como até ao momento nada foi emitido, concluímos que de que efetivamente não existem ajustamentos.

Equipas por Zona na 1.ª Fase

Zona 1 (12) – ABC, Juventude Mar, AA Didaxis, DAC – Douro Andebol Clube, S. Félix Marinha, AC Vermoim, GDCP Sobreira, Modicus, Académico FC, Pedras Rubras, Santa Joana, e Almeida Garrett.

Zona 2 (6) – AC Salreu, AD Academia Andebol SPS, AD Sanjoanense, C. Benfica e Castelo Branco, CP Valongo Vouga, e Ílhavo AC.

Zona 3 (7) – Batalha AC, Vela Tavira, Cister SA, Porto Salvo, SIR 1.º Maio, Benfica, e Vitória FC.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas. 

O Analista

Sem comentários: