gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 3 de outubro de 2010

Crónica de Fim de Semana – 04 – 2010 / 2011 - II

Crónica de fim de semana que, se dedica exclusivamente à PO01

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

5.ª Jornada – Resultados
Águas Santas 28 – 21 Sporting
SC Horta 26 – 22 Madeira SAD
Maria Balaio 27 – 30 ABC
Belenenses 31 – 24 S. Bernardo
FC Porto 38 – 22 S. Mamede
Benfica 42 – 30 Xico Andebol

Jornada que se iniciou a meio da semana, com o FC Porto / S. Mamede e, que terminou com a vitória esperada do FC Porto. No entanto convém esclarecer que os Academistas durante o primeiro tempo deram uma boa imagem de si próprios, chegando ao intervalo a perder apenas por 3 golos de diferença ( 15-12 ) . No segundo tempo com uma entrada de rompante o FC Porto, colocou rapidamente o marcador com uma diferença de 10 golos ( 25-15 ), estávamos com apenas 40 minutos jogados e, dai para a frente o jogo deixou de ter história. No FC Porto a figura de destaque foi Ricardo Moreira ( 10 golos ) , a grande maioria em acções de contra ataque ( 7 ) , este tipo de acções renderam 16 golos ao FC Porto em 20 tentativas, pensamos que isto diz tudo. O Maria Balaio / ABC , foi um jogo de total equilíbrio, tantas foram as situações de igualdade verificadas ao longo do encontro, ao intervalo registava-se uma igualdade a 12 golos ( Rectificado ). O resultado final apenas é estabelecido nos 4 minutos finais, quando o Maria Balio sofre duas exclusões e, se estava com uma igualdade a 26 golos. No ABC a 1.ª linha foi um desastre total, aos 47 minutos de jogo tinha 11 tentativas de remate de 1.ª Linha e apenas 1 golo obtido. José Rolo e Hugo Rosário não jogaram ( desconhecemos os motivos ), acabando Carlos Matos com ( 7 golos ) por ser o jogador mais produtivo da equipa. O Maria Balaio deu uma imagem de evolução e José Fernandes com 7 golos foi o marcador de serviço. Nova derrota do Madeira SAD, agora na sempre difícil deslocação à Horta. Só houve equilíbrio até aos 27 minutos de jogo quando o resultado se encontrava em 12-11, favorável ao SC Horta , a partir deste momento os Açorianos não largaram mais o comando do mesmo, chegando inclusive a estar a vencer por diferencial de 6 golos aos ( por exemplo - 23-17 e aos 26-20 ). Apesar do SC Horta passar por um período negro ( 8 minutos sem qualquer golo ) entre os 42 e os 50 minutos, os Madeirense apenas conseguiram chegar a um diferencial de 3 golos ( 23-20 ). Mais uma vez o veterano Yuriy Kostetsky foi figura de destaque ( 10 golos – 8 no 1.º tempo ) no SC Horta, juntamente com o guarda redes Nuno Silva. Vitórias com maior ou menor dificuldade do Benfica diante um Xico Andebol e do Belenenses frente ao S. Bernardo. Por fim, a grande surpresa da jornada a excelente vitória do Aguas Santas sobre o Sporting.

Belenenses 31 – 24 S. Bernardo

Partida emocionante entre duas das equipas com mais jovens da Prova, e a espaços bem jogada, embora com algumas falhas técnicas. Os homens de Belém comandaram sem sobressaltos até cerca dos 13 minutos ( 11-6 ) , momento de pedido de Time Out pelo S. Bernardo, daqui em diante, uma excelente recuperação dos Aveirenses, que lhes permitiu chegar ao intervalo com uma igualdade ( 15-15 ). No segundo tempo voltou a registar-se equilíbrio , de atl forma que cerca dos 45 minutos de jogo, se registava nova igualdade ( 22-22 ), a partir deste momento o Belenenses passou para o comando jogo para não mais o largar, registando-se um período negro para o S. Bernardo , pois foram cerca de 10 minutos sem marcar ( entre os 47 e os 57 minutos ), passando o resultado de 25-23 para 29-23. No Belenenses a utilização de Tiago Fonseca ( 5 golos ) com entradas aos 6 metros foi decisivo, de igual modo Elledy Semedo com 8 golos foi o marcador de serviço, enquanto do Lado do S. Bernardo vai para Dann Garcia com 7 golos. Dirigiu o jogo a dupla Madeirense Duarte Santos / Ricardo Vieira, que produziram excelente trabalho, quer tecnicamente quer disciplinarmente. O Factor negativo vai para o facto de o delegado ao jogo ( Manuel Mendes ), ter permitido que aquando da exclusão de Francisco Bacalhau , o Belenenses prosseguiu com 7 elementos em campo, não fosse a pronta acção do técnico do Belém ao puxar um atleta para fora de campo.

Benfica 42 – 30 Xico Andebol

Encontro jogado a alta velocidade ( mas mal ), sem grandes preocupações defensivas, por parte de ambas as equipas. O Benfica, nunca defendeu como já o vimos fazer, foi mesmo um autêntico “caos”. O Xico Andebol por vez é uma sombra da equipa da época passada , e só marca 30 golos devido à prestação defensiva do Benfica. O Benfica entrou demasiado confiante, chegando ao intervalo a vencer apenas por 20-17, só cimentando o seu triunfo no segundo período. O Benfica teve nos seus guarda redes ( Ricardo Candeias e João Ferreirinho ) os seus melhores elementos , seguidos de perto por José Costa. De referir que 19 dos 42 golos do Benfica foram marcados em acções de contra ataque. O ponta esquerda José Sampaio no Xico Andebol acaba por ser o destaque pela positiva na equipa de Guimarães com 8 golos. Dirigiu o encontro a jovem dupla de Aveiro constituída por André Andrade e Telmo Neves. Demonstrou falta de conhecimentos e de experiência , pois em jogos aparentemente fáceis , os erros notam-se mais. O critério disciplinar foi desconexo, permitindo puxões por trás nos braços . Quando desempenham as funções de Árbitros de Baliza, encontram-se desatentos ás violações, bem como demonstram falta de leitura na Falta do Atacante. No entanto ao tentarem acertar, pensamos que são uma dupla a rever e a quem devem ser concedidas novas oportunidades.

Águas Santas 28 – 21 Sporting

Excelente vitória do Águas Santas, sobre um Sporting, que de equipa pouco teve. O Aguas Santas apesar de ao intervalo se encontrar em desvantagem ( 10-11 ) e de no primeiro tempo ter estado cerca de 9 minutos sem marcar qualquer golo ( entre os 19 e os 28 minutos ) , nunca se deu por vencida. No segundo tempo entrou de rompante e rapidamente se colocou na frente do marcador, para não mais o largar, e com a sua forte organização defensiva , alicerçada numa extraordinária exibição no melhor jogador em campo, o seu guarda redes António Campos , e numa excelente organização atacante, que pacientemente levava “a água ao seu moinho”, e onde pontificou um “veterano” mas só de BI, de nome Jorge Carvalho que realizou uma exibição para mais tarde recordar, não só pela eficiência do remate ( 11 golos ) , mas pela forma como assistia e fazia jogar. O Sporting por sua vez, apenas a espaços tinha alguma organização defensiva , como nos primeiros 15 minutos do primeiro tempo, depois um vazio de ideias, tanto a defender como a atacar, sem soluções e com perdas de bola incríveis. Esteve desde os 25 minutos de jogo até aos 36 minutos sem marcar qualquer golos e sofrendo 6 golos. Desta vez, também não teve Hugo Figueira, que apesar de tudo foi o menos culpado , pela expressiva derrota. E agora Sr. Paulo Faria, quem é que ainda lhe falta no Plantel!!. As suas desculpas com a dupla de árbitros, não justificam nem de perto nem de longe a pesada derrota que sofreu. A dupla de arbitragem que dirigiu este encontro António Trinca / Tiago Monteiro, esteve longe do trabalho que deveria produzir , e que já lhes vimos fazer. Disciplinarmente no mínimo com critérios duvidosos, no Jogo Passivo mal , na Lei da Vantagem não se entende como António Trinca corta uma jogada de golo iminente para fazer advertências verbais., e com descoordenações entre si como aquela que Tiago Monteiro , faz o gesto de que não existe e nada , e António Trinca como árbitro central , exclui um jogador.

O Banhadas Andebol

26 comentários:

Anónimo disse...

Agora com uma equipa com objectivos ditos semelhantes...O resultado final é enganoso porque a superioridade so Sp.Horta foi bem mais expressiva! SAD Madeira continua com uma regularidade pautada por baixo!

Anónimo disse...

parabéns aos águas santas pela excelente vitória!

Anónimo disse...

Sete Fontes-ABC
Sou bracarense, adepto do ABC e vi o jogo. 4 curtas notas:
1. Sete Fontes – Equipa muito motivada (quase todos os jogadores passaram pelo ABC e quiseram mostrar que ainda lá podiam andar – e um ou outro até me pareça que sim, por exemplo o Caldas); bom guarda-redes; equipa a rever, nomeadamente quando o Sarmento e o Domingos puderem jogar;
2. ABC – desmotivação; à falta do Rolo, carência de lateral direito; Bogas, Matos e Tiago a léguas do que podem e sabem (do guarda-redes fala-se a seguir);
3. Equipa de arbitragem – nomeação de grande risco, face às relações pessoais existentes; boa arbitragem, embora com um erro grave (em benefício, estou certo que involuntário, do ABC), a 2 minutos do fim, que ajudou a decidir o jogo, até pelas exclusões que provocou; boa dupla que deveria ter sido poupada a este jogo;
4. Carlos Ferreira – enquanto adjunto e treinador de guarda-redes, experiente como poucos, não tem capacidade para impor junto de Jorge Rito a sua opinião? Ou será que é de opinião que a baliza só devia ter sido “mexida” a 3 minutos do fim, como veio a acontecer?

João Rola disse...

Notíca em primeira mão o Paulo Faria acaba de contratar o António Campos da A. Santas oferecendo em troca o Figueira.
Para quem pensava que o Sporting ia passear, se calhar devia tendo em conta o que gastou, no campeonato cá fica a resposta dada pelo A. Santas. Brilhante no querer e uma lição de táctica dada pelo seu treinador ao , supostamentre tendo em conta o que ganha , melhor treinador do campeonato.
Só que apetece perguntar onde estava o Sr. Paulo Faria? No jogo não creio porque como explica que o Jorge Carvalho tenha marcado 11 golos. Toda a gente sabe que grande parte do jogo do A. Santas passa pela sua capacidade de remate, também pouco mais pode fazer (e já é mais do que muito), tendo em conta a sua idade e barriguinha que exibe. Então como foi possível o homem passar o jogo todo a fazer diagonais com remates na zona central perante os estatícos defesas do Sporting. Onde estava o Sr. Paulo Faria para corrigir esses promenores?
Eu respondo.
A magicar a resposta e desculpa que ia inventar para a desastrosa exibição da sua equipa. Bla, bla, bla equipa de arbritagem , fomos condicionados etc. etc.
Para um participante Sportinguista que aqui travou comigo uma interessante troca de opiniões sobre a dispensa do Humberto peço-lhe que se vá lembrando do que aqui escrevi.
Grandes jogadores não fazem grandes equipas e uma vez mais hoje isso ficou provado.
Parabéns A. Santas.
Quanto ao resto da jornada o Belenenses continua a sua boa prestação á semelhança do Horta e nos mais fracos novamente o destaque para o Xico que caminha para o abismo.

Anónimo disse...

Alguém me explique que arbitragem foi aquela no dragão caixa? Quem são aqueles gajos!!!!!

Anónimo disse...

Excelente resultado na Taça da Europa por parte do FC do Porto na Roménia e esperamos ver a equipa passar á fase seguinte.Parabens.

Relativamente á competição interna, 1ª Divisão:
Um fim de semana com resultados surpresa como foram a vitória do Sp. Horta-Sad Madeira e colocando á vista que a SAD Madeira perdeu elementos fundamentais como seja o Kostesy que agora ao serviço do Sporting da Horta ganhou e bem ao se anterior clube, um erro de casting por parte dos responsáveis da Sad-Madeira.
A vitória mais alarmante e justificada foi o resultado verificado no Aguas santas 28-21 sobre o candidato ao Titulo e com elevado orçamento referimo-nos ao Sporting.
Um excelente exibição e lição bem estudada por parte do Treinador Joca e jogadores da AAAS em que temos de referir dois jogadores com elevadas prestações em jogo Carvalho e Campos GR, mais dois elementos a ter em atenção por parte do Paulo Faria que com excelente plantel mas a maioria a jogadores fora dos lugares, tem feito maus jogos e más exibições, a Direcção do
Sporting tem mais que motivos para uma reunião a sério com o Treinador PF e as suas estúpidas opções tácticas e estratégias.
ABC

Anónimo disse...

O JOGO 7 FONTES-ABC AO INTREVALO ESTAVA 12-12- E NAO 15-15-COMO SE PODE VER NO BOLETIM DE JOGO. QUANTO AO JOGO BENFICA -XICO OS 2 GR SEREM CONSIDERADOS DOS MELHORRES EM CAMPO NAO É NORMAL!!!

Anónimo disse...

Erros de casting na SAD Madeira? Imensos!!!Ora vejam bem o plantel e procurem jogadores que decidam partidas? Nem um!

Anónimo disse...

mas so quem anda a dormir e q acha que o paulo faria e bom treinador...
sera q o sete fontes vai renascer?
e o benfica? sera que vai ganhar o proximo?
este aguas santas nao me convenceu... mas a ver vamos.
o porto que nao va buscar um lateral e vai ter mt azar este ano

Anónimo disse...

Uma crítica no sentido construtivo.

Acompanho este blogue à não muito tempo e acompanho porque o acho bem dinamizado, embora verifique que ao nível do conteúdo este parece-me rotineiro (resumos de jornadas e noticias de âmbito geral.Não sei se seria possível mas penso que havia de existir mais crónicas de valorização individual dos atletas e treinadores e valorização colectiva dos clubes de forma a tentar criar ídolos para o andebol, pois, sem ídolos os jovens não se agarram às modalidade. Talvez entrevistas simples ou pequenas crónicas sobre atletas e o seu percurso.
Penso que seria informação mais produtiva e valorizativa do lado mais importante de qualquer modalidade, os atletas, treinadores e clubes.

Abraço a todos

Silva

Anónimo disse...

fui com curiosidade assistir ao dragao caixa ao jogo frente a sao mamede pelo q tanto ouvi falar desta equipa. posso ser injusto mas desiludiu-me um pouco. não pela derrota, porque surge naturalmente pela diferença de valores individuais, mas sim pela qualidade de jogo.
se a nível defensivo a equipa até está bem organizada, tendo um gr q n mostrando grandes argumentos tecnicos, tem rapidez, no ataque decepcionou-me bastante... o andebol baseia-se na criaçao de situações de remate dos laterais ao meio (laterais de 1.80m...) que leva a um elevado nº de blocos e no jogo persistente para o pivot. não há combinaçoes, nao há jogadas, um vazio de ideias q de certeza nao será do central mario ramos que considero um optimo jogador... provavelmente ideias pobres de um treinador q nunca teve mts argumentos como treinador. tb n percebo a presença em campo de jogadores tao pobrezinhos para estas andanças como o ponta dir que julgo q era do aguas santas e do lateral q era do academico... entao esse... q é feito de um pretinho q la jogava? de resto acho q é uma equipa mt aguerrida e que facilmente garante a manutenção. destaco o ponta caminha, o mario ramos e o lateral dir novinho

Anónimo disse...

A direcção do Sporting Andebol preocupa-se mais em andar a desviar jovens dos seus clubes da Formação e das suas terras de Origem .
Vergonhoso a prestação de uma equipe com um lote de jogadores deste nível.
Estão ali jogadores que estão irreconheciveis do seu real valor,mas a culpa não é deles.
Eu não sou Sportinguista,reconheço mérito ao espirito do Águas Santas mas o Sporting está mal comandado, mas sem dúvida nenhuma.
Cheguei a ter pena dos jogadores Sporting,tanta rotação que chega ao ponto de nenhum atleta ter tempo de se afirmar.
António Nascimento

Anónimo disse...

Sporting e SAD Madeira! As decepções do campeonato até agora!

O Banhadas Andebol disse...

Ao anónimo das 15:44

Tem toda a razão no que diz e nós aceitamos todas as criticas com sentido construtivo, no entanto devemos esclarecer, aqui são todos completamente amadores em todo o sentido, apenas nos move o grande amos que temos pela modalidade, e por vezes, o tempo escasseia, para podermos diversificar, o que gostaríamos imenso, com temas conforme nos indicou, mas como deve calcular, esses temas obrigam por vezes a grande investigação, inclusive de dados estatísticos, para podermos ser fieis e credíveis na informação. Se por ventura, existir alguém que possa colaborar graciosamente nesse sentido estamos abertos a novos colaboradores

João Rola disse...

Em complemento do meu anterior comentáriao deixo aqui o repto de saber qual foi o castigo que o Paulo Faria deu aos jogadores.
È que na época passada aquando da derrota com o Xico em Guimarães o Paulo Faria decretou que todos os jogadores teriam de ir para Lisboa (uma grande parte dos atletas era e é do Norte)e só depois poderiam rumar aos seus lares, com uma única excepção.
Qual foi?
Sem espanto o próprio Paulo Faria que ficou logo no Porto.
Excelente exemplo de liderança e responsabilidade, penalisando uma atitude dos jogadores, talvez menos empenhada, mas auto excluindo-se.
Enfim deste modo se cria o tal espírito de equipa, necessário a um conjunto coeso e unido em torno do mesmo objectivo.

Anónimo disse...

Uma crítica construtiva

Desde já agradeço o terem dado atenção à minha crítica.
Entendo perfeitamente os vossos argumentos e naturalmente para terem aqui o nível de resumos que têm já é preciso muito investimento pessoal dos que colaboram com o blogue. O que eu gostaria de reforçar é que em minha opinião estes resumos semana após semana seriam bem substituídos por outro género de crónicas como atrás exemplifiquei. Ou seja, apenas sugeria que direcciona-sem o vosso esforço para conteúdos bem mais interessantes, não repetitivos, e geradores de motivações adicionais à nossa modalidade.

Abraço

Silva

Anónimo disse...

Os castigos pedagógicos do treinador do Sporting, são de morrer de rir e gostava de estar na camioneta do Sporting para ouvir os comentários.Ele é uma figura de proa do andebol subterraneo e como soube levar a dele com o Jorge Sousa a Director do Sporting pelo menos pode ser mercenário, incompetente mas os 4 anos ninguem tira, ganhe ou não ganhe?
Está aqui um erro complicado de se resolver e mais um ano afastado do titulo, aquilo em Aguas Santas foi um vergonha mesmo vergonha, tal o desnorte do PF e os jogadores e serem tal mal orientados.
O sportinguista

Anónimo disse...

O horta tem tudo para ser campeão, só não tem treinador. O Duque de paus é a menos valia da equipa. Com um treinador a sério a equipa era candidata.

Anónimo disse...

A SAD Madeira também tem tudo para ser campeã!...ou talvez não! Abram os olhos na Madeira!!! Como pode uma equipa que resulta da fusão de dois clubes com o objectivo de lutar sempre por patamares elevados a nível nacional, andar a pastar da forma que o tem feito na presente época??? Essa gente não presta contas a ninguem???

Anónimo disse...

Pelos vistos não têm que prestar contas a ninguém porque se tivessem que o fazer já há muito que tinham fechado a porta!

Anónimo disse...

Não percebo esta conversa, o Horta tem um orçamento de 600 mil euros ( informação correio da horta) o Madeira SAD tem um orçamento de 250 mil euros (informação diário da madeira). Não percebo esta conversa. Quem tem mais dinheiro tem que ter maiores resultados, o resto é conversa.

Anónimo disse...

Boa noite!

ao Anónimo 8 de Outubro de 2010 23:16

O "correio da horta" não existe há mais de 2 anos. Essa informação alem de errada é desactual!!!

ao Anónimo 7 de Outubro de 2010 13:16

Duques também fazem vazas contra As e Reis de mão....

Anónimo disse...

A SAD Madeira torna publica os orçamentos que lhes são convenientes para dessa forma ir justificando que não têm obrigações em termos de resultados! Só quem dorme é que não percebe isso...

Anónimo disse...

Quem era o treinador do Horta na época passada? 9 º lugar ?!
Prestou contas a alguém?
Milhares de Euros gastos para ficar à frente do Xico, do Marítimo e do Fafe?!
Muita Parra e pouca uva, para quem fala muito e ainda deu pouco ao Andebol Açoriano?!

Anónimo disse...

Finalista da Taça Portugal!? Não conta?

Anónimo disse...

Eliminas-te 3 equipas da 3ª Divisão, para lá chegar!