gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 05 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. E engloba os resultados da Jornada da Zona Norte jogados no dia 05-10-10.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados
Zona Norte
5.ª Jornada
São Bernardo 27 – 29 Salgueiros 08
Santa Joana 30 – 30 Santa Isabel
CD Palmilheira 21 – 29 Académico FC
Maiastars 26 – 26 Juventude Mar
Almeida Garrett 19 - 34 Colégio Gaia
Alavarium 26 – 24 CA Leça
Folga – ARC Alpendorada
6.ª Jornada
Santa Isabel 30 – 18 São Bernardo
Académico FC 33 – 20 Santa Joana
Juventude Mar 24 – 24 Alavarium
Colégio Gaia 35 – 28 Maiastars
ARC Alpendorada 34 – 30 Almeida Garrett
CA Leça 31 – 20 CD Palmilheira
Folga – Salgueiros 08

Zona Sul
4.ª Jornada
Porto Salvo 21 – 33 CS Madeira
João Barros 20 – 33 Madeira SAD
Juventude Lis 45 – 19 Passos Manuel
SIR 1.º Maio 16 – 36 Gil Eanes
Assomada 32 – 21 A. Coimbra
10.ª Jornada – Jogo Antecipado
A. Coimbra 12 - 39 CS Madeira

Jornada de grandes embates na Zona Norte, em que 6 candidatos à fase final se defrontaram entre si, numa das mais interessantes jornadas até ao momento.

Destes 3 grandes embates, o mais desinteressante decorreu no Pavilhão do Lima, com o Académico do Porto a esmagar o Santa Joana. Com excepção do encontro com o Alavarium, a equipa de Luísa Estriga tem superado com bastante facilidade os seus adversários mais fortes e começa a ser um dos mais fortes candidatos à fase final. Defensivamente são bastante sólidas e depois têm uma Ana Sampaio com uma velocidade espantosa que permite resolver facilmente encontros no contra-ataque. Neste jogo, nesse capítulo do contra-ataque, esteve muito bem acompanhada por uma Mariana Costa que tem sido uma das boas surpresas desta equipa. Pela frente, tiveram um Santa Joana mau demais para ser verdade e muito longe do que fez a época passada. É verdade que Filipa Fontes e Carla Sá eram peças muito importantes nesta equipa mas a sua ausência não explica tudo. As jogadoras parece sem qualquer dose de agressividade e foi penoso ver a sua atitude na segunda parte. Ou algo muda, ou o Santa Joana terá muitas dificuldades em atingir a fase final.

O Juve Mar – Alavarium foi o encontro mais equilibrado da jornada. Duas equipas que defendem muito bem e dois treinadores que são autênticas raposas na arte de aprisionar as melhores armas do adversário. Não foi um grande espectáculo de andebol, mas o jogo valeu pelo equilibro e pelas exibições de Teresa Santos e Cláudia Correia. Filipa Fontes ainda parece inadaptada à sua nova equipa e longe da sua melhor forma e parece-nos que quando se entrosar esta equipa tem condições para estar a um nível muito alto. A Juve Mar mostrou, uma vez mais, que a sua ida à fase final o ano passado não foi fruto do acaso e vai de empate em empate com as melhores equipas.

O Colégio venceu com bastante tranquilidade o MaiaStars e mostra que vai fazer uma época bem melhor do que muitos apregoavam. Quando a equipa consegue sair em contra-ataque apoiado é das melhores no nosso país e causa problemas ao seu adversário. No ataque organizado, Helena Soares é uma das pivots mais móveis e com melhor qualidade do nosso andebol e a equipa parece voltar a ganhar a confiança de outros tempos. O Alavarium - Colégio de Gaia do próximo fim-de-semana é um dos jogos mais aguardados desta Zona Norte. Já o Maiastars continua o seu calvário, com a equipa a somar maus resultados atrás de maus resultados e ocupa o oitavo lugar da classificação, algo impensável no início do campeonato. A equipa mostra uma gritante falta de soluções e as suas Guarda-redes estão muito longe do nível que uma equipa com ambições necessita.

O outro candidato Santa Isabel venceu por números dilatados o São Bernardo, apesar de ter feito uma primeira parte horrível. As suas jogadoras acordaram na segunda parte, guiadas pela atiradora Marlene Pinto que continua em grande forma e esmagaram um São Bernardo que se arrasta no fundo da classificação. Ana Araújo é um autêntico oásis num deserto de ideias que é esta equipa aveirense que é uma das piores do campeonato.

Pelo contrário, o Cale tem feito um notável campeonato e venceu sem dificuldade um Palmilheira que vive em exclusivo da inspiração de uma jogadora há muitos anos retirada mas que está a ser uma das melhores jogadoras do campeonato: Andreia Oliveira. Já o Alpendorada obteve a sua primeira vitória da competição, com mais uma grande exibição da jovem Catarina Luís. No Garrett nem a inspiração de Sara Gomes valeu numa equipa que não tem apresentado o treinador que tão boa conta de si deu na época passada e que este ano se arrasta pelos campos. Será que houve substituição? Teria sido um erro crasso.

Na Zona Sul, era grande a expectativa para o grande jogo da jornada: Colégio João de Barros – Madeira SAD. Infelizmente, o jogo esteve muito aquém do esperado por culpa da formação de Paulo Félix que continua a mostrar uma falta de ambição sempre que joga com os dois candidatos ao título. A juntar a isso, está uma Eduarda Pinheiro que parece nunca mais regressar aos seus tempo sãos e que é incapaz de ser a jogadora decisiva de outros tempos e a ausência, por lesão e Natalina Pereira. Vai valendo ao Colégio João de Barros uma Maria Pereira com um poder físico impressionante. Não podemos retirar também o mérito das madeirenses que parecem crescer de jogo para jogo. Rita Alves mostra que foi a contratação certa e Virgínia Ganau parece estar de volta aos bons velhos tempos e quando isso acontece, é muito difícil em Portugal alguém vencer o Madeira SAD.

A outra equipa madeirense, o Sports Madeira, continua a fazer um bom campeonato e a mostrar que está a beneficiar muito com o sangue novo vindo do Bartolomeu Perestrelo. Desta feita, foi a Porto Salvo bater com tranquilidade a equipa da casa que vai tentando lutar contra todas as saídas dos 2 últimos anos mas que é difícil manter o nível. Mas o trabalho formador de um clube como o Porto Salvo deve ser louvado. Raquel Loureiro nas locais e Sara Gonçalves no Sports Madeira foram as jogadoras em maior destaque.

O Assomada com uma Célia Vieira que começa a dar nas vistas venceu uma Académica de Coimbra que equilibrou o jogo na primeira parte e que tem na possante Agostinha Tavares um autêntico achado que pode ser aprimorado. É bom ver esta Académica a crescer e a começar a mostrar progressos. As campeãs nacionais deslocaram-se ao reduto do Sir 1º de Maio e o jogo não teve história. Ana Seabra, entre as algarvias e Beatriz Santos, pela equipa da casa, foram as melhores em campo.

Finalmente, a Juve Lis esmagou um Passos Manuel que apenas entrou no campo fisicamente, já que durante a primeira parte, parecia que estavam ainda noutro filme, tal o tamanho desacerto. Uma tarde para esquecer da equipa de Fernando Pereira onde apenas Maria Suaré esteve ao seu nível. Já a equipa da casa entrou com um elevado ritmo e nível de concentração e o seu contra-ataque aniquilou as lisboetas.

Críticos Femininos

16 comentários:

Anónimo disse...

critico a vossa análise do jogo alpendorada x Garret. Por uma simples razão, vocês não foram de certeza a alpendorada ver o jogo porque darem ênfase a uma atleta que marcou a maioria dos golos em 7 metros e como tal considerar que a atleta Ana Gomes esteve inspirada é uma perfeita mentira...

Não analisem os jogos só pelas fichas de jogo fica muito mal visto e por vezes erram na vossa análise.

Tenho dito.

Rui Silva disse...

Out of topic

Como não encontro forma de contactar com a administração deste blogue, aproveito este post para perguntar a(s) causa(s) do sub título
Iniciativa - Estamos de Luto pelo Andebol

Obrigado

Anónimo disse...

olá boa noite
O StªJoana não vai à fase final. A treinadora não consegue tirar o devido rendimento das atletas que tem. Não tendo polivalentes não adianta inventar e as substituições no andebol não são definitivas, podem servir só para uma chamada de atenção e corrigir algo ou para acordar a atleta que esteja errar, desde a baliza à ponta esquerda.
cumprimentos

Anónimo disse...

Os senhores criticos femininos em vez de extrapolarem e suporem situações, baseadas apenas em análises de boletins de jogo porque não tentam obter informações fidegnias junto de quem de direito: AS DIRECÇÕES DOS CLUBES VISADOS.

Jorge Almeida disse...

Rui Silva,

a razão de ser desse sub-título pode encontrá-la na mensagem que está no seguinte link:

http://banhadasandebol.blogspot.com/2010/08/o-porque-da-adesao-ao-luto-pelo-andebol.html

Esta iniciativa teve origem no antigo blogue Sete-Metros.

Anónimo disse...

O luto pelo andebol é pelo facto de um blog que só produzia lixo, ter acabado!

Rui Silva disse...

Agradeço a Jorge Almeida a indicação que me remeteu para um link onde, segundo a minha análise, apenas se pretendeu dizer mal.
Talvez não fosse essa a intenção mas é o que se infere.

Cuidado com as não informações.
Há coisas ditas que não correspondem à verdade.

Que se lute pelo andebol, plenamente de acordo. Mas com a verdade e o bom senso como linhas mestras.

Veja-se o que fazem (sim, eles andam aí) os líderes da extinta Liga.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Este regresso da Académica às competiçoes senior femininas é um grande orgulho para Coimbra!
A formaçao, com iniciadas e juvenis, tambem esta quase a entrar em competiçao e temos assim um grande recomeço da actividade do andebol no campo feminino!

Força meninas, mostrem o que valem!

Anónimo disse...

Concordo que deviam ver os jogos antes de dizerem asneiras. destacar uma jogadora do garrett só porque marcou 7 golos de sete metros só pode ser desconhecimento e brincadeira com as outras atletas. vi o jogo porque esta equipa do alpendorada me desperta curiosidade devido à sua juventude e porque a minha equipa anda longe dos outros anos e destaco a ponta esquerda do alpendorada que jogou os 60m sempre num ritmo elevadíssimo o que é raro numa junior de 1º ano.

Anónimo disse...

Estes comentários só sabem criticar uma boa análise. Vocês por acaso sabem qual a eficácia das jogadoras portuguesas nos livres de 7 metros? Abaixo de 70%! Então e e se uma jogadora está super eficaz nessa matéria não deve ser destacada?

Para a maioria das pessoas andebol é correr, saltar, dar espectáculo, mas esquecem-se que é nestes pormenores que se ganham os jogos...

Anónimo disse...

Ha sempre grandes criticos ao trabalho dos outros...Ainda bem q aqui se fala de andebol feminino! Deixem de deitar abaixo, antes q este seja mais um bom espaço de discussao de andebol a ir à vida por nao sentirem reconhecido o seu trabalho...

Parabens Banhadas pelo bom trabalho no campo do feminino, continuem a dar visibilidade a este sector do andebol q tem tanta gente a trabalhar com tao pouco e é tao mal tratado!

Anónimo disse...

A Académica de Coimbra nao tem tido muita sorte com faltas de atletas por lesoes e motivos profissionais, o que numa equipa pouco rotinada faz logo uma grande diferença, mas tenho a certeza que ainda nos vao surpreender e muito quando a engrenagem da maquina estiver no seu melhor!

Força Briosa!

Anónimo disse...

Então vou começar a treinar 7 metros para ver se alguma equipa me contrata só porque marco bem 7 metros... Por favor 1º é preciso saber criar oportunidades para que esses mesmos 7 metros sejam marcados dahh. Só marcar não faz da atleta a melhor jogadora em campo...

Anónimo disse...

Apesar do resultado dilatado, o SIR 1ºMaio nao se bateu nada mal contra o gigante Gil Eanes! Parabens

Anónimo disse...

O Alavarium tem uma equipa equilibrada e organizada, sabem trabalhar em equipa apesar da Claudia Correia se destacar muito das outras... Parece-me um grupo que tem tudo para ir longe! Continuem o bom trabalho!

Anónimo disse...

O Académico do Porto a esmagar o Santa Joana com as atletas a jogar contra a sua ex-equipa... Enfim, esperemos que depois as ferias com o universitario sejam boas!