gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 06 – 2010 / 2011 - III

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados
Zona Norte
7.ª Jornada
Salgueiros 08 19 – 27 Santa Isabel
S. Bernardo 22 – 34 Académico FC
Santa Joana 33 – 26 CA Leça
Alavarium 25 – 28 Colégio Gaia
Maiastars 36 – 22 Alpendorada
CD Palmilheira 23 – 34 Juventude Mar
Folga – Almeida Garrett

Zona Sul
5.ª Jornada
Madeira SAD 38 – 25 CS Madeira ( Já disputado )
Passos Manuel 31 – 24 A. Coimbra
Porto Salvo 22 – 39 Gil Eanes
Assomada 28 - 20 SIR 1.º Maio
João Barros – Juventude Lis ( 31-10-10 )

A jornada deste fim-de-semana não teve todos os jogos devido aos compromissos europeus dos nossos clubes, com excelentes resultados. Mas a nossa missão aqui é apenas falar do campeonato.

O grande jogo da jornada aconteceu em Aveiro com o Alavarium a receber o Colégio de Gaia. Foi um bom jogo de andebol, equilibrado, com excepção dos horríveis primeiros 10 minutos do Alavarium mas o Colégio de Gaia mostrou mais argumentos. Em pólos opostos estiveram Ana Rita Costa e Cláudia Correia. A guarda-redes fez uma excelente exibição, dando continuidade à grande época que vem fazendo. Ulisses Pereira, para nós o melhor treinador da Zona Norte, cometeu um erro bastante grave neste jogo, deixando ficar demasiado tempo em campo uma Cláudia Correia que foi uma autêntica nulidade, arrastando-se pelo campo. Valeu ao Alavarium uma Daniela Santos de grande qualidade e a inevitável Catarina Martins. Contudo, na hora da verdade a velhinha Fernanda Carvalho e Maria Domingues mataram o jogo e mostraram que o Colégio de Gaia continua a ser a melhor equipa da Zona Norte.

Um outro jogo em que se esperava equilíbrio foi no Santa Joana – Cale, mas a equipa da casa fez uma excelente exibição e mostrou que, apesar das saídas, quer repetir a ida à fase final. A equipa de Leça nem se pode queixar dos árbitros, apesar da estranheza da dupla Alberto Alves/Jorge Fernandes ser sistematicamente nomeada para apitar jogos do Santa Joana. O que a equipa do Cale não conseguiu fazer foi parar Viviana Rebelo que se movimentou como quis nas costas da defensiva de Leça. Nem uma rejuvenescida Joana Santos impediu que o jogo tivesse ficado decidido demasiado cedo.

Em São Bernardo, a equipa da casa conseguiu chegar ao intervalo a vencer um Académico que fez a pior parte desta época mas quando Ana Sampaio ligou o turbo, o jogo rapidamente decidiu-se na segunda parte. Ana Carvalho voltou a fazer um excelente jogo e Rita Monteiro tem sido uma guarda-redes muito mais segura do que no passado. No São Bernardo, Ana Araújo esquece-se que o andebol é um jogo colectivo e a equipa é um mar de equívocos em que já nem Maria Neves é aposta por parte do treinador.

O Maia, para bater o Alpendorada, precisou apenas de uma boa exibição das suas jogadoras mais velhas: Paula Santos, Olinda Leal e Joana Moreira. José Carlos Ribas talvez devesse dar mais utilização a estas experientes jogadoras que mostram que as mais novas ainda têm muito para aprender com elas. O Alpendorada começa a ver as suas exibições ficarem ais pobres depois de um prometedor início de época. Vai valendo a jovem Catarina Luís, outra das grandes surpresas da temporada e, neste jogo, Carla Silva mostrou que afinal ainda tem muito andebol para dar.

Finalmente, a Norte, a Juve Mar bateu facilmente um Palmilheira que deu muito boa réplica apesar da ausência da sua melhor jogadora e o Santa Isabel visitou um Salgueiros desfalcado das suas jogadoras juniores e nem precisou de fazer uma grande exibição para somar 3 pontos e se manter na liderança do campeonato.

A Sul, apenas dois jogos. O Passos Manuel bateu tranquilamente a Académica. A primeira parte foi um passeio para as lisboetas perante a equipa estreante do campeonato que demorou muito tempo a adaptar-se à defesa muito profunda da equipa da casa. Este é um ano de adaptação para a briosa e para o ano certamente o rendimento será diferente. Já o Passos Manuel vai mostrando melhorias.

Finalmente, as campeãs nacionais foram a Porto Salvo e ganharam facilmente como se esperava. O Porto Salvo vai fazendo o que pode perante sucessivas saídas de jogadoras e quando pensamos o que teria sido esta equipa se tivesse aguentado todas as suas jogadoras, certamente teríamos uma equipa candidata à fase final. Quanto ao Gil, Florêncio começa a sentir a equipa mais à sua imagem e a equipa sai em contra-ataque a uma velocidade a fazer lembrar o antigo Belenenses masculino. Desta vez, foi o tridente Dulce Pina, Seabra e Diana Fernandes que fez estragos em alta velocidade. Vai ser muito interessante a luta pelo título.

Críticos Femininos

29 comentários:

Mariana Moura disse...

O Passos nao bateu a Académica assim tao facilmente...Entramos muito mal, é verdade, mas na 2ªparte ganhamos por quatro... Foi pena termos acordado tarde, mas chamar a este jogo do Passos "uma vitória facil" é de quem nem para a ficha de jogo olhou...

O nosso grande problema continua a ser manter o nivel durante todo o jogo e isso ja nos levou a duas derrotas.

Mas vamos continuando a trabalhar, com empenho e humildade, para conseguirmos fazer, futuramente, exibições sempre ao mesmo ritmo e mostrar que nao somos assim tao pequeninas.

Anónimo disse...

Salgueiros desfalcado das suas juniores? lololol quem é que faz estas crónicas?

Anónimo disse...

O Salgueiros não jogou desfalcado das juniores... apenas uma não foi jogar, de resto foi pura e simplesmente um jogo bastante mau da equipa de paranhos, que parecem querer resolver individualmente o que se faz colectivamente... e quando se é mais fraco fisicamente (e mesmo tecnica e tacticamente) que o adversário, não há milagres...
O Santa ISabel ganho e ganhou bem, no entanto cometeu demasiadas faltas técnicas para uma equipa que quer ir à fase final... Mas mesmo assim, deu e bem para vencer e convencer.

Anónimo disse...

Ficha de jogo? Ao intervalo já perdiam por mais de 10!!! Alguma vez tiveram na luta pelo jogo? Briosa, mais humildade!

Anónimo disse...

E o Assomada x 1º Maio?Até parece que não se realizou....
Alguem anda desatento

Anónimo disse...

Estranheza pela dupla Alberto Alves/Jorge Fernandes apitar várias vezes o Santa Joana? A quem o diz! O Santa Joana, sempre que vê as nomeações e aparece aquela dupla de jarras, mete as maos à cabeça... É que não são maus, são péssimos.

Anónimo disse...

Imagino que o S.Joana meta as mãos á cabeça, de felicidade.
Basta vêr a forma como o campo fica inclinado...
Para não falar nos verdadeiros "discos pedidos" pela Santa ViVi aos arbitros.
É só pedir ou fazer beicinho, que eles logo tocam a música que ela pediu!

Anónimo disse...

Aquele Alberto Alves é um verdadeiro artista!
Depois da ViVi se ir queixar de repetidas "agressões" por parte de uma jogadora do Cale, quando o jogo volta a parar por uma falta do outro lado do campo, Ele vai ter com a jogadora do Cale e diz-lhe que "mais uma e vai para a rua".
Ora se durante todo o jogo ele não viu as "agressões", porque também não as houve, a propósito de quê e a pedido de quem, é que ele toma a iniciativa de intimidar a jogadora do Cale?

Anónimo disse...

Cada um ouve e vê akilo que quer ouvir...

Anónimo disse...

Acompanho regularmente os jogos do St. Isabel, e este fim de semana não foi excepção, e não estou de acordo quando dizem que não foi preciso uma grande exibição. Contra uma equipa com pouca ou nenhuma organização mas com grande alma, o St Isabel apenas demorou a encaixar no jogo atabalhoado do Salgueiros, posto isto, a nossa Marlene impôs o seu poder físico, a Elisa a cansar até quem estava na bancada, e a pivot patricia a fazer o que quis da defesa so Salgueiros que parece não saber contar jogadores sequer. Tivemos ainda muitas precipitações derivadas de algum nervosismo que se vai apoderando desta equipa, espero que essas situações sejam resolvidas para que mostrem ainda mais andebol, e que a Silvia consiga tirar tudo desta equipa. A Silvia esteve também bastante bem a mexer com o jogo, e ganhou-o a partir do banco, já o treinador do Salgueiros apenas o vi a fazer desenhos sem grandes intervenções para mudar o rumo do jogo.

Considero uma boa vitória, e vamos a ver se vão haver muitas equipas a ir ganhar a casa do salgueiros, pois lembro-me de no ano passado terem feito a vida dificil a muita gente.

Força Santa, rumo à fase final!!

Anónimo disse...

Apostar em arbitros jovens é que está a dar! O Pavilhão inclina que se farta quando as meninas se queixam!

O Grande Ulisses pode cometer os erros todos que para os comentadores do Blogue será sempre o melhor treinador!
Isto está lindo ainda ides passar a usar a tactica da concorrencia!
Elegem um elemento de cada equipa e é sempre a promovê-los mesmo quando não estão no jogo!

Anónimo disse...

*Los rumores que llegan de Francia en algunos foros apuntan a que posiblemente Darly y Havre hayan llegado a un acuerdo para el término de su vinculación. Situación extraña después de la salida la temporada pasada de ese club de la también guardameta Linda Pradel, ahora militando en el Mar Alicante. Havre pasaría a contar con la portera portuguesa Pereira (que no está dando el rendimiento esperado) y la portera del 2º equipo Cabrimol, portería bastante más débil de la que Havre ha tenido estas últimas temporadas.
Esperemos que alguna de las partes implicadas se manifieste sobre esta situación.

Anónimo disse...

Agressões? Lol esta foi a anedota do ano. LLOOOLLL

Anónimo disse...

Esta epoca o Santa Joana é o bombo da festa. Se perde é pq este ano esta irreconhecivel. Se ganha é pq tem arbitros a seu favor, etc etc. Merito? Pelos vistos nao ha!
Ha sim mta dor de cotovelo por parte de muita gentinha q anda prai. Nao sei pq de tanto ressentimento!? O Santa Joana nunca fechou as portas a ninguem. Quem quiser aparecer, aparece...quem quer ir embora, vai.

Ja se sabe q qd se perde, a culpa é smp dos outros. Mas a equipa laranja tem as costas largas. Engraçado vai ser se esta equipa atingir um dos seus objectivos e chegar a fase final. Ha mta gente a engolir mts sapos!

Olhem pros vossos umbigos. Quem dera a mts ter uma santa vivi na equipa :D

Anónimo disse...

Dizer que o Ulisses é o melhor treinador da zona norte só pode ser brincadeira de mau gosto...e comentário de quem nada percebe de andebol, como se podem ver nos comentários das jornadas que fazem olhando só para as fichas de jogo, um pouco à semelhança das convocatórias das selecções nacionais. ver jogos e discutir técnica e táctica, isso nem sombras...

Anónimo disse...

estava na hora de alguem tomar medidas e correr com esse senhor alberto de braga da arbitragem. é uma vergonha para o andebol e para a associação que representa...

Anónimo disse...

Ó anonimo das 23h55. Os treinadores são maus, os comentários são maus, os seleccionadores são maus. É tudo mau, só tu é que deves ser fantástico.

O mundo do andebol é tudo mau. Tu é que devias liderar tudo. :-)

Anónimo disse...

Jé que gostam tanto de avaliar os jogos pela ficha de jogo e comentar como se lá estivessem estado comentem em prol do andebol feminino (e pra isto basta ver as fichas de jogo) as estreias de duas promessas JUVENIS do andebol feminino. Sim, Juvenis, a jogar por seniores, porque os seus valores assim o premitem. Uma da alavarium, e outra do Santa Isabel.
Acho que falar das coisas boas e discutir saudavelmente as menos boas e más é que nos vão fazer chegar onde acho que deveriamos todas querer. Ao reconhecimento da NOSSA modalidade quer pela nossa federaçãozinha, quer pelos media.

Anónimo disse...

Já que gostam tanto de avaliar as prestações de equipas e treinadores pelos boletins de jogo, acho que deviam de ir buscar o que neles há de melhor e no ultimo mês, na minha opinião, as duas melhores referências que podemos fazer, tendo em conta os tão adorados boletins de jogo on line, são as estreias de duas jogadoras JUVENIS, no escalão de sénior. Uma do Santa Isabel e outra do Alavarium. Esta última frequentemente chamada para a sua selecção, mas a outra infelizmente, nunca sequer observada. Isto sim, são notícias que devem ser destacadas no nosso andebol.

Anónimo disse...

Por muito que custe a alguns anónimo das 23:55 tem razão. São 10/11 jogos por jornada a nível nacional. os "comentadores" claro que não estão em todas, fazendo uma análise errada pelo boletim de jogo, pois muitas vezes destacam jogadoras que nada fizeram de especial. era mais lógico comentarem apenas o jogo que viam, isto se realmente vêem algum...

Anónimo disse...

O ALAVARIUM EM GRANDE NA DEFESA DA SUA TERRA E GENTES. ENQUANTO OS OUTROS DISCUTEM *****, O ALAVARIUM DIVIDE TAREFAS (S.BERNARDO FICAS COM O MASCULINO, ALAVARIUM FEMININO, dizem nos bastidores do ACORDO SECRETO ENTRE ULISSES).

E SE REPARAREM JOGAM MENOS QUE AS OUTRAS, NÂO SÂO UM GRUPO FORTE, CONTROLAM BLOGS, ARBITROS DA ASSOC., OS OUTROS ARBITROS DE OUTRAS ASSOCIAÇÔES (ATRAVÉS DE OUTROS ACORDOS), MAS ESTÂO LÁ. JÁ SÂO A 7ª POTÊNCIA DO ANDEBOL FEMININO NACIONAL. NÂO TÊM GRANDES ESCALÔES DE FORMAÇÂO, MAS TÊM JUVENIS FANTÀSTICAS A JOGAR NAS SÉNIORES.

ISTO SIM, O ANDEBOL TAMBÉM SE JOGA (E MUITO) FORA DE LINHAS.

Anónimo disse...

A Carla Silva do Alpendorada "tem muito para dar"?? Claro que tem!!! A atleta só tem 21 anos e é a mais velha de uma equipa jovem (com oito juniores de 1º ano, 5 das quais titulares)!!!Façam análises realistas...

Anónimo disse...

E ainda (ulisses e alavarium) controlam na FAP através do papa...

Anónimo disse...

loool...alguns comentários são fantásticamente ridiculos, denotam mm uma dor terrivel de cotovelo, daquelas mm mto fortes!!!
Deixem as equipas como o alavarium trabalharem bem e aproveitem o exemplo para trabalhar bem tb pq só assim o andebol feminino sai valorizado. E deixem de ser parasitas sempre a viver bem com o mal dos outros!!!
Se se preocupassem em jogar mais e invejar menos é q faziam bem...

Anónimo disse...

Duvido que os Ulisses tenham feito esse acordo de divisão masculino/feminino mas teriam sido inteligentes se o fizesse. Aveiro é uma terra de andebol e o pavilhão do São Bernardo em Masculinos e do Alavarium em Feminino são dos pavilhões com mais assistência em Portugal, desde os seniores às camadas jovens. Tomara Portugal ter este dinamismo em muitas cidades!

Anónimo disse...

O pavilhao do alavarium leva quê. 120-150 pessoas???
sejam realistas, o que é isso, muita gente? 14 atletas x papás, irmãos, namorados (esses não que estão a apitar os jogos), e jogadoras juvenis, fazem fácilmente essa assistência.

Anónimo disse...

Ai que dupla nomeada para o jogo grande da zona norte...
Os amiguinhos da JUV MAR, o S.Joana leva sempre com esta dupla em esposende, existem coincidencias mas começo a acreditar que nao sao assim tantas. Assim vai o andebol...

Anónimo disse...

Sao assim tantos os arbitros que namoram com jogadoras do Alavarium?
Isso so significa que para além de boas jogadoras, sao bonitas XD
Vivam o andebol e à que dar valor a quem o tem, se o pavilhao esta cheio é porque isto e aquilo, se nao esta, criticam à mesma... Gente pequena, essa é que nao cabe naquele pavilhao!

Anónimo disse...

Isto a dor de cotovelo realmente afecta muita gente.