gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 07 – 2010 / 2011 - II

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados
Zona Norte
8.ª Jornada
Académico FC 30 – 23 Salgueiros 08
CA Leça 37 – 23 S. Bernardo
Colégio Gaia 42 – 19 CD Palmilheira
Alpendorada 17 – 23 Alavarium
Almeida Garrett 23 – 35 Maiastars
Juventude Mar 31 – 29 Santa Joana
Folga – Santa Isabel

9.ª Jornada
Santa Isabel 28 – 31 Académico FC
Salgueiros 08 20 – 26 CA Leça
S. Bernardo 26 – 37 Juventude Mar
CD Palmilheira 28 – 22 Alpendorada
Alavarium 43 – 20 Almeida Garrett
Santa Joana 19 – 27 Colégio Gaia
Folga - Maiastars

Zona Sul
6.ª Jornada
Gil Eanes - Madeira SAD ( 31-10-10 )
SIR 1.º Maio 12 – 39 CS Madeira ( Já Disputado )
Juventude Lis 39 – 20 Assomada
Passos Manuel - João Barros ( 14-11-10 )
A. Coimbra 15 – 26 Porto Salvo

Foi uma semana de dose dupla na Zona Norte e de apenas 2 jogos na Zona Sul, por causa dos compromissos europeus das equipas portuguesas que, sublinhe-se, tiveram uma excelente prestação. Mas o tema desta crónica é o campeonato, vamos a isso…

Comecemos pela Zona Sul. A Académica continua sem conseguir vencer e foi batida, no seu terreno, pelo Porto Salvo. O jogo não teve qualquer história e a Académica nãp esteve numa tarde inspirada, não tendo qualquer hipótese perante um Porto Salvo que entrou decidido a resolver o jogo.

Em Leiria, a Juve Lis venceu folgadamente o Assomada. A equipa de André Afra, motivada pelo excelente resultado na Europa, está com um forte ritmo de jogo e é cada vez mais imprevisível saber quem vencerá a luta pelo quarto lugar de acesso à fase final: Juve Lis ou Sports Madeira? A jovem Inês Silva confirmou a grande época que tem feito e tem uma facilidade de remate que impressiona. A esquerda Diana Pereira, aos poucos, parece querer voltar à forma que a notabilizou a época passada. No Assomada, a juventude abunda e a ingenuidade também e Célia Vieira mostrou por que tem sido a melhor ao longo desta primeira volta.

A Norte, houve dose dupla. O Santa Joana foi a equipa com o fim-de-semana mais difícil e o grande derrotado desta jornada. No Sábado equilibrou todo o jogo no pavilhão da Juve Mar graças a uma dupla infernal constituída por Mariana Regadas e Viviana Rebelo. Apesar da derrota, a equipa de Daniela Monteiro fez um bom jogo mas incapaz de travar Sandra Peixoto que fez um grande jogo e começa a ser uma das grandes figuras da equipa da Juve Mar que ainda não perdeu neste campeonato e que, com a aquisição de Carla Sá, está mais completa este ano e adicionou à dupla Andreia Escrivães/Teres Santos, Sandra Peixoto.

No Domingo, o Santa Joana recebeu o Colégio de Gaia e, depois de uma primeira parte equilibrada, foi esmagado pelo Colégio. A equipa da Maia fez uma segunda parte demasiado má para quem tem pretensões a ir à fase final e começa a mostrar algumas fragilidades que a saída de Filipa Fontes provocou. Falta uma líder em campo e a equipa parece ter muitas dificuldades em repetir a fase final do ano passado. Quanto ao Colégio de Gaia, continua a fazer uma grande época com uma Ana Rita Costa que nos parece a melhor Guarda-redes da Zona Norte e uma Helena Soares que voltou a fazer um grande jogo e a mostrar que é uma pivot que aproveita muito bem os espaços apesar da sua baixa envergadura. Paula Castro estava com receio desta época, devido a algumas ausências, mas a equipa tem reagido muito bem e a contratação da esquerdina Vanessa Silva (que jogava em Espanha) é mais uma boa notícia.

Na véspera, o Colégio não teve dificuldades em bater o Palmilheira num jogo sem história. No Domingo, a Juve Mar, embalada pela boa vitória da véspera, entrou adormecida no jogo com o São Bernardo mas na segunda parte, jogou o seu andebol normal e lembraram-se de defender perante um São Bernardo que fez um bom jogo, liderado por uma Ana Araújo estonteante e que fez um grande jogo.

O Alavarium teve duas vitórias este fim-de-semana. No Sábado, esteve irreconhecível em Alpendorada perante um Alpendorada cheio de juventude e com uma Catarina Luís que é uma das grandes promessas do andebol nacional com uma capacidade de tiro acima da média. Contudo, quando a defesa do Alavarium apertou e Cláudia Correia acelerou não conseguiu suster as aveirenses, mas foi uma bela prestação das jovens de Alpendorada . No Domingo, o Alavarium conseguiu a maior goleada do campeonato perante um Almeida Garrett fraquíssimo. O jogo valeu pela exibição de Mariana Lopes, de 15 anos, que marcou 8 golos. Confessamos nunca termos ouvido falar desta jogadora mas ficámos impressionados pela exibição de uma jogadora tão jovem.

No Domingo, o Alpendorada pagou caro a factura da boa exibição e esforço realizado na véspera e fez um jogo horrível em Ermesinde. As jogadoras pareceram cansadas e fizeram um jogo completamente oposto ao da véspera. Já o Palmilheira aproveitou bem esse facto e triunfou pela primeira vez no campeonato, facto de sublinhar.

O Cale foi outro dos vencedores deste fim-de-semana. No Sábado, esmagou o São Bernardo e aquilo que se voltou a destacar foi a forma equilibrada da equipa, sem estrelas, mas com um fio de jogo cada vez melhor. É verdade que a defesa do São Bernardo é a pior do campeonato mas, ainda assim, foi uma bela exibição colectiva das jogadoras de Leça. No Domingo, um jogo bem mais complicado no terreno do Salgueiros, mas voltou a ser o colectivo e uma defesa muito agressiva a vencer o jogo, perante um Salgueiros que vai criando alguns problemas mas que lhe falta alguma coisa para dar o salto e que vai vivendo em demasia de Suraia Durães. Na véspera, o Salgueiros fez um belo jogo diante do Académico do Porto, mostrando que podia bater-se com as melhores equipas se estivesse melhor preparado fisicamente, mas parece claramente um clube que treina pouco e onde algumas jogadoras andam lá para manterem a forma.

E para o final ficou o jogo mais equilibrado de Domingo. O Académico obteve uma sensacional vitória no reduto do Santa Isabel e continua o seu sensacional campeonato, somando por vitórias todos os jogos disputados, tendo perdido apenas diante do Alavarium. Ana Sampaio deu cabo da equipa do Santa Isabel que, apesar de ter um ritmo elevado do jogo, não teve pernas para travar os contra-ataques da jogadora academista. O resultado até é enganador já que na maior parte do jogo, o Académico liderou confortavelmente mostrando uma qualidade de jogo muito apreciável com Isabel Oliveira a registar a melhor exibição desta época. O Santa Isabel nunca conseguiu parar o ataque academista e os 3 sete metros falhados teriam dado jeito para discutir o jogo.

Para a semana, voltamos a ter jornada dupla com jogos no Sábado e no feriado de Segunda-feira. Por isso, a nossa habitual crónica das Segundas-feiras será publicada na Terça.

Críticos Femininos

17 comentários:

Anónimo disse...

Concorde-se ou discorde-se o andebol feminino só tem a agradecer pela qualidade das crónicas que aqui se lêem. Nunca em portugal se falou assim de andebol feminino.

Parabéns!

Anónimo disse...

Para aqueles que reclamavam dos árbitros jovens acho que a partir dos próximos meses vão ficar aliviados. Graças ao novo código contributivo raro é o árbitro jovem que vai conseguir continuar a sua carreira pois o valor que se tem de pagar de segurança social é superior ao dos ganhos dos jogos da maioria destes árbitros. E assim vão as finanças e o andebol nacional.

Anónimo disse...

Uma jornada dupla com resultados normais e muita competição principalmente na zona norte embora haja equipas fracas do ponto de vista técnico e táctico, mas isso acontece em todos os campeonatos e muito mais nos dito amadores.
O cronista fala e bem da boa campanha do Academico/UP, não admira depois dos reforços concretizados e com prejuizos das equipas que viram partir para costa cabral as suas melhores atletas, afinal o crime compensa! e tem como recompensa umas viagens á estranja..
Grilo

Anónimo disse...

Ó grilo, conta lá quais são as "melhores atletas" que partiram em massa para costa cabral?
Eu só conto a Mariana Costa (duvido que seja a melhor jogadora do Colégio - nunca a vi jogar o ano passado), a Isabel Oliveira (que creio que agora estuda na UMinho, pelo que não poderá ingressar na selecção UP) e a GR Rita Monteiro. Deve ser esta :-)
Concretiza lá isso, senão corres o risco de parecer um bocado idiota...

Anónimo disse...

Só posso falar da zona Norte.

Para começar, vejam os comentários que o treinador do Salgueiros, o sr Paulo Dias, faz aos jogos... ilariantes!!!
Pelos vistos a equipa de Paranhos não joga mal porque pouco treina e o que treina é mal...não... é sempre culpa de alguma coisa externa!!!
Quem vê os jogos e conhece a realidade da equipa até tem vontade de rir... sorte tem ele por as atletas ainda estarem dispostas a aturá-lo!!! Mas elas sabem que há portas abertas para muitas delas noutros locais quando decidirem que querem realmente jogar andebol e não chatearem-se e perderem tempo...

Quanto à restante análise, penso estar realmente bem feita. Juve mar continua forte, sem ninguém dar muito pela equipa. lá vai fazendo um óptimo campeonato. Académico e Alavarium em muito bom plano, com o Sta Isabel sempre à espreita. Maiastars e Sta Joana vão vencendo mas não convencem... Vamos lá ver se melhoram!
Almeida Garrett e Salgueiros grandes desilusões.
CALE muito bem, vamos ver onde conseguem chegar!!
Palmilheira, S-Bernardo e Alpendorada vão fazendo o que podem, vamos ver se ainda causam alguma surpresa.
E por fim, muito se falou das saídas do Col.Gaia, mas as atletas estão muito bem e a corresponder!!

Força andebol feminino!!!
Continuação de boa época!

Anónimo disse...

O comentador das 20.50 esqueceu-se de uma coisa, que foi assinar: o árbitro velho do centro!

Anónimo disse...

ó Grilo mete a viola ao saco e ta masé calado!! essa historia do academico ja mete nojo. voces ainda nao perceberam que esse argumento das viagens é rídiculo e não tem cabimento?? as atletas não são maiores de idade e decidem pela cabeça delas onde querem jogar? qualquer atleta de qq equipa se for estudante da UP e se tiver qualidade joga pela equipa da UP e nao é so no europeu!não ha atletas do colegio e do santa joana na equipa da up??

qq das atletas que foi para o academico esta epoca foi pq queria jogar mais e de facto estão a jogar pq são titulares e têm um papel fundamental na equipa!!

Que falem da falta de qualidade da treinadora compreendo! agora deixem as atletas em paz que elas querem é jogar andebol!!

Anónimo disse...

"anonimo 26 de Outubro de 2010 12:43"

Sou grilo mas não sou burro e basta comparar pelos nomes a constituição da equipa do Acad.UP e a do ano passado e poderás verificar as diferenças, mas de todo o modo cada escolhe o caminho que gosta, a honestidade é um bom caminho para andar no êxito.
Boa sorte
Grilo

Anónimo disse...

éhh lá, problemas no paraíso?
Boa boa!

Anónimo disse...

O grilo explica la quais foram as entradas do ano passado para este tirando as 3 ja mencionadas?

Anónimo disse...

não sou o grilo, mas denise moreira diz-lhe algo? alexandra moreira? ja vai em cinco... olha <a denise no colégio n podia jogar, no acadrmico depois de ter ido ao europeu do chipre ja pode... ah e nao estao mais por opçao, que convidadas foram, essas do col gaia e sta joana que estao na equipa da up. já agora a isabel oliveira ta a trabalhar n a estudar em braga.

Anónimo disse...

AS 3 atletas que foram convidadas? para o Academico U.P. representam 50% de um equipa de andebol, achas pouco? claro tapar o sol como uma peneira faz parte das artistas que vieram da aldeia enganar! pensam elas.....
O Grilo tem razão e mais coisas poderia falar.
Atento

Anónimo disse...

Esta questão do Acad.UP, tem piada e tem muito de verdade, O Paulo Faria ex Sporting enchia os bolsos dos atletas de euros, afinal não valeu a pena... A paula Faria de Costa Cabral não dá euros, mas dá muito ilusões!! as que se deixam enganar!
No Colegio de Gaia não se passa nada disto, seriedade, treino e motivação é a diferença.
Lélé

Anónimo disse...

Vejamos: as alunas da UP não podem inscrever-se no AFC, senão não são sérias. Tanga.
Se a selecção da UP, que foi medalha de bronze nos europeus universitários, se organizou como equipa e joga na PO.09 para se manter apta, que bom para elas. Dantes o CDUP tinha precisamente este objectivo de albergar o desporto da UP e competir nos nacionais federativos (idem aspas em Coimbra/AAC e Lisboa/CDUL). Onde é que isto é injusto para as demais equipas?
Mas realmente nunca ouvi nenhuma atleta queixar-se que foi excluída da selecção UP por ser do clube "errado". Outra tanga.
Uma zona norte competitiva permitirá, um dia, enchermos a selecção e ganhar o nacional. Mas o adepto desmiolado padrão prefere queixar-se do árbitro e do adversário a exigir mais e melhor da sua equipa.

Anónimo disse...

Eu fui atleta do cdup e o objectivo não era esse. Era dar uma casa às atletas que vinham de outros clubes de fora do porto para jogarem enquanto estavam a estudar no porto e depois no final do curso irem engrandecer as suas equipas da terra! Era um objectivo bem abrangente, era para que houvessem mais equipas fora da zona do grande porto. Não comparem o puxar de brasa à sua sardinha por parte do académico com o objectivo grandioso que um clube que foi arrumado por burocracias e lutas estupidas da nossa pequena federação...
Viva O CDUP

Anónimo disse...

Voces sao tao ridiculos mas tao ridiculos...
Quem pode garantir viagens, se nem eles garantem a vitoria, realmente a UP e a mais forte, mas nao garantem vitorias...

e se forem a ver as estatisticas, as melhores jogadores sao as que ja estavam...

Anónimo disse...

Ao Anónimo de 27 de Outubro de 2010 00:22

Antes de fazer qualquer comentário, informe-se de quem está a falar. A atleta Alexandra Moreira NUNCA pertenceu à equipa da UP, apesar de ter frequentado uma faculdade dessa mesma universidade durante 7 anos. Como vê, se foi para lá, não foi pelo motivo que invoca, de certeza. Se recorrer aos arquivos perceberá que já foi atleta do Vigorosa e jogou com a maioria das jogadoras do AFC, motivo mais que suficiente para escolher esse clube e não o que tanto tenta apregoar das viagens ao estrangeiro.
Pense e informe-se antes de escrever, pois assim pode ser que não diga asneiras!

SS