gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 12 de março de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 24 – 2017 / 2018


Nova ligeira crónica de fim-de-semana, em que foi disputada uma jornada dupla que correspondem à 21.ª e 22.ª Jornada da PO09, ou seja as últimas jornadas desta Fase.

Regressamos á nossa insistência de que as transmissões na Andebol TV mais uma vez não existiram, devem estar caríssimas, pois são “raríssimas”.

Quem quiser verificar as estatísticas, que surgem embora normalmente bastante tempo depois dos jogos, o seu endereço é (http://po09.videobserver.com/pt/),agora, aguardamos que as mesmas sejam feitas em directo, mesmo assim só temos de agradecer a quem as faz, é a nossa obrigação.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados

21.ª Jornada
Dia 10-03-18
SIR 1.º Maio/CJB 26 – 24 ND Santa Joana
Alavarium 32 – 22 CS Madeira
CA Leça 22 – 33 Assomada
Juventude Lis 21 – 26 Colégio Gaia
Académico FC 20 – 26 Madeira SAD
Maiastars 28 – 27 JAC-Alcanena
22.ª Jornada
Dia 11-03-18
Juventude Lis 26 – 24 ND Santa Joana
Alavarium 16 – 17 Madeira SAD
JAC-Alcanena 17 – 23 CA Leça
SIR 1.º Maio/CJB 15 – 31 Colégio Gaia
Académico FC 26 – 22 CS Madeira
Assomada 30 – 25 Maiastars

Nesta jornada dupla independentemente de se definirem em definitivo, os emparceiramentos para o Play OFF, ainda existia a expectativa de se saber quem eramos 7.º 8.º apurados, existindo 3 equipas em discussão para estes dois lugares (CS Madeira, Juventude Lis, e JAC-Alcanena).Em que no final da 21.ª jornada, onde todos os resultados foram confirmados, em relação ao ocorrido na jornada similar da 1.ª volta, e onde se verificou um encontro com ocorrências disciplinares, ficou tudo na mesma, sendo a decisão final, conhecidas após os jogos da 22.ª, e última jornada da prova, que apurou a Juventude Lis e o CS Madeira, como 7.º e 8.º classificados, nesta jornada, não se registaram ocorrências disciplinares, o que se saúda, e com três resultados diferenciados do ocorrido na 1.ª volta.


Aparadas para o Play OFF – Madeira SAD, Colégio Gaia, Maiastars, Alavarium, Assomada, SIR 1.º Maio/CJB, Juventude Lis, e CS Madeira.

Jogos 1/4 Final (Play OFF, á melhor de 3, no sistema Fora, Casa, Casa)

CS Madeira – Madeira SAD
Juventude Lis – Colégio Gaia
SIR 1.º Maio/CJB - Maiastars
Assomada – Alavarium

Apurados para a Disputa do Grupo B – JAC-Alcanena (18 pontos), CA Leça (17 pontos), Académico FC (17 pontos), ND Santa Joana (12 pontos).

Sorteio marcado para dia 13-03-18 na Federação.

A Federação já anunciou o formato e o calendário para o Play OFF, assim como as datas do Calendário do Grupo B, que já mereceu da nossa parte a devida divulgação.

Começamos pelos jogos do CS Madeira (equipa que se apresenta bastante desfalcada por lesões de algumas das suas principais atletas, e que defrontou o Alavarium, voltou a perder num encontro onde apenas existiu equilíbrio até aos 10-9 a favor do Alavarium, para o intervalo chegar a favor da equipa da casa por 15-9, e com o resultado praticamente feito, para terminar com uma vitória folgada. O Alavarium com 12 jogadoras a marcarem golos fez uma autêntica gestão do plantel, com as suas principais marcadoras a serem Soraia Domingues, e Cláudia Correia com 5 golos cada, Ana Castro com 6 golos, foi a melhor marcadora do CS Madeira. Na última jornada as madeirenses defrontaram o Académico FC, que foi um encontro em que a equipa do Lima venceu, num encontro de grande equilíbrio, em especial nos primeiros 30 minutos onde se verificaram diversas igualdades e alternâncias no marcador, com o intervalo a chegar com uma igualdade a 13 golos. No segundo tempo o Académico FC assumiu o comando do jogo, chegando a ter 6 golos de vantagem aos 26-20, com o CS Madeira, apesar de sofrer duas derrotas a manter a sua presença no Play OFF. Neste encontro Cristiana Alves com 11 golos, e Diana Oliveira com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Académico FC, enquanto Ana Castro voltou a ser a sua melhor marcadora com 6 golos.

O JAC-Alcanena, era outra das equipas que poderia ter acesso a um dos lugares em disputa para o Play OFF, mas precisava que fossem reunidas uma série de condicções, que não se verificaram, e a equipa sofre duas derrotas nas últimas jornadas. A primeira contra o Maiastars, onde após estar em dificuldade e a perder por diferenciais que chegaram a ser de 6 golos (11-5, por exemplo), ainda nos primeiros 30 minutos, com o resultado ao intervalo a ser 13-8 a favor das maiatas. No segundo tempo, a equipa do Maiastars baixa o ritmo e o JAC-Alcanena, enceta uma extraordinária recuperação que leva a que o jogo termine pela diferença mínima. Neide Duarte com 11 golos, foi a melhor marcadora do Maiastars, Carolina Justino com 15 golos, foi não só a melhor marcadora do JAC-Alcanena, como do jogo, bem acompanhada por Inês Luis com 6 golos. No segundo jogo da jornada dupla sofre derrota caseira diante o CA Leça, num dos resultados diferenciados da 1.ª volta, e com esta derrota condenou as suas aspirações ao Play OFF, mais uma vez tivemos um encontro de forte equilíbrio no primeiro tempo onde se verificaram diversas igualdades, mas com a equipa do CA Leça a comandar mais vez o encontro, chegando ao intervalo na frente do marcador por 9-7, no segundo tempo nunca mais deixou o comando do marcador e do jogo, chegando a ter vantagens de 6 golos (15-9, e 17-11, por exemplo), para terminar com uma excelente vitória, que lhe permitiu amealhar pontos para a fase seguinte da prova. Carolina Justino, e Raquel Anacleto, ambas com 6 golos cada, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena, com Catarina Silva, e Catarina Oliveira igualmente com 6 golos cada a serem as melhores marcadoras do CA Leça, que se apresentou para este encontro com apenas 9 jogadoras inscritas.

A outra equipa, que disputava um dos lugares de acesso ao Play OFF, era a Juventude Lis, que na 21.ª jornada, defrontou, o Colégio Gaia, e tal como na 1.ª volta voltou a perder, num jogo de sentido único com a equipa visitante a comandar o jogo e o marcador durante os 60 minutos, chegando ao intervalo com o Colégio na frente do marcador por 15-6, e no segundo tempo chegou a ter vantagens de 8 golos (17-9), para depois fazer uma completa gestão do jogo e permitir que a Juventude Lis se aproximasse no marcador, como reflete o resultado final. A melhor marcadora da Juventude Lis, foi Ana Fonseca com 5 golos, com Carolina Monteiro a marcar 13 golos e a ser a melhor marcadora do Colégio Gaia e do jogo. No dia seguinte a Juventude Lis, recebeu a equipa maiata do ND Santa Joana, e quando se previa uma vitória fácil da equipa leiriense, tivemos um encontro em que a maior parte do tempo a equipa do ND Santa Joana, equilibrou o encontro, nunca permitindo que a Juventude Lis se afastasse no marcador, de tal forma que se registaram diversas igualdades no 1.º tempo (a 10, e a 12, por exemplo), para o intervalo chegar com a equipa da Juventude Lis na frente do marcador por 14-13. No 2.º tempo a toada do jogo não sofreu muitas alterações e o NA Santa Joana, chegou a comandar o marcador (15-14), para apenas depois de uma igualdade a 19 golos, a equipa leiriense assumir em definitivo o comando do marcador, mas sem nunca ter uma vantagem que lhe desse conforto, pois o ND Santa Joana, apresentou-se bem melhor do que em outros jogos, “vendendo”, bem cara a sua derrota. Com esta vitória, a equipa da Juventude Lis, garantiu o 7.º lugar na classificação, e a sua presença no Play OFF. Neste encontro onde 10 jogadoras marcaram golos, Margarida Oliveira com 10 golos, foi a melhor marcadora da Juventude Lis, com Ana Ferreira e os seus 8 golos, a ser a melhor marcadora do ND Santa Joana.

O SIR 1.º Maio/CJB, que na nossa opinião têm sido uma das desilusões da prova, defrontou na 21.ª jornada o ND Santa Joana, no único encontro das duas jornadas que terminou com o registo de ocorrências disciplinares. Realizou um primeiro tempo de total superioridade, comandando sempre o jogo e o marcador chegando ao intervalo a vencer por 16-9, o maior diferencial registado até então, para posteriormente permitir, uma excelente recuperação do ND Santa Joana, que contabilizou no segundo tempo um parcial de 15-10 a seu favor, terminando encontro, com nova derrota, mas por números pouco expressivos, que surpreenderam muita gente da modalidade, o SIR 1.º Maio/CJB com 11 atletas a concretizarem golos, teve em Adriana Bastos com 6 golos a sua principal marcadora. No ND Santa Joana, onde 10 das suas atletas marcaram golos, teve em Ana Ferreira com 7 golos, a sua principal marcadora. No dia seguinte a equipa da Marinha Grande jogou novamente em casa, mas desta vez defrontando o Colégio de Gaia, num jogo de sentido único com o Colégio Gaia, a comandar o jogo e o marcador durante os 60 minutos, e ainda no primeiro tempo chegou aos 9 golos de diferença (13-4), o que demonstra a forma como a equipa da casa encarou este encontro, chegando ao intervalo a perder por 15-6, com apenas 6 golos concretizados durante os 30 minutos iniciais, no segundo tempo a superioridade das visitantes continuou a manifestar-se de tal forma, que chegou aos 17 golos de diferença, quando vencia por 29-12, para o encontro terminar com uma vitória que não deixa qualquer margem de duvidas. As melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB, não passaram dos 3 golos e foram Luana Periquito e Carolina Cintra. NO Colégio Gaia, Carolina Monteiro com 12 golos, e Ana Gante com 7 golos, foram as suas melhores marcadoras.

Falaremos agora da equipa sensação nesta Fase (na nossa opinião), a Assomada, que tal como as restantes equipas realizou jornada dupla. No encontro relativo à 21.ª jornada, a equipa da Assomada defrontou o CA Leça em Leça da Palmeira, e voltou a vencer. Num encontro em que comandou o jogo e o marcador praticamente durante os 60 minutos, com o resultado no primeiro tempo a chegar a 6 golos de vantagem (12-6, e 14-8, por exemplo, para a equipa do CA Leça, fazer uma parcial de 4-0, nos minutos finais do primeiro tempo e o resultado ao intervalo ser de 16-14 a favor da equipa visitante. No segundo tempo a equipa da Assomada, acelerou o seu jogo, e terminou com uma considerável vantagem. Catarina Oliveira com 7 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça, Kassia César com 7 golos, e Odete Tavares com 6 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada. No dia seguinte a Assomada, defrontou a forte equipa do Maiastars, e venceu, rectificando desta forma o resultado ocorrido na 1.ª volta. Foi um encontro de sentido único, com a equipa da casa, a chegar rapidamente aos 4-0, para ainda nos primeiros 30 minutos, chegar a ter 5 golos de vantagem por diversas vezes (11-6, 12-7, e 14-9, por exemplo), chegando ao intervalo a vencer por 17-14. No segundo tempo, chegou a ter vantagens, de 7 golos (23-16), para terminar com uma vantagem de 5 golos. Dulce Pina, e Edna Oliveira, ambas com 5 golos cada, foram as melhores marcadoras da Assomada, Maria Duarte com 9 golos, e Mariana Almeida com 7 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars.

Terminamos com os dois encontros do Madeira SAD no continente que se saldaram por duas vitórias, ambas com dificuldades, em especial o encontro com o Alavarium. No primeiro encontro a equipa do Madeira SAD, deslocou-se ao Lima, para defrontar o Académico FC, num encontro, em que construiu o resultado nos primeiros 30 minutos ao chegar ao intervalo a vencer por 15-8, a maior diferença então registada. Nos segundos 30 minutos, entrou em modo de gestão do resultado e do plantel, permitindo à equipa do Académico FC, equilibrar o encontro e até vencer o parcial. No Académico FC, marcaram golos 10 das suas atletas, sendo Diana Oliveira com os seus 5 golos, a sua principal marcadora, com Mónica Soares e os seus 5 golos a ser a melhor marcadora do Madeira SAD. No dia seguinte na última jornada desta Fase da Prova, deslocou-se ao pavilhão do Alavarium, para defrontar a equipa local, num jogo, onde o equilíbrio foi total, apesar, com as igualdades a sucederem-se, embora o Alavarium nos momentos iniciais do encontro chegasse a ter 3 golos de vantagem, quando vencia por 5-2, mas o intervalo chegou já com uma igualdade a 9 golos. No segundo tempo o Madeira SAD ao fazer 10-9, esteve pela primeira vez no comando do marcador, e o encontro decide-se quando faz um parcial de 4-0, e passa de 13-12 a favor da equipa local, para 16-13 a favor das madeirenses, sensivelmente a meio do segundo tempo, com o Alavarium a recuperar e a igualar a 16 golos, para o Madeira SAD, marcar o golo da vitória nos últimos momentos do encontro. Jogo onde as defesas se superiorizaram nitidamente aos ataques. Cláudia Correia com 9 golos, foi a melhor marcadora do Alavarium, no Madeira SAD a sua melhor marcadora não passou dos 4 golos (Cristiana Morgado), com este resultado, o Madeira SAD termina esta Fase da Prova, sem derrotas e no comando da tabela classificativa, com a equipa do Alavarium a continuar no mesmo lugar em igualdade pontual com o Maiastars.

Classificação final desta 1.ª Fase: - 1.º Madeira SAD (65 pontos), 2.º Colégio Gaia (61 pontos), 3.º Maiastars, e Alavarium (50 pontos), 5.º Assomada (49 pontos), 6.º SIR 1.º Maio/CJB (47 pontos), 7.º Juventude Lis (40 pontos), 8.º CS Madeira (39 pontos), 9.º JAC-Alcanena (36 pontos), 10.º CA Leça, e Académico FC (34 pontos), 12.º Santa Joana (23 pontos).

É triste, mas continuamos a referir que os nossos principais OCS, pouco ou nada disseram sobre esta prova, é um desprezo total, basta ver a revista de imprensa hoje e de ontem, no site da Federação. Lamentável.

O Noticias

5 comentários:

Anónimo disse...

O JAC ALcanena, nem que ganhasse no domingo por 100-0 conseguiria apurar-se para os Playoff's!
A FAP, por lapso, não contabilizou no sábado o jogo e consequente ponto à Juve Lis, mas qualquer pessoa minimamente entendedora da realidade da PO9 detetava isso e concluía que o JAC Alcanena nunca poderia ser apurado.
Se serve de consolo, quem escreve as crónicas na página da FAP também não se apercebeu disso....

Anónimo disse...

O JAC tinha que ganhar os 2 jogos e esperar que o CS perdesse os 2 ou perdesse 1 e empatasse o outro. No confronto com a JUVE, o JAC perdia. Mas no sábado o caixão do JAC foi feito.

Anónimo disse...

Como é possível serem realizados 2 jogos apenas com um Treinador Estagiário no banco?! O que fizeram os delegados da FAP nesses jogos? Por acaso sabem o que dizem os regulamentos sobre treinadores habilitados para qualquer tipo de competição? E a FAP será que foi conivente com esta ilegalidade? Será que vai haver inquéritos e aplicação das sanções previstas no regulamento de disciplina? E nenhum clube se acha prejudicado com 2 pontos a mais desse clube? Às vezes, por um ponto se sobe ou por um ponto se desce...

Anónimo disse...

CS Madeira vs Madeira Sad - Madeira Sad não vai dar hipoteses ao CS Madeira.
Juvelis vs Gaia - Colégio vai ganhar tranquilo.
Joao de Barros vs Maiastars - A equipa da Maia vai levar de vencida.
Assomada vs Alavarium - Assomada vai continuar a surpreender.

No Grupo B o Santa Joana está condenado, a não ser que faça o milagre de ganhar todos os jogos. As outra 3 equipas vão lutar com tudo mas o Académico é uma das equipas que parte em vantagem, teve uma evolução muito boa nesta recta final do campeonato. O Leça é sempre uma equipa que não desiste e o factor casa pode ser decisivo. Quanto ao Alcanena, as lesões que sofreram vão condicionar bastante esta equipa que certamente irá fazer de tudo para se manter na 1ª divisão.

Anónimo disse...

Metade da equipa do JAC que iniciou a época, ou está lesionada ou abandonaram o clube. Se ficar na primeira é um milagre.