gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 14 de março de 2018

Veteranos – PO40 - Campeonato Nacional Masculino / Feminino - 2017 / 2018 - II


Campeonato Nacional Masculinos / Femininos (PO40) prova não Fixa, e que esta época encerrava a novidade de incluir os Femininos, o que se saudava (mas neste momento nada se sabe), e cuja fórmula, é uma pura continuidade do verificado na época anterior. 

Além de um regulamento específico, a Federação já emitiu vários Comunicados Oficiais sobre a matéria dos quais se destaca o N.º 33 de 12-10-17, implementado pelo CO N.º 48 de 03-01-18, onde se deu a conhecer a sua estrutura final. Na altura questionamos o seguinte, considerando e este último CO:

Mas que não nossa opinião está bastante incompleto, senão vejamos:

  • No CO N.º 33 desta época, informa-se e bem, de que a prova designada por PO40, é destinada a ambos os géneros, o próprio Regulamento Desportivo da Prova é destinado aos dois géneros, mas neste último CO (48), o mesmo é completamente omisso a quem se destina.
  • Será que o apuramento nos dois géneros, é feito de forma igual?
  • Será que não existiram inscrições de equipas Femininas?
  • Por que não se informa convenientemente?
Assim a informação divulgada é:

Fase Final – 8 Clubes

AA Porto / AA Braga – apura 2 equipas
AA Aveiro – apura 2 equipas
AA Lisboa / Setúbal / Santarém – apura 2 equipas
AA Madeira – apura 1 equipa
AA Algarve – apura 1 equipa
Tal como na época passada estranha-se o desaparecimento da AA Leiria destas organizações. Além de desaparecer o prémio da presença de uma equipa à AA Organizadora da Prova (Era um incentivo).”

Dizia ainda o referido CO, que sofreu alterações e fortes com o CO 66 de 10-03-18

Data e Forma de Disputa- Foi alterada

“Será disputa no sistema de eliminatórias (1/4, 1/2, e Final, e jogos Classificativos), com as equipas derrotadas nos 1/4 Final, irão disputar jogos classificativos de forma a se definir a classificação final do 1.º ao 8.º lugar.”

Agora passa a ser, TxT a 2 voltas (com o desempate a ser feito nos termos do ponto 6.2 do Artigo 12.º do Titulo 8 do Regulamento Geral).

Os jogos terão a duração de 50 minutos (2X25) – Foi alterado

Os jogos terão a duração de 2x30 minutos

Se no final do tempo regulamentar do jogo as equipas se encontrarem empatadas, haverá um prolongamento de 10 minutos (2x5). Se no final deste prolongamento as equipas continuarem empatadas, recorre-se à marcação de livres de sete metros, de acordo com o estipulado nas Regras de Jogo.

Quadro Competitivo – Foi Alterado

Diz-se de acordo com o ponto 2.2, mas qual ponto 2.2? (este ponto neste último CO, refere-se a Participantes).

Um esclarecimento que é uma novidade, (Obrigatoriedade de um treinador com Titulo (Ver Anexo VII ao CO N.º 1), que não poderá acumular funções durante esse jogo. No entanto esta norma na nossa opinião, não é impeditiva de que o verdadeiro técnico da equipa seja jogador, não pode é estar inscrito nas duas funções.

E terminávamos da seguinte forma, que no contexto actual se mostrou ser uma previsão correcta.

“Recordamos que o número de participantes tem vindo a crescer pelo que esperamos que esta época se verifique o mesmo. Pelo que ficaremos na expectativa da confirmação dos participantes, que esperamos com toda a sinceridade ultrapasse o número verificado na última época.”

Eis que surge o CO N.º 66, mas infelizmente designado na notícia como o número (40?), que refere alterações nos apuramentos, face a um decréscimo do número de equipas, tal como tínhamos previsto, mas mais uma vez não responde a qualquer das questões por nós colocadas, e mais uma vez volta a ser omisso a que género se refere (masculino ou feminino). Felizmente já refere o local (Lagoa) de realização o que se saúda bem como as datas definitivas (23 e 24-06-18). E Quem organiza volta a ter direito a designar uma equipa, felizmente volta a imperar o bom senso, apesar das falhas existentes.

Assim os apuramentos passam a ser:

Zona 1 - AA Porto / AA Braga – apura 2 equipas
Zona 2 - AA Aveiro – apura 1 equipas
Zona 3 - AA Lisboa / Setúbal / Santarém – apura 2 equipas
Zona 4 - AA Madeira – apura 1 equipa
Zona 5 - AA Algarve – (organizador) apura 1 equipa
Haverá ainda um lugar a ser discutido através de um apuramento entre AA Porto / AA Braga, e AA Lisboa/ AA Setúbal/ AA Santarém. (a discutir este apuramento estarão as melhores classificadas que não se apuraram nas zonas, 1 e 3).

Os jogos de apuramento disputar-se-ão:
1.º Jogo – 02-06-18
2.º Jogo – 09-06-18

O Banhadas Andebol

Sem comentários: