gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 08 – 2020 / 2021

 

Crónica dedicada ao Feminino, onde estamos a tentar acompanhar o normal e irregular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Finalmente parece que iremos temos com regularidade transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

3.ª Jornada

Dia 20-12-20

Assomada - Alavarium (17H00)

Dia 09-01-21

Colégio Gaia - SIR 1.º Maio/CJB (18H30)

Benfica - AD Academia (15H00)

(Jogo com inversão de Pavilhão)

Dia 27-01-21

Santa Joana - ARC Alpendorada (21H00)

4.ª Jornada

Dia 20-12-20

Colégio Gaia - Maiastars (11H30)

Dia 09-01-21

CS Madeira - Santa Joana (19H00)

Madeira SAD - CA Leça (17H00)

Dia 20-01-21

ARC Alpendorada - ABC (21H00)

Dia 24-01-20

AD Academia Andebol SPS - SIR 1.º Maio/CJB (15H00)

5.ª Jornada

Dia 07-12-20

Benfica 36 – 23 ABC

Dia 09-01-21

Maiastars – ARC Alpendorada (15H00)

Dia 10-01-21

CS Madeira – CA Leça (16H00)

Madeira SAD – Santa Joana (13H00)

Dia 17-01-21

SIR 1.º Maio/CJB – Alavarium (17H00)

Dia 24-01-21

Assomada – Colégio Gaia (17H00)

Conforme nossas anteriores afirmações, esta é a prova, com mais adiamentos, pelas mais diversas razões onde provavelmente alguns até são por motivos de saúde pública (pensamos nós, pois a informação é nula por quem de direito), e outros por decisões de alguns governos das Regiões Insulares (que até consideram “suicidário” uma deslocação ao continente, neste momento), sendo neste momento duvidoso que se realize a jornada dupla de 12 e 13-12-20, tornando esta prova de uma irregularidade total (a pior em termos Nacionais, na nossa opinião), esperamos que para bem da modalidade, tudo se resolva pela melhor, e que exista saúde no desporto e não só, pois este tipo de adiamentos, alguns em última instância, e constantes, na nossa opinião, poderá não ser saudável para o bom andamento da prova. Este fim-de-semana, tivemos apenas um jogo, que dizia respeito à 5.ª Jornada da prova, e que se encontravam em atraso. Felizmente não temos a registar ocorrências disciplinares.

Benfica 36 – 23 ABC

Jogo em atraso e relativo à 5.ª Jornada da prova, e que se realizou no pavilhão da Luz, jogo que terminou com a vitória do Benfica por números talvez enganadores para aquilo que se passou em campo, mas que o reflexo das faltas técnicas cometidas em campo, e da juventude um plantel como o do ABC. O jogo apenas teve equilíbrio em termos de marcador até cerca dos 4 minutos (igualdade a 2 golos), a partir desse momento o Benfica assume o comando do jogo e do marcador e foi progressivamente dilatando a sua vantagem, com Madalena Pereira (6 golos) em grande plano assim como Rute Fernandes (9 golos), e Carolina Gomes (7 golos), com a sua guarda-redes Amitani, igualmente em bom plano e que foi substituída cerca dos 8 minutos apenas ter sido atingida por uma bola na face, mas diga-se a bem da verdade que a sua substituta a Ilodia Joaquim esteve igualmente em bom nível, e que o regresso da Anitani cerca dos 39 minutos em nada aveio alterar o ritmo de jogo da equipa do Benfica que aos 20 minutos vencia por 12-10, para realizar de seguida um parcial de 6-0, colocando o resultado em 28-10, aos 25 minutos, maior diferencial registado nos primeiros 30 minutos, apesar da boa exibição de Maria Costa na baliza do ABC, diante uma defesa aberta mas pouco agressiva, permitindo que num para um as questões fossem resolvidas, enquanto no ataque se mostrava precipitada apenas com Joana Piçarra (5 golos) a tentar resolver as difíceis situações, e a experiente Rita Vieira (4 golos) tentava, que a equipa rendesse mais, chegando ao intervalo com o Benfica na frente do marcador por 21-14, resultado que diz bem que as ausências verificadas no plantel do Benfica, como por exemplo de Cláudia Correia e de Patrícia Rodrigues, não afetaram o seu rendimento em especial em termos atacantes. O ABC, que colocou na baliza Filipa Henriques, que na nossa opinião esteve bem, no segundo tempo, tal como Rebeca Freitas (5 golos), mas o Benfica inicia este novo período com um parcial de 3-0, todo concretizado por Carolina Gomes, chegou aos 12 golos de vantagem cerca dos 43 minutos (31-19), e repetiu aos 50 minutos (34-22), para terminar com a maior vantagem em todo o encontro, de registar a boa prestação de Adriana Laje (6 golos), e Minciuna (6 golos) enquanto teve força física no Benfica, e lesão de Madalena Pereira cerca dos 56 minutos, esperando que não seja grave. Dirigiu o encontro a dupla de Leiria/Santarém, constituída por Francisco Remígio e Fábio Gonçalves, que resolveram bem alguns problemas surgidos, mas foram inconsistentes disciplinarmente e na falta do atacante, já os vimos realizar melhores arbitragens.

Não publicamos qualquer classificação, por entendermos que não se justifica, face ao elevado número de jogos adiados, e que se encontram em atraso.

O Noticias

4 comentários:

Anónimo disse...

Campeonato miserável. Parece uma manta de retalhos. Já não chegava o pouco interesse pela fraquíssima qualidade das equipas, ainda temos este cenário vergonhoso de adiamentos constantes, tudo por falta de orientação e de coragem da federação relativamente às equipas madeirenses e aos poucos cuidados que a maior parte das equipas tem demonstrado em relação à pandemia. A federação que tinha uma orientação clara face aos casos de covid, tem aceitado adiamentos contrariando os seus próprios princípios. O mesmo já não acontece no campeonato masculino. Eu percebo que haver ou não jogos como os que tem havido é igual ao litro, tão fraca é a qualidade, mas também não era preciso abusar tanto. Qualquer dia as pessoas até se esquecem que há campeonato feminino.
Deve ser como a prova sub20, que ninguém percebeu se é prova senior ou não e que, supostamente iria começar em dezembro. Agora já vai começar em janeiro e poderá ir até onde ninguém sabe... que desnorte! Para que é que a federação tem diretores técnicos? E logo dois!!! Tachos só pode! No feminino, é uma desordem... ninguém sabe se vai haver campeonatos de juniores e de juvenis, ou se estes deram lugar à tal prova sub20, que ninguém percebeu se é carne ou peixe. Daí para baixo é a razia completa. Pelo outro lado, a equipa da senhora coordenadora técnica, joga quando quer e até em datas proibidas! Uma festa!

Anónimo disse...

Algumas meninas do Benfica ainda não entenderam bem, o peso que tem a mitica camisola rubra da Àguia-real! Não adianta 99%... E se calhar 100 é pouco! Já notaram como AS OUTRAS SE ESFOLAM CONTRA VOCÊS? A isto se chama responsabilidade... pensem meninas! Gostei de vos ver vencer dois jogos mas... falta algo que, terá de saír de dentro de vocês! Melhor treinadora não podiam ter! Foi o que foi... e está no clube á anos!

Anónimo disse...

Mesmo miserável este campeonato, aliás nem sei para que o iniciaram, há mais jogos adiados do que jogos efetuados.
Aliás toda a gente sabe que o adiamento dos jogos é por motivos de COVID, mas como isto é tudo de um amadorismo gritante, assim se vai andando, umas equipas fazem jogos, outras não, as da madeira mas vale competirem apenas entre elas....
O que é isto?

Anónimo disse...

Será que se o governo regional da Madeira, continuar a proibir as suas equipas competirem, que a federação vai continuar a permitir o adiamento de jogos? haja paciência, e há que tomar decisões relativamente a isto! Se não vamos ter campeonato até ao natal do próximo ano! Há que retirá-las do campeonato, se isto persistir...